Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoRRMA

Siena Celebration - DIY

Recommended Posts

Area de um duto:

(pi) x (raio do duto) ao quadrado (desculpe, meu teclado ta lasca)

área de um duto de 4" = 81,03 cm2

área de um duto de 2" = 20,25 cm2

intão tu vai precisar de 8 dutos de 2" kkkkkk

Fala com a protech, pra ver se da pra recalcular em 2"

Tentei a protech, mas o só o Rafael poderia responder e não está lá. Daí conversei com os engenheiros daqui da empresa e chegamos a uma solução menos drástica.

Veja só:

1 duto de 4" de 18cm - Pi x Raio2 x 18cm = 1589, esse é o correto.

2 dutos de 2" de 18cm - daria 706,5

Achei o mais sensato fazer:

2 dutos de 3" de 16cm - dá exatamente 1589, igual ao duto único de 4".

Só abrir mais os 2 dutos pra 3" e usar 16cm invés de 18cm, ou então tapar um duto e abrir o outro pra 4". Que cagaço hein!

Valeu pela ajuda, Marcelo e Cjainf!!!

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentei a protech, mas o só o Rafael poderia responder e não está lá. Daí conversei com os engenheiros daqui da empresa e chegamos a uma solução menos drástica.

Veja só:

1 duto de 4" de 18cm - Pi x Raio2 x 18cm = 1589, esse é o correto.

2 dutos de 2" de 18cm - daria 706,5

Achei o mais sensato fazer:

2 dutos de 3" de 16cm - dá exatamente 1589, igual ao duto único de 4".

Só abrir mais os 2 dutos pra 3" e usar 16cm invés de 18cm, ou então tapar um duto e abrir o outro pra 4". Que cagaço hein!

Valeu pela ajuda, Marcelo e Cjainf!!!

Matemáticamente sua conta está certa, resta saber se acusticamente ela é correta, eis uma pergunta que eu nao sei responder... kkkk

Parece que quando afinamos um duto, ele começa a soprar... tem umas lendas com referencia aos dutos... kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Matemáticamente sua conta está certa, resta saber se acusticamente ela é correta, eis uma pergunta que eu nao sei responder... kkkk

Parece que quando afinamos um duto, ele começa a soprar... tem umas lendas com referencia aos dutos... kkk

Pior que aqui em Aracaju não conheço ninguém que saiba calcular dutos.

Será que no forum tem alguem habilitado, com software? Mesmo que cobre pelo serviço eu gostaria de saber.

Compartilhar este post

Link para o post

posta ai os parametros dele q eu do uma simulada aqui (de gratis).

mas pelos dados q achei nesse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189544712-subwoofer-protech-light-10-380-watts-rms-_JM o duto (no caso os) de 2" ficaria com 8,6cm pra tocar na mesma frequencia (61,97hz, segundo o winsd) de 1 de 4" por 18cm.

Valeu. O produto é esse mesmo, mas que cálculo escroto esse né, o volume de 2 x 2" é menos da metade que 1 de 4".

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu. O produto é esse mesmo, mas que cálculo escroto esse né, o volume de 2 x 2" é menos da metade que 1 de 4".

Obrigado.

kkk

eu faleu que tua conta matematicamente estava correta, mas acusticamente poderia nao estar !!! kkkkk

:)

pelo menos vc nao precisa reabrir a caixa... :) vai no de 2" mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

kkk

eu faleu que tua conta matematicamente estava correta, mas acusticamente poderia nao estar !!! kkkkk

:)

pelo menos vc nao precisa reabrir a caixa... :) vai no de 2" mesmo...

Rapaz, que doideira esse cálculo hein, matematicamente não tem lógica nenhuma, pelo menos pra mim.

Hoje vou tentar falar com o Rafael da Protech pra ver a opinião dele tb.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

faz o teste ai, mas é quase certo q vai soprar.

O que seria esse soprar? To voando!

