Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

NEWSITEP

Projeto Manifold para Gol G4

Recommended Posts

Postado em

Sei que sempre se fala em caixas Manifold, mas como o que tenho lido que casa caso é especifico para cada situação, resolvi pedir a ajuda do forum... Ganhei dois Alto Falante Woofer Subwoofer Selenium Tornado 18 1100rms - Model: 18SW3A e queria fazer uma caixa manifold para colocar no meu Gol G4... Achei este projeto na internet que as medidas da certinho no porta mala do carro...

http://imageshack.us/photo/my-images/90/projetomanifoldgolg4.jpg/

A caixa tera 58,6 litros por cada camara (sei que se possivel teria que ser maior, mas esta no limite)

Quero uma caixa pra bater sub grave dentro do carro (BUUUUU!!) e que não faça veio quando abrir o porta mala (mas não é a prioridade)... Sempre tive alto-falantes com suspensão de borracha, mas como ganhei os tornados, não seria doido de recusar...

= Preciso fazer alguma alteração no projeto?

= Este tipo de caixa é necessario revestila internamente com materia que absorve som?

= No projeto em especifico os dutos (4 x 100mm) entram 27cm pra dentro da caixa, esta seria a configuração para o resultado que preciso?

No mais estou começado o projeto agora, aceito qualquer ideia e sugestões.

Me passaram que estas caixas Manifold, eu consigo grave de sub (BUUUMMMMM!!!) mesmo com Alto falante cone seco (como os tornados),podem me corrigir se estiver errado.... MEU OBJETIVO CENTRAL E SUB GRAVE PRINCIPALMENTE PRA DENTRO DO CARRO!!!

Postado em (editado)

Cara pra esse tipo de dúvida, acredito que o pessoal lá do Trio pode te ajudar melhor, posta sua dúvida por lá, pois acredito que eles tenham mais experiência com o Tornado do que nós aqui do SPL.

Abraço.

Editado por RODRIGOB.
Postado em

olha...esse projetos muito aldaciozos e eu deixo pro trio....eu sou adepoto da boa e velha dutadinha....se bem feita render MUITO....

com seu tornado..acredito que renda muito grave interno...principalmente se for um forró...funk..eletronico..nao nao vai ser muito bom pro hip hop...

= )

Postado em

Obrigado pelas dicas Luiz / Rodrigo... Decidi colocar o topico aqui, pois meu interesse é SPL... So que como ganhei os dois tornados queria proveitar eles, e fazer uma caixa diferente... Agora nas especificações tecnicas do tornado ele não é woofer e sim subwoofer com Resp. Freq. @ - 10 dB (Hz): 38 a 1500... Ou seja, na teoria ele da bastante sub.... A minha maior duvida e se este modelo de caixa (manifold) realmente fornece estes graves... E o que poderem ajudar fico muito grato

Postado em

eu tenho tornados na manifold, mas a sintonia tah em 63hz, entao acho q nao serve pro teu caso.

mas jah te adianto q ela eh maior q essa, deve dar uns 78 litros cada camara e nao cabe no pm.

Postado em

cjainf... Não entendo muito deste negocio de sintonia de caixa... A sintonia de uma caixa é fixo, ou seja, não da pra sintoniza-la em outra frequencia?

Postado em

A sintonia vc muda com os dutos de pvc quanto mais longo menor a sintonia da caixa, quanto mais curto maior a sintonia, mas uma dica é voce testar com varios tamanhos de duto ai vc ve qual mais lhe agrada no teste do ouvidometro

Postado em

A sintonia vc muda com os dutos de pvc quanto mais longo menor a sintonia da caixa, quanto mais curto maior a sintonia, mas uma dica é voce testar com varios tamanhos de duto ai vc ve qual mais lhe agrada no teste do ouvidometro

Usando o exemplo do parceiro ai de cima então, que a dele esta com 67hz, se na caixa dele aumentasse o cano pvc do duto da caixa, a mesma ficaria sintonizada numa frequencia menor... É isto?

