Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RodrigoRRMA

Siena Celebration - DIY

Recommended Posts

Como reza a velha lei de Murphy, o que pode dar errado, provavelmente dará.

A notificação que tive que esperar o correio me trazer chegou depois do horário de expediente da sefaz, daí, só segunda! Pra sorte do carteiro eu tinha acabado de sair pra comprar cigarro!

Como eu sou brasileiro, liguei pra trocentas firmas de locação de máquina e achei uma nos confis do judas que aligava tico-tico. Loquei uma até segunda, por 10 pilas a diária. 30 contos jogados fora por conta da lerdeza do correio.

Amanhã, com certeza, tem DIY!

Qual foi a tico-tico que vc alugou ? 10 conto a diária eh lasca... kkk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual foi a tico-tico que vc alugou ? 10 conto a diária eh lasca... kkk

Uma Skill, meio velhinha já, veio com uma lâmina completamente desgastada. Por sorte tinha comprado as minhas starret.

Hoje eu dei uma surra nela, até que aguentou bem o tranco, já fiz todos os recortes e ainda por cima me dei ao luxo de fazer uma janelinha pra regular os amps sem precisar tirar nada do lugar.

Amanhã tem forração com carpete e ligação de tudo.

Amanhã posto todas as fotos.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de 3 dias inteiros, de 8h as 21h, saiu meu primeiro projeto diy.

Vale lembrar que fazia muito tempo que não punha a mão na massa assim, então o acabamento não ficou 100% com eu gostaria, mas no geral fiquei satisfeito.

Fiz tudo no quintal de casa, com ajuda do meu enteado.

Procurei utilizar o mínimo possível de emendas, e quando foram feitas, foram todas soldadas e isoladas com termo-retrátil e/ou/ fita isolante de alta tensão.

Utilizei 4 porta-fusíveis, para distribuição do positivo entre bateria, fonte e amps. O negativo foi distribuído com cabos independentes para cada aparelho, ligados todos a um único ponto na lataria.

Fusíveis utilizados:

80A próximo a bateria;

80A na outra extremidade do cabo que vem da bateria;

80A na fonte Spark Usina 100A;

60A entre Bateria/Fonte indo para o T800;

40A entre Bateria/Fonte indo para o T400 + T150;

60A próximo ao T800;

30A próximo ao T400;

10A próximo ao T150.

O exagero é por medo do trambolho todo incendiar meu carro!

Passei o 3º dia inteiro fazendo as conexões com o maior cuidado, todas soldadas, isoladas e usando terminais sempre que possível. Praticamente não há fios emendados.

Críticas e sugestões serão muito bem vindas.

Valeu!

Rodrigo

Seguem as fotos...

https://picasaweb.google.com/100664924049762495016/AcabamentoDaMala?authuser=0&authkey=Gv1sRgCNLOhe7qxdP2uAE&feat=directlink

Caso alguem não consiga ver as fotos é só avisar.

Valeu!

EDIT: O gordo entalado dentro do carro sou eu, rsrsrsrs.

Mais um detalhe, esse set irá tocar 2 protech light 10, 2 8pw3 e 2 D220ti. A caixinha com o selenium bass 10" que está na mala é pra curtir um gravezinho enquanto não termino meu set. O pobre tá levando uma surra do T800, mas o ganho tá no mínimo e não exagero no volume.

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, teu som ficou show de bola ! gostei muito da instalação !!! acho que nos teus conheçimentos vc fez o melhor... rsrs

Está super aprovado ! num coube tudo em uma lateral não ? mesmo assim ficou show! vou ver se no futuro eu também compro uma fonte pra mim... rsrs

To gostando do serviço!!! tua portinha ficou inteligente... em sempre fiz o amp fixo! encaixando por trás!

