Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dan Rittner

2 vias x 3 vias - Até onde vale a pena?

Recommended Posts

Putz, ou seja basicamente nem olhe pras specs dos falantes que vc vai comprar, de mais atenção a reviews e opiniões!

 

Caramba tá cada vez mais complicado decidir por um kit!

 

Ao menos o amp e a HU são quase praticamente unanimidades!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre os kits em questão eu não posso falar, mas é completamente possível fazer um mid descer até onde foi relatado sim.

E é o que foi dito, precisa de uma porta boa, bem tratada e um mid bom. Não vou nem falar que precisa muita potência porque pelo que venho observando não é assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só cuidado com essa resposta de frequencia dos fabricantes.

Os da Focal sempre falam que respondem de 55 acima e tal.

Os Morel falam de 30 acima, os DLS tambem.

Acho que a "medicao" deles é diferente.

Um Elate nao desce igual a um KR nunca, embora o fabricante diga que toca.

Ate pq tocar 30hz a -10db nao adianta muito eheheheh

 

E sim Reginaldo, toca SIM. Coloquei 30Hz mas como ia ser polemico resolvi deixar 40 eheheh.

Aquele meu kit F#1 com mid Scan 18w tocava abaixo disso. Quando testei o Type-R, o midbass descia mais que o sub.

 

Porta selada como Polo, Stilo, i30, Focus novo, Fusion dao um rendimento bem melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como o Crasher já disse, não tem segredo...

Algumas portam tocam absurdo, outras nem tanto, outras ainda matam qualquer mid.

 

Esse seu baffle atrapalha bastante também.

 

Portas de carros mais simples, geralmente são pouco profundas, o que acaba afetando a resposta do woofer.

 

Aliás, Crasher, to morrendo de saudade de vc! =****

 

Abraços.

 

 

Pintou um clima em rsrsrsrs

 

Saudades____by_xlovesuicidex.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só cuidado com essa resposta de frequencia dos fabricantes.

Os da Focal sempre falam que respondem de 55 acima e tal.

Os Morel falam de 30 acima, os DLS tambem.

Acho que a "medicao" deles é diferente.

Um Elate nao desce igual a um KR nunca, embora o fabricante diga que toca.

Ate pq tocar 30hz a -10db nao adianta muito eheheheh

 

E sim Reginaldo, toca SIM. Coloquei 30Hz mas como ia ser polemico resolvi deixar 40 eheheh.

Aquele meu kit F#1 com mid Scan 18w tocava abaixo disso. Quando testei o Type-R, o midbass descia mais que o sub.

 

Porta selada como Polo, Stilo, i30, Focus novo, Fusion dao um rendimento bem melhor.

 

 

De boa so notei que esta frequencia de 30 e 40hz eu estava usando ainda com o Sub um Type-R

 

Ate tentei descer o Mid mas não ficou legal, distorcendo

 

Qual material voce usou para selar as portas dos carros citados? Voce acredita que seja pelo carro em si, ou pelo material que voce usou, gostaria de uma explicação que tanto pode me ajudar quanto a outras pessoas que também não tem um veiculo um pouco mais refinado :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi galera, olha eu aqui... Alguém sentiu saudades de mim também?? :vts

 

 

Valeu LHL, eu meio que descartei os Morel por não descerem muito e gosto de midbass bem presentes(quase um SQPL).

 

Em quais condições ouviu os mids da Morel, cgw??

 

Porque digo que eles descem SIM. Tirei um bom SPL de um Morel Tempo.. e aqui PODE estar a resposta para esta "magica"..

 

 

Alguém aí para falar sobre 2 vias em pezinhos vs 3 vias? Porque o que foi falado aqui anteriormente é para portas né.

 

Vlw

 

Bem, como todos sabem, o direcionamento é algo fundamental para uma melhor resposta de todo o conjunto de drivers, não?

 

 

Tudo é relativo.

...

