Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
eulen

16 Mids na Montana - Twin 16.

Recommended Posts

O custo é muuuuuuuuuuuito menor, sem duvidas! Com a grana de 9 mids desse vc n compra nem 1 sub grande! rs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E nisso que to apostando, e a ligaçao, sera que ficaria bacana? o SS1 sera que vai dar conta? tocando 3 mids em cada canal, sobrando um para driver e sts

minha duvida e: qual ficaria mais forte 1 Protech ligth 12" + woofer 8" ou os 9 mids

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tpc> Bom galera, um amigo meu me procurou para ajudalo num projetinho pequeno e basico, seguinte

me ajudem a comparar um pelo outro, para ver qual ficaria mais forte e com mais qualidade

projeto1:

Amplificador Bbuster 3600GL SS1

9 midbass gradiente twinsound (o mesmo do tpc)

2 driver selenium D200

2 ST selenium ST200

Player pioneer 4080UB

ligaçao: 3 mids em cada canal, 2 driver e 2 ST no canal restante

cortes: HPF 63Hz pelo player, capacitor nos drivers e sts

--------------------------------------------------------------------------------------

projeto 2:

Amplificador BBuster 3600GL SS1

1 Sub Protech Ligth 12"

1 woofer 8" (8pw3,100w8, ou outro similar)

1 driver hinor HDI 400

1 selenium ST200

Player pioneer 4080UB

ligaçao: sub numa bridged @4ohms, woofer 8" + driver + st na outra bridged

cortes: sub na saida sub do player e as e o restante com HPF em 125Hz do player, capacitor nos drivers e sts

------------------------------------------------------------------------------------------

Lembrando que intuito do projeto e um mini trio com qualidade, e que nao passe vergonha, emfim, um som pra tomar uma no buteco, os dois projetos teria um custo + ou - bem parecido, por isso a duvida entre os 2

Valeu galera, vou aguardar a opniao de voces, se for o caso pra nao sujar o tpc do amigo, posso estar criando um novo tb

Felipe é difícil decidir. Mas eu como já conheço bem esses mids e já usei algo bem parecido na caçamba, sem dúvidas iria pelo projeto 1, exceto por uma correção. Eu montaria com 8 mids para poder fechar a impedância de forma correta, já que com 9 fica difícil. Daria pra ligar série-paralelo e fechar em 4ohms.

Com ctza vai ficar surpreendente. Melhor do que com 2x12".

Faça com 15L por falante e sintonizado la pelos 55hz. Se o negócio for custo baixo e qualidade excepcional, esse projeto vem muito a calhar. A dinâmica é impressionante.

Compartilhar este post

Link para o post

Foce? Vc quis dizer face? ou foice?

Compartilhar este post

Link para o post

Ne nao, e 9 mesmo, e pra ligar 3 em cada canal do BBuster 3600GL, se o mudolo foce mono ai sim seria 8

Ah certo, entendi agora. Mas vc tem que garantir que todos estarão tocando as mesmas frequencias.

Galera, me corrijam se eu estiver errado, mas na minha opinião pode haver cancelamentos já que vc vai ligar estéreo (canais left/right). Pelas minhas contas vc vai ter um canal canal left ou right a mais no sistema. O melhor seria ligar tudo mono mesmo, já que num trio raramente se percebe um estéreo.

Nunca tentei ligar assim. Costumo usar uma bridge pros graves e os outros 2 canais pros agudos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem isso tb ne, pode ser que temha uma diferença, pode ser que ligue 4 em cada canal utilizando 8 mids tb, so que creio que ficaria fraco, pois diganos que o SS1 tenha a mesma potencia de 1 Pone, cada mid receberia 45 RMS, creio que e pouco, e da outra forma cada mid receberia um pouco mais de potencia

Compartilhar este post

Link para o post

Tem isso tb ne, pode ser que temha uma diferença, pode ser que ligue 4 em cada canal utilizando 8 mids tb, so que creio que ficaria fraco, pois diganos que o SS1 tenha a mesma potencia de 1 Pone, cada mid receberia 45 RMS, creio que e pouco, e da outra forma cada mid receberia um pouco mais de potencia

cara.. nao é pra ligar um em cada canal

a bridge é de 600w rms @ 4ohms.

Vc tem 8 unidades de 8ohms, liga em pares em série, vão ficar 4 pares de 16ohms, ae liga os pares em paralelo, vao ficar 2 pares de 8 ohms.. ae vc liga em paralelo de novo e fica em 4 ohms

75w rms pra cada mid, SE o bbuster mandar toda essa potencia.

Ainda sobra 2 canais pra vc ligar as cornetas e tweeters.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso que to dizendo cara, dava sim pra ligar assim, mais eu duvido muito que esse SS1 tenha mais 350rms em cada bridged, por isso queria ligar da outra forma, 3 em cada canal, sobrando assim 1 canal para driver e st

Compartilhar este post

Link para o post

mas trem em cada canal, iam ser 3 mids @ 2,66ohms em cada canal.

