Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
H2o0

Guia da musica HI-FI em midias "portateis"

Recommended Posts

Olá pessoal. Sempre gostei muito dos ipods, pela comodidade, design da interface deles e funcionalidade. So que ao juntar isso com som HI-FI tanto no carro quanto em casa, reparei que aquela saida de @%@$@$ do fone nao dava, e a saida normal dele não cooperava por ser diferente da usb normal. (...Além disso o nivel de distorção e não rodar flac juntaram pra ele ficar "aquela coisa ma o menu" para isso...) Isso serve não apenas pra ele mais para qualquer PLAYER DIGITAL e "Musica do novo milênio".

Resolvi ir atras com as ferramentas que tinha (mentira, nao queria gastar grana num novo... [^] ) e descobri diversas formas de burlar esses pequenos incovenientes.

1//

e principal passo é baixar/ripar seus cd´s em qualidade maxima, sugiro FLAC e depois converte-los para AAC com o dbpoweramp. Isso para qualidade maxima, agora para meio termo usar MP3 com bitrate maior possivel ou mesmo WAV.

Sugiro o otimo topico do nosso amigo rodraguirre sobre o teste de 24-bit/96khz // 24-bit/48khz Topico

e desse topico do amigo Abreu sobre flac topico flac

Musica brasileira em flac

Além disso se for baixar albuns antigos, prefira as versões ANTIGAS, porque? Porque as novas (assim como as musicas novas) estão sofrendo de um mal. Chama "Loudness War". O que é isso meu caro...

De acordo com o site "http://www.musicjournal.com.br/"

"

Loudness War é um nome pejorativo dado a uma tendência das gravadoras, em querer lançar álbums ou remasterizar produções antigas com o máximo de “loudness” (sonoridade) possível.

"

Segundo o

"

Over the last thirty years, and even before, the music

we listen to has been getting louder. And I don't just

mean more aggressive and angry. It's physically getting

louder. Because louder music creates a more immediately

pleasing effect on the listener, record execs have been

ordering the volume knob cranked up for the last three

decades. This could be chalked up to harmless capitalism,

but the problem is that audio can only get so

loud before it begins to lose all the stuff that makes it

so good. Once you compress the peaks and valleys

of rhythm and sound too far, it becomes the visual

equivalent of typing in all caps: All the loud sounds

are loud and so are all the soft ones. The dynamic of

sound, or the part of music that makes it funky or

groovy or smooth or mellow or punchy or whatever

you like, is suddenly being pushed to what is more or

less white noise, merely for a chance at that #1 spot.

Compiled here are 93 chart toppers from the last

thirty years: the biggest hits from each trimester of

every year from 1979-2009. Follow the numbers and

you may find, like so many record producers and

mastering engineers already have, that the situation

is far more dire than it seems.

"

Como uma imagem(video) vale mais que mil palavras

compressiondiagram.jpg

Ou seja, eles "aumentaram" o volume da musica no TALO e botaram "compressores" pra ela não "estourar" no limite. Resumindo, musica morta, sem dinamica e alta pra caramba (elevando o nivel de distorção).

Outra imagem comparando uma produção atual com uma digamos assim no "berço" da musica

tumblr_lez7ijn1el1qzs9u3o1_500.jpg

Por isso , se quiser ouvir algo legal, de preferencia aos "antigos" isso se houver.

2//

(Opcional) Rockbox

Outro conhecido do forum, que a muito tempo atras apresentei pro pessoal num topico sobre ipods, ele muda por COMPLETO o firmware do seu ipod por um customizado.

Ué mais que legal... q q eu ganho com isso? Meu caro, vc ganha a capacidade de usar FLAC e WAV. So que eu prefiro ficar no flac>AAC/WAV .

Ou "FLAC" player para iphones/ipad

Link do aplicativo

"[iFLAC Player is a high-quality music player designed for lossless, gapless playback of albums and live recordings in FLAC format.][/i]"

3//

Peça pequena.

Agora que vem o pulo do gato, pra que usar tudo isso se voce vai ouvir pelo "horrivel" processador do ipod e por ai vai.

