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Dan Rittner

2 vias x 3 vias - Até onde vale a pena?

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Como fazia um tempo que tinha testado isso, e em outro sistema, desci no carro agora pra testar de novo, aproveitando que está um duas vias apenas.

 

TA certinho, medido na trena: Imagem OK

TA no máximo em ambos (501.4 cm): Imagem OK

TA alternado alternado aleatória em ambos canais: Imagem não centrada

TA zerado em ambos: Imagem OK, e pra mim morreu aí.

 

E até eu saiba reflexões continuam "atrasadas" com o sem TA, pela localização física. O que dá pra fazer é tentar mascarar ou amenizar com posicionamento. Quer arrumar isso, usa um controle de diretividade (unity horns, guias de ondas e afins).

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Qual era o amp e kit do Corsa?

O amplificador eu sinceramente nem perguntei.

 

Mas o 2 vias era da Rainbow, sub polyglass de 12 montado numa caixa becari totalmente refeita e o player era um DRZ.

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E para que precisa de TA em tweeter?

Ai que ta Pad, a real necisadde eu nao sei (meu primeiro projeto ativo começara em breve ainda). Mas todos os sistemas mais tops que ouvi tinha TA.

 

O que eu fiquei impressionado foi que nesse Corsa o Foca usou TA pra "porta inteira", e mesmo assim o palco ficava MUITO centrado. è uma parada tão louca que eu nao acreditei, sério.

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Ué, mas esse é o acerto padrão para um 2-vias com crossover passivo, TA para mid+tw.

 

A imagem desse carro, bem focada, com centro bem definido e altura estável em cima do painel, demonstra que o direcionamento foi feito certinho.

Mas mais interessante que isso é reparar que naquele carro era difícil distinguir os sons provenientes do mid e do tweeter. Era como se uma massa só irradiasse som. Mérito do alinhamento entre os drivers.

 

Porém esse sistemas com esse tipo de apresentação são cruéis quanto a posição de audição. Se sair do sweet spot a imagem já era.

Nesse Corsa não era diferente.

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Como fazia um tempo que tinha testado isso, e em outro sistema, desci no carro agora pra testar de novo, aproveitando que está um duas vias apenas.

 

TA certinho, medido na trena: Imagem OK

TA no máximo em ambos (501.4 cm): Imagem OK

TA alternado alternado aleatória em ambos canais: Imagem não centrada

TA zerado em ambos: Imagem OK, e pra mim morreu aí.

 

E até eu saiba reflexões continuam "atrasadas" com o sem TA, pela localização física. O que dá pra fazer é tentar mascarar ou amenizar com posicionamento. Quer arrumar isso, usa um controle de diretividade (unity horns, guias de ondas e afins).

 

Pad infelizmente quando se fala em corpo humano nada pode ser definido em numeros exatos, tudo é aproximação, o que vale pra vc pode não ser o mesmo para mim. Posso fazer esse teste amanhã, mas já ajustei o TA assim por várias vezes com somente o tweeter ligado, e vi sim diferença.

Alias falando sobre intensidade, no meu carro atenuei o lado esquerdo um pouco mais, não sabia disso que vc falou mas o resultado foi mt bom.

 

Agora sobre TA medido na trena, para mim nunca funcionou, no Fit então os mids não tem nada a ver com a trena.

 

TA alternado alternado aleatória em ambos canais: Imagem não centrada

Traduz esse aí pra mim. rsrsrsrsrs

 

 

Vlw

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Eu concordo que nao da para cravar 2000Hz. Mas 1700-2300Hz e uma area boa, nao vai fugir muito disso.

 

O jeito do ajuste "vareia". No meu caso trena e um ajuste fino ficam bons. So citei trena para ninguem achar que foi chutometro, por exemplo.

 

A opcao ali, digamos 5cm em um lado e 400 no outro, depois 190 e 76, coisas do tipo, ficou estranho mesmo.

 

Sim, sempre atenua-se o lado esquerdo por estar mais proximo, ou seja a intensidade e maior.

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Po cara, aí infelizmente não vou ter como aceitar essas frequências.

Bom seria se você postasse aqui o estudo, como foi feito e tal. Porque isso está muito estranho.

 

Abs

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Como fazia um tempo que tinha testado isso, e em outro sistema, desci no carro agora pra testar de novo, aproveitando que está um duas vias apenas.

 

TA certinho, medido na trena: Imagem OK

TA no máximo em ambos (501.4 cm): Imagem OK

TA alternado alternado aleatória em ambos canais: Imagem não centrada

TA zerado em ambos: Imagem OK, e pra mim morreu aí.

 

E até eu saiba reflexões continuam "atrasadas" com o sem TA, pela localização física. O que dá pra fazer é tentar mascarar ou amenizar com posicionamento. Quer arrumar isso, usa um controle de diretividade (unity horns, guias de ondas e afins).

 

Eu já não entendi o T.A máximo e o zerado = a ok.

 

hehehe

 

explica ai

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Ambos canais no valor máximo ou em zero.

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Po cara, aí infelizmente não vou ter como aceitar essas frequências.

Bom seria se você postasse aqui o estudo, como foi feito e tal. Porque isso está muito estranho.

 

Abs

 

Procure por HTRF, IID, ITD e tire suas conclusões.

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Pad, tem algo estranho...

 

Nossa cabeça força um filtro "low pass" a partir de uns 3khz. Abaixo disto, independentemente de qual lado venha, o som é captado pelos 2 ouvidos, e pegamos a diferença de intensidade e tempo.

 

Acima disto, a cabeça não "deixa atravessar" de um ouvido pro outro. Sendo assim, uma emissão totalmente à esquerda, só será recebida pelo ouvido esquerdo. O direito só receberá alguma reflexão do ambiente.

