Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

arthurparo

mtx 9515 + hifonics bxi2610d

Recommended Posts

Postado em (editado)

projetando nova caixa.. se os projetistas quiserem discutir o asssunto estamos ai:

Duvidas:

*group delay

*port area

*velocidade ar no duto

*curva de impedância

Estou com projeto pronto do bassbox e gostaria da opinião de quem utiliza o software também...

Editado por arthurparo
Postado em

subgrave é isso mesmo!

não vai se espalhar como uma batida mais alta um pouco, subgrave é deslocamento de ar!

Sim sim claro

mas a questão que quis colocar é o fato de as vezes escutar coisas tremendo e não estar escutando o grave ...

isso eu falo parado em frente alguma casa e entra la no fundo da casa por exemplo

Postado em

entendi, é normal isso, qualquer 2 pioneer vai mandar o grave mais longe, vc vai ouvir o grave, com esses subs focados em subgrave é um pegada bem diferente, mais não se espante vc acostuma, comigo foi a mesma coisa!

sua caixa está correta, só me diz uma coisa esse amp é realmente chupa cabra, pq com o lobato chupava muita bateria, até chegamos a cogitar que talvez uma bateria dele estivesse com defeito, se for algo me diz que clarion e hifonics é cú e bunda!

Postado em (editado)

entendi, é normal isso, qualquer 2 pioneer vai mandar o grave mais longe, vc vai ouvir o grave, com esses subs focados em subgrave é um pegada bem diferente, mais não se espante vc acostuma, comigo foi a mesma coisa!

sua caixa está correta, só me diz uma coisa esse amp é realmente chupa cabra, pq com o lobato chupava muita bateria, até chegamos a cogitar que talvez uma bateria dele estivesse com defeito, se for algo me diz que clarion e hifonics é cú e bunda!

cara no meu set anterior ( 2 l5 12 + stetsom 2k5 com a mesma alimentação porém alterndor 120ah)

eu não tinha voltage drop = tenho nesse set ( e olha que estou com MC 3.5f)

no gravao minha voltagem cai pra 12.9 13v ...

quando tinha stetsom n descia mais que 13.9-14v

ele xupa bateria sim...

estou com algumas duvidas quanto a regulagem dele também ?

O LP é melhor deixar aberto 250hz e cortar pelo player ?

bass boost em quanto ?

como o amp se comportou melhor? já que vc já teve experiencia com o hifonics...

valeu

Editado por arthurparo
Postado em

Como eu disse.. subgrave é menos auditivo mas faz um belo estrago(gosto disso!).

Quanto ao corte.. não gosto de deixar só no player... até porque o corte dos pioneer não são la grande coisa.

Gosto de cortar no player e no amplificador.. ainda mais com esse hifonics que deve ter um pu** de um LP(acho desperdício deixa-lo aberto).

Postado em

o amp parece ter um corte bem preciso sim .. diz ser 24db

o subgrave dele mesmo é coisa de loco faz uma ventania...

mas a respeito da caixa ? o que acharam ??

sobrou meia folha de 25mm da pra testar outra caixa.. alguma sugestão ??

Postado em

a caixa ficou muito bacana, aos poucos o pessoal aqui vai deixando aquelas áreas de duto gigantescas de lado, bom ver isso.

pessoal associa muito a grandes áreas com subgraves quando na verdade é exatamente o contrário.

oque sobrou guarde em local protegido, dá pra fazer outra caixa :legal:

Postado em

pessoal associa muito a grandes áreas com subgraves quando na verdade é exatamente o contrário.

Nao é bem assim...

Entre duas áreas de duto em que o sub fique controlado, sendo uma maior e outra menor, a maior "te dará mais SPL" que a menor.

Só que qto mais potência aplicamos, mais o sub excursiona. Isso aliado a uma área de duto grande pode ser bem prejudicial ao sub, fazendo com que o sub ultrapasse o xmax ou até o xlim.

A parada é que com menor área de duto, dá pra abusar mais.

Postado em (editado)

Nao é bem assim...

Entre duas áreas de duto em que o sub fique controlado, sendo uma maior e outra menor, a maior "te dará mais SPL" que a menor.

Só que qto mais potência aplicamos, mais o sub excursiona. Isso aliado a uma área de duto grande pode ser bem prejudicial ao sub, fazendo com que o sub ultrapasse o xmax ou até o xlim.

estou com 11 litros de duto na simulação quando maior a área do duto mais picuda ficava a caixa nos 45hz e tinha perdas abaixo de 35hz . testei o duto com 6cm largura 7cm até 8... mas resolvi fazer com 5,5cm ( ficou com pico legal em 45hz e nao perdendo tanto em 35-40)

Preciso fazer outra caixa pra poder comparar...

se alguem tiver um palpite de caixa ai estou aceitando rsrs...

