Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
l.marino

Como ajustar o set final?

Recommended Posts

Olá pessoal,

gostaria de discutir com vocês os passos que vocês utilizam para poder fazer o ajuste final do set.

Os passos que eu uso atualmente são:

-Ajuste do crossover

-Ajuste de TA (Ponto bem discutivel, é possivel ajustar um lado de cada vez ou o ajuste só funciona acertando ambos os lados juntos?)

-Ajuste de level dos amplificadores.

O que pretendo fazer futuramente é complementar com alguns passos:

-Acertar picos e vales no EQ depois de passar um RTA - pink noise (já que meu ouvido não é dos melhores para distinguir vales principalmente)

-Acertar o EQ a gosto.

-Deixar tudo parado e voltar no sistema uns dias depois.

O que vocês geralmente fazem?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O matemático diria que a "ordem dos fatores não altera o produto", mas nesse caso muita coisa influencia na outra.

No diyma tem uns guias muito bons, um deles acho que até foi traduzido para o português aqui.

Na sua lista acho que ajustaria o ganho dos amplificadores (corretamente) primeiro, e depois ajustes no player para equilíbrio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu faço assim:

-Corte (aproximado, de acordo c/ parâmetros do fabricante)

-Ganho dos amps (ouvidômetro ou osciloscópio)

-Ganho das vias no CD, sempre retirando o q está mais forte (ouvidômetro ou RTA)

-Corte de novo (ouvidômetro, p/ ver qual soa melhor. Sempre conservador. Por ex.: mid e tw cortados em aprox. 2k, depois tento 2,5k...)

-TA (ouvidômetro)

-Eq (RTA)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou falar o que fiz no meu atual set (topico na galeria)

Primeiro de tudo, fiz os cortes. A partir disso, ajustei o TA. Porem ao fazer esse ajuste no TA, fui tentando "equilibrar" as frequencias, sem uso de um EQ.

O resultado, no fim, ficou muito bom. Nunca achei legal a ideia de usar equalizador. RTA tambem nao me agrada. Eu procuro ajustar o som de modo que o que eu esteja ouvindo me satisfaça. Até agora, fazendo desse jeito me satisfez MUITO.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Leandro!

Essa é a parte mais complicada do projeto! Agora que o bicho pega!!E que um simples projeto pode-se tornar um grande srrsrs

1---Nessa altura deve-se ter sido testado exaustivamente o melhor o posicionamento dos falantes responsáveis por médios a agudo.

2---Regulagens dos ganhos; Pra sub dar para fazer de ouvido, usando um tom puro de 80 HZ com a HU em 80% do volume no máximo vai-se aumentando os ganho ate perceber o sub começar a trelar,você perceber logo a distorção ,ai é só voltar um pouco .Outro método esse é o que eu uso o osciloscópio esse não tem erro bem preciso. E o outro é o uso do multímetro usando a lei OHMS calcula a tensão liberado pelo amp e basta medir com o multímetro .

Pra médio o macete é quando começar embolar a voz, ai é só voltar um pouco, mas o certo é com o osciloscópio uso uma senoide de 100hz. Também dar par fazer com o multímetro

Pra TW de ouvido não dar você não consegue perceber ai tem duas formas com o osciloscópio com uma senoide de 2,5kz ou com o rta levantado a curva de resposta em altas frequencias.Tambem dar par fazer com o multímetro

OBS Se usar a o osciloscópio não é necessário os falantes estarem ligado o que é legal que você não perturba ninguém rsrs

OBS 1 Deixe o cross,TA,EQ tudo desligado sem equalização nenhuma

Vai o link

http://lista.mercadolivre.com.br/Oscilosc%C3%B3pio-Para-Pc%2CFrequenc%C3%ADmetro%2C-Gerador%2CVolt%C3%ADmetro

Apos ter ajustado o ganho é a hora dos cortes que poder ser feitos de ouvido e com o RTA,esse segundo método é o que eu uso é mais preciso.

1-- procuro sempre respeitar a resposta de frequência dos falantes ,uso os corte mas conservadores por ex TW cortado em 4K e o sub em 80HZ.

