Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
eulen

16 Mids na Montana - Twin 16.

Recommended Posts

Salve galera,

Ainda juntando dinheiro pra começar o projeto que tinha pensado, resolvi usar o que já tenho parado aqui. 2 torres DIY do HT, com 4 mids de 6.5".

São mids Gradiente de 6.5" mto interessantes, que é claro, somam 8 no total e estão acompanhados por 1 drive Ti. Mas o resultado está muito acima do que eu esperava, realmente animador, principalmente considerando a pequena potência aplicada no momento. Ninguém acredita quando olha o que está tocando.

Pensando nisso, resolvi simular 16 desses brinquedinhos em comparação com algum falante de 18". Simulei 2x18". O que achei mais legal foi o custo, pois seria algo em torno de R$ 450,00 pelos mids. Além do que seria muito legal ver um paredão de falantinhos tirando com um baita som, sem contar a dinâmica que esses danadinhos proporcionam.

Até os 250hz não haveria grandes diferenças pelo que percebi, alguns dB, mas a audição humana já é mais sensível à essa faixa. A simulação está com 3200w, pois queria ver se acontecia alguma variação, mas realmente parece que a coisa empatou até os 100hz. Algo mais realista seria um máximo de 2kw pra esses mids. Com 1600w temos os mesmos resultados, diminuindo apenas o SPL.

Em vermelho estão os Over e em amarelo os Gradiente. O que acham dos resultados? Estou usando o Oversound Sub800 pra comparar. Era o único aqui que eu já tinha os parâmetros salvos aqui o-o-. Sabe aquela velha preguiça ne?

normalqr.jpg

customqg.jpg

delayp.jpg

xcone.jpg

Caixas:

Over Sub800 - total 200L, com 10 dutos de 100mm x 150mm ~ 55hz

Gradiente 6.5 - total 320L, com 12 dutos de 100 x 70mm ~ 60hz

Abraços galera.

Editado por eulen

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto é o xmax dos gradientes ?

Lucas, essa informação o revendedor não dispõe, mas pelo que vi aqui ele chega a no máximo 4mm sem distorcer. Nessa simulação, ultrapassou um pouco o xmax, mas creio que modificando volume e FB isso pode ser melhorado, não? Além do mais a intensão é algo como 2kw.

Será que tem futuro?

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de postar os parâmetros dos mids.

Parametros T&S:

Qts:0,45

Fs:47 Hz

Qes: 0,51

Qms:3,64

Vas:16,5

BL:8,2

Le: 1,2mH

Re: 7,3ohms

Sd: 132,7cm2

Sens: 88db/w/m

Pow ninguém faz uma análise dos gráficos? Se fosse perguntado sobre receitinha de bolo, tava cheio de opinião, até de quem nunca ouviu som na vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, dá até pra arriscar algo diferente!

Só que não espera eles descerem muito não, mas a intenção é trio né ? Tocando a partir de 50Hz tá bom demais!

Como eu disse, "dá pra arriscar", não é certeza que vão tocar bem! Eu tenho aqui 2 fulls 6" do Aiwa (não sei modelo do falante e nem parametros).Fiz uma caixinha pra eles com 30L brutos com 2 dutos de 3"x10cm, até que quebra um galho.

Mas se fosse eu, eu iria na proposta "convencional" mesmo, com os sub800 não tem essa dúvida, é certeza de que fica bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos gráficos percebe-se que você conseguirá ter uma ótima resposta na faixa útil para um trio, eu arriscaria de boa.

Sem falar no questio custo x beneficio, né?

Boa sorte no projeto!

Abraço

Wandick Wagnner

Editado por _TrIo_Pancadão_

Compartilhar este post

Link para o post

Pelos gráficos percebe-se que você conseguirá ter uma ótima resposta na faixa útil para um trio, eu arriscaria de boa.

Sem falar no questio custo x beneficio, né?

Boa sorte no projeto!

