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Dan Rittner

2 vias x 3 vias - Até onde vale a pena?

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na boa moçada , mas um 3 vias é outra coisa, ainda mais se bem acertado, não vejo nem comparação com um 2 vias , a elevação do palco se torna muito diferente do que um 2 vias, sem contar que separando todos os falantes por canal e regulando um á um nossa o resultado fica alucinante, (minha opnião) tri-amp é o que há meus caros!!!!!

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na boa moçada , mas um 3 vias é outra coisa, ainda mais se bem acertado, não vejo nem comparação com um 2 vias , a elevação do palco se torna muito diferente do que um 2 vias, sem contar que separando todos os falantes por canal e regulando um á um nossa o resultado fica alucinante, (minha opnião) tri-amp é o que há meus caros!!!!!

 

É por essas e outras que sinto vontade de montar um bom 2 vias com pezinhos, quem ouviu o carro do massami sabe do que estou falando.

Pessoal logo quer empurrar guela abaixo dos outros que só um tipo de sistema é bom. Estou tentando apurar quais as reais diferenças entre um e outro, e em breve espero poder partir para o lado prático e tentar mensurar. Por enquanto me falta é um amp. Espero que os novatos que venham buscar informações aqui não achem que existe regra em som automotivo.

 

Mas tudo bem, qual a foi a comparação que você fez clayton? De repente já me economiza o esforço de testar.

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na boa moçada , mas um 3 vias é outra coisa, ainda mais se bem acertado, não vejo nem comparação com um 2 vias , a elevação do palco se torna muito diferente do que um 2 vias, sem contar que separando todos os falantes por canal e regulando um á um nossa o resultado fica alucinante, (minha opnião) tri-amp é o que há meus caros!!!!!

Cara, na boa, eu tambem achei isso. Até ouvir o Corsa 0km que o Leandro Paganini (Foca) montou e levou pro ultimo encontro.

 

Kit 2 vias ligado apenas em 2 canais do amplificador, ou seja, sem bi ampli, e sub na brigde (Focal polyglass). Eu nunca ouvi um som com palco tão definidio como aquele. Tava abaixo do retrovisor. No encontro, o carro que mais e aproximou do que eu ouvi nesse corsa, foi um Fit com 3 vias DLS, aquele UP6i, mas com midbass do Gothia. A diferença é que esse 3 vias tinha ta em TUDO. Ja o Corsa, por ser apenas 2 canais amplificando o kit 2 vias, eu não acreditei no que estava oouvindo. Na hora que eu ouvi olhei com cara de espanto, ja imaginando que tinha TA até na lua, mas não foi bem assim.

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eu nao abandonaria nenhuma das 2 opcoes.

 

acertando bem, posicionando bem, da para fazer um bom sistema sendo 2 ou 3 vias.

 

para quem gosta de DIY, e cxb, eu acho que o 3 vias eh melhor ate como aprendizado.

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Cara, na boa, eu tambem achei isso. Até ouvir o Corsa 0km que o Leandro Paganini (Foca) montou e levou pro ultimo encontro.

 

Kit 2 vias ligado apenas em 2 canais do amplificador, ou seja, sem bi ampli, e sub na brigde (Focal polyglass). Eu nunca ouvi um som com palco tão definidio como aquele. Tava abaixo do retrovisor. No encontro, o carro que mais e aproximou do que eu ouvi nesse corsa, foi um Fit com 3 vias DLS, aquele UP6i, mas com midbass do Gothia. A diferença é que esse 3 vias tinha ta em TUDO. Ja o Corsa, por ser apenas 2 canais amplificando o kit 2 vias, eu não acreditei no que estava oouvindo. Na hora que eu ouvi olhei com cara de espanto, ja imaginando que tinha TA até na lua, mas não foi bem assim.

Amigo que belo depoimento!!!Mas é assim que as coisas funciona!Montar um sitema bem simples e bem equilibrado ,com posicionamento ,cortes ,ganhos,tudo certinho !!!De prefrencia duas vias pois é mais facil de se ajustar em relação a 3 vias que é muito complicado.Vi post descrito acima mencionado que é muito facil ajustar um 3 vias ,mas não é a realidade os grandes profissionais evitam esses sistemas devido ao grande esforço pra atingir um bom resultado a prova ta em teu depoimento a surpresa de ter ouvido um bom carro bem simples.Ali com certeza não tinha um monte de problemas que afetam os sistemas 3 vias ,que é cancelamento de fase ,problema na frequencias de cortes de de transição

Hoje uso um sistema 3 vias mas olha te garanto se podesse voltar atras compraria um bom kit duas vias rsrsrsrs

Editado por antnbarao

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eu nao abandonaria nenhuma das 2 opcoes.

