Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
n3n0

Midbass qual o melhor corte de frequência?

Recommended Posts

Olá a todos os membros,

Na opinião de vocês qual o conceito ideal para o corte de frequência de um Midbass em um sistema 3 way ? Algo mais agressivo do tipo 400hz, tentando explorar apenas as frequências mais baixas ou um pouco acima disso, tipo até uns 450hz ou 500hz?

Claro que existe diferenças entre diversos kits e diversas instalações; também não peço uma resposta definitiva e imutável. É apenas uma troca de idéias sobre um conceito maior.

Algumas pessoas com quem conversei acreditam que cortando o Midbass um pouco mais alto (450hz ou 500hz) facilita a integração entre todos os falantes e melhora a ambiência. Outros pensam exatamente o oposto, que deve-se cortar o Midbass o mais baixo possível e deixar o resto do trabalho com o Midrange.

Editado por n3n0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na humilde opinião de quem nunca instalou ou "brincou" com um 3 vias, mas já leu muita coisa, não somente para 3way, mas aplicando-se em qualquer sistema, os cortes devem seguir aquilo que os drivers possam fazer de melhor, ou seja, se você possui um midrange ou full que toque perfeitamente a partir dos 200hz, por que não deixá-lo fazer este trabalho?? Agora, há ranges e fulls que não conseguem manter um padrão de qualidade com frequências tão baixas, forçando assim, um corte mais alto, ou seja, em torno disso que citou, 450~500hz.

TEORICAMENTE, quão maior for a faixa de frenquência emitida por um driver acima do painél, melhor será a sensação de palco, logo, se os equipamentos permitirem e mantiverem a qualidade desejada, não vejo motivos para não cortar um full abaixo dos 400hz.

Eu ditei "toque perfeitamente" e "manter um padrão de qualidade", pois sabemos que hoje em dia são encontrados driver com FS extremamente baixas, MAS na realidade, o que deve ser levado em consideração é a resposta em si, e não apenas os parâmetros, certo??

Acho que é isto.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos os membros,

Na opinião de vocês qual o conceito ideal para o corte de frequência de um Midbass em um sistema 3 way ? Algo mais agressivo do tipo 400hz, tentando explorar apenas as frequências mais baixas ou um pouco acima disso, tipo até uns 450hz ou 500hz?

Claro que existe diferenças entre diversos kits e diversas instalações; também não peço uma resposta definitiva e imutável. É apenas uma troca de idéias sobre um conceito maior.

Algumas pessoas com quem conversei acreditam que cortando o Midbass um pouco mais alto (450hz ou 500hz) facilita a integração entre todos os falantes e melhora a ambiência. Outros pensam exatamente o oposto, que deve-se cortar o Midbass o mais baixo possível e deixar o resto do trabalho com o Midrange.

Eu uso 3 vias ativo (HAT L631-3)

midrange e tweeters nas colunas "A"

midbass nas portas

Na minha opinião, se o seu midrange/full tocar bem freq como 200Hz/150Hz eu cortaria assim, o palco vai lá pra cima. No meu sistema os midbass estão com LP em 200Hz e o HP eu desliguei, já q ñ tenho sub, kkk. No começo não dava pra fzr isso pq escutava um poc em volumes + altos...depois de 1 ano e meio usando com HP em 50Hz eu resolvi desligar...ficou MUUUUITO show!

Compartilhar este post

Link para o post

Depende muito do falante, de seus parametros, das caracteristicas dele, do midrange e do subwoofer. E ouvia csrros com corte em 250 e 300hz

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, depende muito do sub...

Estou pensando em cortar meus fulls em 200Hz, o problema é que isso implica em uso de um indutor muito grande no corte LP do mid-bass...

Tô na duvida! rs.

Na verdade, vou instalar tudo em full, exceto tweeter, até eu ter tempo e grana pra fazer o cross diy...

Compartilhar este post

Link para o post

Se o midbass estiver na porta, sem direcionamento, eu recomendo um corte baixo como 180-200 Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, tendo em vista que as vozes masculinas mais grossas, descem no maximo até 200hz, então era interessante ter o full-range começando apartir daí,

para não ter diferença no palco por exemplo entre uma voz masculina e feminina.