Abraço

Wandick Wagnner

Será que vale a pena fazer uma manifold com eles? Estava pensando em 4 linhas de 4 falantes, faria 2 "manifolds" por linha, mais ou menos assim:

_____/-----\______/------\_____

Compartilhar este post

Link para o post

Será que vale a pena fazer uma manifold com eles? Estava pensando em 4 linhas de 4 falantes, faria 2 "manifolds" por linha, mais ou menos assim:

_____/-----\______/------\_____

Ai deixo para os expert em manifold, mas eu particulamente iria de dutada, até porque você precisa de uma resposta bem ampla né, e pelo meu pouco conhecimento das manis, a sua resposta é bem estreita.

Abraço

Wandick Wagnner

Compartilhar este post

Link para o post

a ideia é intereçante na teoria.

gostaria de ouvir um projeto desses.

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Também achei muito interessante, e inclusive também tenho planos para fazer o mesmo, com 16 alto-falantes de 6,5' da gradiente (ou outro melhor, mas de 6,5') divididos em duas caixas em uma linha de mais ou menos 1,80m de altura. Mas vou fazer para colocar na sala da minha casa, algo mais ou menos assim:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/15044-L.A-Fidelity-Minhas-novas-frontais...-%29?quot;

Acredito que a teoria (é bem complicadinha) seja a mesma, só mude a disposição dos falantes. Mas conte mais de como fica o som com esse drive TI? E o grave? Tava pensando em usar o Oversound DTI 2540 no meu projeto... Qual é o drive que você usa? Qual corte você usou, um capacitor? Acho que o você que fazer é mais ou menos isso né?

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/108138-Line-array-ou-loucura?quot;

Ou isso:

http://www.youtube.com/watch?v=LMWJ2Wj3cBw

O midbass seria esse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184538913-mid-bass-woofer-gradiente-twinsound-65-polegadas-caixa-som-_JM

Acompanhando o tópico

Valeu...

Editado por Elzinho

Compartilhar este post

Link para o post

a idéia é realmente interessante.

mas acho que o xmax de 4mm pra eles muito otimista.

talvez respondendo acima de 125~150hz o resultado seria mais satisfatório.

abaixo disso acho que não aguentariam muito bem o tranco.

tocando juntos com um par de woofers de 18" + um parzinho de Ti deve ficar bem agradável!

Compartilhar este post

Link para o post

Também achei muito interessante, e inclusive também tenho planos para fazer o mesmo, com 16 alto-falantes de 6,5' da gradiente (ou outro melhor, mas de 6,5') divididos em duas caixas em uma linha de mais ou menos 1,80m de altura. Algo parecido com som de shows abertos. Mas vou fazer para colocar na sala da minha casa, algo mais ou menos assim:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/15044-L.A-Fidelity-Minhas-novas-frontais...-%29?quot;

Acredito que a teoria (é bem complicadinha) seja a mesma, só mude a disposição dos falantes. Mas conte mais de como fica o som com esse drive TI? E o grave? Tava pensando em usar o Oversound DTI 2540 no meu projeto... Qual é o drive que você usa? Qual corte você usou, um capacitor? Acho que o você que fazer é mais ou menos isso né?

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/108138-Line-array-ou-loucura?quot;

Ou isso:

http://www.youtube.com/watch?v=LMWJ2Wj3cBw

Acompanhando o tópico

Valeu...

Show de bola esses falantinhos do vídeo, deve dar um puta som isso aí.

Elzinho, ví que é um dos seus primeiros posts aqui no fórum. Seja muito bem vindo, espero que goste da nossa casa.

Essas LA Fidelity do Renato foi que me inspiraram a montar essas duas torres que eu estava utilizando aqui em casa, o acomplamento traz um resultado incrível. Elas estavam tocando junto com DX BlameST, muito bom o resultado. O ToniDIY também me ajudou bastante nessa montagem. Eu nem consigo imaginar esses 16 mids desses dentro de casa, passam do absurdo. Voce vai adorar.

