Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Vivanzin

Receiver + falantes automotivos

Recommended Posts

Postado em

Oi pessoal,

Não sei se isso já foi respondido em outro tópico mas não encontrei nada, então se alguem puder dar uma força agradeço.

Eu comprei um receiver Sony 7.1 e quero montar um HT com falantes de carro que tenho parados aqui em casa. Mas as saídas do receiver são 8-16 ohms, e os falantes automotivos são de 4 ohms. Como eu poderia fazer a ligação para casar as impedâncias?

Obrigado!

Postado em

Para ligar dois em série eu teria que ligar os dois no mesmo canal do receiver, aí para manter a funcionalidade do home theater eu precisaria de 14 falantes, não?

Não existe algum tipo de resistencia ou algo que eu possa ligar em série com cada falante para dobrar a impedancia?

Postado em

Para ligar dois em série eu teria que ligar os dois no mesmo canal do receiver, aí para manter a funcionalidade do home theater eu precisaria de 14 falantes, não?

Não existe algum tipo de resistencia ou algo que eu possa ligar em série com cada falante para dobrar a impedancia?

1- sim

2- acho que nao

Postado em

Putz... ferrou então! rs

E usando um kit duas vias, é possível ligar o tw em série com o woofer, resultando em 8ohms? Nesse caso, como ficaria o crossover?

Postado em

Ressucitando o tópico...

Finalmente fiz as caixas e testei. Eu liguei o woofer e o tw em série, com o capacitor entre os dois. O problema é que parece que o corte de frequência está funcionando tanto para o tw como para o woofer. Só está reproduzindo as frequências altas, parece um radinho de pilha.. rs

Como eu faço para ter o corte só no tw, com a ligação em série?

Obrigado!

Postado em

mas você colocou apenas 1 capacitor ? estranho ! tipo, já fiz isso em PARALELO e deu certo apenas cortou o tw e o woofer tocou frequência baixa normal ! já tentou colocar o capacitor entre o tweeter e woofer ? depende também se o positivo do receiver ta ligado no positivo do woofer ou do tweeter ! vou dar uma pesquisada aqui, já te falo o que pode fazer !

Posta umas fotos aeh pra agente ver como ficou :legal:

Postado em

Tentei desse outro jeito, mas deu na mesma. Perece que não tem solução, então acabei tirando o capacitor, e vou ver até quando os tw aguentam..

Se surgir uma solução, eu posto aqui.

Valeu pela ajuda!

Postado em

Nao li o tópico todo, mas so olhando pelas figuras: realmente nao vai funcionar. Use o capacitor so p/ tweeter.

O problema é que eu preciso ligar tw+woofer em série pra dar 8 ohms, aí fica impossível colocar o capacitor só no tw.

Se eu ligar em 4 ohms mesmo, que risco estou correndo, pode queimar o canal do receiver?

Postado em

Si tiver proteção, vai arma em volume alto ! mas si não tiver pode queimar (em volume alto) mas também esquenta pakas !

o meu é 6 ohms e já liguei em 2 ohms tranquilo, só que em 80% de rendimento do AF mais ou menos ele arma proteção ! :legal:

Postado em

O problema é que eu preciso ligar tw+woofer em série pra dar 8 ohms, aí fica impossível colocar o capacitor só no tw.

Se eu ligar em 4 ohms mesmo, que risco estou correndo, pode queimar o canal do receiver?

Isso que você pretende não existe.

A impedância não se altera na associação de tipos de falantes diferentes e quando isso chega a acontecer será apenas na faixa comum de frequência, ou seja, supondo que um falante atue de 60 a 9 Khz (bem difícil de encontrar, a não ser alguns Full range) e o Tweeter atue a partir dos 7,5 Khz, essa alteração de impedância só ocorre dos 7,5 a os 9 Khz (isso se acontecer), mas serve para ilustrar o que estou dizendo.

O melhor é comprar um divisor de frequência de acordo com a quantidade de falantes envolvidos.

Se vai usar Woofer e Stw, o melhor é saber primeiro se o Woofer atende ao sistem de modo que possa ser usado com Stw. Se não servir é porque tem um faixa descoberta que pode usar um Driver Fenólico.

Voltando ao assunto, escolha o divisor para cada situação.

Esse link exemplifica bem o que eu estou dizendo:

http://www.nenis.com.br/Divisores.asp

Não só a quantidade de vias (tipos distintos de falantes utilizados), mas também a potência a ser aplicada determina o modelo a ser escolhido.

Postado em

Ligue os woofer em série. Ligue os tweeters em série. Após, ligue os tweeters que estão ligados em série com um capacitor para cortar os graves deles. O capacitor tem que ser calculado (ou retirado da tabela) para a impedância de 8 ohms, pois é o resultante da associação dos woofers.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...