Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leanderson

Ajuda com amplificador

Recommended Posts

Boa tarde a todos gostaria que me ajuda sem com uma duvida quero colocar 16 cara preta em uma Montana qual amplificar e melhor opção , estava pensando em colocar 2 SD 3000 sendo 8 cara preta pra cada SD3000 , ou colocar uma SD5000 ou uma SD8000 qual seria a melhor opção ?

desde ja agradeço a todos.....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala ae...primeiro coloca qual eh o modelo do seu Cara-Preta (BD4 ou S4 tipo isso!!)

Compartilhar este post

Link para o post

olha entao eu nao comprei os cara preta ainda nao por isso que quero saber de vcs qual as potencias e a em sequida os sub que devo comprar mas axo que devo comprar e o s4 ne ?

desde ja agradeço

Compartilhar este post

Link para o post

olha entao eu nao comprei os cara preta ainda nao por isso que quero saber de vcs qual as potencias e a em sequida os sub que devo comprar mas axo que devo comprar e o s4 ne ?

desde ja agradeço

entao...tem um topico falando sobre SD3000 VS Stetsom 2k5...e o cara q ouviu preferiu a 2k5...

eu aconselho vc a pegar a Stetsom 3k7(2ohms)...pra sobrar um pouco de potencia...em 8 sub's S4...

ou seja 2 3k7 em 16 Cara-Preta's S4....

cara...nao se esqueça da alimentaçao!!! se vc colocar 200A pra tocar isso...nem rola

eh preferivel montar um Set com 4 Cara-preta e um Stetsom 2k5!!! fica Violento...

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

eu descartaria essa ideia ai de usar Stetsom... [^]

no caso são 16 pioneer, São 6400Wrms, use um SD5000, essa diferença de 1400wrms, vc pode conseguir com uma leve distorção.

como os pioneer vai ficar na carroceria e pra tocar aberto, caixa pequena, coisa de 40L pra cada, um "Tapa" no bass boost, e você consegue

fazer o trem render! evite usar 2 amplificador, use um só, ou estica mais um pouco esse orçamento e coloca 20 pioneer e um SD8K!

mas eu iria mesmo era nos 16 + SD5k boa alimentação!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

eu descartaria essa ideia ai de usar Stetsom... [^]

no caso são 16 pioneer, São 6400Wrms, use um SD5000, essa diferença de 1400wrms, vc pode conseguir com uma leve distorção.

como os pioneer vai ficar na carroceria e pra tocar aberto, caixa pequena, coisa de 40L pra cada, um "Tapa" no bass boost, e você consegue

fazer o trem render! evite usar 2 amplificador, use um só, ou estica mais um pouco esse orçamento e coloca 20 pioneer e um SD8K!

mas eu iria mesmo era nos 16 + SD5k boa alimentação!

Legal em ! também concordo contigo, Vai levar um Positivo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eh...eu nao sabia dessa parada de ligar dois Amp's era ruim....mas ja q eh meio ruim...entao vai de SD5000...alem disso...16 Pioneer's CP eh muito GRAVE!!!

nao se esqueça de uma otima alimentaçao!!! qual sera a sua???

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

o meu maior problema e que eu ja tenho uma SD3000 do meu antigo set por isso tava querendo aproveitar ela mas pelo visto eu vo ter que vender esse modulo ne , de alimentaça vo colocar 8 baterias de 115amp estacionaria e tenho uma fonte JFA 150amp aquela grandona , axo que vai dar na alimentaçao ne rsrsrsrss

desde ja agradeço .

Compartilhar este post

Link para o post

o meu maior problema e que eu ja tenho uma SD3000 do meu antigo set por isso tava querendo aproveitar ela mas pelo visto eu vo ter que vender esse modulo ne , de alimentaça vo colocar 8 baterias de 115amp estacionaria e tenho uma fonte JFA 150amp aquela grandona , axo que vai dar na alimentaçao ne rsrsrsrss

desde ja agradeço .

eh...realmente...em alimentaçao ja esta de bom tamanho!!! mas acho tbm q tera q vender, nao sei pq nao eh bom colocar dois Amp's...mas o pessoal disse q nao eh bom...entao...fazer oq!?

VLW

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem alimentação Adoidada, dá e sobra assim fica bom :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Legal em ! também concordo contigo, Vai levar um Positivo :legal:

Vlw Lek.

eh...eu nao sabia dessa parada de ligar dois Amp's era ruim....mas ja q eh meio ruim...entao vai de SD5000...alem disso...16 Pioneer's CP eh muito GRAVE!!!

nao se esqueça de uma otima alimentaçao!!! qual sera a sua???