 

acertando bem, posicionando bem, da para fazer um bom sistema sendo 2 ou 3 vias.

 

para quem gosta de DIY, e cxb, eu acho que o 3 vias eh melhor ate como aprendizado.

Ainda vai longe!!!! 2 vias x 3 vias,o que acho lindo é quando aparece um carro com um sistema bem simples e bem montado com menor falante possivel espancando um sistema bem top !!!rsrrsrs

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Eu to quase comprando um UP 3 vias e um focal polyglass (ainda a definir) ou ainda um HAT imagine, e montando o que ficar melhor eu fico o outro e vendo!

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Cara, na boa, eu tambem achei isso. Até ouvir o Corsa 0km que o Leandro Paganini (Foca) montou e levou pro ultimo encontro.

 

Kit 2 vias ligado apenas em 2 canais do amplificador, ou seja, sem bi ampli, e sub na brigde (Focal polyglass). Eu nunca ouvi um som com palco tão definidio como aquele. Tava abaixo do retrovisor. No encontro, o carro que mais e aproximou do que eu ouvi nesse corsa, foi um Fit com 3 vias DLS, aquele UP6i, mas com midbass do Gothia. A diferença é que esse 3 vias tinha ta em TUDO. Ja o Corsa, por ser apenas 2 canais amplificando o kit 2 vias, eu não acreditei no que estava oouvindo. Na hora que eu ouvi olhei com cara de espanto, ja imaginando que tinha TA até na lua, mas não foi bem assim.

 

E para que precisa de TA em tweeter?

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Gente, não vamos viajar...

 

Um sistema de 3 vias ser melhor que um 2 vias não significa que o 2 vias seja RUIM, ou não possa ser impressionante.

 

Mas é fato, o 3 vias tem muitas vantagens frente a um 2 vias. MAS não quer dizer que inexistam 2 vis fodásticos.

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Depende Pad, vc está falando de um tweeter cortado em quanto. Num sistema 2 vias ou 3 vias?

Porque acho que no meu carro o TA do tw é bem justificável.

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Depende Pad, vc está falando de um tweeter cortado em quanto. Num sistema 2 vias ou 3 vias?

Porque acho que no meu carro o TA do tw é bem justificável.

 

Tá cortando o tw abaixo de 2kHz? É possível, mas um tanto incomum.

 

No caso duas vias, como citou o exemplo. tweeter baixo assim em 3 vias perde o sentido, o recomendado é esticar o midrange.

Editado por Pad

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Na minha humilde opinião, quanto mais componentes, mais dificil fica o acerto de palco, (isso é importante?) tem gente que quer sarna para se coçar, fazer o que? Talver isso até seja a atração do hobby em questão, a dificuldade...

Eu não sei se entendi o propósito do tópico, mas se for saber qual é melhor, eu acho que ficaremos sem resposta...

Eu tive oportunidade de ouvir excelentes sistemas 2 e 3 vias, não achei nenhum dos dois incrívelmente melhor que o outro..

Vamos em frente com a discussão pois mesmo sabendo que não teremos uma resposta, está dando pra tirar muita informação boa daqui...

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Cara, na boa, eu tambem achei isso. Até ouvir o Corsa 0km que o Leandro Paganini (Foca) montou e levou pro ultimo encontro.

 

Kit 2 vias ligado apenas em 2 canais do amplificador, ou seja, sem bi ampli, e sub na brigde (Focal polyglass). Eu nunca ouvi um som com palco tão definidio como aquele. Tava abaixo do retrovisor. No encontro, o carro que mais e aproximou do que eu ouvi nesse corsa, foi um Fit com 3 vias DLS, aquele UP6i, mas com midbass do Gothia. A diferença é que esse 3 vias tinha ta em TUDO. Ja o Corsa, por ser apenas 2 canais amplificando o kit 2 vias, eu não acreditei no que estava oouvindo. Na hora que eu ouvi olhei com cara de espanto, ja imaginando que tinha TA até na lua, mas não foi bem assim.