Quando você APRENDE a usar o equipamento, você pega o crossover original, com suas proteções, seu corte conservador e tudo mais, joga no fundo da gaveta pra quando for vender, e vai batalhar pelo desempenho.

 

Concordo em gênero, número e grau.. Não estou dizendo que eu tenha aprendido, mas já entendi que o manual segue margens de segurança, e que provavelmente, não conseguirá extrair tudo o que um kit (por exemplo) tem, seguindo TUDO o que diz no manual.

 

 

Putz, ou seja basicamente nem olhe pras specs dos falantes que vc vai comprar, de mais atenção a reviews e opiniões!

...

 

ERRADO, amigo. Opiniões são tendenciosas (cada um puxa para seu lado), e a maioria dos reviews também são. É diferente você ler um fato ou a descrição de uma característica em particular, e você ler uma opinião, um "nossa, esse kit é muito bom", pois este exemplo é subjetivo, é um gosto PESSOAL.

 

Não olhe apenas para specs, não olhe para OPINIÕES, olhe com 95% de sua atenção para SUA audição, agora, se não puder ouvir, saiba que sempre será um tiro no escuro, mesmo lendo mil e uma opiniões de que é bom.

 

Em relação às specs. Algo que EU, particularmente, tenho refletido sobre, é quanto à curva de impedância dos falantes (midbass e sub). Me corrijam se estiver errado. Pense que quanto maior é a impedância, manos potência o drive recebe, certo? Pois bem, agora entra uma "teoria", a de headroom, que consiste em ter uma boa sobra de potência para cada drive. Com esta sobra, teríamos maior possibilidade de "empurrar" o drive nestas condições, por tanto, faríamos com que ele descesse mais, estou certo?

 

Não estou dizendo que é a potência aplicada que resolverá seu problema de "descer", mas com certeza é ela quem ajuda em muitos casos (ou a falta dela que atrapalha em outros).

 

Uma coisa, em minha opinião, é certa, o melhor som não é feito por um equipamento, mas pela SOMA de todos os equipamentos utilizados, do ambiente, da instalação e das condições que pretende disponibilizar para que este toque como poderia.

 

Quanto à frequência que um mid pode chegar, realmente um mid pode tocar muito baixo, o meu, por exemplo, depois de um tempo tocando (para amaciar) estou cortando em 31,5hz (mudei de 40 para 31,5 ontem) e também tenho o mesmo "túnel" nas portas que o Reginaldo, em um Gol G5. Por isto volto a dizer, não é apenas o equipamento que faz o som, dê atenção a TODOS os detalhes. Mas é como o Luciano disse anteriormente, para quê um midbass vai fazer o trabalho de um sub? Sinceramente? Não sei. Minha OPINIÃO é de que cada um busca algo diferente em suas "empreitadas".