VLW

não e que e ruim, e porque as regulagem tem que ser exatamente iguais, se não gera cancelamento! pode acontecer também, de uma receber + Voltagem que a outra e gerar perda, não e que e ruim. pode pode, mas tem que sofrer com as consequências.

desde ja agradeço .

cara, um SD3k vc não vai pagar menos de 1k nela, a não ser que seja usada, então, vende ela e pegue uma SD5k, me manda MP que te passo o valor da SD5k, pra quem não sabe, eu vendo SD... :legal:

sobre a alimentação, 1070A são mais que suficientes pra segurar, segura ate uma 12k tranquilo!

Compartilhar este post

Link para o post

agora sim ta explicado!!! eh q fiquei sem saber pq nao podia!!! VLW

Compartilhar este post

Link para o post

não e que e ruim, e porque as regulagem tem que ser exatamente iguais, se não gera cancelamento! pode acontecer também, de uma receber + Voltagem que a outra e gerar perda, não e que e ruim. pode pode, mas tem que sofrer com as consequências.

Desculpe a pergunta meio noob mas o que é cancelamento ? eu sempre ''OUVO'' falar de cancelamento de fase mas na real nem sei exatamente o que é isso :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

eu queria colocar 2 por questao de segurança mas pelo visto eu vo ter que comprar sd5000 , ainda tem que comprar o sd2000 pros 6/9 que sao um total de 32 , e ainda uma sd500 pra tocar os tweets , mas axo que de alimentaçao ta bom ne ainda mais que a fonte da jfa e boa o que vcs axam , ou poderia ter comprado uma usina ? sera que fiz bom negocio .

desde ja agradeço ai a todos mas que eu queria colocar 2 modulos isso eu querias mas eu vo vender o sd3000 pra compra o sd5000

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que voce postou na area errada...

posta la no trio eletrico...galara pode te ajudar mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe a pergunta meio noob mas o que é cancelamento ? eu sempre ''OUVO'' falar de cancelamento de fase mas na real nem sei exatamente o que é isso :legal:

Na verdade se vc vai mandar o mesmo sinal para os dois amplificadores (caso use dois) não tem problema de cancelamento. Apenas se certifique que os falantes estão todos ligados com a mesma polaridade.

O cancelamento acontece, por exemplo, qdo um falante está ligado em contra-fase, ou seja, qdo todos os outros falantes estão reproduzindo o semi-ciclo positivo da onda, o falante "invertido" está reproduzindo o semi-ciclo negativo, e vice-versa. Neste caso ele vai estar subtraindo SPL do seu sistema. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade se vc vai mandar o mesmo sinal para os dois amplificadores (caso use dois) não tem problema de cancelamento. Apenas se certifique que os falantes estão todos ligados com a mesma polaridade.

O cancelamento acontece, por exemplo, qdo um falante está ligado em contra-fase, ou seja, qdo todos os outros falantes estão reproduzindo o semi-ciclo positivo da onda, o falante "invertido" está reproduzindo o semi-ciclo negativo, e vice-versa. Neste caso ele vai estar subtraindo SPL do seu sistema. ;)

uma parte da resposta esta ai.

tem o seguinte também, se um sub excursiona mais que o outro, mas isso e uma coisa muito complexa.

também pode acontecer de atraso ou adiantamento, e uma serie de coisas, socar meia duzia de amplificador e ligar fica meia boca de mais coisa de instalador. mas de preferencia a um amplificador só.

outra coisa, o consumo maxímo de um SD3k e de 400A, ja o do SD5k e 520A, com 1070A vai tocar de mais!

Edit: erros de português!

Editado por João Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

uma parte da resposta esta ai.

tem o seguinte também, se um sub excursiona mais que o outro, mas isso e uma coisa muito complexa.

também pode acontecer de atraso ou adiantamento, e uma serie de coisas, socar meia duzia de amplificador e ligar fica meia boca de mais coisa de instalador. mas de preferencia a um amplificador só.

outra coisa, o consumo maxímo de um SD3k e de 400A, ja o do SD5k e 520A, com 1070A vai tocar de mais!

Edit: erros de português!

Se 2 falantes iguais e em fase tocam a MESMA frequência, ou seja, MESMO comprimento de onda, NÃO existe cancelamento entre eles. (Desde que os falantes estejam alinhados).

