Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mechamorafa

[PROJETO] Um set Hi-Fi diferente.

Recommended Posts

Olá. Vendi meu set há um tempo atrás e agora estou querendo montar um outro. Melhor que o primeiro, preferencialmente.

Há alguns dias venho pesquisando equipamentos mas fiquei com a impressão que a indústria de áudio automotivo parou no século passado. Nenhum player roda FLAC 24 bits 176,4hz. Nenhum player tem saída ótica (o que até faz sentido pois nenhum amplificador tem entrada ótica e DAC). Continuamos tendo de gastar uma fortuna com cabos de qualidade para não ter degradação no sinal e tendo de se virar prá enfiar 6 RCAs dentro do painel. Player realmente de qualidade roda só CD e mais nada. É ridículo isso. Desde quando CD é o áuge quando se fala em fidelidade? Decidi mostrar o dedo do meio prá toda essa indústria de players ultrapassados e ir por um caminho diferente.

Estou pensando seriamente em partir para um desses players de audiófilos e ligá-lo num amplificador + falantes de qualidade. Uso um DAC da Musiland ligado na saída digital do meu PC e a qualidade é incomparável. Estou agora de olho num player da HiFiDIY e mandar fazer uma fonte para instalá-lo no meu carro. Ele usa um DAC de alta qualidade (WM8740), roda FLAC 24/192 e tem slot para cartão SD. Não conheço nenhum HU que faz isso. Além disso custa apenas U$300.

Aune Mini APE Player

2aede4aa96ffd850df8c5944002f4a11.image.733x550.JPG

DSCF4014.jpg

1) UseSDcard ,U Disk as storage format, infinite capacity and it can support mobile hard disk .

2) Support play APE.WAV.FLAC Format music play ,support CUE menu

3) Support 24BIT/192K music play

4) Remote control function

5) High quality WM8740 DAC Inside

6) Support Coaxial , optical fiber , digital output

7) One analog audio output

8) One coaxial input, the APE can use a separate DAC

9) Coaxial ( line ) can also support 24bit

O amplificador para usar com ele estou pensando em um Alpine PDX de 5 canais.

Os falantes ainda não sei qual pegar, mas quero um mid de 5" prá colocar nos pezinhos que já tenho e um full range, que suba bem, no painel. Gostaria de sugestões quanto a isso.

O sub provavelmente vou usar um JL 10W0 que já tenho. Já é suficiente prá mim.

O que vcs acham disso? Tem alguma chance de dar errado?

Editado por Mechamorafa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante o player.

Mas...

Vc vai continuar precisado dos RCAs pra ligar no amp...

Não vai ter nenhum controle de TA, Eq e etc.

As opções que temos são ruins mesmo. E as que temos de "TOP" são caros...

Deve ser por isso que todo mundo fala q ter um sistema Hi-Fi no carro é praticamente impossivel.

EDIT: A não ser que vc ligue num Bit.One... aí a historia muda...

Editado por Diego Pereira

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a sinceridade, mas com a Alpine PDX você pode usar o melhor player do mundo e ainda assim não vai conseguir nada perto de um Hi-Fi...

Para um set visando qualidade, eu recomendo outro amplificador.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia parece ser interessante mesmo, mas tb tem suas limitações.

Quais as funções daqueles 4 botões? Pq tudo vai ser feito usando o controle, né? (EU acho isso chato)

E concordo com o Abreu... o PDX vai acabar sendo o gargalo.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá...

O player te dá apenas o sinal estéreo... e aí, vai ser purista ou processado? Se processado, vai usar o quê?

Eu não usaria PDX... pra vc que tá reclamando tanto da qualidade do que existe, vai derrapar logo no amp? PDX é bom pra quem precisa de um amp rasoável e precisa instalar num canto sem ventilação ou embutido.

Você quer um set diferente, e isto te traz MUITOS problemas a contornar... sei disto pq cada set meu é uma nova sarna...

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a sinceridade, mas com a Alpine PDX você pode usar o melhor player do mundo e ainda assim não vai conseguir nada perto de um Hi-Fi...

Para um set visando qualidade, eu recomendo outro amplificador.

Abraços.

A única coisa que está certa no meu set é o sub, pois já o tenho. Todo o resto ainda estou pesquisando.