Compartilhar este post

Link para o post

O que seria esse soprar? To voando!

Como a area do duto eh pequena... o soprar eh o barulho da passagem de ar... kkkk

Rodrigao,

Acabei de ver o DVD da montagem do criado mudo! show de bola, mas essa montagem eh muito trash! eu passaria uns 2 meses pra fazer um negocio desse... kkkk

Mas aprendi varias coisas, aquela junção por alma... entre outras dicas...

Compartilhar este post

Link para o post

Como a area do duto eh pequena... o soprar eh o barulho da passagem de ar... kkkk

Rodrigao,

Acabei de ver o DVD da montagem do criado mudo! show de bola, mas essa montagem eh muito trash! eu passaria uns 2 meses pra fazer um negocio desse... kkkk

Mas aprendi varias coisas, aquela junção por alma... entre outras dicas...

Ah, eu gostei muito dos dvds, aprendi principalmente a ter paciência com a madeira. Se tem uma coisa que o coroa ensina bem, além de marcenaria, é a ter paciência no trabalho, a não se afobar rsrsrsrsrs.

Sobre a caixa, eu decidi tampar 2 dutos superiores com madeira e cola (vou serrar e vedar por dentro) e nos inferiores eu abro com 4" e pronto. Se ele assobiar eu quebro no bicudo rsrsrsrs.

EDIT: 4 notícias boas...

1 - Acabei de chegar da receita estadual, fui buscar os D220TI, tão na mão!

2 - A dakota já postou o crossover...

3 - A protech tb já postou os light 10...

4 - Amanhã vou buscar o mega-capacitor com o irmão do LeandroVeterinário, tô só aguardando o contato dele.

Valeus!

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, eu gostei muito dos dvds, aprendi principalmente a ter paciência com a madeira. Se tem uma coisa que o coroa ensina bem, além de marcenaria, é a ter paciência no trabalho, a não se afobar rsrsrsrsrs.

- o coroa chega fala manso... kkk Show de bola ! Tinha muita vontade de fazer um curso daquele ao vivo mesmo, metendo a maão na massa! eu gostei tando que tenho uns retalhos de compensado de 15mm aqui e vou fazer uma caixa para guardar pregos... e no acabamento usar o selador... nunca fiz assim... vou meter a mão na massa...

Sobre a caixa, eu decidi tampar 2 dutos superiores com madeira e cola (vou serrar e vedar por dentro) e nos inferiores eu abro com 4" e pronto. Se ele assobiar eu quebro no bicudo rsrsrsrs.

- Tem espaço pra isso ?

EDIT: 4 notícias boas...

1 - Acabei de chegar da receita estadual, fui buscar os D220TI, tão na mão!

2 - A dakota já postou o crossover...

3 - A protech tb já postou os light 10...

4 - Amanhã vou buscar o mega-capacitor com o irmão do LeandroVeterinário, tô só aguardando o contato dele.

- Protech e dakota mandam com NF ? faz um favorzão pra mim! tira fotos super detalhadas do cross-over e dos protech! (mostrando colagem da bobina/cone/centragem e tals) quero ver como a protech evoluiu... os de 10" que tenho sao prototipos... parece que foi uma criança que colou... kkkk e tambem quero ver o acabamento do cross-over!

Compartilhar este post

Link para o post
vou fazer uma caixa para guardar pregos

Toma vergonha rapaz! Faz um criado-mudo!!! rsrsrsrsrsrsrsrs Ou então um que fale! hahahaa

Brincadeira! Eu fiz até um suporte pra meu enteado botar o gabinete do micro dele em cima, com direito a 2 prateleiras rsrsrsrs.

- Tem espaço pra isso ?

Tem sim, no mesmo lugar dos dutos inferiores.

- Protech e dakota mandam com NF ? faz um favorzão pra mim! tira fotos super detalhadas do cross-over e dos protech! (mostrando colagem da bobina/cone/centragem e tals) quero ver como a protech evoluiu... os de 10" que tenho sao prototipos... parece que foi uma criança que colou... kkkk e tambem quero ver o acabamento do cross-over!