Pesquisando como tirar ele fora eu não achei... mais como "fazer ficar menos ruim" eu consegui. O pulo do gato é o seguinte:

Turbodock ou Pocketdock. Uai mais que raios é isso...

pocketdock1.jpg

É uma peça "minuscula" que voce conecta no seu ipod e perde a capacidade de mudar de musica no radio, masss GANHA a possibilidade de um sistema "by-pass" do amplificador interno de fone do ipod e também do processador dele, fazendo o sinal ser mais puro e com mais palco de imagem, sonoridade e etc. Como se fosse "puxar uma saida do pré do som" que nem fazemos no som de carro de fabrica, vc perde o amplificador interno mais ganha por diminuir e muito a distorção, aumento da vida da bateria, sinal mais puro e também amplificação correta do sinal pelo MEIO que voce quiser. Sem perder a possibilidade de "recarregar" o ipod pela mini-porta usb. Com isso QUALQUER som ou modulo ou processador com entrada "aux" vai rodar IPOD da vida e com sinal melhor do que rodando VIA USB. Isso custando $30 dollares, e podendo mandar via correio facil porque a peça é MINUSCULA.

A melhora foi tão significativa que resolvi postar pra voces, no carro a melhora foi tanta que foi como trocar o player da sony pelo alpine. Uma coisa que ficou impressionante e agora se aproxima muito dos CD´S originals que tenho. Chego em casa conecto ele num "amp valvulado para fones" que tenho, e no carro conecto no "AUX". Pronto.

4 (Neurotico) //

desabilite o equalizador interno do ipod/iphone, e bote o brilho da tela em menos da metade para "menos interferencias".

O primeiro é meio que evidente. Se for usar algum equalizador/processador externo pra que usar aquele "cheap" que vem neles? Desabilite TUDO, pro sinal ficar o mais "fiel" dentro das possibilidades ali presentes.

O segundo foi lendo num foruns gringos com teorias malucas, e diversos falaram que botando o brilho em menos da metade melhorou o "sinal". Resolvi botar ne... tudo que melhora é valido

*Mais sobre loudness war:

Artigo 1

http://www.youtube.com/watch?v=3Gmex_4hreQ

http://www.youtube.com/watch?v=7UjQc0dM4H4&feature=related

Se gostou, clique em "+" no meu post :mac1:+1:vts

Editado por H2o0
  • Upvote 7

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desabilitar o EQ é obvio, não faz sentido nenhum usar aqui.

Lá em cima o formato AAC... Acho que está errado. Não é ALAC não?

Essa peça de entrada aux depende. Tem player que já faz o bypass sozinho com o cabo do iPod mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Desabilitar o EQ é obvio, não faz sentido nenhum usar aqui.

Lá em cima o formato AAC... Acho que está errado. Não é ALAC não?

Essa peça de entrada aux depende. Tem player que já faz o bypass sozinho com o cabo do iPod mesmo.

Isso so o DRZ dos tops que faz. Meus alpines não fazem, e nem o sony...

CASO O PLAYER NAO FAÇA, temos uma solução evidente, porque nao são todos que fazem

"EQ" nao é tão obvio assim ,muita gente acaba "esquecendo"(liga pra ouvir na rua com o fone, e pluga no carro e nem lembra de TIRAR.

E sugiro a leitura para intender a diferença entre AAC e ALAC.

AAC explicativo apple

"ALAC" M4A

Editado por H2o0

Compartilhar este post

Link para o post

Assim... concordo 100% com o que foi escrito em relação às gravações atuais... MAS o texto original puxa bastante pro lado do sensacionalismo.

Um bom exemplo é este:

tumblr_lez7ijn1el1qzs9u3o1_500.jpg

Nem preciso me delongar pra dizer pq a figura compara bananas com maçãs.

Música clásica é singular em TODOS os sentidos... especialmente na faixa dinâmica, a maior dentre todos os estilos. E música pop tem BATIDAS, graves... se pegar rock, vai ver a mesma coisa...

Se você ainda pega e deixa o zoom no mínimo, só vai ver essa massa aí, que na prática não diz nada. Eu uso o cool2000 aqui também, acho o programa mais prático já feito... e olha que é bem velho já.

Bem, essa é Black or White, no mesmo nível de zoom utilizado pelo autor...

mjview1.png

mjview2.png

E olha o que aparece quando você aumenta o nível de zoom... aí na tela tem 1 segundo, contra 4 minutos do primeiro print!

