Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FeS2Ale

O bom motorista é o motorista macio.

Recommended Posts

O BOM MOTORISTA É O MOTORISTA MACIO

 

 

No frigir dos ovos o que importa é não ter acidentes. O ser humano quase sempre dirige como vive. Como na vida, porém, um disciplinamento correto de suas atitudes poderá torná-lo altamente seguro.

 

Durante a Segunda Guerra Mundial, em todas as bases aéreas americanas havia um quadro na sala dos pilotos que dizia:

There are old pilots. There are bold pilots. But there are no old bold pilots.

Ou, em português aproximado, "há velhos pilotos, há pilotos valentes, mas não há velhos pilotos valentes".

 

Essa mesma filosofia aplica-se bem aos "pilotos" da moderna guerra do tráfego - uma guerra sem quartel, em que os ases se degladiam ferozmente, tendo por armas não mais aviões, metralhadoras e bombas, mas automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões.

 

 

Existem, para os estudiosos do assunto, dois tipos de dirigir: o dirigir ofensivo e o dirigir defensivo.

 

A diferença entre os dois modos básicos de se encarar a atividade de dirigir, pode ser amplificada facilmente. Qualquer um que já andou de táxi em São Paulo, num Fusca de frota, sabe o que é dirigir ofensivamente. Sentado precariamente no banco traseiro, meio agarrado aos restos de uma alça de ajuda junto à porta dianteira, os joelhos quase tocando o queixo devido à uma colocação desconfortável e perigosa de uma tábua que levanta o chão ao nível de soleira da porta, o pobre passageiro vê o imitador de Nelson Piquet à sua frente continuar acelerando até o último instante, jogar as patas sobre o pedal de freio com toda força, e ainda, por não ter dado tempo e distância suficientes, tirar uma fina num ônibus ou caminhão, e finalmente parar do lado direito de um desses veículos, que não terá meios de saber que aquele incômodo mosquito está pedindo para ser esmagado.

A agressividade deste hipotético motorista típico de frota reflete-se na maneira irregular de acelerar, frear, fazer curvas e mudanças de marcha. Se alguém colocasse um medidor de acelerações e decelerações nesse carro, veria que as curvas do gráfico não seriam curvas: seriam picos e vales violentos, desconexos.

 

O oposto a um motorista desse tipo seria aquele que, embora geralmente ande mais depressa que os outros quando a estrada está livre, tem, no entanto, a capacidade e o gosto de dirigir macio.

Suas passagens de marcha, embora rápidas, são quase imperceptíveis ao passageiro; suas freadas são calculadas a distância; sua aceleração é constante, por igual, suas curvas são calmas, silenciosas, confortáveis. Para conseguir dirigir macio, esse motorista está sempre olhando mais à frente do que os outros ao seu redor, antevendo problemas, resolvendo-os "a priori", evitando assim ser apanhado de surpresa e , talvez, reagir incorretamente. Ele dirige defensivamente.

 

Ser macio: eis a marca do bom motorista. O verdadeiro bom motorista é aquele que sabe tirar o máximo de sua máquina, ser forçá-la jamais, e sem que seus passageiros se apercebam do fato.

 

A característica típica do motorista ofensivo é o de andar perto demais da traseira dos outros. Confiante em seus incomparáveis reflexos, ele anda sempre "colado", esperando que o da frente "dê uma bobeada". Ele aí vai passá-lo, fácil.

 

Se vier um Scania do outro lado, ele vai acabar jogando para fora da estrada o carro que estava começando a ultrapassar. Se o da frente frear de repente, sua freada vai ser tão estrepitosa que o quarteirão inteiro vai acordar. Ele estará atravessado na rua, xingando o "imbecil que não tinha nada de parar". Mais cedo ou mais tarde, a frente de seu carro vai virar sanfona.

 

O indivíduo agressivo por natureza é sempre um motorista também agressivo, que adora gritar imprompérios aos outros usuários da estrada, quando não fazer-lhe gestos "carinhosos". O curioso, porém, é que muitas pessoas que, em suas vidas não-automobilísticas são normalmente calmas, caridosas, polidas, ao sentarem-se ao volante de um automóvel tornam-se animais rosnantes e malévolos, perfeitamente capazes até mesmo de homicídio.