O grave? Bem o grave para o estilo do trio está ótimo, claro que querer subgrave é exagero, pois esperar que eles desçam de 50hz é difícil, mas está dando aquela pancadinha no peito quando abre a tampa da caçamba e quem fica perto do carro sente a tremedeira. Em casa creio que vc vá precisar de um subwoofer apenas pra filmes e jogos, pois falta uma pegada no subgrave sim. Mas pra música fica redondinho. Acho que não ficou diferente da maioria dos woofers que eu estou acostumado. O resultado agradou em cheio. Era algo despretencioso, instalado apenas "para ver como ficava", mas que virou definitivo.

O corte é feito pelo crossover do Toni (Twinsuond), em 3.5k (12 db/8ª), faz tanto LP como HP, recomendo vc gastar nele. O driver é o D2500Ti-ND da Selenium, muito interessante esse driver, mas difícil de domar com os seus 111dB. Dependendo da corneta utilizada você vai ter médios em excesso. No momento desliguei 1 dos drivers, de modo que 1 unidade dá conta dos 8 mids e ainda sobra. Este da oversound parece mais suave, menos sensível, por isso acho que vc terá mais facilidade pra regular.

O timbre de driver TI é diferente, eu ainda continuo gostando dos fenólicos + tweeter, dizem que gosto é pessoal e é mesmo, tem gente que prefere o timbre do TI. Esses certamente são mais práticos, facilitam a montagem de um crossover passivo e além do mais a faixa de atuação é mais ampla, já começam a trabalhar cedo, ao contrário dos tweeters.

Um abração pra ti e qquer coisa a galera do forum está aí pra ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

a idéia é realmente interessante.

mas acho que o xmax de 4mm pra eles muito otimista.

talvez respondendo acima de 125~150hz o resultado seria mais satisfatório.

abaixo disso acho que não aguentariam muito bem o tranco.

tocando juntos com um par de woofers de 18" + um parzinho de Ti deve ficar bem agradável!

Blz Rafael?

Também fico com receio, mas como eu disse, é tentar algo diferente. Já tem gente aqui na cidade querendo copiar a idéia. Além disso, o custo da experiência não vai ser elevado, caso não seja como espero, posso remontar tudo em casa novamente e ai fico com os 16 aqui na sala. Em casa esses danadinhos são espetaculares. O fornecedor falou 3mm de xmax e a verdade é que pra médios não são tão bons quanto pro grave.

Vamos ver como eles se saem com um SD 2500 na bundinha... ou vai ou racha. o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola esses falantinhos do vídeo, deve dar um puta som isso aí.

Elzinho, ví que é um dos seus primeiros posts aqui no fórum. Seja muito bem vindo, espero que goste da nossa casa.

Essas LA Fidelity do Renato foi que me inspiraram a montar essas duas torres que eu estava utilizando aqui em casa, o acomplamento traz um resultado incrível. Elas estavam tocando junto com DX BlameST, muito bom o resultado. O ToniDIY também me ajudou bastante nessa montagem. Eu nem consigo imaginar esses 16 mids desses dentro de casa, passam do absurdo. Voce vai adorar.

O grave? Bem o grave para o estilo do trio está ótimo, claro que querer subgrave é exagero, pois esperar que eles desçam de 50hz é difícil, mas está dando aquela pancadinha no peito quando abre a tampa da caçamba e quem fica perto do carro sente a tremedeira. Em casa creio que vc vá precisar de um subwoofer apenas pra filmes e jogos, pois falta uma pegada no subgrave sim. Mas pra música fica redondinho. Acho que não ficou diferente da maioria dos woofers que eu estou acostumado. O resultado agradou em cheio. Era algo despretencioso, instalado apenas "para ver como ficava", mas que virou definitivo.

