Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
erlon

Mid Nar Kevlar numa bookshelf ?

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

Sou um leigo/amador/entusiasta, então me perdoem se as perguntas parecerem primárias.

Tenho um par de midbass NAR Kevlar de 5" + um par de 1TW1 encostados aqui e gostaria de fazer 2 bookshelfs com eles para usar com um antigo receiver sony de 2 canais (50rms por canal em 8ohms).

Gostaria de saber qual a litragem perto do ideal para que esses mids rendam bem.

A caixa poderia ser selada ? Se dutada, complicaria muito mais ?

Posso ligar mid + tweeter sem o cross e em série para a impedância bater ?

Nesse caso, eu teria que colocar capacitores nos falantes ? Se sim, qual capacitor ?

Me desculpem, sei que são muitas perguntas, mas apesar de ler aqui ainda fico inseguro para partir pro DIY.

Agradeço muito que tiver paciência e disposição para ajudar.

Obrigado !

Editado por erlon

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o cara do diyaudio.com.br ja usou um desses, ou similar. Mas podia tentar vender o tw e pegar um mais bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

É PAD, vou mandar vir uns VIFA de fora, tem vários baratos no ebay.

Pessoal, sobre a impedância eu já saquei como devo fazer.

Preciso só ter certeza qual capacitor usar e onde soldá-los...

O que está pegando pra mim é sobre a caixa.

Alguém teria ao menos uma idéia de qtos litros selada ?

Algum projetinho básico...

Agradeço MUITO !

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa sempre depende do falante. Ve no manual ou fala com o fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que 5L selada em 1 de 5'' fica bom mas depende do corte Hp que irá corta-los pois um corte meio alto (150~200hz) nem precisa de muita litragem assim uns 3~4L já é suficiente !

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai fazer uma book, é meio padrão fazer dutada, já que não há limitação de espaço, como no automotivo.

Tente descobrir os parâmetros desse falante, que a galera calcula a cx pra vc.

quanto ao tw e cross, o 1tw1 é cortado em 3k5@18db/8a, no cross original. se for usar só um capacitor, imagino que tenha que partir para um corte beeeem alto

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho esse mesmo nar kevlar de 5 polegadas.

Modifiquei o cross NAR PRO com um cap Solen, snme, o corte é pro volta de 3k, e o tw que acho que deu boa integração foi o seas h1396.

Aconselho uma seladinha tipo uns 6 litros. O forte desse brinquedinho não vai ser graves --- a vocação desse mid não é essa --- mas a presença de médios. Que digamos, serão honestos no CxB.

Cheguei a testar. Só não fui aos finalmente no projeto pq senti que ia ficar meio fraco na potencia admissível e não ia articular graves como eu queria. Terminei montando uma book 3-way com os Akron KB6.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela ajuda, pessoal.

Qto mais eu leio mais complicado fica... hehehe.

Não quero nada high-end, quero só aproveitar o receiver e os mid´s que tenho aqui e ter algo razoável com custo baixo.

Os mid´s vou mandar vir uns VIFA mesmo. Com 50 dolares dá pra pegar um par legal.

Depois é só mandar fazer a caixinha.

Vinicius, aqui o link de um usuário do HT que fez umas books com uns NAR de 6"

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/98124-BOOKSHELF-N.A.R-KEVLAR-6-5-%28-AGORA-COM-FOTOS-%29

O projeto do cara ficou bem legal mas as caixas ficaram ENORMES !!!

Quero algo mais simples e compacto.

Obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...