Lembrando que estamos falando de subwoofers. Isto que vc disse é um fenômeno que ocorre em altas-frequências, onde o comprimento de onda é menor que o diâmetro do falante. ;)

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se 2 falantes iguais e em fase tocam a MESMA frequência, ou seja, MESMO comprimento de onda, NÃO existe cancelamento entre eles. (Desde que os falantes estejam alinhados).

Lembrando que estamos falando de subwoofers. Isto que vc disse é um fenômeno que ocorre em altas-frequências, onde o comprimento de onda é menor que o diâmetro do falante. ;)

João,

Concordo com o Neukamp...

Para esse comprimento de onda não teremos grande problemas por cancelamento, considerando que os falantes estão com suas faces alinhadas, ou seja, no mesmo painel. Mesmo que um desloque um pouco mais que o outro (A frequência é a mesma, amplitude que altera) estamos falando em frequências subsônicas, onde o comprimento de onda vai para 10-12.. 17mts! Se tivermos uma variação de 2-3mm será aceitável...

Outra coisa, podemos tranquilamente utilizar dois ou até mesmo vários amplificadores para mesma via. Isso é até interessante, pois aumentamos o damping factor e melhoramos o amortecimento do sistema. Levando em consideração que podemos ter interação na curva de impedância entre os alto-falantes. Isso se prova no projeto da conceituada Danley Sound Lab quando fez um dos maiores projetos de "paredão" de subwoofer para a US Military, onde eles usaram 40 subwoofers e 40 amplificadores dedicadados (Individual) de 1KWrms. Fonte: http://futuremusic.com/blog/2008/07/22/worlds-biggest-subwoofer-danley-sound-labs-matterhorn/

Independente de qualquer que seja os problemas nos ajuste do projeto, os próprios componentes (Subwoofers, amplificadores.. ) tem a variação de processo fabril que pode chegar tranquilamente a 15%.

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

João,

Concordo com o Neukamp...

Para esse comprimento de onda não teremos grande problemas por cancelamento, considerando que os falantes estão com suas faces alinhadas, ou seja, no mesmo painel. Mesmo que um desloque um pouco mais que o outro (A frequência é a mesma, amplitude que altera) estamos falando em frequências subsônicas, onde o comprimento de onda vai para 10-12.. 17mts! Se tivermos uma variação de 2-3mm será aceitável...

Outra coisa, podemos tranquilamente utilizar dois ou até mesmo vários amplificadores para mesma via. Isso é até interessante, pois aumentamos o damping factor e melhoramos o amortecimento do sistema. Levando em consideração que podemos ter interação na curva de impedância entre os alto-falantes. Isso se prova no projeto da conceituada Danley Sound Lab quando fez um dos maiores projetos de "paredão" de subwoofer para a US Military, onde eles usaram 40 subwoofers e 40 amplificadores dedicadados (Individual) de 1KWrms. Fonte: http://futuremusic.com/blog/2008/07/22/worlds-biggest-subwoofer-danley-sound-labs-matterhorn/

Independente de qualquer que seja os problemas nos ajuste do projeto, os próprios componentes (Subwoofers, amplificadores.. ) tem a variação de processo fabril que pode chegar tranquilamente a 15%.

Att,

RenanLopes

Muito obrigado Renan, e vivendo e aprendendo mais, eu disse isso, porque aprendi assim.

no exemplo que dei, foi que, se um sub bater primeiro que o outro, possa acontecer o cancelamento, bom, você me provou o contrario.

http://www.youtube.com/watch?v=gyct-H-DKes

eu me baseava por esse vídeo, onde se pode perceber, que existe a diferença de um sub excursionado mais que os outros!

se possível, explique se a cancelamento, caso os Sub fique em posições diferentes, exemplo, 2 pra cima e dois pra frente, um na frente do outro, e sobre o efeito de compressão dinâmica, não sei se existe, ja ouvi falar muito sobre isso, mas acredito que não exista!

me ensinaram assim, bom assumo que estou errado! :legal:

sim concordo com o uso de + amplificadores, porem e mais trabalheira, to procurando um jeito menos trabalhoso, principalmente o consumo!

agora, esse paredão com 40 sub, isso toca mesmo? e um pouco antigo, ja tinha visto, mas achei que era mentira!

Renan obrigado pela explicação!

Edit: vídeo que saiu errado!

