Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rui

Posição dos Tweeters

Recommended Posts

Bom pessoal,

To precisando de uns palpites...(Fiquem a vontade, se quiserem criticar alguma coisa não tem problema não!!!)

O carro eu devo pegar amanhã, então acredito que semana que vem devo começar a montar. Projeto totalmente DIY....

Primeiro o set (tudo comprado e já aqui comigo):

- DEX-P99RS

- DLS A7

- Tweeters Scanspeak Discovery D2604/833000

- Mids Dayton RS 180-4

- Sub Peerlees 12" XXLS 835017

- Cabos Speakers Chord Carnival Silverscreen

- RCA Stereo Chord Crimson Plus

- RCA Sub Chord Crimson Plus

Agora vem as duvidas...O carro vai ser uma Strada Adventure CE...

Eu, de inicio, gostaria de colocar os tw "on axis", pois são soft domo. Mas agora, devido ao tamanho deles estou pensando em colocar como no Fit do Douglas (foto abaixo), pois gosto muito de uma instalação harmoniosa, e acredito que, se eu fizer eles on axis como estava pensando vai ficar, no mínimo, estranho....O que acham?

fitdouglasautoforumtw.jpg

E quanto ao sub, penso numa selada mesmo...O proprio fabricante não recomenda dutada para este sub...E eu andei fazendo umas simulações e testes e optei pela selada mesmo...Se alguem tiver alguma sugestão quanto ao sub, será bem vinda!!!

De inicio, penso em fazer o tratamento do assoalho, teto e portas. Depois vou fazer as colunas para os tw...Depois os MIds, e por ultimo vou pro sub...

E quanto aos mids, será que daria pra fazer um bafle selado para eles? A porta da Strada é bem comprida, e se eu tirar o porta trecos acho que dá uma caixa bem grandinha para os mids...O que acham?

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre os tweeters só testando mesmo. Entretanto tb sou da posição que devemos buscar a qualidade sem perder tanto em harmonia, beleza. P/mim é fundamental, pois passo + d 2hr/dia no carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra esse tweeter, pela curva de resposta dele, aparentemente vc não vai ter nenhum problema em usar ele 15º off-axis. Mas eu não sairia muito disso não. Acho que vai acabar ficando um pouco mais aberto (mais apontado na sua orelha) do que o do carro da foto.

Mas bem, se eu estou gastando milhares no som do meu carro pra comprar bons equipamentos eu não vou jogar essa qualidade fora por causa de direcionamento ou beleza (opinião pessoal). Se fosse assim eu deixaria o rádio original e equips nos lugares originais. Um bom exemplo de um carro pensado dessa forma é o carro do Cyro, manteve o rádio original, trocou os falantes, pos processador, achei bacana, deu uma linha de pensamento no set e seguiu ela.

Só acho que vc vai penar pra achar um ponto de crossover que evite os problemas do rs180 nas altas e ainda te possibilite ouvir em um volume alto sem ter medo de ferrar o tweeter. (eu experimentaria um corte de 18Db/8a nos dois em 2200Hz pra começar).

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Se possivel corte ainda mais alto.

Pelo menos no meu sistema nao tive bons resultados com cortes abaixo de 3KHz.

Abaixo disso senti o som bem cornetado e perda no ataque dos medios.

Compartilhar este post

Link para o post

Cyro o grande problema é que o RS180 tem problemas na resposta que aparecem bem se cortado mais alto. É um mid que pede um corte baixo mesmo ou uso como midbass.

Compartilhar este post

Link para o post

Offtime,

Concordo com vc, mas se fizer totalmente on axis, acho que vou ficar incomodado com o "visual"...Vou tentar achar um meio termo, pois como vc mesmo disse não dianta nada gastar uma grana alta e ficar com "frescuras" na instalação que podem comprometer o resultado...

Quanto ao tw e mid, eu comprei, teoricamente, um tw que desce bastante (manual diz ter Fs = 475 hz) e, consequentemente, um mid que não sobe muito...Tenho as mesmas impressões que o Cyro em relação aos cortes, mas tb nunca utilizei estes falantes, principalmente estes tw. Eu fiz alguns testes em casa mesmo, em cima da mesa, e tb achei o som meio cornetado com cortes baixos, mas em cima da mesa é bem diferente que instalado dentro do carro, né?