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ReginaldoO 165VR eu não acredito que desça abaixo de 70, 80Hz não. O projeto dele é diferente do VB e do V30. Paramos de trabalhar com o VR e passamos a trabalhar com o VB e V30 pq ambos atendem melhor o gosto brasileiro, geram mais grave. O VR é superior ao VB, mas precisa obrigatoriamente de um bom subwoofer. Tendo um subwoofer que case bem com o VR, o resultado hipoteticamente é melhor... é uma pena que eu não consiga postar os arquivos técnicos oficiais da Focal aqui pois estão todos em PDF. Bom, no evento não se esqueça de perguntar isso ao VP da Focal. A linha K2 Power dependendo da porta, tratamento, amplificador desce até seus 45Hz sim. Com altíssima eficiência, pressão, uns 50Hz tranquilamente. Em 40 Hz já perde um pouco de "porrada", mas ainda assim é forte o suficiente para você sentir sua perna tremer. Não são poucos os clientes que brincam dizendo que com um KRX2 ou principalmente o KRX3 com 2 camadas de manta na porta, dispensam o uso de subwoofer se a expectativa é qualidade. O cone de kevlar da linha K2 power não tem uma contrução padrão de mercado. Primeiramente, você nota que a fibra de aramida (Kevlar, mas a Focal prefere se referir ao material apenas como fibra de aramida pois a palavra Kevlar é patente da Dupont) da Focal é diferente das usadas pelas demais marcas. É compactada e alongada molecularmente tendo massa 1/3 inferior à mesma massa cm/2 de um cone de Kevlar resinado comum. Sim, os cones de kevlar são quase todos resinados. A Focal usa uma construção diferente chamada de sanduíche ou W, pois são três camadas, sendo uma de kevlar compactado e alongado, uma de espuma Rohacell (muito usada pela NASA) e por fim uma camada traseira de fibra de vidro também compactada e alongada. Você percebe que a textura tanto do Kevlar qto da fibra de vidro são mais lisas. Dessa forma, a rigidez deste cone chega a 5296 Newtons/pol2, tendo então um índice de proporção leveza/rigidez/damping altíssimo. Esse tipo de cone, segundo a Focal, é aproximadamente 10 x mais rígido que um cone de kevlar resinado comum, portanto com um bom projeto de falante e muita excursão (de 5mm a 5,5mm one way no x-max), é esperado que consigam baixar bem a frequência sem gerar coloração sonora. Apenas um detalhe. Os cones dos subs K2 Power são aramida + Rohacell + aramida. Já os coaxiais e kits são aramida + Rohacell + vidro. Cada cone leva em média 40 minutos para ser feito - à mão. Os subs em torno de 2 horas. O subwoofer 46KX4 leva 4 horas. Quem for para a França conosco irá ver o processo de fabricação, é bem interessante.rigidity.jpgObrigado,Reinaldo

 

Amigos palavras do representante da marca :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em tratamento de porta, o objetivo de todo mundo é transformar a porta em uma caixa.

Ou seja, fechar todos os buracos e impedir que haja fuga do ar.

Numa porta com muitas aberturas, buracos grandes, é bem dificil voce conseguir fechar e deixa-la realmente dura.

Mesmo com manta a tendencia é que a manta fique mole, pq nao tem nada atras para apoiar, e acabe vibrando.

 

Outra coisa que vai influenciar mto eh o volume da porta. Uma porta maior terá um volume maior.

Cada alto-falante responde de uma maneira diferente, entao pode ser que a porta nao ajude o seu driver mas ajude outro.

 

Pra quem tem uma porta com grandes buracos indico que feche-os com madeira, fibra ou algo do tipo. Fiz assim no meu civic e ficou excelente.

Alem disso, alguns carros tem a lata externa fina, o que tambem provoca vibracao, por isso tratar dentro tbm melhora.

 

E espaco pro midbass tocar tambem ajuda neh, quanto mais fechado o baffle pior.

 

Estamos falando em porta porque o criador do topico vai usar na porta. Pezinho ja sao outros 500, se consegue ter um volume ideal pro falante, simular respostas e ter um bom resultado.

 

Quanto a direcionamento, pra duas vias até acho que faça uma diferenca consideravel, já pra 3 vias acho que direcionar o midbass nao trará resultados expressivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dan, tem certeza que não dá pra esticar o orçamento pra pegar o Alpine F1 no diyma?? Só o par de TW vale mais que o kit inteiro!!!

Tenho um par de mids F1 antigos, e é simplesmente animal o que eles tocam!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, pezinho eu já tive. E apesar de não lembrar o bastante para descrever lembro do grave e médio grave.

Mas posso dizer que em portas(Fit e Corolla) consegui mais grave(descer) do que nos pezinhos com MbQuart QSD(antiga linha top). Aí depende do falante, se é feito para ter bom desempenho em portas não é necessário pezinhos para descer. O ganho maior é na faixa de médio onde as frequências dependem mais de direcionamento do que o grave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem, como todos sabem, o direcionamento é algo fundamental para uma melhor resposta de todo o conjunto de drivers, não?