O corte é feito pelo crossover do Toni (Twinsuond), em 3.5k (12 db/8ª), faz tanto LP como HP, recomendo vc gastar nele. O driver é o D2500Ti-ND da Selenium, muito interessante esse driver, mas difícil de domar com os seus 111dB. Dependendo da corneta utilizada você vai ter médios em excesso. No momento desliguei 1 dos drivers, de modo que 1 unidade dá conta dos 8 mids e ainda sobra. Este da oversound parece mais suave, menos sensível, por isso acho que vc terá mais facilidade pra regular.

O timbre de driver TI é diferente, eu ainda continuo gostando dos fenólicos + tweeter, dizem que gosto é pessoal e é mesmo, tem gente que prefere o timbre do TI. Esses certamente são mais práticos, facilitam a montagem de um crossover passivo e além do mais a faixa de atuação é mais ampla, já começam a trabalhar cedo, ao contrário dos tweeters.

Um abração pra ti e qquer coisa a galera do forum está aí pra ajudar.

Pancadinha no peito? Se com oito é assim e com 16? Rsrs. Só fiquei mais interessado em fazer agora... Tô começando minhas andanças por aqui, gostei muito desse fórum...

Vou ficar acompanhando pra absorver mais informações sobre seu projeto (pretendo fazer um igual... kkkk).

Valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Rafael?

Também fico com receio, mas como eu disse, é tentar algo diferente. Já tem gente aqui na cidade querendo copiar a idéia. Além disso, o custo da experiência não vai ser elevado, caso não seja como espero, posso remontar tudo em casa novamente e ai fico com os 16 aqui na sala. Em casa esses danadinhos são espetaculares. O fornecedor falou 3mm de xmax e a verdade é que pra médios não são tão bons quanto pro grave.

Vamos ver como eles se saem com um SD 2500 na bundinha... ou vai ou racha. o-o-

haha é isso ae!!

com certeza acho uma experiência bem válida e que pode surpreender. dentro de casa o resultado com certeza será satisfatório, num trio já não tenho tanta certeza disso.

mas é isso ae, to curioso com o projeto.

parabéns pela iniciativa e vai mantendo a gente atualizado :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Você não teria fotos dos falantes não pra gente ver? Você comprar por quanto a unidade? Tem uma perspectiva de quanto vai custar o projeto todo?

Abração...

Compartilhar este post

Link para o post

Você não teria fotos dos falantes não pra gente ver? Você comprar por quanto a unidade? Tem uma perspectiva de quanto vai custar o projeto todo?

Abração...

Elzinho, é este modelo mesmo que você viu no ML. São os mids Gradiente da twinsound (Antônio Luiz). Cara super gente boa, que atende a todos com muita atenção e que conhece bastante do "riscado", monta projetos mto interessantes e inusitados, como este LineArray que vc postou anteriormente. Se nao me engano comprando no atacado, ele faz um descontinho.

dsc00922qg.th.jpg

dsc00923i.th.jpg

dsc00924tm.th.jpg

dsc00606j.th.jpg

dsc00610w.th.jpg

dsc00614ae.th.jpg

Estou estimando o seguinte:

Sd 25000 - 1.050,00

BBuster 3600GL - 220,00

Crossover Booster BC-50X - 125,00

8 mids Gradiente - 320,00 + frete

2 drive D2500ti-ND - já tenho

Cabos (alimentação/sinal) - 60,00

2 baterias 150A - 980,00

compensado e acabamento da caixa - 250,00

Aprox. R$ 3.100,00

Já tenhos os drivers e 8 mids, dessa forma barateia o custo. No futuro quero um driver de 2", mas aí é bem no futuro.

O ampli da bbuster é pra tocar o som interno, um pequeno sub e trixiais nas portas. Caso seja necessário adicionar algo dedicado aos médios, entrarão 2 Over 10MG300 e ai o custo sobe mais um pouquinho. Aqui as baterias são mto caras, somam mais de 30% do valor do total. Mas é isso, se a vida real chegar perto da simulação, vou ficar mto feliz.

