Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DAD

Refrigeração de ímãs de alto-falantes

Recommended Posts

Pensando aqui com meus botões, reparei que o pessoal e as empresas tem problemas com a refrigeração do ímãs dos alto-falantes.

Pois bem, tive uma idéia que talvez possa diminuir o aquecimento dos ímãs,que seria algo assim:

1) A maioria dos sistemas em questão, são para woofers ou subwoofers de alta potência.

2) A idéia básica seria usar o ar que circula através dos dutos de sintonia das caixas.

Imaginem um duto retangular onde o ímã do alto-falante ficasse dentro do duto,lógico que o duto teria uma dimensão um pouco maior que o ímã!

O interessante que o ar que viria de dentro da caixa e obrigatóriamente passaria por todo o ímã e com velocidade variável, dependendo da potência aplicada no falante....ou seja ventilação dinâmica: quanto mais pot. + vento...heheheh

É lógico que teríamos que selar com boracha de silicone ou outro tipo para não vazar o ar pelas fresta do encaixe do ímã...

Gostaria que comentasse, sugestões...desenhos...etc....quem sabe melhora....

:vts

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

a BOBINA precisa de refrigeraçao...

A bomber ja lançou uma linha de subs com refrigeraçao por nitrogenio OU ligado na ventilaçao do ar condicionado do carro.

Compartilhar este post

Link para o post

a BOBINA precisa de refrigeraçao...

A bomber ja lançou uma linha de subs com refrigeraçao por nitrogenio OU ligado na ventilaçao do ar condicionado do carro.

De qq. forma ela vai ter refrigeração pelo duto e buraco que fica atrás do ímã....

Qd.digo selar são as bordas do íma que fica presa no duto...será que vira?

Compartilhar este post

Link para o post

O duto esta ligado diretamente com a eficiencia da caixa, acho q nao daria certo, pelo fato de matar a eficiencia da caixa !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

O duto esta ligado diretamente com a eficiencia da caixa, acho q nao daria certo, pelo fato de matar a eficiencia da caixa !

Abraco !

Observa que falei que o duto vai ser bem maior que o ímã, para não ter muita interferência...será que vira?

É apenas uma sugestão...

Compartilhar este post

Link para o post

No caso de woofers.

Melhor refrigeração = menor compressão térmica = maior potência aplicada = POC POC

Compartilhar este post

Link para o post

Observa que falei que o duto vai ser bem maior que o ímã, para não ter muita interferência...será que vira?

É apenas uma sugestão...

Ele ficaria no caminho do duto? se sim... de certa forma iria afetar... mesmo que obstrua pouco, iria afetar !

Se nao ficar no caminho do duto, obstruindo, ai ja se pode pensar nisso !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

um pergunta a caixa nao iria te sub ne???, pq o sub ia ta no duto :huh:

nao itendi como vo coloca o sub no duto se ele ta na caixa ??

ia fica um sub na caixa e outro no duto ?

e o da caixa ?? ia fica no calor do inferno enquando o outro no bem bom ?

poderia me explica melhor essa sua tatica !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ele ficaria no caminho do duto? se sim... de certa forma iria afetar... mesmo que obstrua pouco, iria afetar !

Se nao ficar no caminho do duto, obstruindo, ai ja se pode pensar nisso !

Abraco !

Sim, claro é para ficar no caminho mesmo...onde passa o ar...senão não iria adiantar...

No caso temos que considerar o tamanho do tudo adequado, pois a área vai diminuir...mas como estamos falando em caixas grandes....quem sabe....

A área para um íma de 20x2,5 seria de:50cm...sendo que teria que descontar esta área do duto...duto régua para AF. de 12 pol: 30x10cm=300cm...duto real com 300-50=250cm...que tal?

Compartilhar este post

Link para o post

um pergunta a caixa nao iria te sub ne???, pq o sub ia ta no duto :huh:

nao itendi como vo coloca o sub no duto se ele ta na caixa ??

ia fica um sub na caixa e outro no duto ?

e o da caixa ?? ia fica no calor do inferno enquando o outro no bem bom ?

poderia me explica melhor essa sua tatica !!!

