Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Mvrielink

Projeto de Fonte

Recommended Posts

Olá colegas, estou criando uma fonte linear para mim usar por aqui em alguns experimentos hehe, está indo tudo bem no projeto controle de tensao, proteções tudo ok, só não consigo bolar um controle de corrente eficiente, está variando a tensao na saida e não quer que aconteça isso, o que vocês tem feito para controlar o fluxo de corrente eletrica? tipo eu fixar 12V e aumentar a corrente e a tensao fica nos 12V. Já tenteu fazer um controle com lm317 em modo limitador de corrente ligado na base de um tip35 e fico bem louco o esquema hsaushua, não deu muito certo, um BD ligado no tip tambem não deu certo, varia demais a tensao de saida, e com resistor na saida limitando em valor fixo a corrente ele gera uma resistencia na saida, fica bem louco carregando uma bateria de no-break. Alguem tem uma ideia?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguem quer dar pitaco? Ainda insisitindo no lm317, já consegui variar a corrente mais pouca coisa entre 1 e 3 amperes, preciso da gama de 0 a 10A, ninguem arisca nenhuma ajuda?

Compartilhar este post

Link para o post

o uso em especifico da fonte será onde ? somente pra carregar baterias ?

edit.

dsc00400d.jpg

Uploaded with ImageShack.us

montei essa fonte as pressas pra uns amigos da facu, que deixaram pra ultima hora pra entregar o trabalho.

essa fonte tem ajuste de tensão e corrente.

tem esquemas dela na net também. se eu achar posto aqui.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, não nescessariamente, faço alguns reparos mais simples em modulos e notebooks, variar de 5 a 20V, e uma boa corrente está bom algo entre 10 e 20 amperes, pois os trafos permitem tal potencia.

A minha fonte estou fazendo todo o projeto dela, não tenho duvidas em relação ao funcionamento só não encontrei um meio bom de controle de corrente, de tensão é mais simples. Como esta fonte controla a corrente?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá colegas, estou criando uma fonte linear para mim usar por aqui em alguns experimentos hehe, está indo tudo bem no projeto controle de tensao, proteções tudo ok, só não consigo bolar um controle de corrente eficiente, está variando a tensao na saida e não quer que aconteça isso, o que vocês tem feito para controlar o fluxo de corrente eletrica? tipo eu fixar 12V e aumentar a corrente e a tensao fica nos 12V. Já tenteu fazer um controle com lm317 em modo limitador de corrente ligado na base de um tip35 e fico bem louco o esquema hsaushua, não deu muito certo, um BD ligado no tip tambem não deu certo, varia demais a tensao de saida, e com resistor na saida limitando em valor fixo a corrente ele gera uma resistencia na saida, fica bem louco carregando uma bateria de no-break. Alguem tem uma ideia?

vlw

Se você quer ajustar a corrente na saída, é óbvio que a tensão vai cair na proporção.

A não ser que você desligue a fonte se a corrente chegar a certo patamar, o que óbviamente você não quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Só complementando... você não tem como fugir da lei mais simples: A lei de ohm.

Corrente e tensão estão DIRETAMENTE ligados.

U = R * I.

Se você tem uma lâmpada de 50W em 12V (2,88 ohms) na saída da sua fonte, e quer limitar a corrente em 4A, vai ter:

U = 2,88 * 4 => U = 11,52V.

Se você ligar uma lâmpada de 100W (1,44 ohms), sua fonte vai ter que reduzir a tensão para manter a mesma corrente:

U = 1,44 * 4 => U = 5,76V.

Se você limitar a corrente por resistor, vai ter a MESMA coisa acontecendo.

Compartilhar este post

Link para o post

O lm371 lê a tensao de entrada e saida, caso ela baixe muito ele ajusta a tensao de referencia novamente, isto é para corrigir o que você falou kleber, mas não há problemas a quanto isso, é facilmente corrigido girando o potenciometro da tensão caso o lm não faça a correção certa, não há problema para mim quanto a isso, só não estou tendo ideias para fazer o controle da corrente, de tensão é relativamente simples.

Já me falaram para usar mosfet na saida, mas não gostei muito da ideia, sei da limitação dos bipolares, eles tem uma relação entre tensao e corrente, quando se aumenta a corrente maior é a queda de tensão no mesmo, penso em contornar isso aumentando o numero de transistores de saida, irá me aumentar pouco o valor final. Tenho um fonte de 10A+10A+5A ajustavel aqui, mas está na garantia e não posso abrir ela para ver dentro haha. Em busca do controle de corrente.

Editado por Mvrielink

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, não nescessariamente, faço alguns reparos mais simples em modulos e notebooks, variar de 5 a 20V, e uma boa corrente está bom algo entre 10 e 20 amperes, pois os trafos permitem tal potencia.

A minha fonte estou fazendo todo o projeto dela, não tenho duvidas em relação ao funcionamento só não encontrei um meio bom de controle de corrente, de tensão é mais simples. Como esta fonte controla a corrente?

Clique aqui

segue o link com explicações.

quero deixar claro que tudo que o KLB disse apenas é lei de ohm e não há como ir contra ela heheh

o ajuste é fino, voce ajusta de acordo com o consumo do cuicuito a ser testado se acontecer algum "PIPÔCO" heueheueh a fonte não excede a corrente a que foi ajustada ok, tem indicadores com LED's também, projetinho bem bacana mesmo. no caso desse esquema aí o trafo assim como o projeto em sí permite uma corrente maxima de 3Ah, pra operar maiores potencias é necessário substituir ou aumentar o n° de transistores de potencia e trafo + retificadores.

é um projetinho relativamente simples, e de facil entendimento, dá pra aprimora-lo e te servir de base no seu projeto.

boa sorte aí.

edit. link

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Vou dar uma conferida, muito obrigado pela dica, pretendo fazer as alterações possiveis e posto o resultado, pode ser que demora algum tempinho hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...