Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
douglas_tome

DRZ Mod vs Pioneer P99RS

Recommended Posts

Isso aí pessoal, vamos fazer um teste dos dois players. O DRZ já não se encontra novo mais, mas mesmo assim acho que esses foram as últimas opções de hi-fi que fizeram mais sucesso nos últimos anos.

Pretendo fazer o teste no meu carro com a ajudo dos amigos para ouvir, não somos experts mas dá para avaliar legal.

Atualmente estou usando o chicote original do carro mas vou puxar os fios direto da bateria, ligar os dois no mesmo chicote e para alternar entre ambos é só trocar os RCAs.

Aqui os equipamentos:

-HU

-Hybrid Legatia L6

-Seas H1189

-Zapco DC Reference 360.4------vai entrar Brax X2400.2

-RCA Chord Crimson Plus

-RCA Audison Sonus

-Speaker Sonus para os tweeters

-Speaker Best para os mids

-Bateria auxiliar AGM 50ah

-Cabos de energia Shok Industries

-Megacapacitor 1F Fosgate

Pois bem, estive pensando em aproveitar para testar os players em diferentes condições.

1 - Com zapco fazendo todo o processamento, nesse caso o DRZ desliga o DSP passando para Direct. O pioneer eu não vi essa opção ainda mas tem como deixar TA Off, EQ FLAT e Cross sem cortes. Nessa opção dá para avaliar somente o áudio dos aparelhos em interferência do processamento deles mesmos. Mas sim o do zapco que no caso os dois serão submetidos.

2 - Brax fazendo bi-amp no kit e os cortes e todo o testo pelas HUs. Assim avaliando também o processamento.

Acho que desse modo dá para abranger diferentes situações de uso. Estou com o Pioneer no carro desde domingo e aprendendo a mecher também. []-[]

Só adianto que pode demorar um pouco pois tenho que instalar o Brax e acertar o som antes de fazer esse teste, com o zapco já está tudo certo.

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Douglas...

Procurei or um comparativo destes a uns dois meses atras e não achei...

Parabens pela iniciativa!

Acompanhando, pq ajudar não dá, né? (Tô em SP)

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Douglas, acho besteira testar como se fosse apenas um transporte. O objetivo de ambos é exatamente o contrário, tem que ver que vai brilhar usando toda sua capacidade de processamento, deixar a maneira purista de ser de lado.

Não digo que não entendo o objetivo dessa comparação, compreendo sim, mas acho que ninguém compra algum dos dois para usar apenas de transporte. Até porque para isso temos soluções bem mais baratas.

2 Cents.

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

Douglas, acho besteira testar como se fosse apenas um transporte. O objetivo de ambos é exatamente o contrário, tem que ver que vai brilhar usando toda sua capacidade de processamento, deixar a maneira purista de ser de lado.

Não digo que não entendo o objetivo dessa comparação, compreendo sim, mas acho que ninguém compra algum dos dois para usar apenas de transporte. Até porque para isso temos soluções bem mais baratas.

2 Cents.

Pad, acho q se fosse comparar como vc sugeriu nem precisa ter tanto trabalho p/saber q o Pioneer dá uma surra no DRZ, pois são HU's de "eras" diferentes.

Vantagens do Pioneer

- Todos os crossovers são iguais p/ todas as vias e de até 36db/8ª, ou seja uma infinidade de combinações. Geralmente os players q fazem 3-way/4-way tem uma faixa específica de cortes p/cada via.

- Faz Bypass do DAC qd usado i-Pod. Controla o i-Pod pelo player.

- equalizador mais completo

- etc

- Visual mais bonito

- Não tem aquele conversor DC/DC

- Lê outros formatos, DRZ só lê cd de áudio.

Acho q o único item que o DRZ poderia levar, se é que consegue, é na qualidade de áudio mesmo.

Mas vo ficar no aguardo, esse DEX P99-RS é meu sonho de consumo por reunir td em apenas um HU.

Compartilhar este post

Link para o post

A respeito do Processamento... Será utilizado o do Zapco no teste ?

Quando testando com o zapco sim. Porque eu só tenho um adaptador de RCA para Simbilink, aí configuro o amp para receber o sinal do front e jogar pro rear. Desse modo eu consigo usar os cortes do amp mas não de uma fonte externa. Daria até para usar TA, mas não seria independente, aí fica prejuízo.