Compartilhar este post

Link para o post

Elzinho, é este modelo mesmo que você viu no ML. São os mids Gradiente da twinsound (Antônio Luiz). Cara super gente boa, que atende a todos com muita atenção e que conhece bastante do "riscado", monta projetos mto interessantes e inusitados, como este LineArray que vc postou anteriormente. Se nao me engano comprando no atacado, ele faz um descontinho.

dsc00922qg.th.jpg

dsc00923i.th.jpg

dsc00924tm.th.jpg

dsc00606j.th.jpg

dsc00610w.th.jpg

dsc00614ae.th.jpg

Estou estimando o seguinte:

Sd 25000 - 1.050,00

BBuster 3600GL - 220,00

Crossover Booster BC-50X - 125,00

8 mids Gradiente - 320,00 + frete

2 drive D2500ti-ND - já tenho

Cabos (alimentação/sinal) - 60,00

2 baterias 150A - 980,00

compensado e acabamento da caixa - 250,00

Aprox. R$ 3.100,00

Já tenhos os drivers e 8 mids, dessa forma barateia o custo. No futuro quero um driver de 2", mas aí é bem no futuro.

O ampli da bbuster é pra tocar o som interno, um pequeno sub e trixiais nas portas. Caso seja necessário adicionar algo dedicado aos médios, entrarão 2 Over 10MG300 e ai o custo sobe mais um pouquinho. Aqui as baterias são mto caras, somam mais de 30% do valor do total. Mas é isso, se a vida real chegar perto da simulação, vou ficar mto feliz.

Show de bola sua caixa!!! Muito bonita... Como você fez a ligação dos falantes? Série ou paralelo?

Tô planejando fazer algo assim... Duas caixas deve ficar show né...

http://i208.photobucket.com/albums/bb47/DonParsons/RAW_RA-8/Speakers009.jpg

Valeu...

Editado por Elzinho

Compartilhar este post

Link para o post

Elzinho, tem tudo pra ficar excelente seu projeto. Se tiver um ampli potente, vc vai sentir tremer tudo. Fora a qualidade que esses mids têm, havendo espaço e disposição pra empreitada, o resultado é só alegria.

Compartilhar este post

Link para o post

Salve galera, depois de algum tempo pensando no que fazer, resolvi tocar pra frente este projetinho, agora denominado de TS-16, em homenagem a TwinSound que me auxiliou no projeto, e em alusão aos 16 falantinhos.

A primeira etapa está concluída com a construção da caixa e aquisição dos falantes. Agora virá o acabamento, porém ainda estou indeciso quanto ao que fazer, se será totalmente na batida de pedra, ou acabamento mais liso com tinta PU em 2 cores, enfim... uma mais rustica e outra mais caprichada, porém bem trabalhosa.

Tudo começou com essas 2 torrezinhas que utilizava em casa pra ouvir musica com 50wrms, cuja sonoridade sempre surpreendeu a todos que ouviam, desde as primeiras impressões. Resolvi jogar na caçamba "pra ver no que dava" já que som pra fora é diferente de tocar em casa. Bem o resultado foi muito acima do que eu esperava.

foto0058k.th.jpg

foto0059d.th.jpg

Dados da caixa:

- Material: compensado-20mm.

- Dimensôes: 85 x 38 x 115 cm (L x P x A); ângulo de 45º no meio e duto central.

- volume da câmara: 240L aprox.

- Duto: retangular 80cm X 12cm X 8cm.

- FB: 55hz aprox.

