Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Taul Anderson

Fonte atx em serie e paralelo para modulo, som automotivo

Recommended Posts

Ola galera do autoforum este sera meu primeiro topico.

Sei que este assunto está bastante comentado no momento inclusive aqui no forum.

Fontes atx em paralelo ou em serie para alimentar módulos, ja vi bastante, porém,

ainda não vi em nem um lugar algo do tipo que use as duas ao mesmo tempo como

exemplo irei logo postar essa imagem que fiz.

fonteatserieparalelo.jpg

A vantagem dessa associação é que você tem tensão e corrente que o mólulo

precisa, porem, precisara de bastante fonte.(ainda não testei)

RESUMO

ligacao em paralelo: Com poucas fontes vc consegue uma amperagem alta porém em hipotéticos 12v.

ligacão em serie: Com poucas fontes vc consegue 15~14 volts que é exelente porém de 10~20 amperes(dependendo da fonte)

Ligacão em serie-paralelo: Vc conseguirá tanto tensão como corrente que precisará, mas precisara de bastante fonte( e espaço).

Queria saber do pessoal do forum se dará certo essa associacao serie/paralelo com todas as fontes iguais.

Meu modulo é um Modulo Sound System Ss4250 1000 Rms

tensão de alimentação 10 a 15v com 3 fusiveis de 40a ( isso quer dizer que ele pode consumir ate 120a? nao informa o consumo a pico.)

Dará certo a associação serie-paralelo?

Qual a melhor associação pro meu módulo tocar a pico sem problemas.

Quantos amperes meu modulo ira precisar a pico?

Agradeço desde ja e ate mais.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom amigO ..

Não sei ao certo e posso estar equivocado, mas axo que não é possivel fazer esse tipo de ligação em fontes atx ..

Já tentei usar 2 fontes para ter corrente maiOr e as mesmas entraram em curto assim q as liguei .. axo que deve

ter jeito de se alterar algo na fonte para que a mesma aceite essas ligações como vc quer, Ou msm obter se uma

tensão semi regulada na saida de 12V, tein esquemas que vc consegue alterar a saida de 12 V para 13,5 semi regulados..

Já seria de boa ajuda se a fonte fornecer uma corrente acima de 30A na saida 12V.

Alguem por favor me corrija se estiver equivocado em algo ..

Espero ter Ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente sua gambiarra faz sentido, você deve cuidar para uma fonte não encostar na outra (provoca curto), faz o seguinte, prepare a gambiarra, em vez de testar no amp, use algumas lâmpadas de farol e o multimetro. Dando tudo certo, deixe as lâmpadas ligadas na fonte por um tempo pra ver se aguenta o tranco e pronto.

Compartilhar este post

Link para o post

eai galera, eu ja fiz estas alterações em fones atx, para vc colocar em paralelo as fontes, alteradas dando 13,8 v na saida, deve ser colocado 2 diodos de alta corrente um de 60A e o suficiente devido a necessidade de dissipação de calor. os diodos e para nao ativar a proteção da fonte, e aterrar as carcaças das fonte em um so terra. e se na entrada de tensao 220v sempre coloccar fase e neutro, na mesma saida de todas as fontes o que faz ela estourar e entrar em curto e o varistor que esta aterrada na carcaça para entrada da fonte. espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola galera do autoforum este sera meu primeiro topico.

Sei que este assunto está bastante comentado no momento inclusive aqui no forum.

Fontes atx em paralelo ou em serie para alimentar módulos, ja vi bastante, porém,

ainda não vi em nem um lugar algo do tipo que use as duas ao mesmo tempo como

exemplo irei logo postar essa imagem que fiz.

fonteatserieparalelo.jpg

A vantagem dessa associação é que você tem tensão e corrente que o mólulo

precisa, porem, precisara de bastante fonte.(ainda não testei)

RESUMO

ligacao em paralelo: Com poucas fontes vc consegue uma amperagem alta porém em hipotéticos 12v.

ligacão em serie: Com poucas fontes vc consegue 15~14 volts que é exelente porém de 10~20 amperes(dependendo da fonte)

Ligacão em serie-paralelo: Vc conseguirá tanto tensão como corrente que precisará, mas precisara de bastante fonte( e espaço).

Queria saber do pessoal do forum se dará certo essa associacao serie/paralelo com todas as fontes iguais.

Meu modulo é um Modulo Sound System Ss4250 1000 Rms

tensão de alimentação 10 a 15v com 3 fusiveis de 40a ( isso quer dizer que ele pode consumir ate 120a? nao informa o consumo a pico.)

Dará certo a associação serie-paralelo?

Qual a melhor associação pro meu módulo tocar a pico sem problemas.

Quantos amperes meu modulo ira precisar a pico?

Agradeço desde ja e ate mais.

http://www.qsl.net/py2ha/informatica/fonte/fonte-pc.htm

da uma olhada nesse tutorial...pq ai ta espiclando como modificar ela.. pra ela virar 13.8v e 20a seria uma soluçao file

Compartilhar este post

Link para o post

Vídeo de 3 fontes atx em serie tocando uma potencia de 100wrms

http://www.youtube.com/watch?v=WHlhfhXDYiY

Video youtube

Vídeo foi feito por mim mesmo e as fontes tbm...

De primeiro as fontes esquentavam demais mais ai troquei a fiação principal e retirei as que não utilizava, a fiação que troquei era de fonte mesmo só que era de uma mais forte queimada que eu tinha que os fios eram bem grossos...

Os fios positivo e negativo eu fiz questão de por uns melhores pois aqueciam muito os outros... Depois disso ta tudo certo... Fonte esquenta normalmente como se estivesse em um pc, ficou ligado 4horas tocando o modulo do vídeo ai esquento e as fontes estavam ok...

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca um diodo em cada uma das saidas de 15v que deve funcionar sim.

nas minhas fontes coloquei diodo e fui carregar uma bateria os diodos torro td

uso as fontes aki no meu som ou pra carregar bateria sem diodo algum

e nenhum problema

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...