Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
alexbb2008

Pioneer 308 e um dilema na caixa..

Recommended Posts

Pessoal boa noite, eu comprei 2 pioneer 308 e um amplificador rs 1200d.

Agora é o seguinte eu estou aqui a muito mais de uma hora pesquisando no forum e olhando os topicos sobre caixa para 2 308, porem a muita controvérsia por isto resolvi criar este topico, por favor não tranquem leiam ate o fim e irão ver que realmente estou certo.

Seguinte eu quero uma caixa para os meus 2 sub 308 pioneer, que renda um subgrave pra dentro e para que eu abra a mala e de um grave tbm.. Pois bem pesquisei muiiiiito no forum e encontrei respostas variadas, vamos la..

1 - Minha primeira duvida é a seguinte quando o pessoal aqui do forum fala por exemplo para fazer a caixa com 45L, esses 45L é bruto ou livre do sub? Exemplo este post: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=137700&view=findpost&p=1974865

2 - Se for livre do sub como faço para descontar isso nesse programa? http://autosom.net/artigos/box_design.htm

3 - A muita controvérsia e opniões diferentes aqui no forum quanto a caixa que da um som misto bom, como voces podem ver nestes links:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=140356&view=findpost&p=2021138 (Aqui diz que é em 45L)

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=149100&view=findpost&p=2337496 (Aqui ele fala da caixa dele com 43L dava um grave de ser ouvido bem longe do geito que eu quero, sera que e verdade? )

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=132351&view=findpost&p=1886622 ( Aqui diz que é com 50L)

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=137700&view=findpost&p=1974865 (Aqui diz que é com 45L pra cada Sub)

Pelo que andei pesquisando acho que vo faze de 45L Parece que é a melhor para um som misto, mais ai eu pergunto é uma caixa com 45L Brutos ou 45L Livres dos sub? Se for livres como faço qual e a medida?

Pessoal desde ja agradeco muito qualquer informação que aguem puder me dar PELO MENOS ESSA SE É 45L LIVRES OU BRUTOS E SE FOR LIVRES COMO FAZER QUAL MEDIDA.

EDIT= Esqueci de pergunta como fazer a caixa? Ela é aparafusada ou pregada? Usar Cola para unir as madeiras depois aparafusar? Vedar a caixa com o que? E quantos milimetros o mdf? Desculpa as pergutnas é que realmente sou novato..

Aguardo...

Att Alex..

Editado por alexbb2008

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vão fechar seu tópico alex...

Usa parafuso e cola branca pra madeira , faça a caixa com 47 litros BRUTOS (esqueça qual é o vol ocupado pelo sub).

Já te falei por mp que pode usar compensado 20mm que é mais do que suficiente para o que vc quer.

As medidas da caixa trapezoidal vc encontra como calcular no manual de subwoofers que vc pode baixar no site da bomber e também existem informações no site da spyder , bravox e outros.

Va vai usar 47 litros BRUTOS pra cada sub , as medidas internas da caixa é que devem dar essa litragem.

47 litros é o volume mais versátil pra esse sub :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vão fechar seu tópico alex...

Usa parafuso e cola branca pra madeira , faça a caixa com 47 litros BRUTOS (esqueça qual é o vol ocupado pelo sub).

Já te falei por mp que pode usar compensado 20mm que é mais do que suficiente para o que vc quer.

As medidas da caixa trapezoidal vc encontra como calcular no manual de subwoofers que vc pode baixar no site da bomber e também existem informações no site da spyder , bravox e outros.

Va vai usar 47 litros BRUTOS pra cada sub , as medidas internas da caixa é que devem dar essa litragem.

47 litros é o volume mais versátil pra esse sub :legal:

Vlw meu amigo rick, eu resolvi criar este topico justo para outras pessoas também que garanto que ficam um pouco confusas com tantas respostas diferentes só qeuria esclarecer acho que ficou um topico bem explicado, mais se trancarem tudo bem voce respondeu tudo valeu meu querido.. Brigadao assim que o som estiver pronto irei fazer um video e postar aqui pra galera...

Compartilhar este post

Link para o post

a dificuldade maior é o tal "som misto" tem que tocar fuderoso pra dentro e nao perder quando abre a mala... e isso nao tem como... eu sugiro fazer com volume de caixa menor.. tipo 42l com sintonia em 38hz.. pra tocar de mala aberta.. e quando for ouvir dia-dia.. troca o duto.. e baixa a fs pra uns 35hz pra responder melhor de mala fechada. o w308 aceita bem caixas pequenas.. diferente do w307 e w306..

Compartilhar este post

Link para o post

a dificuldade maior é o tal "som misto" tem que tocar fuderoso pra dentro e nao perder quando abre a mala... e isso nao tem como... eu sugiro fazer com volume de caixa menor.. tipo 42l com sintonia em 38hz.. pra tocar de mala aberta.. e quando for ouvir dia-dia.. troca o duto.. e baixa a fs pra uns 35hz pra responder melhor de mala fechada. o w308 aceita bem caixas pequenas.. diferente do w307 e w306..