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post

2 Cents.

Concordo com você Pad que ninguém compraria um dos 2 para usar assim. Mas já que dá para fazer esse teste sem acrescentar muita dificuldade to querendo aproveitar, se fosse para optar entre fazer de um jeito ou de outro com certeza testaria com os dois players dando tudo que podem e pronto.

É uma situação pouco usual né, mas para mim mesmo, o zapco usando processamento me agradou mais que o DLS A4 usando processamento do DRZ, apesar da superioridade do DLS em alguns quesitos.

Assim pode ser com outros em circunstâncias diferentes, o Arisa mesmo já comentou sobre usar um Roxinho Sakata que fazia os cortes com o DRZ no modo Direct.

Alex_84

Concordo, se for considerar a facilidade de uso dos players o Pioneer leva vantagem.

Valeu galera, vamos participar mesmo.

Editado por douglas_tome

Compartilhar este post

Link para o post

Pad, acho q se fosse comparar como vc sugeriu nem precisa ter tanto trabalho p/saber q o Pioneer dá uma surra no DRZ, pois são HU's de "eras" diferentes.

Vantagens do Pioneer

- Todos os crossovers são iguais p/ todas as vias e de até 36db/8ª, ou seja uma infinidade de combinações. Geralmente os players q fazem 3-way/4-way tem uma faixa específica de cortes p/cada via.

- Faz Bypass do DAC qd usado i-Pod. Controla o i-Pod pelo player.

- equalizador mais completo

- etc

- Visual mais bonito

- Não tem aquele conversor DC/DC

- Lê outros formatos, DRZ só lê cd de áudio.

Acho q o único item que o DRZ poderia levar, se é que consegue, é na qualidade de áudio mesmo.

Levando em contas as diferença relativas a áudio, não é porque tem mais opções que é melhor. Filtros de DSP nem sempre são implementados da mesma maneira, podendo gerar diferenças audíveis entre eles. Diferentes formas de crossover eletrônico afetam a fase de maneira diferente, e alguns por exemplo, nem mesmo alteram a fase.

Fica complicado crava que A é melhor B apenas por especificação.

E mesmo sendo de eras diferente na impede uma HU antiga ter qualidade de projeto, construção e componente do que uma mais atual.

Editado por Pad

Compartilhar este post

Link para o post

Levando em contas as diferença relativas a áudio, não é porque tem mais opções que é melhor. Filtros de DSP nem sempre são implementados da mesma maneira, podendo gerar diferenças audíveis entre eles. Diferentes formar de crossover eletrônico afetam a fase de maneira diferente, e alguns por exemplo, nem mesmo alteram a fase.

Fica complicado crava que A é melhor B apenas por especificação.

E mesmo sendo de eras diferente na impede uma HU antiga ter qualidade de projeto, construção e componente do que uma mais atual.

falei sobre o cross pq às x é um impeditivo p/quem quer fzr tds os cortes pelo player em modo 3-way e não consegue.

Ex: O corte mais baixo do midrange (HPF do canal MID) por exemplo é 400Hz, queria que ele fosse até 200Hz

Compartilhar este post

Link para o post

...

...

O DRZ tem o melhor audio. O DRZ tem um bom processador. O DRZ tem uma boa fonte, melhor ainda, separada do componentes processamento. O resto é frescura.

Compartilhar este post

Link para o post

O DRZ tem o melhor audio. O DRZ tem um bom processador. O DRZ tem uma boa fonte, melhor ainda, separada do componentes processamento. O resto é frescura.

Isso é oq o Douglas vai comparar, esse é o intuito do teste.

Compartilhar este post

Link para o post

nem sempre dizer q é melhor realmente indica que é melhor, amigo....

o drz é um ótimo player all in one, isso não temos como discutir, apesar de estarmos discutindo isto novamente, mas não tem como comparar player top que manda sinal 100% limpo + processador top vs player top com processador mediano incorporado. no caso do teste q será feito, será utilizado um player top com processador modificado pra, digamos assim, chegar ainda mais perto dos processadores externos.

o DEX-P9, assim como o DEX-P99RS são players q estão ao mesmo nivel do DRZ, ou até um nivel acima do DRZ (eu sou desta opinião pelo que já escutei), mas vamos ver o resultado deste teste, afinal não estamos falando de um drz normal.