 

Fechadas violentas, para essa gente, é nada mais nada menos que "o que o outro merece". Mais cedo ou mais tarde, também, serão acidentados. Mas o pior é que estarão acidentando mais outras pessoas junto com elas.

 

Um motorista defensivo não se distrai: ele sabe que dirigir é uma tarefa de tempo integral. Olhando sempre bem à frente, percebe, à distância, um farol verde que está verde há muito tempo e portanto logo passará a vermelho; um carro que está começando a dar sinal de virar; um motorista que está colado demais à traseira de um outro carro; crianças brincando na calçada; buracos na rua; um motorista que está fechando a janela de seu carro e provavelmente vai sair pela porta esquerda; pés de pessoas que acabaram de saltar de um ônibus e vão passar, como galinhas tontas, à frente desse mesmo ônibus para tentar atravessar a rua, provavelmente correndo. Preparado para qualquer dessas eventualidades, o motorista defensivo raramente poderá ser causador de um acidente.

 

Não adianta brigar com o tráfego: se ele está ruim, o bom motorista sabe que o tem a fazer é ligar o rádio e deixar que uma boa música o mantenha tranqüilo. Se não tiver rádio, ou não tiver vontade de ouví-lo, poderá passar a ouvir seu próprio carro. É justamente nessas horas de tráfego ruim, com o carro mais quente do que de costume, que o veículo avisa seu dono de que não está totalmente bom de saúde. Acima de tudo, o bom motorista não abusa da buzina: sabe que altos níveis de ruído são fontes certas de irritação para si e para os outros.

 

Não é apenas na maneira de enfrentar o tráfego que o motorista defensivo se prova. É também na maneira com que evita os maus elementos das ruas e estradas. Se alguém cola à sua traseira, ele imediatamente sabe, pois usa seus espelhos retrovisores rotineiramente. Se tiver estrada, afunda o pé e "despacha" o perigoso. Se achar prudente não correr, imediatamente deixa-o passar, para que se torne ornamento do porta-malas de mais alguém. Se o "coladinho" não sair de trás, ainda assim poderá evitar consequências mais sérias simplesmente deixando mais espaço a sua frente; se for forçado a diminuir a marcha, poderá fazê-lo com menos violência. Muitas vezes, ao ver o indesejável "traseirista" especialmente colado, liga as lanternas traseiras. Quase sempre a reação é a mesma: de repente, aquela luz vermelha, ali no nariz do incauto, dá-lhe um tremendo susto. Ele tem certeza que foi a luz do freio e que o miserável da frente está enfiando o pé no freio. A batida parecer-lhe-á iminente. Ele freia violentamente, e fica com cara de bobo ao ver o da frente distanciar-se.

 

Em meio a tráfego rápido, o bom motorista nunca diminui muito a velocidade para entrar em outra rua. A manobra é feita o mais rapidamente possível, após ter avisado os outros usuários da via publica, a tempo mais que suficiente, de suas intenções de manobra, através do pisca-pisca.

 

Em tudo isso, o motorista conta com um instrumento importantíssimo: o seu carro, em muito bom estado de conservação e manutenção. Nâo apenas seus freios, pneus e direção estão bons, mas todos os seus avisadores, acústicos e ópticos, estão funcionando cem por cento. Suas lanternas traseiras, especialmente, são checadas visualmente todos os dias, pois não se sabe quando uma lâmpada poderá queimar um filamento. E ele sabe que é fácil olhar pelo espelho retrovisor, para ver se o reflexo das lanternas numa parede ou nos faróis e cromados dos veículos que estão atrás.

 

É claro que ser um motorista ofensivo é muito mais fácil do que ser defensivo. A tendência é essa mesmo. Mas, é também lógico que é muito melhor sair do comum, tornar-se bom em alguma coisa. No caso do automóvel, isso exige muita dedicação, muita vontade de aprender, muito desejo de melhorar seu próprio "status" como ser humano. O gostoso vem quando a pessoa percebe que começou a aprender. O orgulho que isso traz é garantia de querer mais. Pouco a pouco, torna-se convicto que que o melhor no automóvel é saber que se pode fazer o que os outros aparentemente não conseguem: ser seguro.