:)

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, teu som ficou show de bola ! gostei muito da instalação !!! acho que nos teus conheçimentos vc fez o melhor... rsrs

Está super aprovado ! num coube tudo em uma lateral não ? mesmo assim ficou show! vou ver se no futuro eu também compro uma fonte pra mim... rsrs

To gostando do serviço!!! tua portinha ficou inteligente... em sempre fiz o amp fixo! encaixando por trás!

Opa!!! Valeu pelos elogios! Tava precisando! rsrsrs

Trabalhão do c@cete, passei mais 2 dias com a coluna toda empenada!

É verdade, não coube tudo de um lado só, mas to projetando uma caixa única pra encaixar no fundo da mala, daí vai fechar certinho com os acabamentos laterais.

Procurei fazer o melhor possível mesmo, dentro do que eu sabia. A janelinha tb achei legal, dá pra regular tudo sem mexer em nada.

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!!! Valeu pelos elogios! Tava precisando! rsrsrs

Trabalhão do c@cete, passei mais 2 dias com a coluna toda empenada!

É verdade, não coube tudo de um lado só, mas to projetando uma caixa única pra encaixar no fundo da mala, daí vai fechar certinho com os acabamentos laterais.

Procurei fazer o melhor possível mesmo, dentro do que eu sabia. A janelinha tb achei legal, dá pra regular tudo sem mexer em nada.

Valeu!!!

Pois é rapaz... tua malinha ficou massa! eu nunca tive essa ideia de portinha não... cada um tem suas ideias... esse eh o legal da vida... ali ficou super pratico para vc fazer manuntencao e tals... show de bola!

E essa caixa ? como vc pensa em fazer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é rapaz... tua malinha ficou massa! eu nunca tive essa ideia de portinha não... cada um tem suas ideias... esse eh o legal da vida... ali ficou super pratico para vc fazer manuntencao e tals... show de bola!

E essa caixa ? como vc pensa em fazer ?

To projetando uma caixa única, dividida ao meio na horizontal, em baixo 2 protech light 10, em cima 2 8pw3 e 2 D220ti. Toda a parte de grave será bem isolada com 30mm de compensado, a parte de cima vou de 15mm. A caixa vai ocupar toda a largura entre as molduras que fiz, e ocupar todo o fundo da mala. Esse FDS vou fazer novamente meu molde de isopor, pra ter certeza dos cortes.

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

To projetando uma caixa única, dividida ao meio na horizontal, em baixo 2 protech light 10, em cima 2 8pw3 e 2 D220ti. Toda a parte de grave será bem isolada com 30mm de compensado, a parte de cima vou de 15mm. A caixa vai ocupar toda a largura entre as molduras que fiz, e ocupar todo o fundo da mala. Esse FDS vou fazer novamente meu molde de isopor, pra ter certeza dos cortes.

Valeu!!!

Precisa de 30mm nao! usa travas internas como eu fiz na minha... percorrendo todo perimetro da lateral... que vai aguentar bem o trando...

depois quero ver esse projeto de caixa ! vai ficar tudo selado ?

Compartilhar este post

Link para o post

Precisa de 30mm nao! usa travas internas como eu fiz na minha... percorrendo todo perimetro da lateral... que vai aguentar bem o trando...

depois quero ver esse projeto de caixa ! vai ficar tudo selado ?

Pior que já comprei o compensado, agora não tem volta hehe. Pior que eu projetei a parte de baixo toda com 30mm e mesmo assim com uma trava no meio da caixa. Não quero que ela vibre de jeito nenhum.

Não gosto de ver o carro tremendo. Folga tudo!

O grave será dutado e a parte de cima selada.

Vou preparar uma imagem do projeto e te mando.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que já comprei o compensado, agora não tem volta hehe. Pior que eu projetei a parte de baixo toda com 30mm e mesmo assim com uma trava no meio da caixa. Não quero que ela vibre de jeito nenhum.

Não gosto de ver o carro tremendo. Folga tudo!

O grave será dutado e a parte de cima selada.