Atente que 50% da vantagem do 3-vias reside justamente em você poder livrar um driver da obrigatoriedade de ser direcionado com perfeição.

Aliás eu tinha feito um post até que bem completo sobre 2-way vs 3-way, num topic sobre o assunto a alguns anos atrás. Fui incapaz de encontrá-lo no sistema de busca. Uma pena.

Editado por Crasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não rolar esticar mais o orçamento não, já estiquei no Eclipse....

 

Qual o custo médio de pézinhos ai no Brasil?

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atente que 50% da vantagem do 3-vias reside justamente em você poder livrar um driver da obrigatoriedade de ser direcionado com perfeição.

...

 

Sim, este driver que você pode "livrar" do direcionamento seria o midbass, mas em compensação, o midrange deve estar no mínimo alinhado com o tweeter, certo?

 

Além de que quase toda a gama audível de áudio estará sendo emitida por fontes próximas, o que já ajuda MUITO também.

 

Abraços.

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, é bom que esteja, embora não seja obrigatório. Em ambiente carral se trabalha com FORTE dose de som refletido, coisa que se consegue controlar no residencial. Por isto trabalhar off axis não traz nenhum efeito catastrófico.

 

De 2 pra 3 vias a diferença é boa... temos um driver grande que não mais precisa ficar direcionado, temos um driver que fica em posição elevada, junto com o tweeter, e que permite elevar uma maior parte do "palco". Temos um falante de médios que não sofre tanto com intermodulação, ao contrário do que aconteceria num midbass, temos um falante de médios com menores dimensões (menor comb filtering nos médios) e mais leve (vantagens mil)... e, por ter este falante de médios, não temos mais a obrigação de cortar o tweeter tão baixo, resultando em menor intermodulação no tweeter, menor distorção mecânica...

 

É um driver a mais... mas vale a pena quando bem implementado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu vou tentar até o ultimo minuto achar um Iridium dentro da faixa de preço que quero, caso não role aí vou pesquisar ainda mais sobre um UP3.6 e um 2 vias (KR, V30 e etc...).

 

O 3 vias tem outra desvantagem que é o maior custo de instalação, devido aos pézinhos, por outro lado não tenho gasto com Dynamat, visto que os mids vão no pézinho e os tweeters nas colunas ou painel.

 

Quanto acham que gasto de instalação nesse set, incluindo pézinhos e selada? Pretendo levar cabos daqui (aliás logo mais vou criar um tópico pra pegar umas recomendações a respeito).

 

Valeu gente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu vou tentar até o ultimo minuto achar um Iridium dentro da faixa de preço que quero, caso não role aí vou pesquisar ainda mais sobre um UP3.6 e um 2 vias (KR, V30 e etc...).

 

O 3 vias tem outra desvantagem que é o maior custo de instalação, devido aos pézinhos, por outro lado não tenho gasto com Dynamat, visto que os mids vão no pézinho e os tweeters nas colunas ou painel.

 

Quanto acham que gasto de instalação nesse set, incluindo pézinhos e selada? Pretendo levar cabos daqui (aliás logo mais vou criar um tópico pra pegar umas recomendações a respeito).

 

Valeu gente!

 

 

Não é estritamente necessário o uso de pezinhos, Dan.

 

Os pezinhos dão sim um melhor direcionamento, mas seriam mais bem aproveitados com um 2 vias, pois como já dito ai em cima, o 3 vias já possui o midrange, que já será direcionado sobre o painel, portanto, o midbass pode ser acomodado nas portas sem maiores problemas. (Pezinhos seriam melhores no caso de usar um 2 vias mesmo).