 

Fonte: http://autoentusiastas.blogspot.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse "Traseirista" é meu irmao todo! hAUAHuAHuaH Simplesmente nao consigo durmir quando ele vai dirigindo na viagem...

 

Ate na cidade fico aguniado com ele ao voltante. Faz a mesma coisa do sinal. Mantem a aceleraçao mesmo o sinal a frente estando vermelho... :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance da lanterna funciona, eu mesmo uso direto.

 

O problema é quando o cara se aproxima num farol fechado rsrsrs é só palavraão voando rsrsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hipocrisia.

 

tem dias em que estamos com pressa, por razoes proprias que "justificariam" as manobras mais agressivas. Como emergencias medicas.

 

tem dias em que estamos pensando num mega problema familiar ou outro que nos faz distrair. Indo a um funeral, por ex.

 

Não falo que todos os motoristas são assim, mas é apenas para reflexao.

 

se souberem como entrar no carro e ficar sem pensar em problemas ou focar 100% no transito, me falem!

 

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hipocrisia.

 

tem dias em que estamos com pressa, por razoes proprias que "justificariam" as manobras mais agressivas. Como emergencias medicas.

 

tem dias em que estamos pensando num mega problema familiar ou outro que nos faz distrair. Indo a um funeral, por ex.

 

Não falo que todos os motoristas são assim, mas é apenas para reflexao.

 

se souberem como entrar no carro e ficar sem pensar em problemas ou focar 100% no transito, me falem!

 

 

abs!

 

Mas a de se convir que os outros não tem culpa e não tem nada a ver com nossos problemas... pasmafaute

 

Grande parte do problema no trânsito hoje em dia é esse, cada um só pensa em si próprio e não tá nem aí com mais ninguém. Sem contar os que dirigem como se estivessem sozinhos nas ruas...

 

Já tinha lido este texto quando foi públicado no AE, deveria ser leitura obrigatória para os novos motoristas... E até para alguns "velhos" motoristas...

Editado por Beto TunningWay®

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a de se convir que os outros não tem culpa e não tem nada a ver com nossos problemas... pasmafaute

 

Grande parte do problema no trânsito hoje em dia é esse, cada um s´opensa em sipróprio e não tá nem aí com mais ninguém. Sem contar os que dirigem como se estivessem sozinhos nas ruas...

 

Já tinha lido este texto quando foi públicado no AE, deveria ser leitura obrigatória para os novos motoristas... E até para alguns "velhos" motoristas...

 

Concordo, por isso é tão complicado fazer um texto desses sendo generalistas e apontando dedo nas atitudes dos outros. Mas tem o efeito domino aqui, se ao inves de vc ficar puto com outro e mesmo "errado" pedir desculpas, pode ser que diminua a incidencia de brigas no transito. Muito relativo e nem "froid" explica.

 

há anos estou tentando melhorar esse problema de road rage que tenho, é gradual, por isso acho que aceitação dos defeitos proprios e consequentemente a compreensao dos outros, seriam os primeiros passos para a redução dessa violencia gratuita.

 

 

[]-[]

 

 

abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É como eu comentei em outro tópico.

 

Hoje as pessoas preferem comprar um carro grande e "parrudo" pra se impor no trânsito, do que ceder a vez para outra pessoa passar, ou entrar na sua frente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É como eu comentei em outro tópico.

 

Hoje as pessoas preferem comprar um carro grande e "parrudo" pra se impor no trânsito, do que ceder a vez para outra pessoa passar, ou entrar na sua frente...

 

Beto, pra tudo na natureza, desde que existe mundo é assim. O forte come o fraco, é a lei natural, nao é um ser pensante que vai conseguir mudá-la. heehehehhe fazer o que...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sou um motorista um pouco ao contrario, quando estou com pressa ando devagar, quando estou sem pressa, de madrugada, ando forte, por gostar, pois sei que não adianta correr como louco, no proximo sinal fechado, o cara que vc ultrapassou vai parar do seu lado, então não adianta correr como louco,

no caso de socorrer alguem, eu socorro se não for urgente, se a pessoa estiver morrendo melhor chamar uma ambulância, tem sirene pra passar nos sinais fechados, eu não tenho, é o papel dela socorrer as pessoas, não o meu, então nao é desculpa, tem gente que pensa que é ligar o alerta e pronto, não é assim que funciona,