Vou preparar uma imagem do projeto e te mando.

30mm eh lasca mesmo ! nao tem como a caixa nao vibrar... kkk quero ver esse projeto...

Compartilhar este post

Link para o post

30mm eh lasca mesmo ! nao tem como a caixa nao vibrar... kkk quero ver esse projeto...

Eu tinha encomendado uma caixa há uns meses atrás, e o ladrão me cobrou pra fazê-la com mdf de 15mm e fez com 10mm, e mesmo assim, ainda colocou o fundo da caixa com um aglomerado vagabundo. A caixa se tremia toda com 2 street bass, parecia que ia desmontar.

Daí pensei, de 10 pra 15 não deve dar muita diferença, vou fazer logo com 30mm pra ver.

Assim que eu preparar umas imagens eu te passo. A caixa vai ser na medida exata do fundo da mala do siena.

Vamu ver no que dá rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha encomendado uma caixa há uns meses atrás, e o ladrão me cobrou pra fazê-la com mdf de 15mm e fez com 10mm, e mesmo assim, ainda colocou o fundo da caixa com um aglomerado vagabundo. A caixa se tremia toda com 2 street bass, parecia que ia desmontar.

Daí pensei, de 10 pra 15 não deve dar muita diferença, vou fazer logo com 30mm pra ver.

Assim que eu preparar umas imagens eu te passo. A caixa vai ser na medida exata do fundo da mala do siena.

Vamu ver no que dá rsrs

Bora la,

MDF tem de 3mm, 6mm, 9mm, 15mm e por ai vai... o MDF eh bem mais denso e rigido que o compensado... intao uma caixa de com MDF de 15 eh bem mais "dura" e "resistente" do que com compensando de 15! para compensar isso, usamos travas no compensado de 15... assim a caixa fica bem travada!!! como teus light tem 380w rms... aguentaria bem MDF de 15 ou compensado de 15 travadinho... podes acreditar... 15 pra 18 ja muda bem a resistencia... 15 pra 30 eh doidera... kkkkk pra vc ter nocao! todas as caixas de trio eletrico ou PA (caixas profissionais) sao feitas em compensado ou mdf de 15 ou 18... e travadas... imagina carregar caixas com mdf de 30 ? ia-se precisar de um munk... kkk o povo chega a fazer no maximo com 20... e mesmo assim fica super rigida...

eu já cheguei a fazer caixa com compensado de 10" mas realmente fica meia boca... se for uma caixa para woofer, tw e driver... ainda da pra fazer numa boa... como te falei antes... fazendo uma travas internas para melhorar a resistencia... eu gosto de travas que sao lateria vazadas, feito eu fiz na minha caixa... pq aquele tipo de trava de cruz, acho meia boca !!!!

Outro cuidado que vc tem que tomar com teu som, eh a proteção dos falantes... se vcs costumam carregar coisas na mala.. é bom colocar umas telas nos falantes... :)

Tu tem quantas baterias no teu carro ?

Compartilhar este post

Link para o post

Bora la,

MDF tem de 3mm, 6mm, 9mm, 15mm e por ai vai... o MDF eh bem mais denso e rigido que o compensado... intao uma caixa de com MDF de 15 eh bem mais "dura" e "resistente" do que com compensando de 15! para compensar isso, usamos travas no compensado de 15... assim a caixa fica bem travada!!! como teus light tem 380w rms... aguentaria bem MDF de 15 ou compensado de 15 travadinho... podes acreditar... 15 pra 18 ja muda bem a resistencia... 15 pra 30 eh doidera... kkkkk pra vc ter nocao! todas as caixas de trio eletrico ou PA (caixas profissionais) sao feitas em compensado ou mdf de 15 ou 18... e travadas... imagina carregar caixas com mdf de 30 ? ia-se precisar de um munk... kkk o povo chega a fazer no maximo com 20... e mesmo assim fica super rigida...

eu já cheguei a fazer caixa com compensado de 10" mas realmente fica meia boca... se for uma caixa para woofer, tw e driver... ainda da pra fazer numa boa... como te falei antes... fazendo uma travas internas para melhorar a resistencia... eu gosto de travas que sao lateria vazadas, feito eu fiz na minha caixa... pq aquele tipo de trava de cruz, acho meia boca !!!!