Editado por João Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Renan, e vivendo e aprendendo mais, eu disse isso, porque aprendi assim.

no exemplo que dei, foi que, se um sub bater primeiro que o outro, possa acontecer o cancelamento, bom, você me provou o contrario.

http://www.youtube.com/watch?v=gyct-H-DKes

eu me baseava por esse vídeo, onde se pode perceber, que existe a diferença de um sub excursionado mais que os outros!

se possível, explique se a cancelamento, caso os Sub fique em posições diferentes, exemplo, 2 pra cima e dois pra frente, um na frente do outro, e sobre o efeito de compressão dinâmica, não sei se existe, ja ouvi falar muito sobre isso, mas acredito que não exista!

me ensinaram assim, bom assumo que estou errado! :legal:

sim concordo com o uso de + amplificadores, porem e mais trabalheira, to procurando um jeito menos trabalhoso, principalmente o consumo!

agora, esse paredão com 40 sub, isso toca mesmo? e um pouco antigo, ja tinha visto, mas achei que era mentira!

Renan obrigado pela explicação!

Edit: vídeo que saiu errado!

João,

Percebe-se claramente que o sistema do video postado tem problemas de fase.

Existem vários motivos para isso estar acontecendo: Um deles pode ser de fato, problemas de instalação, com inversão de cabos ou mesmo cabos compridos demasiadamente, assim como amplificadores de marcas diferentes ou mesmo de construção duvidosa. Isso pode gerar um certo delay por latência no sistema, que pode estar rotacionando (mesmo que pouco) a fase dos falantes. Cancelamentos abruptos acontecem principalmente com a rotação de 180° na fase, se esse atraso for pouco (10-20° por exemplo) o sistema deixará de ganhar SPL por acoplamento, mas os cancelamentos não serão tão assustadores.

Outro problema, pode ser o processo de fabricação dos falantes, pois mesmo sendo uma marca conceituada como a Pioneer, se um falante estiver com Qts diferente do outro o amortecimento já não é o mesmo e um acaba ficando mais descontrolado que o outro. Para termos total certeza, o ideal seria medir os falantes um-a-um..

Tenho que concordar que é extremamente complicado alinhar um sistema com muitos amplificadores, precisará de mão de obra qualificada e paciência, porem quando bem ajustado os ganhos são enormes! Principalmente em dinâmica e amortecimento... Mas entramos nesse assunto para desmistificar de que, até pode dar muito trabalho, mas podemos tranquilamente usar vários amplificadores pra mesma via.

Falantes não alinhados fisicamente, como citado por ti, 2 pra cima e 2 pra baixo, ai sim.. temos problemas sério de fase e cancelamentos! O ideal é que estejam sempre no mesmo plano (Face).

Salvo projetos onde essa posição é contemplada a fim de melhorar o acoplamento, como nas caixas manifolds por exemplo.

Compressão de potência, nenhum alto-falante está imune.. Isso vai acontecer certo, pois a medida que formos aplicando potência a bobina móvel esquenta, aumenta o Re e por consequência o amplificador dissipa menos potência. Esse ajuste deve ser feito no projeto do alto-falante, com uma otimização na refrigeração do conjunto motor, para evitar essa compressão de potência.. Você até pode melhorar a refrigeração, colocando o conjunto pra fora da caixa ou mesmo utilizando outros artifícios, mas o ideal é que isso parta dos fabricantes.

Eu tenho uma revista que fala da Matterhorn, lá diz que a US Military usava esses subwoofers para gerarem avalanches! 40 subwoofers com 40kWrms, montados por pessoas que sabem o que estão fazendo, não tem como não terem uma assustadora pressão sonora!

Edit: encontrei um video da construção da Matterhorn..

Att,

RenanLopes

Editado por RenanLopes
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Positivei, Aprendi muita coisa, que não tinha noção de que pudesse ser verdade, achava muito parte teórico!

Parabéns novamente! acredito que muitos que ler ira agradecer o ensino.

mas vamos voltar ao assunto do tópico, pq se não vamos longe com essa conversa, e o dono do tópico não vai tirar sua divida!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

que isso em muito obrigado por isso vcs sao muito bons parabens isso e ter firmeza do que esta falando parabens e muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Ja que a caixa vai ce peque em torno de 40 litros vai de SD 8 mil >>> evitando a distorção !

sub na caixa pequena aguenta um pouco mais de potencia e toca muito mais bonito com potencia sobrando um pouco>>> Falow !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...