Um grafico muito interessante é esse:

SR.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que acima de tudo, depende do midrange. De quanto ele pode descer, para você precisar de um corte mais baixo ou mais alto. Tem midrange que toca bem em 100Hz, e tem midrange que não vai tocar abaixo de 700Hz.

A não ser que você use um subwoofer como midbass, dificilmente estará limitado a 200Hz pelo falante. Alguns midbass "dedicados" possuem limitação entre 400Hz a 500Hz.

Como recomendação o ideal é evitar cortes no espectro da voz, na prática evitar cortes acima de 200Hz. Mesmo ele descendo um pouco abaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o midbass estiver na porta, sem direcionamento, eu recomendo um corte baixo como 180-200 Hz.

Caro Ianaconi,

Agradeço muito por sua ajuda, mas isso me leva a outra pergunta:

Mesmo utilizando um Midrange normal, ou seja, sem as maravilhosas capacidades do Hibrid (que toca quase todas as frequencias), ainda assim você acredita ser melhor cortar o Midbass mais baixo (180-200hz)?

Respeito muito sua opinião, por isso a pergunta.

Compartilhar este post

Link para o post

Duvida voce não esta com o Scandinavia?

Grande Reginaldo,

Vou estar no encontro dessa semana, heim.

O Midbass é Scandinavia 3way e o midrange Gothia.

O interessante é que no site da DLS, cada kit 3way é cortado em uma frequencia diferente (claro, pois são kits diferentes) mais isso não ajuda como referência. Independente do kit, agradeço a tdos que estão respondendo conceitualmente, pois assim podemos ajudar a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal esse gráfico do Elias, valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Ianaconi,

Agradeço muito por sua ajuda, mas isso me leva a outra pergunta:

Mesmo utilizando um Midrange normal, ou seja, sem as maravilhosas capacidades do Hibrid (que toca quase todas as frequencias), ainda assim você acredita ser melhor cortar o Midbass mais baixo (180-200hz)?

Respeito muito sua opinião, por isso a pergunta.

Então, ai não tem como cortar tão baixo.

Tem que respeitar a capacidade do alto-falante.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Reginaldo,

Vou estar no encontro dessa semana, heim.

O Midbass é Scandinavia 3way e o midrange Gothia.

O interessante é que no site da DLS, cada kit 3way é cortado em uma frequencia diferente (claro, pois são kits diferentes) mais isso não ajuda como referência. Independente do kit, agradeço a tdos que estão respondendo conceitualmente, pois assim podemos ajudar a todos.

Opa então amanha vamos ouvir estas novidades 3way

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que vai depender dos speakers que vc estiver usando. Vc precisa em primeiro lugar respeitar os limites deles.

O que vai acontecer normalmente é que pra um falante tocar legal na faixa dos 150~200Hz ele vai precisar ter pelo menos 4". Um full ou 3" normalmente vai precisar ser usado na faixa dos 250~500Hz. Em qq uma delas vc vai estar bem servido se o corte entre midrange/midbass for bem ajustado. As vezes os falantes podem ate tocar baixo na teoria, mas falta deslocamento de ar, ele não vai acompanhar o midbass. Aí fica melhor jogar um pouco mais alta, perder um pouco (POUCO MESMO) de palco e ganhar muito no fôlego pra tocar as passagens com uma dinâmica mais agressiva.

Da mesma forma, um midbass dedicado eu deixaria por volta dos 315Hz, um subwoofer mesmo até uns 200Hz no máximo (isso se for um sub bem musical que não se perca, coisa que muitos não são).

Esses valores vc pode conseguir usar um pouco mais baixo pra uma competição onde o volume é controlado.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se for o midrange que eu acho que é, no site diz que é possível começar em 250Hz, creio eu que com um slope bem agressivo, tipo 18dB. Estranhamente diz que o Fs é 280hz. Mas acredito que o "power handling" dele seja um pouco estrangulado ai nesse limite que eles colocaram. Eu pensaria em algo mais ou menos como o offtime sugeriu, na faixa dos 350Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se for o midrange que eu acho que é, no site diz que é possível começar em 250Hz, creio eu que com um slope bem agressivo, tipo 18dB. Estranhamente diz que o Fs é 280hz. Mas acredito que o "power handling" dele seja um pouco estrangulado ai nesse limite que eles colocaram. Eu pensaria em algo mais ou menos como o offtime sugeriu, na faixa dos 350Hz.