Aí a mesma coisa vale pra avaliar esta imagem aqui:

compressiondiagram.jpg

Fica a dúvida se foi avaliada a MESMA música... Digo isto pq é estranho... O maior pico dela é em -3dB, contra 0dB da segunda gravação. E na época do LP, nego masterizava com peak ACIMA de 0dB, pois o LP permitia até +6dB. Quem limitou a 0dB foi o CD.

A queda da faixa dinâmica é fato, hoje se trabalha com muito mais compressão... mas até que ponto isto é problemático? E até que ponto isto afeta as BOAS gravações?

Digo isto, pq hoje se produz muita coisa ainda sem abuso na compressão.

Além disto, as gravações "marromenos" de hoje são muuuuito melhores que as gravações marromenos do passado.

Digo tudo isto só pra alertar: CUIDADO pra não ficarem bitolados por opiniões exacerbadas... eu mesmo tenho gravação remasterizada aqui que dá SHOW na gravação original, coisa de querer nunca mais ouvir a antiga.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz?

Tenho 3 ipods, dentre eles um ipod mini que nao é compativel com o clarion 785, sera que instalando o rockbox, o clarion podera reconhecer ele?

Abraco!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, blz?

Tenho 3 ipods, dentre eles um ipod mini que nao é compativel com o clarion 785, sera que instalando o rockbox, o clarion podera reconhecer ele?

Abraco!

Bom, fiz a instalação do Rockbox, e aparentemente nao funcionou... que pena...rs

Mas gostei do novo sistema operacional do ipod!

Abraco!

Compartilhar este post

Link para o post

Rock box + pocket dock = Pronto. É o que estou usando no ipod da "primeira geração". Tá bom até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que compreendi o Turbodock permite que tenha acesso ao sinal original do IPOD.

Entretanto, ele não me parece válido para utilizaçao com os aparelhos ALPINE USB mais atuais como o CDA-117, CDA-105. Os mesmos já obtém este sinal digital direto da fonte.

Os antigos CDA-9887, 9886, 9884, etc, obtinham um sinal amplificado e portanto com "ruído". Acredito que com este Turbodock, a qualidade do áudio obtida do IPOD teria sim resultados positivos nestes aparelhos, apesar de não poder ter controle das músicas pelo HEADUNIT.

A Alpine melhorou muito quando passou a ter este acesso DIGITAL ao IPOD, mas AINDA não tem a mesma qualidade de um CD. Esta é a busca constante do time que zela pela portabilidade e ao mesmo tempo fidelidade.

Compartilhar este post

Link para o post

caramba to cuma duvida aqui sei que foge bastante do topico, mas como a maioria é usuario de ipod e eu tambem, como faço pra funfar meu ipod no clarion vz409 que mer...... , ja tenteio 2g tenho um 3g todos touch e nada mudei a firmware pra 4.1 e nada o 2g que testei era firmware 3.1.2 e nada tambem , to ficando louco , quem quiser vender um ipod classic ae 4 geração 5 geração pra cima por favor me mande mp , troco pelo meu 3g q ta novinho , vamos conversar, e desculpe o encomodo !!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso so o DRZ dos tops que faz. Meus alpines não fazem, e nem o sony...

CASO O PLAYER NAO FAÇA, temos uma solução evidente, porque nao são todos que fazem

"EQ" nao é tão obvio assim ,muita gente acaba "esquecendo"(liga pra ouvir na rua com o fone, e pluga no carro e nem lembra de TIRAR.

E sugiro a leitura para intender a diferença entre AAC e ALAC.

AAC explicativo apple

"ALAC" M4A

O DRZ tem bypass do DAC nativo? Nao sabia.

Além disso os alpines cda-117 fazem bypass, inclusive tem um tópico de um proprietário postando as impressões sobre o mesmo e pareceram bem positivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Além disso os alpines cda-117 fazem bypass, inclusive tem um tópico de um proprietário postando as impressões sobre o mesmo e pareceram bem positivas.

Por isso que eu disse que meus "alpines" nao fazem. E não todos alpines não fazem

obs: tenho um 9884, 9887! Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, o amigo que criou o tópico deve ter se enganado. O DRZ não faz bypass do dac do ipod não. Tenho um DRZ e a entrada de ipod dele é pela cenet. Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Não, o amigo que criou o tópico deve ter se enganado. O DRZ não faz bypass do dac do ipod não. Tenho um DRZ e a entrada de ipod dele é pela cenet. Abraços

Realmente confundi o "DXZ785" que faz bypass... :pirou::legal:

Para quem quiser ler mais sobre OS ipods.