Com o RTA de fazê-la muitos ajustes um deles e a inversão de fase da TW pra ver como se comporta, outro é inverter somente uma das fases do TW ou o lado direito ou esquerdo outro é também inverter a fase do sub ou do mi mais ai é complicado fazer de ouvido, pois não tem precisão.

Sobre o TA faço somente medindo com a trena a distancia do falante pra o ouvinte é olha ficou bem certinho

O EQ somente com o rta pois é impossível ajustar o ganho,Q(largo ou estreito ) e a frequência Não tem como pois tu não sabe qual exatamente a frequencia problemática então se for pra fazer uma equalização mal feita é melhor deixar sem

Por ultimo Use o método de afinação rápida com um cd de referencia de sua preferencia e um bom fone de ouvido e tente perceber se esta bem parecido.Esculte por 1 min do diskman ou i-pod ou outro reprodutor o cd escolhido com o fone e em seguida com o mesmo volume que estava escutando com o fone de ouvido coloco na HU do seu carro e tente perceber quais as diferencias se estar tudo legal!

No mais, ouça e compare com seu fone. Se estiver bom... se estiver ótimo... ignore tudo o que o RTA mostrou e o que eu disse acima !!!!

Abraços

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso para ajudar no ajuste do som, alguém ja usou os aplicativos RTA do iPhone? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Acertar o sistema é algo que eu gosto de fazer aos poucos.

Primeiro, ponho tudo pra tocar, deixo num ajuste padrão, acerto o TA, e passo a semana observando. O level dos canais estéreo você regula pra um nível ALTO perto do volume máximo. Primeiro acerte o estéreo, depois você liga o sub e define cortes.

Depois de elencados os problemas, passo às correções. Defino os cortes conforme o que fui planejando durante a semana. E só.

Equalizador? Tudo zerado, sempre. Depois que você já extraiu TUDO que podia extrair sem ele, pode até utilizá-lo pra dar um RETOQUE. Não é pra deixar a música bonitinha não, pois assim ele só atrapalha.

RTA é bom? É. Mas tem que saber interpretar o que se vê. Linha retinha é legal pra quem tem complexo, ou pra quem quer fazer bonito em campeonato. Na prática, sabe o que o RTA te mostra? Pegue a curva dele, risque nela os pontos de corte de cada falante, e veja ONDE você tem problemas. Se tiver problemas nestes pontos, tá na hora de corrigir seus cortes, fase ou slopes.

Procure também por grandes picos... geralmente pode surgir um no médio-grave, e um mais em cima... entre 7 e 10k. Se surgir, você tem que corrigir, pois eles fatigam.

RTA é um exame. Não é um relatório. Como todo exame, só pode trazer conclusões quando você relaciona as informações com as condições e particularidades existentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Iso mesmo Kleber!!!O RTA só mostra a curva de resposta e só, quem manda é teu ouvido esse sim,é que vai te dizer se ficou bom ou não !!!

Como comentou sobre interpretação da cuva do RTA vou corpartilha uma conversa com Marcello Lacerda o dono do POWER X

Vai a curva do meu carro

ultimaseg.png

Pra ter uma ideia que Kleber comentou!Avaliação subjetiva de Lacerda já que analisou apenas a curva que havia enviado não teve a oportunidade de escutar

Vai minhas duvidas e as respostas de Lacerda .

> Grande Marcos !

> Já comprou as passagens ? Pro Japão... heheh

> Vamos lá: No gráfico que você mandou eu vejo o seguinte:

> 1 - Não sei se é impressão mas parece que seu subwoofer está cortado MUITO

> baixo... acho que você cortou o bicho em 60Hz... se fez isto... mude

> para uns 80Hz.

> 2 - Existe uma leve ressonância em 250Hz (deve ser o peitinho que é

> pequeno). Não tem o que fazer com isso... deixe pra lá.

> 3 - Existe uma falta em 1250Hz... veja se isto não é problema de fase

> entre tweeter e mid. Se você andou seguindo orientação de cortar tweeter

> em 2000Hz (não faça isso) volte e corte o tweeter acima de 4000Hz, por

> favor. Se não for nem uma coisa nem outra... então só dar um tapinha no

> equalizador para corrigir isso.

> 4 - Falta de 14KHz pra cima. Veja o que está havendo porque você

> deveria ter resposta acima disso. Se não tem, descubra se é crossover ou

> fase. Em último caso dê um tapa no equalizador para corrigir isso.