 

Quanto ao custo, depende MUITO de como queira a instalação. Tivemos em um tópico da Bass Áudio, onde o Mauro diz que a instalação dele, de determinado nível, custa em média R$6.000,00, fora qualquer tipo de equipamento. Mas temos lojas bem conceituadas, onde conseguirá uma instalação boa e garantida por menos que isso.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então digamos, sem uso de pezinhos como vc acomodaria um 3 vias? sendo 6.5", 4" e 1" ?

 

Digo isso no geral, sem um carro a ser definido?

 

Pois até então a minha idéia era midbasses nas portas, midranges e tweeters em coluna ou painel.

 

Eu preciso alguém na região do vale do Paraíba, já que voltando ao Brasil fico em São José dos Campos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então digamos, sem uso de pezinhos como vc acomodaria um 3 vias? sendo 6.5", 4" e 1" ?

 

Digo isso no geral, sem um carro a ser definido?

 

Pois até então a minha idéia era midbasses nas portas, midranges e tweeters em coluna ou painel.

 

Eu preciso alguém na região do vale do Paraíba, já que voltando ao Brasil fico em São José dos Campos.

 

 

Acho que está confundindo.

 

Os pezinhos que estamos nos referindo, são para acomodar os midbasses. Para os midranges e tweeteres, a acomodação é na coluna mesmo, ou em "peitinhos", mas sobre o painél.

 

Então, no caso do 3 vias, seria midbass na porta e midrange + tweeter sobre o painél em coluna ou "peitinho". Para o 2 vias, usaria o pezinho (lá no assoalho, perto de seu pá) para melhor direcionamento e tweeter sobre o painel, geralmente na coluna.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é estritamente necessário o uso de pezinhos, Dan.

 

Os pezinhos dão sim um melhor direcionamento, mas seriam mais bem aproveitados com um 2 vias, pois como já dito ai em cima, o 3 vias já possui o midrange, que já será direcionado sobre o painel, portanto, o midbass pode ser acomodado nas portas sem maiores problemas. (Pezinhos seriam melhores no caso de usar um 2 vias mesmo).

 

Quanto ao custo, depende MUITO de como queira a instalação. Tivemos em um tópico da Bass Áudio, onde o Mauro diz que a instalação dele, de determinado nível, custa em média R$6.000,00, fora qualquer tipo de equipamento. Mas temos lojas bem conceituadas, onde conseguirá uma instalação boa e garantida por menos que isso.

 

Abraços.

 

Eu uso três vias sem pezinho. Dependendo do driver, funciona legal.

 

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que está confundindo.

 

Os pezinhos que estamos nos referindo, são para acomodar os midbasses. Para os midranges e tweeteres, a acomodação é na coluna mesmo, ou em "peitinhos", mas sobre o painél.

 

Então, no caso do 3 vias, seria midbass na porta e midrange + tweeter sobre o painél em coluna ou "peitinho". Para o 2 vias, usaria o pezinho (lá no assoalho, perto de seu pá) para melhor direcionamento e tweeter sobre o painel, geralmente na coluna.

 

Abraços.

 

 

Estranho vi projetos de ambos os mids no pézinho...Ou to viajando?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho vi projetos de ambos os mids no pézinho...Ou to viajando?

 

 

Não está viajando não, realmente há projetos deste tipo.

 

Mas estamos nos referindo aos pezinhos com midbasses, ok?

 

Para os midranges + tweeteres, coluna ou peitinhos.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então digamos, sem uso de pezinhos como vc acomodaria um 3 vias? sendo 6.5", 4" e 1" ?

 

Digo isso no geral, sem um carro a ser definido?

 

Pois até então a minha idéia era midbasses nas portas, midranges e tweeters em coluna ou painel.

 

Eu preciso alguém na região do vale do Paraíba, já que voltando ao Brasil fico em São José dos Campos.

opinião o melhor local seria o pezinho direcional pro ouvinte

 

:legal: :legal: :legal:

Editado por antnbarao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh sei lá sei eu quero um troço desses no meu carro, muita tralha na coluna, matando a estética e chamando atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...