 

Provavelmente seja esta a questão dos 2Khz que você citou.

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Talvez por isso pare de utilizar a diferença de tempo e baseie-se apenas em diferença de intensidade. E outra coisa Kleber, acho que você está desconsiderando o crosstalk. Mesmo com uma fonte mono você acaba recebendo informações em ambos ouvido. E crosstalk é um coisa que ferra a nossa vida.

 

E nem toda frequência abaixo disso é exclusivamente resultado de tempo e intensidade. Vide "TA para sub".

 

Mas para quem tem TA no carro e algum controle de ganho (na duvida use balance) é um teste simples de fazer.

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Sim, mas nossa cabeça "elimina" o crosstalk acima dessa frequência (não me lembro bem, entre 2 e 3k), mas para emissões laterais. Outras vão receber, ainda que em menor parte.

 

O resto do crosstalk é todo do ambiente. É o que permite nos posicionarmos auditivamente. Não acho que seja ruim.

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Procure por HTRF, IID, ITD e tire suas conclusões.

Blz Pad, vou dar uma lida sim, aliás ja olhei por alto. Depois vou colocar os termos aqui escritos em extenso porque não custa nada facilitar para quem mais quiser buscar.

Minha intenção não foi dizer que não existe, quero saber até que ponto foi provado e até que ponto é hipótese. É até melhor eu mesmo ler que já filtro as coisas pouco embasadas.

 

Kleber, o que me diz sobre usar midrange de 3" vs 4" para um 3 vias? Exemplo os falantes de 6" que você usou sobre o painel, em teoria sofriam com comb-filter e intermodulação assim como os que ficam na porta. Claro que por estarem no painel levam vantagem, mas assim não é essa a questão, quero saber mesmo é sobre um de 4". Perde em relação a um de 3 polegadas ou a diferença pode ser desconsiderada?

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Meu 6" tinha aquele segundo cone, na calotinha, pra melhorar a resposta nas altas. Subia brincando até 12k úteis. Mas de 3" pra 4" não tem assim tanta diferença não.

 

Eu sou fã de médio com corpo, impacto... então pra mim, quanto maior, melhor! (ui)

 

Médio tem que levar porrada... coisa de quem ouve muito rock :vts

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Concordo com o "quanto maior melhor", sem levar isso pelo outro lado hein pessoal!

 

Por exemplo um Scan 12M ou aquele Tang Band W4 cortados em torno de 500Hz na minha opinião talvez seria aceitável, drivers menores que esses cortados baixo assim, penso eu que cornetaria fácil, digo isso porque já ouvi um L4 cortado a 500hz e achei um pouco cornetado. Claro, precisaria ouvir esses drivers que citei pra dizer com certeza.

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Eu ouvi o L4 tocando sem corte inferior... achei pra lá de interessante.

 

Meu set eu pretendo cortar a 150Hz. Sub até 45Hz, mid de 45 a 150, fulls de 150 a uns 3k, tweeters de 3k pra cima.

 

É claro, na hora do "vamos ver", tudo pode mudar... :vts

Editado por Kleberlpa

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No caso do Douglas, como é um Fit que tem uma coluna beeeem apropriada pra midranges maiores, eu diria que o 12M é uma das melhores aquisições possíveis. Fora ele teria o L4SE e o Dynaudio Esotar2 430.

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desenterra.gif

 

 

 

moçada preciso de opniões sobre um bom mid que desça bemmmm num conjunto 3 vias pra substituir o peerless sls!!!! uso os peerless em pezinhos, mas preciso de um mid que toque bem em porta.

 

pensei no L6 PRO SE

FOCAL KRX

 

Por favor dicas serão bem vindas, e desculpe desenterrar topico, prefiro ao postar um novo topico pra esta pesquisa, agora nem sei se fiz o certo!!!!!

 

ps: o mid será tocado em conjunto com o L1 PRO SE e FULL RANGE TANG BAND !!!!

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moçada preciso de opniões sobre um bom mid que desça bemmmm num conjunto 3 vias pra substituir o peerless sls!!!! uso os peerless em pezinhos, mas preciso de um mid que toque bem em porta.

 

pensei no L6 PRO SE

FOCAL KRX

 

Por favor dicas serão bem vindas, e desculpe desenterrar topico, prefiro ao postar um novo topico pra esta pesquisa, agora nem sei se fiz o certo!!!!!

 

ps: o mid será tocado em conjunto com o L1 PRO SE e FULL RANGE TANG BAND !!!!

 

O L6 normal já faz esse papel muito bem e custa uns 30% a menos.

Editado por Alex_84

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O L6 normal já faz esse papel muito bem e custa uns 30% a menos.

Mas acho o SE uns 80% melhor. Se for considerar só médio grave, aí é covardia.

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Mas acho o SE uns 80% melhor. Se for considerar só médio grave, aí é covardia.

 

P/tocar até 200, 250Hz. Acho um tanto exagerado. Não acredito que a melhora seja tão grande, pois são praticamente iguais.

Mas não posso afirmar, pois nunca ouvi o mais caro

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P/tocar até 200, 250Hz. Acho um tanto exagerado. Não acredito que a melhora seja tão grande, pois são praticamente iguais.

Mas não posso afirmar, pois nunca ouvi o mais caro

Cara, até 200, 250 a melhora é muito grande. O SE é um mid melhor q o normal em todas frequências, mas no médio-grave acho absurda a melhora.

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e do focal krx pensam o que dele? alguem ja escutou? Alex vamos ver se pegamos aquele parzinho porreta!!!! tenho que consultar o banco rsrsrs e Costa obrigado pela info se souber algo do focal krx da um toque, será bem vindo!!!!

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