> O som deve estar sem brilho. Não precisa corrigir demais... mas é que

> está faltando mesmo.

> No mais, ouça e compare com seu fone. Se estiver bom... se estiver

> ótimo... ignore tudo o que eu disse mais acima.

> FASF,

> Marcello.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Minhas duvidas e as respostas em negrito de Lacerda

Nunca corto o sub muito baixo Lacerda!Esse ta cortado em HP 30 hz e LP em 80

hz ambos com sloop 6 dbs ,mas pra tentar solucionar o problema subi o corte

em 100,120 e 160hz a curva continuou do mesmo geito, então percebi qua não

era o corte .O sub esta com o ganho -12 dbs .O que sera Lacerda ???so caixa

> dutada

> RE - HP 30 Hz com 6dB/8ª não funciona... tem que ser 18 a 24dB/8ª.

> LP para sub pode ser de 12 a 24dB/8ª. Se já está em 80Hz... só que a -

> 12dB ??!!!!

> Perfeito Lacerda isso mesmo !!O fato disso é que os mid bass ta na porta e

> percebo que o plastico estar ressonando!O problema é ressonancia mesmo mas

> não do mid ranger pois uso 3 vias e o mid da dynaudio é um domo e

> não´precisa de volume .o peitinho ta só com o mid ranger e a tw .Estou

> querendo fazer um pezinho pra colocar o mid bass pra tentar corrigir essa

> ressonacia .O que acha ?

> RE - o sistema do seu carro não é 3 vias... mas sim 4 vias se contar com o

> sub. Sobre a ressonância... esquece... não tem jeito. O máximo

> que vai conseguir é diminuir isso se estruturar o forro da porta (mas não

> vale a pena). Se colocar no pezinho pode até aumentar um pouco essa

> ressonância... vai ter que se contentar em deixar como está.

> A Tw lacerda ta cortado e 4 kz com sloop 12 db e a mesma esta invertida a

> fase ,mas não percebi diferença no rta com a fase normal ,fiz tambem o mesmo

> procedimento subi o corte em 5kz e baixei pra 3kz não vi diferença no rta e

> nem com as mudanças de fase .Devo usar o EQ neste caso.No momento esta

> desligado.

> RE - corte do tw ok. Se inverteu a fase e não deu diferença... volte

> para a fase normal. se subiu o corte e baixou e não deu diferença...

> deixe tudo normal.

> Neste caso pode ser alguma coisa que está ressonando também (carro é fo**).

> Use o EQ e veja se resolve. Se não resolver... é ressonância e ai é

> melhor deixar quieto.

>

> Estou usando o metodo de afinação rapida,ja ta bem proximo.Agora venho

> tentado levantar esses frequencia não consegui ainda!

> Ja aumentei o ganho com o ociloscopio ,mas ainda não consegui.

> É um saco regular o ganho da tweeter Lacerda tenho medo de queima-la .

> Como faço coloco uma senoide de 2,5 kz e com o ociloscopio e o cd em 80 % do

> volume regulo com o auxilio do ociloscopio, ta certo assim ??Como tu regula

> as tuas TW???Tu usa uma senoide ???

> RE - Não use senóide ! Use somente ruído rosa. Para aumentar o agudo

> tente o seguinte:

> 1 - inverta a fase de um lado apenas no tw. Se não resolver volte ao

> normal.

> 2 - Aumente o ganho do amp que toca somente o tweeter. Isto deve ajudar.

> 3 - Em último caso, dê um toque no agudo do CD ou EQ.

> Boa sorte.

> Marcello

> No mais, ouça e compare com seu fone. Se estiver bom... se estiver ótimo...

> ignore tudo o que eu disse mais acima.

> FASF,

> Marcello.

È isso ai!!!! Fiz e comparei com o fone de ouvido melhorou bastante :legal: :legal: :legal: :legal:

Vai o link do fone que uso é bem mais resistente em relação porta koss ja possui os dois

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185927548-fone-de-ouvido-akg-k414p-prata-414-profissional-portatil-_JM

Editado por antnbarao
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, vlw as dicas pessoal, sempre achei esse ajuste algo iterativo mesmo.