Outro cuidado que vc tem que tomar com teu som, eh a proteção dos falantes... se vcs costumam carregar coisas na mala.. é bom colocar umas telas nos falantes... :)

Tu tem quantas baterias no teu carro ?

No meu carro só tem a original "zetta 42A" rsrsrs. Será o próximo up, vou tentar a maior possível que caiba no cofre. Presta usar essa zetta 42A como bateria adicional na mala? Eu teria que redesenhar o fundo da caixa, pra encaixar ela no meio. Não sou muito fã dessa ligação não.

Vou botar uma proteção nos protech sim. To esperando eles chegarem pra começar a fazer a caixa. Daí compro uma tela ou faço a minha.

Já que vc me alertou tanto vou desistir dos 30mm, vou no compensado ou mdf de 15 + travas pra ver como fica.

To plotando meu projeto pra te mandar junto com os dvds (já estão gravados!) pra vc dar um saque.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Fusíveis utilizados:

80A próximo a bateria;

80A na outra extremidade do cabo que vem da bateria;

80A na fonte Spark Usina 100A;

60A entre Bateria/Fonte indo para o T800;

40A entre Bateria/Fonte indo para o T400 + T150;

60A próximo ao T800;

30A próximo ao T400;

10A próximo ao T150.

fusível é para os fracos!

e tenho dito!

Compartilhar este post

Link para o post

No meu carro só tem a original "zetta 42A" rsrsrs. Será o próximo up, vou tentar a maior possível que caiba no cofre. Presta usar essa zetta 42A como bateria adicional na mala? Eu teria que redesenhar o fundo da caixa, pra encaixar ela no meio. Não sou muito fã dessa ligação não.

Vou botar uma proteção nos protech sim. To esperando eles chegarem pra começar a fazer a caixa. Daí compro uma tela ou faço a minha.

Já que vc me alertou tanto vou desistir dos 30mm, vou no compensado ou mdf de 15 + travas pra ver como fica.

To plotando meu projeto pra te mandar junto com os dvds (já estão gravados!) pra vc dar um saque.

Valeu.

Rapaz, 42A somente... é pouco! olha! eu comprei uma moura com prata de 60A é a bateria que apresente a melhor relação custo x beneficio... quando fui perguntar quanto era o preço da moura com prata de 65A, apenas 5A a mais, queriam R$ 340,00, enquanto eu paguei R$ 240,00 na moura de 60A... intão é melhor colocar duas ou tres moura ou zetta de 60A... pois a zetta aqui em Recife está por R$ 180,00... pode-se acomodar melhor... vc pode sim, colocar usa zetta de 42A na mala e outra de 60A na frente... como vc tem uma bela fonte carregadora, carregar é tranquilo...

eu pretendo usar duas de 60A acho que vai dar conta do recado... mais isso, é para o futuro... :)

eu não gosto de subwoofer ou woofer com tela... sendo que em certos casos é melhor uma tela protetora do que ter ele amassado...

Sobre usar bloco de 30mm... kkk tem necessidade não, como te falei, vc fazendo uma caixa em 15mm e usando algumas travas vai ter o rendimento esperado... minha caixa com os de 10" tiveram 2 travas centrais... com 6cm de largura... para o prego ao longo do perimetro pegar direito nela...

dsc03592x.jpg

Essa foi a trava que eu utilizei na minha caixa... é uma lateral vazada no meio... acho que pela foto da para entender...

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigão,

Estava dando uma pesquisada na net...