é igual a querer comparar um roxinho do sakata com um audison Lr original... lógico q ambos terão seus pontos fortes e fracos, alguns vão preferir o audison sob um ponto de vista, outros vão preferir o roxinho por outro ponto de vista.....

ps: homem tem q gostar de mulher, o resto é frescura. eu voto em vender todos equip dos foristas e pagarmos uma noite na tia Carmen, hehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando... Até por que esse DRZ era o meu e como tenho um P01, não quero influenciar em nada na avaliação do pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse em sampa dava pra botar outros dois concorrentes sérios na briga ai...

o Denon DCT-Z1 do Arisa

o Mcintosh MX5000 + MDA5000 (meu)

o TA a gente faria pelo Alpine 3681

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não acho que da para comparar esses dois acima Danilo.

O DRZ e o P01 são players completos, com crossover 4 vias, eq, ta e tudo que tem direito, e que é muito útil para o ambiente automotivo.

Já os Z1 e o Combo Mcintosh são players totalmente puristas.

Claro que o Denon DCT-Z1 e MX5000/MDA5000 são players superiores, e se testados em um ambiente ideal como residencial, por exemplo, devem ser consideravelmente melhores (acredito em uma leve vantagem do Mcintosh frente ao Denon). Mas para ambiente automotivo é complicado utilizar eles, sem fazer drásticas modificações no carro (painel/etc) ou utilizar um processador externo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o ponto não é saber se um é melhor que o outro e sim saber o quanto é melhor e em que.

Acho que esse comparativo é válido sim e muito. Pois até hoje só não fui pro DRZ por causa das firulas todas já citadas... principalmente conexão com ipod.. então.. pra mim vai ser um teste muito útil, pois não posso me dar o luxo de ter um DRZ apenas para competir..

Compartilhar este post

Link para o post

Quero ver o resultado desse teste!

Já tive DRZ e pra mim ele só não é perfeito por não ter conexao com ipod.

O resto, nao tem nem o que comentar :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma opinião um pouco diferente da sua Diogo, respeitando a sua é claro!

Quem usa ou quer usar qualquer um desses players, não está brincando e sabe aonde quer ir. O valor de qualquer um deles daria pra comprar um dvd muito bom com um monte de recursos e adaptabilidades. Mas abre mão disso pra buscar o melhor áudio.

Dependendo do set, eu acho que é perfeitamente possível sim voce poder comparar, principalmente se tiver em modo passivo. Uma "possível desvantagem" que o pioneer e o DRZ possam ter em relação ao áudio, eles tentam correr atrás pelos recursos e regulagens. Usar um processador externo? eu acho perfeitamente possível, eles são vendidos pra esse fim também não é?

A idéia do comparativo não é buscar o melhor áudio? Por mim, acho que todas as alternativas e vias são válidas, se for pra comparar apenas recursos, basta baixar o manual e comprarar um por um em cada quesito e ver quem leva.

Cada player terá seus altos e baixos, e por aí, cada um que fizer o teste tire suas conclusões qual player usaria.

Se voce acha complicado usá-los em ambiente automotivo, eles foram fabricados pra serem montados aonde? No carro, não é? eles não sao players residenciais. Que tipo de alterações no painel voce diz? montagem e angulação de falantes?

Desculpe mas não entendi a sua colocação

Compartilhar este post

Link para o post

O que quero dizer é que para usar players totalmente puristas no carro, é necessário fazer muitas mudanças estruturais para não ter que usar eq/ta/etc (minha opinião claro).

O que seria interessante, na minha opinião, seria um teste:

P01 vs DRZ como será feito pelo autor do tópico.

E um outro:

P01 vs DRZ vs MX5000/MDA5000 + processador vs DENON Z1 + processador

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Ta aí uma coisa que tenho dúvida apesar de ter uma opinião formada.

Se for usada a saída digital do DRZ, Denon Z1 ,MX5000 ou de um Cd Player "Britânia" faz diferença se o dac externo for o mesmo?

Quero fazer esse teste, já que uso a saída digital do pioneer.

P01 vs DRZ vs MX5000/MDA5000 + processador vs DENON Z1 + processador

Compartilhar este post

Link para o post

A qualidade do transporte também interfere no resultado final.