 

Qual era o amp e kit do Corsa?

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Tá cortando o tw abaixo de 2kHz? É possível, mas um tanto incomum.

 

No caso duas vias, como citou o exemplo. tweeter baixo assim em 3 vias perde o sentido, o recomendado é esticar o midrange.

No meu caso apesar de o tweeter permitir cortes baixos não achei que necessário. Mas mesmo cortando em 3,15khz 12db/8 acho o TA uma importante ferramenta para o acerto do palco, acho que isso também depende do tweeter, tem uns que você usando o mesmo corte a resposta dele vai ser mais alta e realmente o TA não adianta nada, é o caso de um tweeter que não desça. Mas no meu som é imprescindível o uso do TA, dá para acertar só o tweeter com mid desligado e a diferença é nítida.

 

Perguntei se vc estava falando em 2 ou 3 vias por isso mesmo, porque num 3 vias pode não fazer sentido mesmo, melhor se preocupar com o acerto de fase e acoplamento.

 

Abs

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Com sinceridade, eu acho que nunca escutei um 3-vias que realmente estivesse tocando bem.

Isso deve dar uma idéia de quão complicado é projetar/instalar/acertar um set 3-vias automotivo.

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Com sinceridade, eu acho que nunca escutei um 3-vias que realmente estivesse tocando bem.

Isso deve dar uma idéia de quão complicado é projetar/instalar/acertar um set 3-vias automotivo.

 

Pois é Crasher, já vi várias vezes usuários experiente falando isso no forum. O que me ajudou muito na verdade, fui primeiro para o caminho do 2 vias, e hoje com um pouco mais de experiência me sinto mais seguro para tentar um 3 vias. Por isso minhas dúvidas quanto aos aspectos técnicos. Como todo bom curioso sobre som automotivo a vontade de experimentar coisas novas fala bem alto hehehe.

Mas posso dizer com convicção, nunca tive no meu carro um 2 vias tão bem acertado.

 

Abs

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eu nao abandonaria nenhuma das 2 opcoes.

 

acertando bem, posicionando bem, da para fazer um bom sistema sendo 2 ou 3 vias.

 

para quem gosta de DIY, e cxb, eu acho que o 3 vias eh melhor ate como aprendizado.

nunca pratiquei o diy, mas custo beneficio é o que eu gosto, até porque tenho outros projetos, concordo plenamente quando se fala em que existe 2 vias beeeem melhor q 3 vias e por ae vai, vai do gosto do camarada, mas ainda reforço que um 3 vias bem acertado o detalhamento tende a ser beeeeem melhor q um 2 vias até pelo fato de se ter mais falantes(com bom direcionamento,casamento certo de equipamentos), a configuração é outra minha gente,ainda mais se existir nesse set um alinhamento de tempo impecavel, nem vou entrar na questão equipamento , pois dae a historia é outra tem gosto pra tudo uns gostam mais desse mid, desse tw desse full estou montando um 4 vias e estou muito satisfeito com o resultado , logico q falta muito acerto e nem sei se chegarei no set desejado, é mais dificil? é sim mas vale a luta, disso tenho certeza ja ouvi varios kits como tenho certeza q todos ja ouviram tambem,ACHO QUE VALE SEMPRE A PENA testar todo e qualquer tipo de configuração, até porque nossos ouvidos e mentes não tem limites.

 

conclusão: vale a pena até onde vc goste do seu 2 vias se não estamos satisfeitos com um sistema 2 vias , porque não mudar? e como foi citado acima; pra aprendizado, não existe comfiguração melhor do que um 3 vias

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IMHO 2-vias é uma ''escola'' melhor.

Pelo simples fato de ser mais simples. Você tem mais controle sobre as variáveis, mudanças simples ficam mais evidentes e todos dos fundamentos a serem aprendidos e aperfeiçoados são perfeitamente aplicáveis a este tipo de set.

É infinitamente mais fácil aprender em cima de um set 2-vias coisas como: interação entre diferentes tipos de drivers, alinhamento, influência de time correction, acerto básico de crossover, influência dos eletrônicos em geral, mudanças de cabos, acústica, influência dos períodos de amaciamento e etc.