Gostei dessa análise da curva de resposta, pelo jeito existem vários macetes para poder se analisar a curva, nao apenas dar um tapa no EQ para acertar vales e picos...

Voces conhecem alguma literatura boa sobre o assunto?

Preciso arrumar um Rta para começar essas brincadeiras.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, vlw as dicas pessoal, sempre achei esse ajuste algo iterativo mesmo.

Gostei dessa análise da curva de resposta, pelo jeito existem vários macetes para poder se analisar a curva, nao apenas dar um tapa no EQ para acertar vales e picos...

Voces conhecem alguma literatura boa sobre o assunto?

Preciso arrumar um Rta para começar essas brincadeiras.

Vai o link Possuo algumas apostila sendo todas do Lacerda pois fiz dois curso com ele

http://www.lojavirtualsegura.com.br/produto_1221_149737_livro_caixas_acusticas_e_alto-_falantes.loja

Compartilhar este post

Link para o post

Aprendendo tbm

E sempre com a galera, pra dar opiniao.

Como meu objetivo nunca foi campeonato, afinal, um cara que nao usa techflex, pq enfeitar cabo escondido é bobagem, e meu carro é um laboratório sem fim (o leorbolato conhece bem), EU PREFIRO confiar no que o meu ouvido gosta, e acreditar no que os amigos dizem.

O RTA chega em breve, aí começa o desafio!

Um dia a gente aprende!rs

Compartilhar este post

Link para o post

Acertar o sistema é algo que eu gosto de fazer aos poucos.

Primeiro, ponho tudo pra tocar, deixo num ajuste padrão, acerto o TA, e passo a semana observando. O level dos canais estéreo você regula pra um nível ALTO perto do volume máximo. Primeiro acerte o estéreo, depois você liga o sub e define cortes.

Depois de elencados os problemas, passo às correções. Defino os cortes conforme o que fui planejando durante a semana. E só.

Equalizador? Tudo zerado, sempre. Depois que você já extraiu TUDO que podia extrair sem ele, pode até utilizá-lo pra dar um RETOQUE. Não é pra deixar a música bonitinha não, pois assim ele só atrapalha.

RTA é bom? É. Mas tem que saber interpretar o que se vê. Linha retinha é legal pra quem tem complexo, ou pra quem quer fazer bonito em campeonato. Na prática, sabe o que o RTA te mostra? Pegue a curva dele, risque nela os pontos de corte de cada falante, e veja ONDE você tem problemas. Se tiver problemas nestes pontos, tá na hora de corrigir seus cortes, fase ou slopes.

Procure também por grandes picos... geralmente pode surgir um no médio-grave, e um mais em cima... entre 7 e 10k. Se surgir, você tem que corrigir, pois eles fatigam.

RTA é um exame. Não é um relatório. Como todo exame, só pode trazer conclusões quando você relaciona as informações com as condições e particularidades existentes.

Faço bem parecido. Instalo e vou regulando durante a semana. Se tentar fazer tudo num dia só, é certeza de q no outro dia já ñ vou gostar.

Como ñ tenho RTA, vai tudo de ouvido mesmo, q é quem manda no final das contas.

O TA, nem sempre uso. Tem set q dá para perceber claramente as mudanças ao girar o botão, mas outros nem tanto (às vezes é pq acho q o posicionamento já tá fazendo a tarefa).

EQ é o q vai mudando durante a semana toda. Começa com tudo zerado e só mudo alguma coisa depois q ouvir bastante. Se for tentar ajustar cada vez q mudar a música/álbum, ñ para nunca e nunca fica bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro amigo,

Gostei bastante do site que vc enviou no link. Você já comprou algo com eles?

Coprei o meu no auto som .net mais faz uns 10 anos mas acredito que seja é por que é a editora do livro o bruno do forum comprou tambem esse mês fala com ele gente finissima

abraços

http://autoforum.com.br/index.php?showuser=43570

Compartilhar este post

Link para o post

Coprei o meu no auto som .net mais faz uns 10 anos mas acredito que seja é por que é a editora do livro o bruno do forum comprou tambem esse mês fala com ele gente finissima

abraços

http://autoforum.com.br/index.php?showuser=43570

Opa, comprei sim.. ainda nem chegou a fatura hahahaha..