É um Midrange de domo, o Gothia 3 de 3".

Compartilhar este post

Link para o post

Sem conhecer os falantes em questão, qualquer sugestão dada aqui é vaga.

Em cortava em 250hz 12dB/8a um fullrange de 2,5" e não fazia nem cócegas no falante.

Não existe regra.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu segui o que manda o fabricante, entrei em contato com o Reinaldo da Koyama que pediu informações a fabrica da Focal, dai o Midbass ta com corte ativo de 50hz a 12ªdb kit Focal V30

Eu vi 3way com midrange com corte de 315hz a 12ªdb, agora como é DLS teria de ver o que diz o "Manuel"

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que eu vi que duplicou

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post

Link para o post

O problema de seguir o manual é que ele sempre vai para o lado "mais seguro e mais adequado ao gosto geral". Se vc tem controle na hora de ouvir o som e tem conhecimento pra saber se está abusando do speaker ou não tem como fazer coisas mais legais do que o manual diz.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema de seguir o manual é que ele sempre vai para o lado "mais seguro e mais adequado ao gosto geral". Se vc tem controle na hora de ouvir o som e tem conhecimento pra saber se está abusando do speaker ou não tem como fazer coisas mais legais do que o manual diz.

Concordo com voce quanto a questão do manual, tanto é que na proposta seja a preservação do equipamento.

Mas partindo deste ponto, voce pode fazer ajustes que se adequem melhor ao seu gosto auditivo e respeitando certos limites do próprio equipamento.

Como eu diz antes, entrei em contato com o representante que se mostrou muito prestativo em me auxiliar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso 3 vias ativo (HAT L631-3)

midrange e tweeters nas colunas "A"

midbass nas portas

Na minha opinião, se o seu midrange/full tocar bem freq como 200Hz/150Hz eu cortaria assim, o palco vai lá pra cima. No meu sistema os midbass estão com LP em 200Hz e o HP eu desliguei, já q ñ tenho sub, kkk. No começo não dava pra fzr isso pq escutava um poc em volumes + altos...depois de 1 ano e meio usando com HP em 50Hz eu resolvi desligar...ficou MUUUUITO show!

========================================================================================================================

Alex qual a atenuação do corte Lp quem esta no seu midbass 6db8 / 12db8º ?? Gostaria de saber isso porque o meu midbass com corte em 250 LP 24db8º esta fazendo isso ai tambem um poc em volumes mais alto.

Compartilhar este post

Link para o post

========================================================================================================================

Alex qual a atenuação do corte Lp quem esta no seu midbass 6db8 / 12db8º ?? Gostaria de saber isso porque o meu midbass com corte em 250 LP 24db8º esta fazendo isso ai tambem um poc em volumes mais alto.

Cara, para resolver esse "poc" vc terá que fazer um HP (HIGH PASS) não LP,

Liga HP em 50Hz, se não parar vai subindo... mas acima de 50hz 65hz, acho melhor tratar a porta huhuahuahu, deve ter alguma coisa vibrando.

Beijus.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um kit novo, Utopia n.7, e ele me permite fazer cortes mais agressivos.

Desta vez estou cortando o Midrange perto de 220hz enquanto com o Gothia o manual sugeria 400hz, estou seguindo sempre a recomendação de fábrica. Posso dizer que o palco melhorou muito com mais frequencias tocando em cima do painel. Fica difícil fazer uma comparação mais próxima, pois o Gothia tinha um midrange de domo ao contrário do Utopia; mas ainda assim posso dizer que gostei muito mais do resultado atual. Tive duas experiência com midrange de domo, o Elate Edition e o Gothia, posso dizer que nunca mais compro midrange de domo; mas isso é uma opinião minha. A diferença é tanta, que nem sei dizer se o Midrange do Utopia é tão bom por ser tradicional ou por qualidades da construção e etc...

Como o midbass está na porta, o direcionamento dele influi menos. Agradeço ao Ianaconi pela dica.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...