 

sou um cara tranquilo no transito, costumo deixar os carros entrarem na minha frente, pois acho que se cada um deixasse um entrar, o transito fluiria muito melhor, então pelo menos eu faço a minha parte,

 

o que faço de errado e não tem quem mude é usar seta pra mudar de faixa, não tem jeito, quase nunca uso, não sei se é apenas em recife, mas aqui é fo**, toda vez que ligo a seta, o maluco que vem na casa do ca***** acelera, pra não me deixar entrar, eu fico puto, com vontade de jogar o carro por cima do dele, quando tem espaço na minha faixa eu acelero e entro do mesmo jeito kkkk mas as vezes não tem :angry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beto, pra tudo na natureza, desde que existe mundo é assim. O forte come o fraco, é a lei natural, nao é um ser pensante que vai conseguir mudá-la. heehehehhe fazer o que...

nos somos racionais e não pensamos assim! você tem mais medo de um magro ratitico com uma ak-47 na mao apontando pra vc, ou de um cara enorme de forte, com 2metros de altura por dois de largura?

querer impor medo pelo tamanho é coisa de ser irracional, o que não somos, eu não tenho medo de hilux nem de f-250!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem muita coisa que me deixa PUto no transito,

 

Basicamente sao os motoristas que Impedem a fluidez do transito.

 

Dirijo em media 6 horas/dia,

 

Nao se trata de desculpa mas eu preciso ser "agil" na saida(principalmente) da transportadora,

onde ocorre 80% dos Roubos (por ser carga visada),nao posso vacilar, ou seja atençao/tensao total, e nessas situaçoes

mantenho ligado farol baixo ligado.

 

So que muitos mortoristas nem se dao conta que tem alguem atras, em que faixa estao circulando,

se devem parar ou seguir.

 

Nao precisa de uma faixa exclusiva ou com limite de 120km para escoar tantos carros,

Dificil e treinar motoristas com ACAO E REAÇAO, seja a 30 ou a 120km/h.

 

Fato e que nos nao somos ensinados a Dirigir ou pilotar(entenda-se pilotar moto)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nos somos racionais e não pensamos assim! você tem mais medo de um magro ratitico com uma ak-47 na mao apontando pra vc, ou de um cara enorme de forte, com 2metros de altura por dois de largura?

querer impor medo pelo tamanho é coisa de ser irracional, o que não somos, eu não tenho medo de hilux nem de f-250!

 

Perdi a conta de quantos Onibus e caminhoes que ja joguei pra sua faixa.

 

Isso nao e exemplo para ninguem, mas ELES nao deixam a minha reaçao seja menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas 99% tem medo de uma F250 grudada na traseira subindo a serra urrando e metendo luz HHOREohaohaohhoOHEOHAH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas 99% tem medo de uma F250 grudada na traseira subindo a serra urrando e metendo luz HHOREohaohaohhoOHEOHAH

 

Digo mais,

 

99% nao sabe oque fazer quando um 1313 ou um bi-trem esta subindo em 1ª re-reduzida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Digo mais,

 

99% nao sabe oque fazer quando um 1313 ou um bi-trem esta subindo em 1ª re-reduzida.

 

por isso que 99% te medo de certas coisas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu e meu irmão de vez em quando andamos juntos com 2 carros, outro dia estavamos voltando na Radial parados no farol pra entrar no Tatuapé, do nada um Veracruz aparece pela faixa do meio pra fazer a conversão e foi jogando pensando que alguém ia deixar, até um ponto que freia ou bate, resultado ? O parachoque do carro do meu irmão (Fiorino 92 de trabalho) deu uma puta sabugada na porta do Veracruz, não fez muito estrago porém riscou a porta inteira e deixou umas marcas vermelhas UHAUAHUAHUHA

 