 

É muita coisa. Praticamente não tem fim dependendo do seu nível de exigência e/ou do quão longe você quer expandir os seus conhecimentos.

 

Só sobre crossovers, por ex, temos: influência do ponto de corte, do slope, cortes simétricos vs assimétricos, influência dos componentes(capacitores, resistores, indutores), influência de filtros auxiliares(zobel, notch...), efeitos sobrepostos e mais um monte de fenômenos que se assemelham mais ao místico do que a qualquer outra coisa.

Tudo isso variando muito em função do mid e do tw empregados, do tipo de instalação, da acústica do carro e do tratamento realizado, tempo de amaciamento dos componentes, casamento dos componentes eletrônicos e o nível de refinamento dos mesmos.

 

Tudo isso já demanda muito tempo e é muito difícil de compreender, com apenas 2 drivers.

Com 3 drivers, não é exagero dizer que dá para ficar louco no meio do processo, em especial se você não tem alguém para dar uma 2a opinião, independente do nível de conhecimento da pessoa.

Mesmo num 2-way simples, pode chegar uma hora onde você não sabe mais o que está acontecendo, em que pé está o desenvolvimento, se o caminho que adotou é certo ou errado e qual está sendo a influência de cada coisa no resultado total.

 

Enfim, eu sempre vou apoiar quem tem interesse em meter a cara e testar novas coisas, por mais malucas que sejam.

Mas acho válido deixar registrado que é necessário tomar cuidado para não dar um passo maior que as pernas. As vezes você tem uma idéia de projeto que de fato é boa, mas eventualmente ainda não é o momento de executá-la.

Editado por Crasher

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Esse aí não chega a ser um 3 vias... são 2 kits 2 vias em pezinhos... tipo o que o Admilson fez.

 

Qual a vantagem de se ter 2 kits juntos????

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caramba aprendendo muito com esse topico valeu mesmo , é isso ae !!!!! me joguei num projeto 4 vias de cabeça e estou gostando tendo em vista que nunca possui um set ativo inteiramente e esse na verdade é meu primeiro set totalmente ativo, logico que o processador da uma ajuda animal, mas os cortes ficam por conta do tio aqui e do amigos logico, ta dificil mesmo de acertar, mas com calma e pouca paciencia rsrsrsrsrsr vou conseguindo, espero ouvir mais conjuntos parecidos com o meu para dae sim dar opniões mais detalhadas quanto aos sets que muitos desfazem por ser os ditos frankenstein da vida!!!!!!!

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No meu caso apesar de o tweeter permitir cortes baixos não achei que necessário. Mas mesmo cortando em 3,15khz 12db/8 acho o TA uma importante ferramenta para o acerto do palco, acho que isso também depende do tweeter, tem uns que você usando o mesmo corte a resposta dele vai ser mais alta e realmente o TA não adianta nada, é o caso de um tweeter que não desça. Mas no meu som é imprescindível o uso do TA, dá para acertar só o tweeter com mid desligado e a diferença é nítida.

 

Perguntei se vc estava falando em 2 ou 3 vias por isso mesmo, porque num 3 vias pode não fazer sentido mesmo, melhor se preocupar com o acerto de fase e acoplamento.

 

Abs

 

Sabe por que disse 2000Hz? Porque a partir de 2000Hz a audição de todos os seres humanos para de interpretar informações de imagem baseados em "tempo" (não é o termo correto, mas simplifica pelo termo "Alinhamento de Tempo", ao invés de alteração linear de fase, que é o que o TA faz) e passa a identificar essas informações baseadas em intensidade sonora. Ou seja, ajuste de ganho. Até ~600Hz é exclusivamente dependente do "tempo", de 600-2000 é misto.

 

Essa diferença é muito mais provavel porque o TA afeta um pouco a resposta do falante, mas é desnecessário perto de um ajuste de intensidade.

 

Por isso digo que biamplificação é desnecessária para 2 vias e essencial para 3 vias.

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Pad, não sei até que ponto dá pra interpretar assim, já que a diferença de tempo entre inúmeras reflexões do mesmo som é que nos dá a noção espacial, mesmo em altas frequências.

 

Acho que vale o teste, mas alterando o tempo no player, o agudo também desloca.

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