Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
HellykarlozGyn

Projeto gol SPL/Trio goiano

Recommended Posts

Andei pesquisando aqui no fórum e também no Google os parâmetros do 309S4 pra tentar aprender a simular no WinISD mas quando eu vou no driver editor ainda fica faltando um monte de parâmetros, alguém ai tem todos os parâmetros desse sub?

Revc Ω duplo 3,0

Levc mH 3,76 (8Ω)

0,94 (2Ω)

Fs Hz 37,2

Qms 11,86

Qes 0,87

Qts 0,81

Vas. em pés cub. 1,193

Vas. em litros (l) 33,79

Rms Ns/m 4,312

Mms g 218,80

Cms m/N 8,40E-05

BL T*m 19,39 (8Ω)

9,70 (2Ω)

Sd. em pés quadrados 0,56

Sd. em metros quadrados 5,20E-02

Hvc em polegadas 1,30

Hvc em mm 33,0

Hag em polegada 0,39

Hag em mm 10

Xmax em mm 11,5

o sd pelo que entendi deve ser 520cm2.

esses parâmetros já são suficientes.

L é a indutância = 0,94 ohm

Z é impedância = 3,94 ohms

R é a resistência individual se for D4 o sub. = 3 ohm cada bobina.

no Bass box fica melhor e mais prático, pois tem opções de montagem série/paralelo e em parâmetros Dual voice coil ( bobina de voz dupla)

lança esses parâmetros lá, lembrando que cada bobina você deve indicar 200W, no somatório final tem que dar 3200W.

a impedância final em 0,98ohms, a resistência em 0,75ohm. isso que importa. o valor bem próximo a 1ohm se sua sd3000 for a 1ohm também.

de resto é só lançar medidas físicas da caixa, lembrando de especificar a espessura do mdf, e jogar em medidas externas.

outra coisa é a medida Física de cada sub, diâmetros e comprimentos.

medidasdesub.png

Uploaded with ImageShack.us

edit.

seus sub's são S4. fica mais fácil ainda. confira as especificações x-max sD, sensibilidade etc.

e potencia 400W por falante.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Ernany uma vez tirou os parâmtros do 309S4 depois de amaciado.

Aqui estão:

fs 33,5

qts 0,56

qes 0,59

qms 10,3

vas 45,3

bl 14,8

sd 53092mm²

sens 86,4 1w/1m

le 2,99

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado por postarem os parâmetros, vou brincar um pouco aqui. o bass box não instala no meu pc de jeito algum, já mandei executar como administrador, em modo de compatibilidade e nada.

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado por postarem os parâmetros, vou brincar um pouco aqui. o bass box não instala no meu pc de jeito algum, já mandei executar como administrador, em modo de compatibilidade e nada.

caramba, aqui instalei normal por várias vezes.

http://www.ht-audio.com/pages/download/BassBoxProUpdate.html

tentou esse ?

o bass box é mais completo e fácil de ser usado só precisa atenção aos detalhes.

Compartilhar este post

Link para o post

caramba, aqui instalei normal por várias vezes.

http://www.ht-audio.com/pages/download/BassBoxProUpdate.html

tentou esse ?

o bass box é mais completo e fácil de ser usado só precisa atenção aos detalhes.

Tentei sim, não deu. arrumei um pc com windows 7 32 bits e deu certo. agora vou tentar usar.

Compartilhar este post

Link para o post

OgAAALlzOLzV5pQgoEMAZuKFNgE4QvDQFvqo7pe_3FJeYRUi8Rfq9tRX8rOQEl-UxTWIG3g9Wzvu-iMbWWF1_z65hugAm1T1UFvYGKa84uJaAgKHy5HIV7aH2amt.jpg

isso indica que a sintonia tá a quase 60hz certo?

Não. Indica que os subs vão ter um bom pico em +/- 60Hz.

A sintonia é o Fb, é só vc procurar no quadro da esquerda no Bass Box que vc acha.

Compartilhar este post

Link para o post

LucasGyn

A sintonia é o Fb, é só vc procurar no quadro da esquerda no Bass Box que vc acha.

Achei aqui, deu 33,1 tá muito baixo né?

Compartilhar este post

Link para o post

LucasGyn

Achei aqui, deu 33,1 tá muito baixo né?

oque deu 33,1 ? por que no campo Fb é você quem escolhe o valor. tipo digita lá 36Hz...

isso que você viu provável de ser o F3 não ?

más quanto a simulações não precisa nem esquentar cabeça com isso, dutos cilíndricos você muda o comprimento

facilmente, se soprar você adiciona + 2 ou + 4. e a galera aqui vai te instruindo.

Compartilhar este post

Link para o post

oque deu 33,1 ? por que no campo Fb é você quem escolhe o valor. tipo digita lá 36Hz...

isso que você viu provável de ser o F3 não ?

más quanto a simulações não precisa nem esquentar cabeça com isso, dutos cilíndricos você muda o comprimento

facilmente, se soprar você adiciona + 2 ou + 4. e a galera aqui vai te instruindo.

o meu Fb já veio marcado. o f3 está em 29,85. revisei todos os dados que eu coloquei no programa e tinha colocado a espessura da madeira errada, depois de corrigido o Fb foi para 34,15.

Compartilhar este post

Link para o post

o meu Fb já veio marcado. o f3 está em 29,85. revisei todos os dados que eu coloquei no programa e tinha colocado a espessura da madeira errada, depois de corrigido o Fb foi para 34,15.

o fb não vem marcado a não ser que você clicou em Fb sugerida. aí sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando vc coloca a litragem da caixa e o tamanho e comprimento do duto aparece o Fb sim. Se está em 34hz ta baixo, pode colocar entre 38 e 40hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando vc coloca a litragem da caixa e o tamanho e comprimento do duto aparece o Fb sim. Se está em 34hz ta baixo, pode colocar entre 38 e 40hz.

pois é, mas se eu aumento o tamanho o Fb diminui, esses 34hz é só com o aeroduto sem cano.