Portanto ainda tenho muitas duvidas de como instalar este duas vias...Derrepente até troco o mid por um que suba mais...Não sei ainda?!

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Mas 15º fora acho que já quebra esse visual agressivo, e pelo visto é capaz até de vc conseguir uma resposta melhor. De qq forma, se vc está com ele na mesa tocando, perca um tempo aí e vai testando o que a saída do on-axis vai fazendo com o som e até onde vc pode ir sem comprometer a qualidade. A teoria é uma, mas vc testando é muito melhor!

O mid mesma coisa, eu não dispensaria, eu acho muito bacana esse Dayton. Se vc tem a possibilidade de testar os cortes (afinal, é ativo) creio que vc consiga sim achar um sweet point nesse corte aí. Só o twt cuidado com esses Fs milagrosos, no próprio manual do twt eles recomendam um corte de segunda ordem em 2.5KHz.

Abs amigo e boa sorte com o projeto

Compartilhar este post

Link para o post

Mas 15º fora acho que já quebra esse visual agressivo, e pelo visto é capaz até de vc conseguir uma resposta melhor. De qq forma, se vc está com ele na mesa tocando, perca um tempo aí e vai testando o que a saída do on-axis vai fazendo com o som e até onde vc pode ir sem comprometer a qualidade. A teoria é uma, mas vc testando é muito melhor!

O mid mesma coisa, eu não dispensaria, eu acho muito bacana esse Dayton. Se vc tem a possibilidade de testar os cortes (afinal, é ativo) creio que vc consiga sim achar um sweet point nesse corte aí. Só o twt cuidado com esses Fs milagrosos, no próprio manual do twt eles recomendam um corte de segunda ordem em 2.5KHz.

Abs amigo e boa sorte com o projeto

Blz Cara,

Valeu as dicas...

Eu tb concordo com vc quanto estas Fs "milagrosas"....

Mas é isso aí, vou tentando por aqui!

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Use o tweeter "cruzando" entre os bancos dianteiros. Assim fica mais harmonioso, e não fica tão off-axis.

Quanto ao corte, use o recomendado, variando pra cima. Baixar o corte, só sabendo EXATAMENTE o que se está fazendo, pois o risco de dano é real.

E o mid, experimente cortes até bater certinho com o tw. Se vai fazer tudo ativo, não tem erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Use o tweeter "cruzando" entre os bancos dianteiros. Assim fica mais harmonioso, e não fica tão off-axis.

Quanto ao corte, use o recomendado, variando pra cima. Baixar o corte, só sabendo EXATAMENTE o que se está fazendo, pois o risco de dano é real.

E o mid, experimente cortes até bater certinho com o tw. Se vai fazer tudo ativo, não tem erro.

Kleber,

Vc fala p/ direcionar para encosto de cabeça do outro banco? Tipo direcionar o tw esquerdo para o encosto de cabeça do passageiro e vice-versa?

Quanto ao corte, vc diz usar o de 2.5K? Eu já fiz alguns testes com ele cortado por volta de 1.2K mas não gostei não! Fica tranquilo, que sei o limite dos equips para não danificá-los...

:legal:

[]s

Rui

EDIT: portuga!!!

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

O direcionamento é com os dois apontando pro meio do banco traseiro. Um pra cada encosto do lado contrário fica muito off axis.

Compartilhar este post

Link para o post

O direcionamento é com os dois apontando pro meio do banco traseiro. Um pra cada encosto do lado contrário fica muito off axis.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, fiz um post e não apareceu, putz.

Mas resumindo: recomendo que você teste assim como eu fiz antes de definir meu direcionamento, fazendo DIY fica mais fácil ainda. Instale o restante do som de um modo que pelo menos já possa tocar, mesmo que esteja sem os acabamentos.

