Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo Megda

JBL MS-8

Recommended Posts

Aproveitando o embalo. [¨]

Tenho o set instalado conforme minha assinatura com 1 sub e 1 kit duas vias.

Configurei o meu MS8 da seguinte forma no volume 10 do processador;

SUB

25hz

18db/8ª

TRANSIÇÃO SUB/FRONTAL

60hz

12db/8ª

TRANSIÇÃO BAX/ALT FRONTAL

3000hz

12db/8ª

Logo após fiz a calibragem somente os 4 passos no lugar do motorista pois ando 90% só no carro (sou egoista querendo toda a qualidade [^] ) e não fiz nas outras 3 possições passageiro/atrás/todos.

O grafico do equalizador eu meio que fui de ouvido pois não tenho noção 5% sobre equalização e cortes que devo usar. pasmafaute

Irei zerar as configurações e fazer outros testes já que não faço isso já um bom tempo.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq o sub tão baixo assim? Ele responde a esta frequência?

Responde. O minimo é 20hz.

Mais bem lembrado vou subir um pouco ele tentar 35hz já que acaba "incomodando" as vezes dependendo da musica.

Compartilhar este post

Link para o post

Responde. O minimo é 20hz.

Mais bem lembrado vou subir um pouco ele tentar 35hz já que acaba "incomodando" as vezes dependendo da musica.

Acho difícil, mas não impossível, no mais, aproveitaria o potencial do sub e subiria este corte, de certo seu mid bass não desce até 20hz, além de perder algumas harmônicas ai, você deve ter um vale de frequência nesta faixa, há situações que o mid acopla melhor com o sub, usado em frequência próximas de 60hz em uma 8@ de diferença com relação ao sub, faça o teste.

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Acho difícil, mas não impossível, no mais, aproveitaria o potencial do sub e subiria este corte, de certo seu mid bass não desce até 20hz, além de perder algumas harmônicas ai, você deve ter um vale de frequência nesta faixa, há situações que o mid acopla melhor com o sub, usado em frequência próximas de 60hz em uma 8@ de diferença com relação ao sub, faça o teste.

Captei a sua ideia. Tentar fazer com que o Sub não sobressaia tanto e ocorrendo uma harmonia com o mid.

Robson você já configurou algum MS8?

Compartilhar este post

Link para o post

Mexi vagamente, mas não deve fugir muito a regra dos demais. Tente achar algum artigo sobre harmônicas, no início era cético quanto a isto, mas aplicado, vi que realmente dá resultado. Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Mexi vagamente, mas não deve fugir muito a regra dos demais. Tente achar algum artigo sobre harmônicas, no início era cético quanto a isto, mas aplicado, vi que realmente dá resultado. Abs

Vou ler isso aqui primeiramente.

http://www.jbl.com/r...?MobileOptOut=2

Utilizo 1 sub + 1 kit duas vias somente nas portas da frente.

Pergunto só para descargo de conciencia: [^]

No passo Pag. 29 ALTIFANTES CENTRAL deixo nenhum?

No passo pag. 30 ALTIFANTES LATERAIS/POSTERIOR deixo nenhum?

Editado por MárcioCaldas

Compartilhar este post

Link para o post

Como ninguém deu uma luz acabei deixando como Nenhum na minha pergunta acima acredito que seja o correto.

Revisando!

Configurei o meu MS8 no volume 13 do processador achei que os Mid e TW ficaram mais baixo se comparar com a configuração anterior irei calibrar apenas a acústica usando o fone de ouvido com um volume na casa dos 25 para ver se consigo ganhar volume sem perder qualidade.

SUB

35hz

18db/8ª

MID

TRANSIÇÃO SUB/FRONTAL

57hz

12db/8ª

TW

2800hz

12db/8ª

Ficou interessante o conjunto sub/mid! O que quero tentar é tirar ao máximo a sensação dos Tons de bateria sendo escutadas nos Mid que acaba sendo viciante.

Alguém indica algum programa para celular que tem a finalidade de ajustar o equalizador do set?!

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ler isso aqui primeiramente.

http://www.jbl.com/r...?MobileOptOut=2

Utilizo 1 sub + 1 kit duas vias somente nas portas da frente.

Pergunto só para descargo de conciencia: [^]

No passo Pag. 29 ALTIFANTES CENTRAL deixo nenhum?

No passo pag. 30 ALTIFANTES LATERAIS/POSTERIOR deixo nenhum?