Woofers:

Oversound 10" 150w rms

Oversound 8" 100w rms

Selenium 10" 150w rms

Selenium 8" 125w rms

Drivers de titanium, felolicos e tals... rsrs

Realmente tem várias opções !!! eu gosto muito da RCB (Relação custo x benefício) deles...

Me tira duas dúvidas:

- Vc vai usar que cross-over nesse driver ?

- Vc sabe dizer quanto é o reparo original dele ?

Eu já montei duas caixas dessas... vou ver se acho as fotos...

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Marcelo!

Eu projetei 2 travas exatamente como essa que vc fez, mas talvez só use a trava para a parte de baixo da caixa, pra aguentar o baque dos protech. Na divisão de cima são só 2 8pw3 e 2 d220ti, então talvez não precise, se eu vir necessidade pra aumentar a rigidez eu faço.

Quanto a bateria, em breve vou tentar comprar uma de 90 ou 100A, contanto que caiba no cofre, minha caixa já tá na metade do processo, agora não dá mais pra voltar atrás e fazer o corte pra encaixar outra bateria. Pra falar a verdade, to fazendo essa caixa trio mais pra satisfazer meu ego que pra tocar, pois em casa não tenho como botar som alto, e como não ando em festa nem em casa de ninguém, então ela mal vai ser usada. Como tenho a fonte de 100A, com uma bateria de 90A já deve dar pra escutar um sonzinho uma vez ou outra. Além disso, como não curto música baiana nem forró e demais músicas que o povão gosta, então a caixa vai ser pra eu escutar de vez em quando, na garagem de casa. Vai ser só rock'n'roll mesmo rsrsrsrs.

To postando umas fotos novas, da caixa que estou montando seguindo as suas dicas.

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigão,

Estava dando uma pesquisada na net...

Woofers:

Oversound 10" 150w rms

Oversound 8" 100w rms

Selenium 10" 150w rms

Selenium 8" 125w rms

Drivers de titanium, felolicos e tals... rsrs

Realmente tem várias opções !!! eu gosto muito da RCB (Relação custo x benefício) deles...

Me tira duas dúvidas:

- Vc vai usar que cross-over nesse driver ?

- Vc sabe dizer quanto é o reparo original dele ?

Eu já montei duas caixas dessas... vou ver se acho as fotos...

Eu já comprei tudo, 2 x protech light 10, 2 x D220TI e 2 x 8PW3. Os 8PW3 já estão comigo, comprei aqui mesmo, novos, por 119,00 cada. Saíram mais barato que pegar no ML com frete.

Os D220TI foi na leosound, estão no correio já. Os protech eu dei azar, pq a fábrica tá sem cone de 10, então tanto o vendedor (Borad Brasi) como o Rafael, me mandaram email confirmando a falta e me pedindo pra aguardar uns dias. Acreditam que durante essa semana que vem já postam. O Board Brasil me atendeu muito bem, inclusive oferecendo a devolução da grana, mas preferi esperar, pois sempre tive vontade de ter os protech. Além do mais, o preço não tem comparação, paguei 160,00 por cada falante e apenas 35 de frete.

Sobre o cross, não faço a mínima idéia! hehehe Vou precisar da sua ajuda ae!

Tava conversando com o dono da eletrônica onde comprei os 8pw3 e ele me sugeriu divisores de frequência, já que não tenho um crossover desses com 3 ou 4 canais.

O que vc me recomenda?

O preço do reparo completo dos D220TI no ML é 60,00. Como os meus não vão tocar tanto, pois sempre regulo drivers e tweeters bem baixo, tipo casando com o grave, então acho que nem tão cedo vai queimar, assim espero.

Até pensei em botar um crossover, mas já acarpetei as laterais da mala, então não quero mais mexer em nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Seguem as fotos iniciais da caixa trio, nesse link.

Feita em compensado 15mm, toda colada, parafusada a cada 5cm ou menos.