No meu ouvindo somente os tweeters eu e flávio fomos direcionando, lembre-se de acertar principalmente a fase antes, eu também já acertei mais ou menos o TA. O que percebi foi que com o direcionamento "meio off-axis" não mudou a resposta do MEU tweeter.

E on-axis o palco continuou um pouco espremido no lado do motorista, aí preferi fazer esse da foto mesmo.

Depois posso tirar umas novas pra vc, lembre-se também do ponto cego que um tuitão pode gerar, no meu ficou tranquilo.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Blz pessoal,

Eu não queria, mas vou ter que deixar os tw pro final...Vou fazer toda a instalação e depois eu vejo a forma que mais me agrada...

Douglas, será que vc poderia me explicar melhor este lance de ponto cego?

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, ficou um pouco ambíguo mesmo. Mas estou falando em relação ao campo de visão ao dirigir. Dependendo do posicionamento e da altura do tweeter na coluna pode ficar na frente do parabrisa e atrapalhar para dirigir.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, ficou um pouco ambíguo mesmo. Mas estou falando em relação ao campo de visão ao dirigir. Dependendo do posicionamento e da altura do tweeter na coluna pode ficar na frente do parabrisa e atrapalhar para dirigir.

Abs

:legal:

Já suspeitava...

Valeu pelas dicas...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha entendido errado tb! Pensei algo do tipo um ponto cego acusticamente, já estava quase pesquisando sobre isso! rsrrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tinha entendido errado tb! Pensei algo do tipo um ponto cego acusticamente, já estava quase pesquisando sobre isso! rsrrsrs

Pode cre, Offtime,

Quando li a primeira vez, logo pensei: Opa...Informação nova!

Depois reli e, pelo tamanho dos tw, já começei a achar que era sobre a visão p/ dirigir mesmo, e então resolvi perguntar... :legal:

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho esses tweeters e nao indicaria em nehuma hipotise montar-los off axis, no maximo com 15 º como comentou meu irmao, o OFF LINE, eles estao montados em caixas acusticas na minha casa e é muito facil de inclinar as caixas, ja testei milhares de vezes en varios angulos e nao tem melhor opçao q on axis, talvez um pouquinho, muito pouco mesmo um angulo de abertura pra fora do ouvido, ou seja nao pro centro!!!

E como todo bom tweeter ring radiator, nao se deve monta-lo off axis nunca!!!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que unanime a opinião de que tweeters com ring radiator funcionam bem on axis... eu testei uns vifa xt25 em casa da mesma forma que o colega citou acima, e realmente uma leve inclinação já se perde bastante...

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que unanime a opinião de que tweeters com ring radiator funcionam bem on axis... eu testei uns vifa xt25 em casa da mesma forma que o colega citou acima, e realmente uma leve inclinação já se perde bastante...

Sim, é do projeto dos ring radiator a pouca dispersão, característica mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Meus Vifa estão extremamente ON AXIS, qualquer coisa diferente disso já perde em resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

O tweeter é esse Rui?

Clique aqui

Se for não é ring radiator martillitodeoro, o seu deve ser outro modelo.

Vlw

É exatamente este Douglas...

O meu é Soft Dome modelo D2604/833000 e o modelo Ring Radiator é R2604/833000

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho esses tweeters e nao indicaria em nehuma hipotise montar-los off axis, no maximo com 15 º como comentou meu irmao, o OFF LINE, eles estao montados em caixas acusticas na minha casa e é muito facil de inclinar as caixas, ja testei milhares de vezes en varios angulos e nao tem melhor opçao q on axis, talvez um pouquinho, muito pouco mesmo um angulo de abertura pra fora do ouvido, ou seja nao pro centro!!!

E como todo bom tweeter ring radiator, nao se deve monta-lo off axis nunca!!!

abs

Cara,

Vc consegue ver o modelo exato do seu? É ring Radiator mesmo?

Se puder verifique a letra antes da numeração...

Só para ficar clara a diferença:

RING RADIATOR:

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_229_427&products_id=8955

SOFT DOME:

http://www.madisound.com/store/product_info.php?products_id=8724

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...