O Boardbrasil disse que a protech manda com nf, a dakota eu tenho certeza que manda.

Pode deixar, assim que chegar posto uns closes dos 2 pra vc ver.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Pra não perder o costume, seguem fotos dos D220TI, com direito a um brinde que ganhei dos correios.

dsc01386ac.th.jpg dsc01383ro.th.jpg dsc01379y.th.jpg

Espero que estejam tocando! Fico imaginando o quanto eles apanharam da leosound até aqui pra chegar com a borda do imã machucada desse jeito.

Minha impressão é que cada um pesa mais de 1kg.

Por sorte, os cortes que fiz na caixa pra colocar as cornetas coincidiu dos drivers ficarem apoiados na madeira, assim a cornetinha de plástico vagabundo não vai sofrer com o peso deles.

T+!

Compartilhar este post

Link para o post

mas pelos dados q achei nesse link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189544712-subwoofer-protech-light-10-380-watts-rms-_JM o duto (no caso os) de 2" ficaria com 8,6cm pra tocar na mesma frequencia (61,97hz, segundo o winsd) de 1 de 4" por 18cm.

Amigo, esse winsd é um soft de calcular caixas é?

Tava pensando aqui em não cortar a caixa agora e testar primeiro com o cálculo que vc me passou (2 dutos de 2" com 8,6cm cada). Se não ficar bom eu alteraria a caixa depois. O que acha?

Esse WINSD é soft pago?

Valeu!

EDIT: Fiz besteira, perguntei antes de olhar. Já achei o software e baixei, vou dar um saque nele.

Valeu!

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

qual tu conseguiu? alfa, beta? tenho os 2 aqui, bassbox, true rta, se precisar da um toque.

Compartilhar este post

Link para o post

qual tu conseguiu? alfa, beta? tenho os 2 aqui, bassbox, true rta, se precisar da um toque.

Peguei um beta, que é free no site.

Mesmo assim não soube preencher todos os campos.

Olha como ficou: capturadetela1x.th.png

De qq forma, dei uma ligada na protech e o Rafael me pediu pra ligar 20h, pra me dizer como posso usar os 2 dutos de 2", de repente ele passa os mesmos parâmetros que vc.

Depois queria te pedir o favor de analisar o que o Rafael vai me dizer, pra ver se vc concorda tb.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

aquele campo em vermelho ali, se nao me engano, já é uma informacao de q o duto vai soprar.

ele informa a velocidade do ar dentro do duto, se ele ultrapassa um limite x, ele fica em vermelho.

qual a sintonia vc ta usando? tenta aumentar o diamentro do duto até ele mostrar a velocidade do ar.

clicando naquele "m" do lado com diametro do duto ele altera a unidade de medida - m, cm, mm, etc.

no "o" do duto tbm, de redondo pra quadrado, entre outras coisas, mas usando vc pega as manhas.

edit - o alpha tbm é free e tem uns recursos a +, mas não tem esse calculo de velocidade do ar.

Editado por cjainf

Compartilhar este post

Link para o post

aquele campo em vermelho ali, se nao me engano, já é uma informacao de q o duto vai soprar.

ele informa a velocidade do ar dentro do duto, se ele ultrapassa um limite x, ele fica em vermelho.

qual a sintonia vc ta usando? tenta aumentar o diamentro do duto até ele mostrar a velocidade do ar.

clicando naquele "m" do lado com diametro do duto ele altera a unidade de medida - m, cm, mm, etc.

no "o" do duto tbm, de redondo pra quadrado, entre outras coisas, mas usando vc pega as manhas.

edit - o alpha tbm é free e tem uns recursos a +, mas não tem esse calculo de velocidade do ar.

Rapaz eu não entendo nada de sintonia de caixa. Só sei que tentei seguir o manual do protech, que indica 25L pra som pra fora e 1 duto de 4", só que puz 2 de 2".