Outra coisa, a caixa é sintonizada em 67hz (exemplo) isto quer dizer que é a melhor frequencia que ela trabalha, ou que ela começa a tocar apartir desta frequencia, ou o que?

No mais obrigado pelas dicas

Postado em

exatamente, nao quer dizer que ela nao ira responder abaixo dessa frequencia, ela vai responder melhor em determinada frequencia, por exemplo quem gosta daquele subgrave que treme o carro todo vai querer que a caixa responda melhor em uma frequencia mais baixa la entre os 30h.

Postado em

Quanto mais a caixa é maior mais rendimento de mais baixas frequências terá então tente fazer o maior possível em cada câmara pois eu sei como o porta mala não ajuda pois tenho um Gol G4 também, olha eu recomendo deixar o banco reto em 90º pra ficar melhor para a caixa pois assim terá mais espaço de fazer a caixa maior :legal:

Postado em

Comparação:

Conforme especificações divulgadas pelos fabricantes:

AMPLIFICADOR SOUNDIGITAL SD3000.1D

· 3.000WRMS @ 12,6V

· 2.400WRMS com o dobro da impedância nominal

· Consumo máximo = 400A

· Freqüência de operação = 20 Hz a 15 KHz

· Filtro subsônico variável de 20 à 80Hz

· Sensibilidade de entrada = 0,5V - 4V

· Consumo máximo = 400A

· THD < 1%

· Led de indicação de cliping

AMPLIFICADOR STETSOM 3K7ev

- 4500wrms Mono 2 Ohms @ 13,8V

- 2650wrms Mono 4 Ohms @ 13,8V

- 3750wrms Mono 2 Ohms @ 12,6V

- 2300wrms Mono 4 Ohms @ 12,6V

· Freqüência de operação = 20 Hz a 15 KHz

· Filtro subsônico variável de 20 à 80Hz

· Sensibilidade de entrada minima = 0,2V

· Consumo máximo = 370A

· THD < 0,9%

· Led de indicação de cliping

(SE SÃO VERDADE AI É OUTRA HISTORIA)

Ouvi muito em outro forum que mesmo a SD ser mais fraca ela da mais som... Vcs concordão com isto

Pode ser outra marca/modelo tambem, fiquem a vontade de opnar

Postado em

No projeto que eu postei no inicio do topico, tem dois dutos de 100mm x 270mm... Já no manual do tornado já fala que o ideal seria 3 dutos de 100mm x 180mm, porem em uma caixa dutada e não manifold... Vc ou qualquer outro da comu, que opnião teria sobre esta questão, 2 ou 3 dutos por camara

Postado em

Obrigado pelas dicas Luiz / Rodrigo... Decidi colocar o topico aqui, pois meu interesse é SPL... So que como ganhei os dois tornados queria proveitar eles, e fazer uma caixa diferente... Agora nas especificações tecnicas do tornado ele não é woofer e sim subwoofer com Resp. Freq. @ - 10 dB (Hz): 38 a 1500... Ou seja, na teoria ele da bastante sub.... A minha maior duvida e se este modelo de caixa (manifold) realmente fornece estes graves... E o que poderem ajudar fico muito grato

nao precisava ir tao longe...so ir no nome dele começa com(15sw3a) SW = sub woofer... mas nao quer dizer que ele vai da sub SUB mesmo como um sub de profissao (fosgate...mtx...clarion...keybass) ele é um "subao" ele nao desce tanto quando um sub...nao sobe tanto quanto um woofer..ele é um "meio termo" perfeito pra tocar algo perto de subgrave em locais aberto.... um Funk...um sertanejo...um axé... = ) mas hip hop infelizmente nao é a praia do tornado..se tocar os cortes pro sub nao vao deixar render bem o hip hop...se naotiver os cortes voce corre risco de danificar o sub!

entao se a intençao é subgrave infelizmente nao há nada qe possamos fazer...mas se for tocar um funk...sertanejo esse trem assim...faz a caixa feijao com arroz

75L 2 dutos de 4" 10cm de comprimento.... rende muito bem = )

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...