Pessoal bastante pontual, não entrei em contato com eles, mas o livro foi enviado imediatamente e em 2 dias percorreu todo o trajeto e estava entregue em minha casa.

RECOMENDO fortemente.

É um livro bastante abrangente, que pega as coisas bem do início, bastante técnico.. recomendado também.

Ainda não terminei de ler, estou sem muito tempo..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Fuçando encontrei umas fotos do moti de um treinamento da koyama, bem interessante,

vale a pena olhar os slides que tem mta informação por lá.

IMG_0809.jpg

Clique aqui

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ressuscitando o tópico.

Vamos falar mais sobre acerto? Acho que em vésperas de campeonato, pode ajudar o pessoal.

Bom, eu tenho uma ideia para "re"começarmos a conversa. Fase.

Por que é que não vemos discussão sobre fase por aqui?

Como alguns sabem, montei o som do carro, em casa e estou tendo MUITAS dificuldades para fazer os acertos.

Diferente do que muitos dizem, o residencial não é tão "tranquilo" para se acertar em relação ao carral não (MINHA opinião), pelo contrário, se você não tem um bom espaço e disponibilidade para fazer algumas modificações, os cancelamentos são mais evidentes do que dentro do carro. Meus testes me mostraram isso claramente.

Bom, de qualquer forma, focando no assunto "Fase", fiz alguns testes que me levaram a acreditar que este é um fenômeno importantíssimo para se obter o melhor áudio, e que a maioria desconhece/ignora. Mais alguém pensa como eu?

Estive "brincando" com um DEH-P01 e nele tem a configuração de fase bastante fácil, com 1 click você a inverte. Isso foi bastante legal, pude perceber que não apenas no timbre, ou cancelamentos, mas é determinante para ajustar o palco. E mais, qualquer deslocamento, tanto dos falantes, quanto do ouvinte, já influencia diretamente neste fenômeno e desfoca fácil o palco.

Enfim, estou lendo bastante e aprendendo um pouco sobre isso, que aliás, diferente do que eu imaginava, existem variações diversas de fase, não somente 180º (inversão de polaridade), como eu pensava.

Alguém tem algo a acrescentar e a ensinar sobre "Fase"?

Aliás, se eu disse algo errado acima, por favor, me corrijam.

Por favor, estou querendo muito entender como funciona uma variação de 45º, por exemplo. E como solucioná-la?!

Obrigado. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Bruneka, fase é algo relativo ao tempo. Portanto, prever TODAS as interações de fase é impossível.

O ideal é trabalhar de forma progressiva, associar tw e midrange na primeira fase, acertar a integração até não ter pra onde melhorar, integrar a terceira via... e assim por diante.

Se algum problema surge ao adicionar a próxima via, é pq tem algo errado.

Dificilmente fase é problemática em um sistema. Ela se torna problema na transição entre as vias apenas. Num sistema de 3 vias, a via do meio deverá sempre estar invertida ao se trabalhar com cross de 2a ordem. Em sistema de 4 vias, a inversão ocorre na via de médio-grave de de agudos. Isto, claro, quando se têm as vias alinhadas.

Todos os crossovers "coerentes em fase" trabalham assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Fase é importante. Para mim coerência de tempo e de fase são igualmente importantes.

Sabe aquele bendito palco automotivo que cai pelos lados? É fase. Porém não é inversão de 180º que resolve, são inversões em valores "quebrados", correções raras de ver-se em equipamentos automotivos. E embora TA ajude, mesmo testando valores além/aquém da medida física, ele não resolve isso por completo.

Honestamente não vejo tanta dificuldade de acerto em residencial, salvo projetos "grandiosos". Tudo que mais lutamos contra no carro (ruídos, rigidez, diferenças de distâncias, falta de espaço, reflexões, enfim, uma infinidade de problemas) é o ponto de partida "limpo" num residencial. A questão fica por otimizar posicionamento e acústica, e depois medidas corretivas eletrônicas.

Salvo alguma montagem/configuração errada ou invertida, diria que as alterações que você ouve são problemas da sala (picos, vales, reforços, pontos modais, reverberação), atenuados ou reforçados pela mudança da fase, ou problema da integração dos falantes nas caixas, distâncias entre centros, cortes. Até mesmo uma combinação de ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...