- Vedação: batida de pedra.

foto0027pb.th.jpg

foto0028g.th.jpg

foto0030o.th.jpg

foto0031ij.th.jpg

Travinhas básicas, não ficaram ideiais, mas ajudam a segurar o tranco, já que a potência aplicada será "baixa". E claro que não podia faltar o combustível da turma.

foto0039mb.jpg[/img]

foto0034jc.th.jpg

foto0035mu.th.jpg

Olha só, vai começando a aparecer o monstrinho. Coisa linda do papai.

foto0036f.th.jpg

foto0040p.th.jpg

foto0042gr.th.jpg

foto0043bn.th.jpg

Ensaio básico pra ver como fica na Montaninha

foto0044gg.th.jpg

foto0045yf.th.jpg

foto0046u.th.jpg

foto0057g.th.jpg

foto0047vu.th.jpg

foto0049nr.th.jpg

foto0050f.th.jpg

foto0052t.th.jpg

pequeninos drivers titânio Selenium D2500Ti-ND, levíssimos, compactos, muito bons, futuramente virão os de 2", mas só no futuro mesmo.

foto0053rt.th.jpg

foto0054ce.th.jpg

foto0056za.th.jpg

8 mids novinhos, cheirando a leite. Excelente mid de 6.5" da Gradiente.

foto0061m.th.jpg

foto0062nr.th.jpg

foto0063ns.th.jpg

Editado por eulen

Compartilhar este post

Link para o post

cara, parabéns meter a cara assim fazer um projeto totalmente diferente do que se vê.

não veio com Xmax os parâmetros não? e qual a potencia?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, simplesmente :rever1:

Belíssimo trampo... Diferente e que tem tudo pra dar certo!

Acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

to rindo muito aqui, simulei essa caixa no winsd. fiquei imaginando muito trio caindo do lado dos falantinho de 6".

se sintonizar em 45h, a caixa com 240 litros toca igual a 2 sds800. só q pra isso precisa 5mm de xmax :(

Compartilhar este post

Link para o post

Galerinha, valeu mesmo.

Parâmetros T/S informados pela TwinSound:

Sens: 88db;

fs: 47hz;

Qms: 3,64;

vas: 16,5;

xmax: 4mm;

sd: 130;

Qes: 0,51;

Qts: 0,45;

Re: 7,2;

Le: 1,2;

Z: 8;

BL: 8,2

Pe: 60w;

cara, parabéns meter a cara assim fazer um projeto totalmente diferente do que se vê.

não veio com Xmax os parâmetros não? e qual a potencia?

Valeu jeff123, "fazer algo diferente" foi umas das coisas que mais me motivou a tentar uma caixa inusitada como estas. É projeto de um colega apaixonado por DIY, que entende bastante do riscado e me garantiu que isso vai ser muito diferente, pelo acomplamento de falantes. Os pretinhos são de 60w. Xmax é de 4mm, segundo o vendendor.

Cara, simplesmente :rever1:

Belíssimo trampo... Diferente e que tem tudo pra dar certo!

Acompanhando

Muito grato Lucas Rossi. Ela é o orgulho do papai rsrsrs. Vamos ver depois do acabamento e de jogar potencia na bundinha dos falantes. Ansiedade ta batendo aqui.

show!

Parabéns pela inciativa, acompanhando!!

Valeu I2afael, espero jogar tinta no sábado e fazer os primeiros testes.

to rindo muito aqui, simulei essa caixa no winsd. fiquei imaginando muito trio caindo do lado dos falantinho de 6".

se sintonizar em 45h, a caixa com 240 litros toca igual a 2 sds800. só q pra isso precisa 5mm de xmax :(

Pois é cjainf durante o projeto pensei bastante nisso e como na maioria do tempo ouço forró e sertanejo, achamos melhor sintonizar a caixa nessa frequencia até pq o corte recomendado pra eles vai ser por volta dos 50hz e pra dar mais uns dB nessa faixa. Mas aproveitando sua sugestão vou tapar uma parte do duto pra abaixar a FB, vale a pena testar sim.

Mas como vc viu, o xmax deles é baixinho. Sem dúvida é um projeto limitado, mas que pode dar muita alegria (assim espero). Só não adianta forçar muito os danadinhos, tocam bem, mas são pra gente civilizada o-o-

Galera muito obrigado pelos elogios, pensei que muita gente ia torcer o pescoço, mas estou contente que tenham gostado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...