Linha de frrequencia que eles trabalham

page31_14.gif

Editado por H2o0

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei um "gadget" pra fazer BYPASS do dac do IPHONE/Ipod´s e etc

Music Streamer

"

This unit bypasses the inexpensive internal DAC on all iDevice's were only intended for low resolution MP3 Files! and provides very high quality Audio!

"

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, muito me interessa...

Alguém utiliza ipod classic com RockBox para ouvir arquivos em Flac?

Compartilhar este post

Link para o post

Bela iniciativa do tópico, mas temos alguns "poréns" ao meu ver.

Existe essa confusão de bypass da DAC do ipod. Galera, pensem... DAC significa Digital to Analog Converter. SE você utiliza a saida dock do ipod (o cabo do ipod>usb) o sinal NÃO TEM COMO ter passado pelo DAC do ipod. Não teria nexo ele converter de digital para analogico e depois de analogico para digital para sair sinal digital pelo cabo usb.

O analogico só é utilizado quando o sinal se transforma em sinal elétrico, que ao chegar no autofalante se transforma em onda sonora.

Portanto, TODOS os players que aceitam ipod via DOCK>USB fazem bypass do DAC. (Caso alguem tenha alguma confirmação técnica que comprove o contrario, favor compartilhar, pois é algo totalmente ilógico).

Se quer utilizar o ipod, utilize dessa maneira (via dock). Não adianta nada utilizar um baita HU/Cabos/Speakers se utilizar a saida ANALOGICA do ipod (saida para fones), pois estara (ai sim) utilizando o DAC e Amplificador interno do ipod.

Esse adaptador ai eu duvido MUITO que faça algo. Ele recebe sinal digital da mesma maneira e dos mesmos pinos que o cabo dock(usb) recebe. Não tem como ele "acessar" o audio puro do ipod utilizando as mesmas conexões.

Para SQ/HIFI obviamente que a melhor maneira é CD>WAV, CD>ALAC ou FLAC/CD>Wave.

edit: Já utilizei o Rockbox porem desinstalei. Come uma bateria desgraçada, interface BEM porca, alem de perder todos os controles que a HU oferece sobre o ipod. Pra mim vale mais a pena utilizar wave no ipod e ligar diretamente ao HU e controlar tudo pelo HU.

Editado por Rajjax

Compartilhar este post

Link para o post

Bela iniciativa do tópico, mas temos alguns "poréns" ao meu ver.

Existe essa confusão de bypass da DAC do ipod. Galera, pensem... DAC significa Digital to Analog Converter. SE você utiliza a saida dock do ipod (o cabo do ipod>usb) o sinal NÃO TEM COMO ter passado pelo DAC do ipod. Não teria nexo ele converter de digital para analogico e depois de analogico para digital para sair sinal digital pelo cabo usb.

O analogico só é utilizado quando o sinal se transforma em sinal elétrico, que ao chegar no autofalante se transforma em onda sonora.

Portanto, TODOS os players que aceitam ipod via DOCK>USB fazem bypass do DAC. (Caso alguem tenha alguma confirmação técnica que comprove o contrario, favor compartilhar, pois é algo totalmente ilógico).

Se quer utilizar o ipod, utilize dessa maneira (via dock). Não adianta nada utilizar um baita HU/Cabos/Speakers se utilizar a saida ANALOGICA do ipod (saida para fones), pois estara (ai sim) utilizando o DAC e Amplificador interno do ipod.

Esse adaptador ai eu duvido MUITO que faça algo. Ele recebe sinal digital da mesma maneira e dos mesmos pinos que o cabo dock(usb) recebe. Não tem como ele "acessar" o audio puro do ipod utilizando as mesmas conexões.

Para SQ/HIFI obviamente que a melhor maneira é CD>WAV, CD>ALAC ou FLAC/CD>Wave.

edit: Já utilizei o Rockbox porem desinstalei. Come uma bateria desgraçada, interface BEM porca, alem de perder todos os controles que a HU oferece sobre o ipod. Pra mim vale mais a pena utilizar wave no ipod e ligar diretamente ao HU e controlar tudo pelo HU.

Não é verdade simplesmente porque pela saída que chamamos de dock passa exatamente o mesmo sinal que tem na saída P2.