Ainda falta muito pra terminar, ainda vou precisar de outro fim de semana. Como os drivers e os protech ainda vão demorar uns 10 a 15 dias, então to tranquilo pra fazer a caixa sem agonia de ver tocando.

EDIT: Preferi mandar cortar todas as tábuas retangulares no marceneiro, mandei esquadrejar pra ter mais precisão. Fiz em casa apenas as laterais que tem corte com ângulo, e farei hoje ainda os reforços internos.

O fundo da caixa, que tem 2 junções em ângulo eu tb fiz, mas mesmo com tico-tico e retífica na mão, foi bem trabalhoso de criar os encaixes angulados. Depois disso lixei a caixa inteira e fiquei com o braço direito morto, por causa da L.E.R. que me acompanha há alguns anos já.

EDIT 2: Adicionei mais fotos, do serviço no turno da noite rsrs.

Um abraço a todos!

Editado por RodrigoRRMA

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Marcelo!

Eu projetei 2 travas exatamente como essa que vc fez, mas talvez só use a trava para a parte de baixo da caixa, pra aguentar o baque dos protech. Na divisão de cima são só 2 8pw3 e 2 d220ti, então talvez não precise, se eu vir necessidade pra aumentar a rigidez eu faço.

Quanto a bateria, em breve vou tentar comprar uma de 90 ou 100A, contanto que caiba no cofre, minha caixa já tá na metade do processo, agora não dá mais pra voltar atrás e fazer o corte pra encaixar outra bateria. Pra falar a verdade, to fazendo essa caixa trio mais pra satisfazer meu ego que pra tocar, pois em casa não tenho como botar som alto, e como não ando em festa nem em casa de ninguém, então ela mal vai ser usada. Como tenho a fonte de 100A, com uma bateria de 90A já deve dar pra escutar um sonzinho uma vez ou outra. Além disso, como não curto música baiana nem forró e demais músicas que o povão gosta, então a caixa vai ser pra eu escutar de vez em quando, na garagem de casa. Vai ser só rock'n'roll mesmo rsrsrsrs.

To postando umas fotos novas, da caixa que estou montando seguindo as suas dicas.

Vlw!

- Olha, os de 8" tocando em médiograve para fora, nao vão precisar de travas não... eles deslocam pouca massa de ar, intão a pressão interna na caixa é baixa... pode ir sem trava numa boa...

- Outra bateria de 100A zetta era mão na roda... acho que futuramente posso verificar a possibilidade de outra de 100A! vou ver essa semana a questão de tamanho das duas (60A e 100A) e os preços... para ver se compensa a de 100A.

- Eu tb tenho essa vontade de montar uma caixinha para trio, mesmo sem uso... kkkk eu penso em alguns projetos...

1o) par de 10" + par de driver fenólico + par de tweeter.

2o) par de 10" + um driver fenólico + tweeter.

3o) par de 8" + par de driver de titanium.

Acho que no meu uso, uma vez na vida outra na morte... a melhor caixa seria a 2a! par de 10" + driver fenólico + tweeter! Sendo que isso não é para um futuro próximo, seria para um plano a longo prazo! somente quando eu trocasse de carro e fosse para um carro de mala maior... um sedan! por ex.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já comprei tudo, 2 x protech light 10, 2 x D220TI e 2 x 8PW3. Os 8PW3 já estão comigo, comprei aqui mesmo, novos, por 119,00 cada. Saíram mais barato que pegar no ML com frete.

Os D220TI foi na leosound, estão no correio já. Os protech eu dei azar, pq a fábrica tá sem cone de 10, então tanto o vendedor (Borad Brasi) como o Rafael, me mandaram email confirmando a falta e me pedindo pra aguardar uns dias. Acreditam que durante essa semana que vem já postam. O Board Brasil me atendeu muito bem, inclusive oferecendo a devolução da grana, mas preferi esperar, pois sempre tive vontade de ter os protech. Além do mais, o preço não tem comparação, paguei 160,00 por cada falante e apenas 35 de frete.