Vc acha mesmo que ficaria mais forte?

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que 3 mids a 2,66 ainda ficaria melhor, o que esta desanimando e a caixa

9 mids com 15L pra cada e = 135, ficaria uma caixa muito grande pra um triozinho simples, a nao ser que o redimento compense, ver os 9 bichinhos batendo sincronizados deve ser show em

Compartilhar este post

Link para o post

Ah certo, entendi agora. Mas vc tem que garantir que todos estarão tocando as mesmas frequencias.

Galera, me corrijam se eu estiver errado, mas na minha opinião pode haver cancelamentos já que vc vai ligar estéreo (canais left/right). Pelas minhas contas vc vai ter um canal canal left ou right a mais no sistema. O melhor seria ligar tudo mono mesmo, já que num trio raramente se percebe um estéreo.

Nunca tentei ligar assim. Costumo usar uma bridge pros graves e os outros 2 canais pros agudos.

Cancelamento só se os falantes estiverem fora de fase!

Estando todos na mesma fase (positivo e negativo corretamente ligados) não cancela!

Mas num trio é sempre bom ligar em mono, ajuda no acoplamento e deixa o som mais inteligível!

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que 3 mids a 2,66 ainda ficaria melhor, o que esta desanimando e a caixa

9 mids com 15L pra cada e = 135, ficaria uma caixa muito grande pra um triozinho simples, a nao ser que o redimento compense, ver os 9 bichinhos batendo sincronizados deve ser show em

Com certeza compensa, isso posso garantir. Quando eu usava 8 deles, todo mundo pensava que haviam 2x12 embaixo da lona. A pancadinha no peito também era mto gostosa.

Cancelamento só se os falantes estiverem fora de fase!

Estando todos na mesma fase (positivo e negativo corretamente ligados) não cancela!

Mas num trio é sempre bom ligar em mono, ajuda no acoplamento e deixa o som mais inteligível!

Estou falando de fase acústica, não de polaridade. Evidente que quando se inverte a polaridade a fase tende a virar em 180 graus. Pelo que tenho visto, inverter fase e polaridade são coisas totalmente diferentes. Não digo que haverá inversão total, mas opinião leiga é de que pode sim haver alguns graus de defasagem no resultado, com 2 tocando left e 1 tocando right, por exemplo.

Mas ai só medindo com um bom microfone e traçando gráfico pra saber.

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Eulen,.. me surgiu uma duvida,. graande

,.. assim como os sub´s de 6,5" eu pensei sobre os de 10"(um pioneer ts-w259 por exemplo)

Dados do ts-w259:

Caixa adequada em pés cub. 0,80

Caixa adequada em litros (l) 22,64

Revc Ω duplo 3,4

Levc mH 3,82 (8Ω)

0,96 (2Ω)

Fs Hz 48,0

Zmax Ω 64,6 (8Ω)

14,0 (2Ω)

Qms 11,635

Qes 1,09

Qts 1,00

Vas. em pés cub. 0,517

Vas. em litros (l) 14,63

Rms Ns/m 3,566

Mms g 137,51

Cms m/N 8,00E-05

BL T*m 16,07 (4Ω)

8,04 (1Ω)

Sd. em pés quadrados 0,376

Sd. em metros quadrados 3,49E-02

Hvc em polegadas 1,34

Hvc em mm 34,0

Hag em polegada 0,39

Hag em mm 10

Xmax em polegada 0,47

Xmax em mm 12,0

Agora uma compraçao sub´s 10" com sub,s de 18(SDS2.7 por motivo aleatorio)

1x10" area de cone=78,54 pot.rms 350 aplicando o dobro de pot. 700 volume em litros de uma caixa grande(baixa freq.)35 L.

8x10" =628.32 2800 5600 280 L.

16x10" =1256,64 5600 11200 560 L.

1X18" area de cone=254.47 pot. rms 1350 aplicando o dobro de pot.2700 volume em litros de uma caixa grande(baixa freq.)140 L

2x18" =508.94 2700 5400 280 L.

4x18" =1017.87 5400 10800 560 L.

Minha duvida seria, quantos db´s vai ter cada exmplo? 1x10"=92 X 1x18"=96

8x10"=? X 2X18"=? (fiz alguns calculos conforme li em topicos, porem nao creio que meus calculos estajam corretos)

16x10"=? X 4x18"=?

OBS: A comparaçao fiz dessa forma, pois os dois exemplos usam o mesmo espaço total e consumen quase a mesma potencia. entao me veio uma conclusao: trabalhar com sub´s de 10 polegadas nesse caso me da muito mais vantagens!! esta certo?¿(nao tenho os progamas de simulaçao, te peço uma mao, se puder fazer e colocar os resultados)

OBS 1:Vejo tbm que faltaram comparar muitos outros parametros para o resultado real.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...