Voce tem 5.1 no carro? Se não, nem use, deixe deligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Como ninguém deu uma luz acabei deixando como Nenhum na minha pergunta acima acredito que seja o correto.

Revisando!

Configurei o meu MS8 no volume 13 do processador achei que os Mid e TW ficaram mais baixo se comparar com a configuração anterior irei calibrar apenas a acústica usando o fone de ouvido com um volume na casa dos 25 para ver se consigo ganhar volume sem perder qualidade.

SUB

35hz

18db/8ª

MID

TRANSIÇÃO SUB/FRONTAL

57hz

12db/8ª

TW

2800hz

12db/8ª

Ficou interessante o conjunto sub/mid! O que quero tentar é tirar ao máximo a sensação dos Tons de bateria sendo escutadas nos Mid que acaba sendo viciante.

Alguém indica algum programa para celular que tem a finalidade de ajustar o equalizador do set?!

Ainda tem um buraco enorme ai, tente casar o corte final do sub (LPF) com o corte inicial do mid (HPF), por exemplo:

SUB: HPF em 20Hz e LPF em 50Hz

MID: HPF em 50Hz e LPF em 3200khz

Os slopes voce ajusta de acordo com a resposta do driver.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Como são os passos para a configuração do MS-8

PRIMEIRO PASSO

a)SUB a frenquencia vão de 20 até 50hz

b)Declive Subsónico opções 6/12/18/2 dB/8ª

SEGUNDO PASSO

a)Transição sub/frontal vão de 50 até 200hz

b)Declive sub/frontal opções 6/12/18/2 dB/8ª

TERCEIRO PASSO

a)Transição bax/alt frontal vão de 50 até 10000hz

b)Declive bax/alt frontal opções 6/12/18/2 dB/8ª

QUARTO PASSO

Logo após os cortes seleciona os canais de saida para cada canal SUB / FE ALT / FE BAX / FD ALT / FD BAX.

QUINTO PASSO

Diagnostico de Saida para confirmar se os canais selecionados estão corretos.

SEXTO PASSO

Selecionar o volume do Processador vai de 0 a -80db inicialmente ele vem pré definido em -20db mais pode se alterar o volume mesmo apos a calibragem

SETIMO PASSO

Calibragem Acustica que é colocar o fone de ouvido e sentar no lugar do motorista/passageiro/bancos atrás.

São 4 passos para cada possição.

-----

Acredito que ao selecionar as frequencias nos passos PRIMEIRO até o TERCEIRO o sistema já ira limitar o corte inicial e final, seria isso?

Pelo que li esse processador é bem automatico acabando sendo limitado quando se quer trabalhar melhor os ajustes.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, comprei esse processador e perdi o controle dele. Na verdade coloquei na mala de viagem EUA - Brasil e quando cheguei em casa ele não estava. Sabe dizer se funciona sem o controle? Caso negativo onde posso encontrar algum substituto ou universal. Agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém instalou ele em um player original? A melhora é significativa? ou não vale o investimento?

Compartilhar este post

Link para o post

nenhum processador melhora a qualidade do som, eles só servem pra dar possibilidades de ajustes finos aos sistema

se o sinal que chega nele é ruim, vai sair ruim e ajustado, mas não vai melhorar timbre, detalhamento, etc

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, obrigado pela informação!

Queria melhorar o som original do carro, mas não troco o player original de forma alguma pois é importante para mim manter a originalidade do painel!

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, sou novato no forum e gostaria de aulguns conselhos de voces que já tem um pouco mais de experiencia com este equipamento.

Segue projeto.

Automovel Jetta 2012 com autofantes originas + 1 sub

Som: RNS-315 configurado para quatro canais RCA (5 V)

http://forums.vwvort...mplifier-theory

Modulo

http://www.jbl.com/c...rs/GTO-3EZ.html

OBS: modulo dois canais + SUB

Questão:

Como usar o Ms8 neste caso.

OBS: Já gastei mais do que pretendia e não quero trocar o som, pois ele tem tudo. GPS, sensor de estacionamento, entrada auxiliar, Bluetooth e camera de Ré (ORIGINAIS)

Editado por Lucio.borges

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, sou novato no forum e gostaria de aulguns conselhos de voces que já tem um pouco mais de experiencia com este equipamento.

Segue projeto.