Compartilhar este post

Link para o post

sim más eu escolho a Fb primeiro depois seleciono o modelo do duto por exemplo o circular.

aí o próprio programa me informa o comprimento.

edit.

eu só informo o diâmetro e Fb mais nada.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, mas se eu aumento o tamanho o Fb diminui, esses 34hz é só com o aeroduto sem cano.

34 tá bom, veja a velocidade do Ar. na verdade nem se preocupe muito com isso.

como eu disse duto cilíndrico é fácil alterar.

Compartilhar este post

Link para o post

OgAAAJt4uaTuHEEDrBdjf4XsKdkL6PLENhaFB4EQxM45RbSjro4MTmZghTdDdKQP8Aj-UH8Bo0fmfCAKMYvTTGtPLIEAm1T1UP1lKw6_H3-KewkjaDmRJG2T9bn4.jpg

mas se for necessário aumentar o duto o Fb ficará ainda menor, correto?

sim a medida que você aumenta o comp. dos dutos a Fb abaixa e vice versa.

eu sempre escolhi a fb primeiro, depois só informo o diâmetro do duto.

ou se for duto retangular eu informo as medidas que constituem a àrea.

o comprimento o programa fornece eu acho mais pratico assim pois você não precisa ficar fazendo

várias tentativas de comprimento até atingir uma Fb ideal.

Compartilhar este post

Link para o post

é quanto a velocidade do vento? tá bom esse valor do gráfico?

o vermelho escuro indica que passou. é fácil você testar isso aí é só acrescentar mais dutos e ver o comportamento do gráfico.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra chegar no Fb de 37hz e fazer o Vent air velocity ficar bom só mesmo com 6 dutos de 4 polegadas. minha preocupação é onde coloca-los, pq pra cima onde vão os subs realmente não cabem e se eu colocar os outros 2 dutos na parte traseira da caixa tenho medo de os sub excursionarem desigual uma vez que uns estarão mais longes dos dutos que outros e além disso quando a tampa estiver fechada o fluxo de ar nesse dois últimos dutos estará prejudicada. meu raciocinio esta certo ou equivocado?

OgAAAMCJuyCgO0PtAVIBO9qWbA2gnFuI35U3L32rPWCfPd3ylQlYcy4hShWS6ZWOqkiv6imbGPBXhqfts-0tjJVm_6wAm1T1UAi4n9AdzKZo11d2HSnIYhMZufjj.jpg

Fiz aqui no paint sem detalhes, isso é só pra visualizar onde ficariam os outros dois dutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei se vale a pena você colocar os dutos na parte de trás, uma vez que eles ficariam sendo praticamente tampados pela tampa do porta-malas.

A não ser que você coloque os dutos na parte da frente da caixa, virados para o para-brisa.

Outra possibilidade é você cortar os aeodutos mesmo, deixando eles com uns 5cm de comprimento, e deixar o Fb entre 38 e 40Hz. Pois esses subs da Pioneer, principalmente o 309, não tocam bem frequências mais baixas, por isso não vale a pena deixar o Fb em 35hz ou menos, sendo que você, praticamente, não vai ter ganho nessas frequencias muito baixas (~30hz).

E com Fb em 38~40hz seu som vai tocar muito bem para fora do carro.

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei se vale a pena você colocar os dutos na parte de trás, uma vez que eles ficariam sendo praticamente tampados pela tampa do porta-malas.

A não ser que você coloque os dutos na parte da frente da caixa, virados para o para-brisa.

Outra possibilidade é você cortar os aeodutos mesmo, deixando eles com uns 5cm de comprimento, e deixar o Fb entre 38 e 40Hz. Pois esses subs da Pioneer, principalmente o 309, não tocam bem frequências mais baixas, por isso não vale a pena deixar o Fb em 35hz ou menos, sendo que você, praticamente, não vai ter ganho nessas frequencias muito baixas (~30hz).

E com Fb em 38~40hz seu som vai tocar muito bem para fora do carro.

Sim, tbm percebi isso nos 309 quando eu tinha 4. mas a questão é o tal do vent air velocity com esse tamanho de duto segundo o bass box vai soprar pra caramba e pra frete não dá pra colocar os dutos pq lá tem o porta módulos.

será que eu vou perder essa caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tbm percebi isso nos 309 quando eu tinha 4. mas a questão é o tal do vent air velocity com esse tamanho de duto segundo o bass box vai soprar pra caramba e pra frete não dá pra colocar os dutos pq lá tem o porta módulos.

será que eu vou perder essa caixa?

Não, não, vc não vai perder essa caixa só porque os dutos irão soprar. Pode deixar assim, você não vai perder praticamente nada de pressão no seu som só por causa disso.

Já vi Pioneer 307 em caixa com duto de 2", que soprava muito (muito, mesmo!), mas nem por isso deixou de tocar forte. Esquece isso, na hora que ficar pronto você vai ver. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

6 Pioneer 308 e 4 dutos de 2":

Isso aí devia soprar muuuuito, e mesmo assim parece tocar muito forte.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, tbm já tive uma caixa que soprava muito e depois que coloquei dutos maiores o som quase não mudou o problema é que o barulho do vento nos dutos incomoda muito. Mas vou deixar ficar pronto mesmo pra ver no que dá pq já estou ficando doido.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...