Tanto que alguns cabos "resumidos" que não tem todos os fios, apenas os de dados e energia não reproduzem áudio.

E não, não é todo player que conectado ao ipod/iphone faz bypass. Na verdade são poucos.

Uma dica pra quem quer fazer isso é já manjada dock pure i20, usando a conexão digital o áudio é extraído de forma bruta e serve como um transporte. Usando RCA faz bypass mas usa o dac da dock, que já é melhor que o da apple. O melhor de tudo é o preço, coisa de 100 dólares.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é verdade simplesmente porque pela saída que chamamos de dock passa exatamente o mesmo sinal que tem na saída P2.

Tanto que alguns cabos "resumidos" que não tem todos os fios, apenas os de dados e energia não reproduzem áudio.

E não, não é todo player que conectado ao ipod/iphone faz bypass. Na verdade são poucos.

Uma dica pra quem quer fazer isso é já manjada dock pure i20, usando a conexão digital o áudio é extraído de forma bruta e serve como um transporte. Usando RCA faz bypass mas usa o dac da dock, que já é melhor que o da apple. O melhor de tudo é o preço, coisa de 100 dólares.

Então porque quando se usa a saida dock o equalizador não tem efeito? Sinceramente não vejo motivos pra ter uma saida de audio "dupla"

Enviado via AutoForum Mobile App

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, de acordo com esse diagrama realmente existe saida de audio pelo cabo dock>usb. Pelo que podemos ver é o Line-Out. Pelo que eu sei o Line out é a saida direta do audio. Talvez por isso os efeitos de equalização não se aplicam à essa saida.

http://pinouts.ru/PortableDevices/ipod_pinout.shtml

Editado por Rajjax

Compartilhar este post

Link para o post

Line out dock nao é bypass dac, só do amplificador.

Como assim você não vê motivos? Existem milhares de modelos de docks pra tocar musica, só espetar que carrega, reproduz e controla o iPod. Sem isso precisaria ligar o p2 alem de deixar espetado na dock.

Compartilhar este post

Link para o post

Posso estar errado, mas comparando o CD gravado de um flac, e o I-Pod com esse wave conectado no DXZ-785 tem sim diferenças na reprodução.

Pelo que EU entendi, lendo várias coisas sobre essa do "by-pass" é a seguinte.

Realmente a conexão entre eles é by-pass, da DAC mas tem um detalhe, o I-Pod, faz um processamento, que nada mais é que um downgrade na musica e envia via USB para o player, com qual amostragem, não sei te falar.

Tanto que se coloco a mesma musica em Wav ou alac no I-Pod ela toca melhor que um mp3 de 320, não importando se em CD ou no I-Pod, mas se pego esse arquivo gravo em um CD e coloco no player, a diferença é maior, nada absurdo, mas existe. No meu sistema, noto uma melhor definição da imagem e naturalidade, não muda nada em dinâmica e extensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu to usando o seguinte:

Tenho um Lumia 625,o som "original" dele ja é bom.....Tem DTS,Dolby.....se funciona realmente ou nao,nao sei,mas que se desligar muda,isso muda e bastante....Baixei um App pra rodar FLAC,e junto com os 8GB SD + 4GB Smart....Tenho varios albuns aqui,ligo pelo AUX do player (que não é um Brastemp Pioneer 2350UB,por enquanto) e toca com muito mais qualidade do que pelo USB com PenDrive....Testei a mesma musica no PD em MP3 320kbs e no Smartphone com .Flac.....É ENORME a diferença....

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu to usando o seguinte:

Tenho um Lumia 625,o som "original" dele ja é bom.....Tem DTS,Dolby.....se funciona realmente ou nao,nao sei,mas que se desligar muda,isso muda e bastante....Baixei um App pra rodar FLAC,e junto com os 8GB SD + 4GB Smart....Tenho varios albuns aqui,ligo pelo AUX do player (que não é um Brastemp Pioneer 2350UB,por enquanto) e toca com muito mais qualidade do que pelo USB com PenDrive....Testei a mesma musica no PD em MP3 320kbs e no Smartphone com .Flac.....É ENORME a diferença....

A diferença entre FLAC vs mp3 320kbps é obvia e natural. O que vc tem que fazer é testar O MESMO arquivo tocando pela saida de fones do seu nokia ligado no aux do player e o mesmo arquivo no pendrive tocando diretamente pelo USB

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...