Tem nego que pensa que carro grande é tudo... Nos cruzamentos vai jogando, nas rotatórias, até que um dia acha um igual meu irmão que tá nem ai pro carro, um risco a mais,um risco a menos... Se jogar vai bater, como fez outras vezes também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre que possível dou passagem e tudo mais, a não ser quando algum SUV vem querendo me jogar pra fora da faixa ou da estrada por sacanagem mesmo, por achar que pode mais por ser grande ou ter grana, aí não saio não, se bater, azar do cara que vai ter que mandar arrumar um Chevette velho hehe...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui em Porto Alegre um grande perigo são os motoristas de final de semana, é bem perigoso andar por aqui de sábado à noite até domingo à noite, tem que ter cuidado extra

 

no mais não tem jeito, a maioria dirige acima do limite da via e de forma extremamente agressiva, o negócio é fazer como o texto fala, se afastar de qualquer chance de acidente, andar na direita e ter sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu perfil de motorista nao agrada nenhuma estatistica.

 

nem eu mesmo consigo andar 100% ofensivo,

 

a passeio ando tao devagar, quem me conhece, nao reconhece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sou um cara tranquilo no transito, costumo deixar os carros entrarem na minha frente, pois acho que se cada um deixasse um entrar, o transito fluiria muito melhor, então pelo menos eu faço a minha parte,

 

o que faço de errado e não tem quem mude é usar seta pra mudar de faixa, não tem jeito, quase nunca uso, não sei se é apenas em recife, mas aqui é fo**, toda vez que ligo a seta, o maluco que vem na casa do ca***** acelera, pra não me deixar entrar, eu fico puto, com vontade de jogar o carro por cima do dele, quando tem espaço na minha faixa eu acelero e entro do mesmo jeito kkkk mas as vezes não tem :angry:

 

Rapaz Hellcife é fo**! HAUAHuAHuaH O transito la é lei do cão mesmo... E nao é so "boy" nao... É cada fechada, e quando voce olha pro lado, é uma velha de 70 anos!! HuaHuAHauHaUha Horrivel dirigir la.... Tenso mesmo!

 

Ja o lance da seta, uso quase sempre, muito por causa dos pontos cegos, motoqueiros... e ate mesmo carros... Ai meio que dou seta sempre, ja da uma tranquilidade a mais nas manobras.

 

Mas achei um erro grave no texto, ao meu ver, que foi de acelerar ao ver algum alvoroçado colado atraz.

Nao tem coisa pior do que voce chegar num carro a sua frente, e ele repetinamente mudar o ritmo de velocidade.

Quando nao acelera quando voce emparelha com ele na ultrapassagem! Fico louco com isso... E é um perigo e tanto pra ambos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom motorista é aquele que sabe o que fazer em todas as situações, quando ta com o tesão na flor da pele e põe pra moer e quando ta pesseando com a familia..... conheço gente que dirige muito bem, mas é motorista de passeio, se por pra andar forte faz besteira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

visitem o ES e mais precisamente a cidade de vila velha onde eu moro...cidade dos motoristas(moto,carro, onibus e caminhão) mais arrogantes e barbeiros do mundo...cada coisa que eu vejo...

e olha que já dirigi em alguns estados brasileiros, mas aqui...é sofrido.

vejam e depois deixe seu depoimento.rsssssssss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Ser macio: eis a marca do bom motorista. O verdadeiro bom motorista é aquele que sabe tirar o máximo de sua máquina, ser forçá-la jamais, e sem que seus passageiros se apercebam do fato."

 

 

Cara qdo eu fazia faculdade no início eu não ia de carro ia de busão. Uma vez discuti com um motorista por causa do q o cara mencionou aí.

 

O cara era mto roda presa, soqueava todas as trocas de marchas, reduzidas e arrancadas. A grande maioria da galera andava agoniada com ele na boleia o cara era mto ogro.

Um dia pedi pra ele se o onibus tava com algum problema na embreagem e ele bem inocente respodeu q não. Aí falei:

 

- Cara pra andar rápido não precisa tu judiar de todo o conjunto mecanico do onibus e da coluna dos passageiros daquela forma e q se ele não soubesse fazer q desse a vaga para quem sabe.

 

Ele quiz tirar um sarrinho e mandou eu mesmo dirigir se achava q era tão fácil:

 

- Mandei ele sair dalí q eu tocava aí o cara baixou a bola.

 

Aí falei pra ele andar com o Toninho e o seu Altamir q eram outros dois motoristas da mesma empresa mto rápidos e suaves pra aprender como q faz ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...