Editado por arthurparo
Postado em (editado)

Nao é bem assim...

isso é exatamente oque eu quis dizer rsrs

eu não sou nem um pouco fã de caixas digamos pequenas em vista das usadas pelos gringos, com enormes áreas de duto e comprimento não adequado.

aliás que comprimento ?!?! do que iria adiantar né... rsrs

em muitos casos aqui que pude ajudar alguém, más isso não vem ao caso eles podem falar por mim do resultado.

edit. enormes áreas de duto eu quis dizer as usadas aqui no Br devido ao espaço limitado dos Pm's

ficou parecendo o contrário.

Editado por ((thytoin.))
Postado em

estou com 11 litros de duto na simulação quando maior a área do duto.. eu perdia em pico la nos 45hz mas ganhava em baixas tipo 30hzz isso mantendo a litragem ... testei o duto com 6cm largura 7cm até 8... mas resolvi fazer com 5,5cm. Preciso fazer outra caixa pra poder comparar...

se alguem tiver um palpite de caixa ai estou aceitando rsrs...

Isso aí que voce disse é algo a se debater e já gerou um pouco de confusao no forum: a litragem ocupada pelo duto.

Eu me filio ao pensamento de que a litragem do duto deva ser incorporada à litragem bruta da caixa. No meu ponto de vista, a unica coisa que deva ser desconsiderada é a litragem ocupada pela madeira e pelo sub em si. Afinal, dentro do duto existe ar que será empurrado para fora e sugado para dentro da caixa pelo falante.

Voce fez a sua caixa com litragem total de 130L ou de 106L?

Postado em

Isso aí que voce disse é algo a se debater e já gerou um pouco de confusao no forum: a litragem ocupada pelo duto.

Eu me filio ao pensamento de que a litragem do duto deva ser incorporada à litragem bruta da caixa. No meu ponto de vista, a unica coisa que deva ser desconsiderada é a litragem ocupada pela madeira e pelo sub em si. Afinal, dentro do duto existe ar que será empurrado para fora e sugado para dentro da caixa pelo falante.

Voce fez a sua caixa com litragem total de 130L ou de 106L?

esta com 130L brutos

106 descontando duto

mdf 25mm

Postado em

isso é exatamente oque eu quis dizer rsrs

eu não sou nem um pouco fã de caixas digamos pequenas em vista das usadas pelos gringos, com enormes áreas de duto e comprimento não adequado.

aliás que comprimento ?!?! do que iria adiantar né... rsrs

em muitos casos aqui que pude ajudar alguém, más isso não vem ao caso eles podem falar por mim do resultado.

edit. enormes áreas de duto eu quis dizer as usadas aqui no Br devido ao espaço limitado dos Pm's

ficou parecendo o contrário.

entendi oq vc quis dizer. é que no primeiro post, ficou parecendo outra coisa. só quis esclarecer um pouco pra nao confundir a cabeca da galera.

abracao

Postado em

esta com 130L brutos

106 descontando duto

mdf 25mm

A proxima caixa, faça com 106L + litragem ocupada pela madeira usada no duto (que deve dar uns 4L) + litragem ocupada pelo sub.

O resultado deve ficar BEM melhor, pois essa sua caixa aí está maior do que oq vc queria. Provavelmente, o Fb esteja bem mais baixo daquele que voce escolheu...

Postado em

Foi o que aconteçeu comigo .. antes so tremia tudo, nem escutava direto o grave interno tbm, escutava mais o C3 se esculachando todo .. Masss .. vizinhos AMIGOS e Inimigos falavam que tremia tudo, portas, lustres .. embora naum ''mandar grave pra longe'' .. acho que isso é o subgrave mesmo

hoje diminui a litragem bem e deixei fh da caixa em 32hz .. ta tocando mto grave aliado ao subgrave .. fico bem misto ..

espalha mto e desce e sobe forte .. bem diferente mesmo que na epoca do c3 ..

Aqui com um amigo que teve os T9.. ele fez com 85 ou 80L e nussssssssaaa ... era mto fortee na rua .. foi o som mais forte ate hoje que ja ouvi !! isso a uns 6 ou 8 anos (Tiago Brum) que participava do forum ..

;)

Mas show de bola o projeto !!! é um sonho meu ter 1 t9 ! haha !!

Showw !!

Postado em

A proxima caixa, faça com 106L + litragem ocupada pela madeira usada no duto (que deve dar uns 4L) + litragem ocupada pelo sub.