Automovel Jetta 2012 com autofantes originas + 1 sub

Som: RNS-315 configurado para quatro canais RCA (5 V)

http://forums.vwvort...mplifier-theory

Modulo

http://www.jbl.com/c...rs/GTO-3EZ.html

OBS: modulo dois canais + SUB

Questão:

Como usar o Ms8 neste caso.

OBS: Já gastei mais do que pretendia e não quero trocar o som, pois ele tem tudo. GPS, sensor de estacionamento, entrada auxiliar, Bluetooth e camera de Ré (ORIGINAIS)

voce conseguiu puxar saida rca da hu, é isso?

se sim, use o ms-8 ligado nas entradas rca do mesmo, ou seja, um par de rca é o suficiente :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

voce conseguiu puxar saida rca da hu, é isso?

se sim, use o ms-8 ligado nas entradas rca do mesmo, ou seja, um par de rca é o suficiente :legal:

putz, lendo o que vc nos mandou, o cara tem uma "teoria" que se fizer uma passagem direta do sinal alto da HU pra pro amp usando rca ficara bom! hahahahaha

loucura total, não há necessidade de fazer isso, é só usar a entrada alta (fios) da HU e conectar direto no ms-8.

Compartilhar este post

Link para o post
putz, lendo o que vc nos mandou, o cara tem uma "teoria" que se fizer uma passagem direta do sinal alto da HU pra pro amp usando rca ficara bom! hahahahaha

loucura total, não há necessidade de fazer isso, é só usar a entrada alta (fios) da HU e conectar direto no ms-8.

Mas qdo vc puxa o sinal do RCA direto da HU e realmente melhor q usar as saidas altas mesmo....

Desta forma vc elimina a distorção do ultimo estágio de amplificação...

Qdo vem direto da HU vc tira o sinal do PRÉ....

Agora se o pré é bem construído ja é outra conversa....

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qdo vc puxa o sinal do RCA direto da HU e realmente melhor q usar as saidas altas mesmo....

Desta forma vc elimina a distorção do ultimo estágio de amplificação...

Qdo vem direto da HU vc tira o sinal do PRÉ....

Agora se o pré é bem construído ja é outra conversa....

Justamente! Em alguns casos, o pre tem que ser refeito praticamente todo, acho que não vale o investimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Justamente! Em alguns casos, o pre tem que ser refeito praticamente todo, acho que não vale o investimento.

Mas e moleza puxar o RCA do pré....

Faz isso em 20min...

Tem q ver o q ele quer extrair do set.

As vezes só essa alteração ja deixa ele satisfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e moleza puxar o RCA do pré....

Faz isso em 20min...

Tem q ver o q ele quer extrair do set.

As vezes só essa alteração ja deixa ele satisfeito.

Se sair com uma voltagem boa, já é meio canal andado.

Compartilhar este post

Link para o post

Efetuei a configuração do Som para habilitar o RCA, esta programação é feita com o software VCDS (som tem ligação com a central do carro) Ele usa os mesmos cabos dos autofalantes, é só colocar um Plug RCA na ponta.

Usei uma saida RCA (Saida frontal) para o JBL e a outra (Traseira) acabei usando para ligar um "Conversor de Fios P/ Rca Corzus Cvr 4.0" Somente para utilizar uma função que ele tem de ligar o modulo quando recebe sinal.

Vou ter que colocar um ou dois kit duas vias. O original é bom, mas já gastei com processador de áudio e para ter a qualidade desejada tem que colocar falantes melhores.

Referente a configuração dos canais, não sei se fiz certo.

Canais 1 e 2 (Kit duas vias originais portas frontais)

Canais 2 e 3 (Autofalantes originais das portas traseiras)

Canal 4 (SUB chechelento Bomber 12”) pretendo trocar por um JL

Questões de corte de frequência, deixei todas como padrão.

Gastei um dia inteiro passando cabos RCA, cabos de auto falantes e cabos dos modulos. Agora só falta dar uma arrumada no porta malas e afinar as configurações do JBL. O mais ilario foi quando estava configurando o som e derepente o HU me avisa na tela que minha bateria estava com pouca carga e estaria desligando o som. la vai eu procurar cabo para fazer chupeta.

A questão é, qual a configuração de cortes de frequencia que tenho que aplicar?

Editado por Lucio.borges

Compartilhar este post

Link para o post

Cara primeiro vc vê o limite minimo de corte do seu tweeter..

Depois vc vai trabalhando de forma empírica, so assim pra achar o casamento, mas eu comecaria em 4k 12dB/8

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...