Eu sou grande fã do MX5000. Ainda não tive a oportunidade de testar ele com o MDA5000, mas dizem que melhora consideravelmente.

Se for usar ele em algum sistema, montaria em um carro onde eu pudesse alterar bastante painel/etc e tentar montar algo sem TA.

Compartilhar este post

Link para o post

Diogo, esse teste que vc sugere foi feito já no ECA. Só não existia o P99RS ainda! []-[]

Seguem os resultados do teste feito no ECA há algum tempo já...

971c.jpg

FORAM TESTADOS (entre parênteses a classificação final)

Denon DCT-Z1, (5º)

McIntosh MX5000, (2º)

McIntosh MX4000, (1º)

Nakamichi CD700ii, (6º)

Clarion DRZ-9255, (4º)

Panasonic CQ-TX5500, (3º)

Grundig SCD-1910, (8º)

Eclipse ECD-510 (7º)

Today we set up a "reference" system consisting of an Arcam Full Metal Jacket CD player, a Pathos Classic One amplifier (hybrid tube) and Infinity Kappa 600 speakers. The RCA's were the Stealth Audio "Nanofibers", the speaker wire were IXOS Ixotica.

We listened to Alanis Morrisette's "You ought to know" from her unplugged album, and Dire Straits "You're latest trick". Both recordings are excellent, and provide several sonic cues that we were listening for.

These are our observations after listening to the refence setup:

The H/Us that made it in the showdown:

Denon DCT-Z1:

The soundstage instantly became 2-D - the depth was gone.

With was expanded compared to the FMJ

Strings were sharper and more defined, but not fatiguing

The low end was not as full as the FMJ, and lacks energy.

McIntosh MX5000:

Great bottom end, with "space" around the kickdrum and bass guitar.

Vocals are forward

Image is perfect

Not as 3-D as the FMJ, but better than the Z-1

McIntosh MX4000:

Vocals are almost as good as the FMJ!

Center cohesion is BETTER than the FMJ!

Bass is just as good as the MX5000

Overall - slightly better than the MX5000

Nakamichi CD700ii:

Nice low end

No "shimmer"/"sparkle" on the top end seemed to roll of quite a bit

Good vocals and center image

No depth, much like the Z-1

Drums sound flat, and not defined and full like the MX's

Very sweet, mellow, and warm sounding

Clarion DRZ-9255:

Top end is clear and neutral

Well balanced

Center image is very good

Nothing stands out as "wrong"

Depth is comparable to the MXs

Lacks low end definition to the MXs, but better than Z-1

Overall a very sweet, neutral sounding H/U.

Panasonic TX-5500W

Top end is SWEET!

Not as shallow as the Z-1, but not deep like the MXs; like the DRZ-9255

VERY Clear and transparent!!

Rich midbass/midrange like MXs, but added spakle of Z-1

Great low end definition/clarity

Grundig:

"Cold" - lacks richness

Sharpest upper end

"Sterile"

Focus and image very well

Fatigues ears quickly

Uninvolving

Eclipse ECD-510:

Best low end extension of all H/Us

Vocals are very good

Staging was on par w/ 9255

Another very good h/u and very easy to listen to

---------------------------------------------------

We all could agree that the McIntosh pieces were the best sounding H/Us with the mx4000 slightly over the mx5000, but both were the closest to our Arcam reference. Needless to say, the Panasonic surprised us all. It easily got us involved, capturing the sprit of the music the best and would say that it is a tough third and so close to the 5000 it scary!!!. The DRZ-9255 was an outstanding performer as well, with nothing to complain about, but nothing "super" about it. The z1 I would have to say, was not a huge disapointment, but I expected more...as well as the cd700...The eclipse was another deck I could just throw in and be happy with...And I would put the Grundig in last place...

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Foram utilizadas como transporte, e em um sistema não automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo. Da forma como eu pelo menos entendo que devam ser comparados equipamentos.

Eu já disse e repito, comparar no carro vai mostrar qual é o melhor para aquele carro especificamente. As diferenças acústicas de um ambiente como um carro ou outro podem muito bem mascarar o resultado.

Imagine as diferenças que existem entre carros como um New Beetle / Bravo / Corsa x Chryslet 300C / Kia Sorento x Kombi ... :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...