Cogitei o PDX pois já ouvi um set com ele e me agradou, mas memória sonora é sempre traiçoeira.

Que amplificador de 4 ou 5 canais vc me recomenda até uns U$400?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá...

O player te dá apenas o sinal estéreo... e aí, vai ser purista ou processado? Se processado, vai usar o quê?

Eu não usaria PDX... pra vc que tá reclamando tanto da qualidade do que existe, vai derrapar logo no amp? PDX é bom pra quem precisa de um amp rasoável e precisa instalar num canto sem ventilação ou embutido.

Você quer um set diferente, e isto te traz MUITOS problemas a contornar... sei disto pq cada set meu é uma nova sarna...

A idéia basicamente é a mesma, mas os equipamentos estão todos em aberto. Já vi que o PDX é não é uma boa escolha e tbm não pretendo usar processador. Prá falar a verdade pensei no PDX mais pensando em instalar o amp embaixo do painel. Mas definitivamente o tamanho do amp não é uma prioridade.

Eu quero um amp com som natural e com boa velocidade. Estou "mal" acostumado com meu Musiland + Sennheiser 595 que uso prá ouvir música em casa, então quero algo ao menos parecido no meu carro. Mesmo o player enviando apenas sinal estéreo, quero um amp de 4 canais com cross pois pretendo fazer um bi-amp num woofer/mid + full range. Algo que também não está certo. Estou totalmente aberto a sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu o problema é que alem disso voce precisará de TA. E ai, como conseguir isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Se for depender de TA, vai fazer falta.

Bem, eu troco FÁCIL o TA por um áudio decente, sem pensar 1,5x.

Compartilhar este post

Link para o post

cara, eu o problema é que alem disso voce precisará de TA. E ai, como conseguir isso?

A falta de TA é o maior problema mesmo. Se houvesse um amp com TA seria ótimo, mas nem sei se existe. Acho que balanço é a única opção que terei mesmo, mas é óbvio que não é a mesma coisa.

A escolha seria entre um player convencional, com TA e EQ, ou este player com um DAC exelente, 24/192, FLAC, entrada prá SD. Estou realmente decidido a partir para uma solução diferente, mesmo abrindo mão de TA. Depois que percebi o quanto um DAC de qualidade faz diferença, até mesmo em MP3, estou querendo isso no meu carro prá ouvir minhas músicas FLAC com qualidade e comodidade.

É claro que se houver uma solução para incluir TA no meu set mesmo com este player, considerarei.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho bem interessante essa fuga do padrão.

Um amp mais "acessivel" (pelo menos em comparação com o Focal Dual Monitor) com DSP embutido é a série de amplificadores MS da JBL. Dá uma pesquisada.

Compartilhar este post

Link para o post

Do seu set na assinatura eu experimentaria outro kit 2 vias, um bom amp estereo, melhorias em instalacao, e pronto.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo sem saber exatamente qual amp usarei, estou pesquisando por falantes na Madisound. Procurando por woofer e full range encontrei esses aqui:

SEAS Prestige L15RLY/P Woofer 5"

H1141.jpg

h1141.1(4).jpg

Tang Band W3-1318SA 3" Full Range

W3-1318SA.jpg

w3-1318sa_graph.png

Não sou nenhum expert no assunto, mas me parecem decentes e devem casar bem juntos. E acho que mesmo por serem de 8ohms tocarão bem pois já usei mid de 8ohms e ficou legal. Se eu sentir falta de sub graves usarei meu 10W0 e se sentir falta de agudos adicionaria um tweeter. Mas espero que apenas um woofer + full bons já me garantam um som legal.

Estou no caminho certo ou estou viajando legal?

Editado por Mechamorafa

Compartilhar este post

Link para o post

Qual motivo para usar woofer de 5"?

E se for usar fullrange, dá umas olhada nos Peerless 2" e Fountek 3".

Compartilhar este post

Link para o post

Qual motivo para usar woofer de 5"?

E se for usar fullrange, dá umas olhada nos Peerless 2" e Fountek 3".

Precisa ser de 5" pois já tenho pezinhos. Além disso meu carro é pequeno, pezinhos de 6" atrapalharia ainda mais.

Vou dar uma olhada nesses full range ai. Um de 2" seria ainda melhor, já que pretendo colocar em cima do painel.