Sobre o cross, não faço a mínima idéia! hehehe Vou precisar da sua ajuda ae!

Tava conversando com o dono da eletrônica onde comprei os 8pw3 e ele me sugeriu divisores de frequência, já que não tenho um crossover desses com 3 ou 4 canais.

O que vc me recomenda?

O preço do reparo completo dos D220TI no ML é 60,00. Como os meus não vão tocar tanto, pois sempre regulo drivers e tweeters bem baixo, tipo casando com o grave, então acho que nem tão cedo vai queimar, assim espero.

Até pensei em botar um crossover, mas já acarpetei as laterais da mala, então não quero mais mexer em nada.

dti220.png

Sobre teu cross-over para o DTI o idéal era um ativo, pois fica o melhor corte! sendo que fica fora do teu orçamento... depois um cross-over passivo, que vc acha no mercado livre por uns 40 mangos a unidade, por ultimo! na relação custoxbeneficio o que a selenium recomenda... que é um resistor + capacitor, eu capturei essa imagem diretamente do manual do seu driver!

é simples de achar e mais simples de ligar...

Como vc não vai utilizar essa caixa sempre, essa sujestão da selenium vai te quebrar o galho !!!

Eu nunca tive driver de titanium, pelo custo de seu reparo... sempre achei caríssimo!!! kkk o fenólico + tweeter aguenta bem o tranco e os reparos são super baratos... kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Seguem as fotos iniciais da caixa trio, nesse link.

Feita em compensado 15mm, toda colada, parafusada a cada 5cm ou menos.

Ainda falta muito pra terminar, ainda vou precisar de outro fim de semana. Como os drivers e os protech ainda vão demorar uns 10 a 15 dias, então to tranquilo pra fazer a caixa sem agonia de ver tocando.

EDIT: Preferi mandar cortar todas as tábuas retangulares no marceneiro, mandei esquadrejar pra ter mais precisão. Fiz em casa apenas as laterais que tem corte com ângulo, e farei hoje ainda os reforços internos.

O fundo da caixa, que tem 2 junções em ângulo eu tb fiz, mas mesmo com tico-tico e retífica na mão, foi bem trabalhoso de criar os encaixes angulados. Depois disso lixei a caixa inteira e fiquei com o braço direito morto, por causa da L.E.R. que me acompanha há alguns anos já.

EDIT 2: Adicionei mais fotos, do serviço no turno da noite rsrs.

Um abraço a todos!

Rapaz, tua caixa ficou massa! Gostei MUITO dela... simples e eficaz! vou te dar uma dica... Eu acho que não precisa de parafusos a 5cm um do outro... é um exagero de absurdo... Eu sempre faço assim: passo bastante cola branca na hora da montagem! entre uma chapa e outra! onde os parafusos/pregos vão pegar... para a cola esborrar de um lado ao outro... assim quando eu passo o dedo para tirar o excesso, já faz praticamente a selagem da caixa... e uso parafusos a uns 12cm um do outro! rsrs Se vc achar que é pouco, pega um resto de madeira, faça uma caixa como eu to te falando e depois tenta desmontar/abrir ela... kkk so destruindo mesmo... hj eu utilizo prego mesmo... pq já fiz esse teste tambem... kkk prego com cola branca é pra lascar tambem! isso em sistema de compensado! no MDF tem que ser somente parafuso mesmo!

De resto, parabens pela montagem!

Compartilhar este post

Link para o post

dti220.png

Sobre teu cross-over para o DTI o idéal era um ativo, pois fica o melhor corte! sendo que fica fora do teu orçamento... depois um cross-over passivo, que vc acha no mercado livre por uns 40 mangos a unidade, por ultimo! na relação custoxbeneficio o que a selenium recomenda... que é um resistor + capacitor, eu capturei essa imagem diretamente do manual do seu driver!