Vou dar uma fuçada no programa pra ver se aprendo. De qq forma vou esperar falar com o Rafael pra ver o que ele me diz.

Valeu!

EDIT: Tá me parecendo que o Vent Mach tá pedindo pra informar Qes e Pe, mas não tem essa informação no manual do protech.

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz eu não entendo nada de sintonia de caixa. Só sei que tentei seguir o manual do protech, que indica 25L pra som pra fora e 1 duto de 4", só que puz 2 de 2".

Vou dar uma fuçada no programa pra ver se aprendo. De qq forma vou esperar falar com o Rafael pra ver o que ele me diz.

Valeu!

EDIT: Tá me parecendo que o Vent Mach tá pedindo pra informar Qes e Pe, mas não tem essa informação no manual do protech.

Esse Vent Mach é pra indicar uma área mínima de abertura do duto, e já que no manual indica duto de 4" podemos usar esse valor como referencia.

Usando o programa vc verifica que quanto maior a área de abertura do duto maior vai ser o seu comprimento (pra manter a frequência de sintonia da caixa).

Então, simule a caixa informando primeiro o volume (25Litros) e a abertura do duto (4"), depois mude a frequencia de sintonia até chegar no valor do comprimento do duto (calculado automaticamente pelo programa) indicado no manual.

Assim vc descobre a frequencia de sintonia indicada pelo fabricante. Mantenha essa frequencia na Aba "Box" e vai mudando a quantidades de dutos e/ou tamanho do seu gosto. Se o resultado do comprimento do duto for igual ou maior do que o indicado pro duto de 4" tá OK, conforme manual.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz eu não entendo nada de sintonia de caixa. Só sei que tentei seguir o manual do protech, que indica 25L pra som pra fora e 1 duto de 4", só que puz 2 de 2".Vou dar uma fuçada no programa pra ver se aprendo. De qq forma vou esperar falar com o Rafael pra ver o que ele me diz.Valeu!EDIT: Tá me parecendo que o Vent Mach tá pedindo pra informar Qes e Pe, mas não tem essa informação no manual do protech.

qes - 0,583 (o winsd alpha calculou isso pelos outros parametros)

pe - 380wrms

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tentando seguir as orientações de vocês, eu coloquei os dados no WINSD e obtive o seguinte:

Volume 25L

Freq 61.28Hz

QI 7,00

Qtde dutos 2

Diâmetro 3"

Vent. Length 23,04cm

Vent match 0,03 (verde)

O gráfico deu pico em 88,43Hz com 4,3dB

graphqk.th.png

Agora dependo de vocês pra finalizar, faço 2 dutos de 3" com 23cm?

Obrigado a todos! Valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui agora falar com o Rafael da Protech e ele me passou uma medida muito parecida com a sua.

Usar os 2 dutos de 2" com 9cm cada um, para cada falante.

Valeu mesmo!

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles teus DVDS estão mechendo com meus principios... kkk

Compre essa semana

- 2 caixas de parafusos

- 4 lixas

- 1/4 de galao de laca seladora (selador)

- Trena 5m starret (veio de brinde uma de 1m)

To doido para comprar uma lixadeira de cinta... kkkkkkkkkk

foto0234wr.th.jpg

foto0236r.th.jpg

foto0237y.th.jpg

foto0238h.th.jpg

foto0239m.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aqueles teus DVDS estão mechendo com meus principios... kkk

Compre essa semana

- 2 caixas de parafusos

- 4 lixas

- 1/4 de galao de laca seladora (selador)

- Trena 5m starret (veio de brinde uma de 1m)

To doido para comprar uma lixadeira de cinta... kkkkkkkkkk

Como disse minha esposa: -Eita p0rra, virou marceneiro agora!!!

Tb to com vontade de comprar a lixa de cinta e a orbital, fora a tupia! Assim que eu terminar o som, quer dizer, esse set! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...