O resultado deve ficar BEM melhor, pois essa sua caixa aí está maior do que oq vc queria. Provavelmente, o Fb esteja bem mais baixo daquele que voce escolheu...

o volume ocupado por este duto contando a espessura da madeira da 24 litros de acordo com o bassbox essa caixa deve estar com uns 98L livres para o t9

vc sugere que eu faça a caixa com 106L brutos e manter o mesmo duto ??

Postado em (editado)

Foi o que aconteçeu comigo .. antes so tremia tudo, nem escutava direto o grave interno tbm, escutava mais o C3 se esculachando todo .. Masss .. vizinhos AMIGOS e Inimigos falavam que tremia tudo, portas, lustres .. embora naum ''mandar grave pra longe'' .. acho que isso é o subgrave mesmo

hoje diminui a litragem bem e deixei fh da caixa em 32hz .. ta tocando mto grave aliado ao subgrave .. fico bem misto ..

espalha mto e desce e sobe forte .. bem diferente mesmo que na epoca do c3 ..

Aqui com um amigo que teve os T9.. ele fez com 85 ou 80L e nussssssssaaa ... era mto fortee na rua .. foi o som mais forte ate hoje que ja ouvi !! isso a uns 6 ou 8 anos (Tiago Brum) que participava do forum ..

;)

Mas show de bola o projeto !!! é um sonho meu ter 1 t9 ! haha !!

Showw !!

85L brutos ou livres ?? 1 sub ou 2 ? consegue o projeto da caixa pra mim dar uma olhada ??

isso mesmo vizinhos ja vieram reclamar que treme tudo mesmo na casa deles eu nem sabia que tava tremendo tanto assim

1 disse que a filhinha novinha dele até chora ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Editado por arthurparo
Postado em (editado)

o volume ocupado por este duto contando a espessura da madeira da 24 litros de acordo com o bassbox essa caixa deve estar com uns 98L livres para o t9

É justamente disso que to falando: tem gente que considera a litragem ocupada pelo duto. Tem gente que somente considera a litragem ocupada pela madeira do duto (eu, por exemplo).

Meu conselho é: faça com 105L + espaço ocupado pela madeira utilizada no duto e nos travamentos internos + litragem ocupada pelo subwoofer. Mesmo comprimento de duto e mesma área de duto. Deve melhorar.

Do jeito que voce fez, a caixa está com uns 120L livres pro sub (120L de ar que o sub precisa "jogar" pra fora e pra dentro para a caixa, a cada excursao completa de cone). Isso é muita coisa pra um sub de 15.

amigao..testa ai rapidinho a caixa

110 livres com 4 dutos de 4" por 45cm...me fala se te agrada

4 dutos de 4" vai gerar um "delay" absurdo, luiz. Muito melhor fazer somente um duto.

Editado por hiperim
Postado em

85L brutos ou livres ?? 1 sub ou 2 ? consegue o projeto da caixa pra mim dar uma olhada ??

isso mesmo vizinhos ja vieram reclamar que treme tudo mesmo na casa deles eu nem sabia que tava tremendo tanto assim

1 disse que a filhinha novinha dele até chora ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Pareçe que é Livre pq ele tocava com o sub invertido . tipo, 85L pra 1 ..

lembro por fotos , os subs eram inclinados, ficavam paralelo com o vidro traseiro sabe .. com o conjun. magne. pra fora e ele usaa 2 dutos de 4'' mas lembro que ficava pra fora o duto ou era pra fora ..

Logo que falar com ele eu respondo aki ..

Mas era piadaa .. Eu nunk tinha escutado de fora algo tão cavalar como o som dele. na epoca era pivete e me apavorava mtoo ! kkkkkk !! :)

Postado em

Pareçe que é Livre pq ele tocava com o sub invertido . tipo, 85L pra 1 ..

lembro por fotos , os subs eram inclinados, ficavam paralelo com o vidro traseiro sabe .. com o conjun. magne. pra fora e ele usaa 2 dutos de 4'' mas lembro que ficava pra fora o duto ou era pra fora ..

Logo que falar com ele eu respondo aki ..

Mas era piadaa .. Eu nunk tinha escutado de fora algo tão cavalar como o som dele. na epoca era pivete e me apavorava mtoo ! kkkkkk !! :)

mas era 1 sub só ??

ve certinho lá como era a caixa fazendo favor ...

joguei aqui 85L livres pro mtx com meu mesmo duto ficou pico 5.1db em 45hz

Postado em (editado)

Achei uma foto perdida aki no pc que tinha !!

Detalhe da figura trocando a fechadura ! haha !!

p1010021qin0.jpg

Hoje ele ta com um RF de 500 Rms eu acho 12'' tocando mto bem .. fiquei impressionado quando escutei ao vivo !

EDIT. Lembro que estava sintonizado em 35hz esses MTX !

Editado por Gabitow

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...