Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

gabiba2005

TWEETER DOMO DE METAL

Recommended Posts

Postado em

O que tu achou desse Tweeter ?

Qual é o teu Set Residencial ?

 

Eu gosto deste Tweeter, minha recomendação é corte em 3kHZ a 12db/oit, tentei em 2,5kHZ e achei que fica um pouco cornetado e perde extensão nos extremos. É um Tweeter muito arejado, toca facil com pouca potencia, qualidade e natural. Para o meu 3 vias no carro preferi o Brax, mas para um HT e 2 vias é muito bom.

 

Penso que para carro não há necessidade do tweeter ser muito arejado, mas sim mais direcionado. Para HT é justamente o contrario, ou seja cada um no seu quadrado.

 

Sds,

Marun

Postado em (editado)

Eu gosto deste Tweeter, minha recomendação é corte em 3kHZ a 12db/oit, tentei em 2,5kHZ e achei que fica um pouco cornetado e perde extensão nos extremos. É um Tweeter muito arejado, toca facil com pouca potencia, qualidade e natural. Para o meu 3 vias no carro preferi o Brax, mas para um HT e 2 vias é muito bom.

 

Penso que para carro não há necessidade do tweeter ser muito arejado, mas sim mais direcionado. Para HT é justamente o contrario, ou seja cada um no seu quadrado.

 

Sds,

Marun

 

O corte do meu ta lá em cima, por volta de 6k

E a melhor configuração que ja ouvi ele, foi com pre valvulado e amp SE; Diferença essa que qualquer pessoa escuta.

Editado por gustavorl
Postado em

Eu tinha muito preconceito com tweeters metálicos... porêm, após adiquirir a pouco, um set residêncial, paguei minha lingua.

O tweeter em questão é o Seas Prestige H1212 (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=163945 )

 

Muito agradável de ouvir, não incomoda, aberto, arejado, detalhado, natural.. e eu sempre achei q fosse estridente...

E olha que o corte está em 2.5k (veja o post #13 do tópico citado acima que explica como foi feito o crossover) e não tem nenhum pico.. pelo contrário...

Postado em

estou um pouco atrasado, mas lembro do que o Diana me disse no campeonato, o tweeter é do 3way, a peça quem tem obrigação de ser ótima, os demais da p/ ir testando com algo mais "barato!.

 

ou vi varios sets la, inclusive domos metalicos e não... uma coisa que me chamou a atenção foi que domos metalicos toma muito mais tempo p/ acertar devido a distancia do ouvinte (1mt), diferente de residenciais.

 

fiz uma pesquisa "por cima" sobre algumas marcas e descrições:

 

Audison TH 1.5 Violino

Domo:Tetolon (não metalico)

Ima: Neodymium

Power: 180W

 

Focal Be

Domo: beryllium invertido (ta certo?)

ima: ??

Power: 75W

 

Scan Revelator R2904

Domo: metalico (aluminio?)

Ima: Neodymium

Power 160W

 

 

Seas Exotic T35

Domo: ?? (alguma fibra não metalica pelo que eu achei)

Ima: Alnico

Power: 100W

 

 

Dynaudio Esotar2 110

Domo: fibra não metalica

Ima: neodymium

Power: 150W

 

 

Brax Matrix 1.1

Domo: Seda

Ima: neodyme

power: 100W

 

MOREL Piccolo

domo: Acuflex (fibra não metalica)

ima: Neodymium

power: 200W

 

raibow reference

domo: não metalica

ima: ??

power??

 

 

DLS Nordica

domo: não metalico

ima: Neodymium

power: 50W

 

 

Agora pq desses TOPS, somente o Focal e ainda domo invertido???

 

Sinfoni e hiquphon tb são domo não metalico. (citei apenas tweeters de domo, pois sei menos aind sobre piezo e outros)

 

 

abs!

Postado em (editado)

Só algumas considerações.

 

O R2904 é softdome. E toca MUITO aliás...

O Seas Exotic T35 é um médio de domo que faz as vezes de tweeter. Ou um tweeter que faz as vezes de médio de domo, como queira. E é softdome também.

 

De cabeça aqui, dentre os tweeters dome tidos como TOP, apenas o Utopia Be(berílio) e os Accuton(cerâmicos e diamante) não são softdome.

B&W também tem tw de diamante, mas só comprando a caixa inteira...

 

No caso de domos de berílio e cerâmica, é necessário ver se é de fato feito integralmente com o material ou é apenas um coating ou alguma liga.

A Tang Band, por ex, tem um tweeter que eles alegam ter domo de berílio, mas na verdade é uma liga cobre-berílio, cujas propriedes(densidade, dureza, módulo de elasticidade, coeficiente de poisson e etc) são completamentes diferentes de berílio.

Editado por Crasher
Postado em

Só algumas considerações.

 

O R2904 é softdome. E toca MUITO aliás...

O Seas Exotic T35 é um médio de domo que faz as vezes de tweeter. Ou um tweeter que faz as vezes de médio de domo, como queira. E é softdome também.

 

De cabeça aqui, dentre os tweeters dome tidos como TOP, apenas o Utopia Be(berílio) e os Accuton(cerâmicos e diamante) não são softdome.

B&W também tem tw de diamante, mas só comprando a caixa inteira...

 

No caso de domos de berílio e cerâmica, é necessário ver se é de fato feito integralmente com o material ou é apenas um coating ou alguma liga.

A Tang Band, por ex, tem um tweeter que eles alegam ter domo de berílio, mas na verdade é uma liga cobre-berílio, cujas propriedes(densidade, dureza, módulo de elasticidade, coeficiente de poisson e etc) são completamentes diferentes de berílio.

 

então... do Diana era o F#1 (mesmo r2904)

 

Interessante saber do Seas, alternativa para um 2vias. :legal:

 

abs!

Postado em

Bom não entendo muito mas eu acompanho alguns fórums

Se você quer uma opção mais fácil e mais acessível e mais barateada tem o 1TW1 da selenium

 

Tem esse vídeo na qual ele utiliza. Se não me engano ele utilizou esse tweeter e chegou em terceiro lugar no campeonato quality sound só não sei o ano...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...