é simples de achar e mais simples de ligar...

Como vc não vai utilizar essa caixa sempre, essa sujestão da selenium vai te quebrar o galho !!!

Eu nunca tive driver de titanium, pelo custo de seu reparo... sempre achei caríssimo!!! kkk o fenólico + tweeter aguenta bem o tranco e os reparos são super baratos... kkkk

Pois é, são caros mesmo os reparos. Eu optei pelos TI pela falta de espaço, não ia caber driver fenólico + tweeter na minha caixa.

Vou providenciar a receita do resistor+capacitor que vc recomendou.

Só que ainda tenho algumas dúvidas (lembrando que cada tipo de falante terá seu próprio amp):

1) Os protechs eu uso apenas o low pass do amp?

2) Os 8PW3 eu deixo em full no amp?

3) To preocupado em como ligar os 8pw3 no meu T400x4, a bridge dele é apenas em 4ohm, mas tem apenas 200rms, então se eu ligar os 2 8pw3 em paralelo terei os 4ohm, mas os 200rms do taramps será pouco para os 2 8pw3. Se eu colocar cada 8pw3 numa bridge separada, ele receberá 200rms, mas em 8ohm provavelmente cairá pela metade, voltando ao mesmo problema.

Eu poderia optar por usar 1 8pw3 + 1 D220ti numa bridge do T400, que eu teria 200rms para uma carga de 125+80rms dos 2 falantes, mesmo assim seria pouca força, e no final, não teria utilidade meu T150, que seria para os drivers apenas.

To todo enroscado nesse lance!

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, tua caixa ficou massa! Gostei MUITO dela... simples e eficaz! vou te dar uma dica... Eu acho que não precisa de parafusos a 5cm um do outro... é um exagero de absurdo... Eu sempre faço assim: passo bastante cola branca na hora da montagem! entre uma chapa e outra! onde os parafusos/pregos vão pegar... para a cola esborrar de um lado ao outro... assim quando eu passo o dedo para tirar o excesso, já faz praticamente a selagem da caixa... e uso parafusos a uns 12cm um do outro! rsrs Se vc achar que é pouco, pega um resto de madeira, faça uma caixa como eu to te falando e depois tenta desmontar/abrir ela... kkk so destruindo mesmo... hj eu utilizo prego mesmo... pq já fiz esse teste tambem... kkk prego com cola branca é pra lascar tambem! isso em sistema de compensado! no MDF tem que ser somente parafuso mesmo!

De resto, parabens pela montagem!

Rapaz, acabei me empolgando, tentando fazer a caixa mais selada do mundo hehehehe.

Meti parafuso de 5 em 5 mesmo, e abusei da cola + pó de serra. A caixa ficou fixe mesmo, dá pra pular em cima.

Agora terei de esperar chegar os drivers e os protechs pra fazer a frente, não quero recortar sem ter certeza das medidas.

Terei de procurar corneta curta pra comprar por aqui mesmo. Eeteticamente, eu gosto muito da cromada da selenium, mas custa 60 conto cada uma, um absurdo.

Tenho bastante espuma 20mm em casa, tava pensando em forrar ela toda por dentro, o que vc acha? Mesmo que ela não toque tão alto, quero que ela absorva o máximo possível os impactos, tremendo quanto menos melhor, pois tenho pena do meu carrinho. Em um só teste com 2 street bass, o tampão ficou todo frouxo, agora não para mais de vibrar, que será meu próximo diy, quando terminar a caixa.

Já pensei tb em usar bate-pedra por dentro, revestindo ela toda.

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

dsc01163tj.th.jpgdsc01164m.th.jpgdsc01165k.th.jpgdsc01166e.th.jpgdsc01167gy.th.jpg

Rodrigo,

Como te falei lá teu post, ainda penso em fazer outra caixa dessa!

- 10" oversound 150w

- DF250 driver oversound fenólico

- Tweeter Bravox.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...