Vamos lá:

Imagina uma caixa com duto retangular(popular régua), vc olhando de frente a caixa o buraco ficaria embaixo do AF, sendo que ele passaria atrás do AF, com um orifício que coubesse apenas o ímã e passaria até quase ao topo de cima da caixa( como um "L") atrás do AF.

Aguém fera em desenho?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi o que você quer dizer, mas derrepente não seria melhor um sistema com um mini ventilador potente ligado a refrigeração, num sub ou mesmo um woofer com uma grande janela na carcaça e no imã para refrigeração? Estava justamente pensando nisso antes de vir para casa, e lembrando que meu antigo subwoofer, mesmo sendo muito potente quase não tinha refrigeração (Cerwin Vega Stroker)

Compartilhar este post

Link para o post

tendi,

mais dai nao vai da grave, ele vai escapa pelo buraco [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

tendi,

mais dai nao vai da grave, ele vai escapa pelo buraco [¨]

Vai sim...só descontar a área do duto....300-50=250cm...acha pouco?

1 duto de 10 cm de diâmetro tem só 80cm....

O tamanho da área vai depender muito do tamanho do ímã!

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

oo mais que tamanho de caixa tem que se pra faze um duto do tamnho do imã acho mais facil faze um suporte atrais do imã e bota um cooler

Compartilhar este post

Link para o post

oo mais que tamanho de caixa tem que se pra faze um duto do tamnho do imã acho mais facil faze um suporte atrais do imã e bota um cooler

Bem, isto vai depender dos parâmetros dos AF. sintonia, reposta que se deseje...etc....

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

DAD.. vc eh bom com amplificador... so isso hsauhuashuashusahusahusa

Mas eu ja tive essa mesma ideia de jirico kkkk

Olha so. A bobina precisa de refrigeraçao. O ar entra pelos dutos de refrigeraçao do conjunto motor ou da carcaça ate a bobina. Onde eh refrigerada. Pra isso poder dar certo, o ar teria que ir em apenas uma direçao, se fosse entrando por baixo e saindo por cima do sub...

A cara, sou pessimo com explicaçoes... nao tem como isso dar certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Olhem como seria o sistema que falo!

<script src='http://imageshack.us/shareable/?i=caixacommrefrigerado.jpg&s=844&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>caixacommrefrigerado.jpg</noscript>

Isto é para esfriar o conjunto magnético e um pouco a bobina...

Editado por DAD

Compartilhar este post

Link para o post

refrig.gif

Uploaded with ImageShack.us

????

Este sistema que falei é para resfriar o ímã não a bobina...não sei se vai funcionar...apenas 1 idéia...

Compartilhar este post

Link para o post

mas quem aquece nao é a bobina pra depois aquece o imã ?

acho que se corta o calor pela raiz é melhor

Compartilhar este post

Link para o post

mas quem aquece nao é a bobina pra depois aquece o imã ?

acho que se corta o calor pela raiz é melhor

Não é só a bobina, mas as perdas no campo tb....se ajudar a resfriar o conjunto magnético tá valendo....

e é dinâmica a refrigeração...quanto mais forte o som mais refrigeração...será que dá certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive uma ídeia de usar o duto da caixa, pra auxiliar a refrigeração do meu Power One. :vts

Disserte mais sobre sua ídeia! [""]

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive uma ídeia de usar o duto da caixa, pra auxiliar a refrigeração do meu Power One. :vts

Disserte mais sobre sua ídeia! [""]

Essa idéia sua funciona mesmo....já tive experiência assim..abaixa cerca de 20ºC a temp. do módulo...o pior que tive que refazer o teste do módulo...rsrsrs

Quanto ao sistema...não tenho muito mais a descrever...apenas que seria interessante fazer um teste e ver no que dá...observe que o duto tb pode servir de escora ao falante, pois eles na maioria pesam muito...

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Não é só a bobina, mas as perdas no campo tb....se ajudar a resfriar o conjunto magnético tá valendo....

e é dinâmica a refrigeração...quanto mais forte o som mais refrigeração...será que dá certo?

da sim cara,

tava com ideia de coloca o cooler direfionado para aquela telinha no meio do imã mais nao pode aproxima pois o imã vai interferir o desempenho do cooler

entao faze tipo um suporte, acho que da certo sim []-[]

mais ai ja entra em eletronica, de como faze o cooler liga

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...