Compartilhar este post

Link para o post

Se já tem é bom se atentar ao volume. Cinco polegadas já não desce tanto quando um 6.5", se o volume for insuficiente vai ficar pior ainda. E tem que ver se as dimensões mecânicas servem também.

Compartilhar este post

Link para o post

Se já tem é bom se atentar ao volume. Cinco polegadas já não desce tanto quando um 6.5", se o volume for insuficiente vai ficar pior ainda. E tem que ver se as dimensões mecânicas servem também.

Na verdade eu digo pezinhos por costume errado mesmo, são doorpods de fibra de vidro de 9L cada. Cabem no máximo falantes de 5,5". Diminuirei o volume conforme a necessidade.

Fotos péssimas mas dá prá ter uma idéia:

pai10.jpg?t=1306209690

pai2.jpg?t=1306209729

Compartilhar este post

Link para o post

Acho bem interessante essa fuga do padrão.

Um amp mais "acessivel" (pelo menos em comparação com o Focal Dual Monitor) com DSP embutido é a série de amplificadores MS da JBL. Dá uma pesquisada.

Outro que eu lembro agora que tem DSP tambem e o zapco. O Dimi tem um e e muito bom. Acho que depedendendo do modelo se acha por uns 500 dolares...

Abracos

Compartilhar este post

Link para o post

O som dentro do carro nunca vai ser igual ao som do seu fone, e a culpa na verdade nem é do player.

Outra coisa... flac não é melhor do que um cd de audio original. Na verdade flac é sempre pior do que um cd original, ele deveria ser a mesma coisa, mas a cópia do cd para o flac não é perfeita. Quando vc falou que cd não é a ultima bolacha do pacote, eu ate concordo, mas se fosse pra partir para um SACD, HDCD, DVD-A, DSD...

O problema parece ser que vc quer um DAC melhor, ok, mas então abra seu player e troque o dac, ou coloque um DAC externo e pronto. Agora se vc quer ouvir flac (ou qq outro formato) parta para um carpc com uma boa placa de som e um dac excelente. Aí pelo menos vc consegue fazer todo o processamento de sinal (EQ, TA, Xover) via software.

My 2 cents

Compartilhar este post

Link para o post

sobre o amp, pq não um alpine com entrada ótica e DSP incorporado? os mrv-f900 se não me engano. tinha um a venda nos classificados estes dias. eu só não gosto muito da via dos subgraves dos alpines, mas dá pra conviver com isto....

agora se vc quer só o TA, procura os TA da precision power da década de 90, é bem pequeno e faz somente essa função. agora se for envolver outros filtros juntos eu arriscaria num DQX da audiocontrol. eu uso um h700 da alpine mas meu sonho de consumo sempre foi o dqx.

não li direito sobre os falantes, não sei se vai fazer 2 ou 3 vias, entao vou generalizar: mid q desce bem não costuma subir, fica aquela musicalidade prejudicada entre 1,2khz e onde o tw começar a tocar (entre 2,5khz e 5khz), a não ser q use um fullrange excepcional de 2", 3". mid q sobe bem não tem pegada embaixo, mas o sub e um bom ajuste compensam. eu pessoalmente prefiro usar 3 vias, mas fica de teu gosto pessoal

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o offtime

se for pra partir pra algo assim pra ouvir FLAC, nao vejo vantagem nao.

e cm foi falado nem vou comentar do pdx.

Acho sua estrategia interessante mas nao acho uma boa ideia ehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo problemas. Facilmente este player pode bater muitos players de alta qualidade, custando bem menos, por vários motivos técnicos. O que não me agrada é a limitação da mídia, apenas cartões de memória, embora seja possível, creio eu, usar HD externo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo problemas. Facilmente este player pode bater muitos players de alta qualidade, custando bem menos, por vários motivos técnicos. O que não me agrada é a limitação da mídia, apenas cartões de memória, embora seja possível, creio eu, usar HD externo.

Bem, na foto pelo menos tem uma entrada USB, acho que dá pra usar por ali, não sei se HD externo por uma questão de alimentação.

Agora esse FDA da audison não me chamou a atenção... ninguém explica COMO vc liga ele no player. Fora que o player tem que ser capaz de gerar o tal sinal de áudio hd (enfim, não ajuda nada com os players comuns digamos). pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...