Pera ai agora fiquei meio confuso pois eu li coisa contraria em outro topico. Me explica uma coisa;

1 - Para tocar grave para fora é melhor a sintonia da caixa estar alta ou baixa?

2 - Se eu fizer uma caixa em 45L e colocar um duto de 30cm a sintonia da caixa vai ficar em quanto mais ou menos?

3 - E depois da caixa de 45L pronta com duto de 4" de 30cm se eu for diminuindo o tamanho do tudo a sintonia aumenta ou abaixa? Ou seja duto maior sintonia maior ou menor? Aqui neste informação ele fala que quando diminui o duto aumenta a sintonia; http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=149100&view=findpost&p=2337124

Quem puder responder essas 3 perguntas eu agradeço muiiiiito pois realmente to na duvida...

Aguardo e agradeço muito a todos voces brigadão!

Att

Alex.

Compartilhar este post

Link para o post

( ) Vá pesquisar !

(X)Para tocar pra fora(trio), melhor sintonia mais alta, para saber a sintonia, teria que simular a caixa ! Diminuindo o duto, a sintonia vai aumentar !

Nao deixe trancarem seu topico ! Amanha caso tenha outra duvida... vai ter que abrir outro topico?

Nao tenha medo.. aqui ninguem e melhor do que ninguem !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Certo então me deem uma ajudinha aqui...

As medidas da minha caixa são

40 Altura

90 Largura

38 Base Maior

30 Base menor

Duto 4" 30cm cada camara

Isso ai vai me dar uns 95 litros total, e 47 para cada camara individual segundo esse programa http://autosom.net/artigos/box_design.htm... Eu gostaria de saber qual a frequencia da caixa pois não conseguir calcular no Winisd não sei mexer nele ainda...

Compartilhar este post

Link para o post

I see locked threads!

Compartilhar este post

Link para o post

fala galera blz?

aproveitando o topico gostaria de tirar uma dúvida estou montando um novo set na mala no meu celtinha 2 portas com 2 w309 como eu vou ter um filho mes q vem calculei a caixa já com o carrinho dentro do pm deu 64 litros o total no caso seria 32 litros pra cada sub, eu curto bastante spl, gostaria também q o grave fosse ouvido de longe tb com o pm fechado, será q vai ficar bom?

ouvi dizer q quanto menor a litragem maior o spl...eu procurei no forum sobre isso mais não consegui encontrar nda q pudesse me ajudar...=/

alguem tem alguma dica ai para o meu caso??

ps.: vou alimentalo com um modulo de teoricos 1000wrms deve mandar uns 900wrms para os 2...

Compartilhar este post

Link para o post

Certo então me deem uma ajudinha aqui...

As medidas da minha caixa são

40 Altura

90 Largura

38 Base Maior

30 Base menor

Duto 4" 30cm cada camara

Isso ai vai me dar uns 95 litros total, e 47 para cada camara individual segundo esse programa http://autosom.net/artigos/box_design.htm... Eu gostaria de saber qual a frequencia da caixa pois não conseguir calcular no Winisd não sei mexer nele ainda...

Alguem poderia me da uma forcinha só me dizendo qual a frequencia que vai fica na caixa citada a cima? Aguardo e agradeço muito pela ajuda...

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem poderia me da uma forcinha só me dizendo qual a frequencia que vai fica na caixa citada a cima? Aguardo e agradeço muito pela ajuda...

Fiz um cálculo aqui no WinISD, e sua caixa com 2 dutos de 4"/30cm fechou na frequencia 37Hz..

Ai se você quisesse ficar com 35Hz, o duto deveria aumentar pra 34cm.

Compartilhar este post

Link para o post

calc2308.jpg

Ta ai, fiz uma montagem pra ti ver, são as 3 janelas do meu winisd,junto com o gráfico na frequência 35Hz

Editado por Fiapo

Compartilhar este post

Link para o post

Certo Pessoal obrigado por quem me deu uma força ai e calculou para mim, estou aprendendo a mexer no programa ainda...

Agora pergunto essa frequencia que deu entre 35 e 39 ja é uma frequencia boa? Essa frequencia da caixa que esta dando entre 35 e 39 é uma frequencia boa para que? Subgrave? SPL?

Aguardo e agredeço muito a força da galera ai hein. Acho que pelo geito ja vo manda bala na caixa amanha mesmo...Agardo respostas..

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser mais uma mão pra usar o WinISD, Tuto CeltaClub

Agora deixa a tua pergunta pra User mais experientes, to só passando meu conhecimento, que é pouco por sinal.

[ ]'s Fiapo

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiser mais uma mão pra usar o WinISD, Tuto CeltaClub

Agora deixa a tua pergunta pra User mais experientes, to só passando meu conhecimento, que é pouco por sinal.

[ ]'s Fiapo

Ok meu querido brigadao vai ajudar concerteza vlw!!

Mais continuo com minha pergunta que é a seguinte;

Essa frequencia que deu entre 35 e 39 ja é uma frequencia boa? Essa frequencia da caixa que esta dando entre 35 e 39 é uma frequencia boa para que? Subgrave? SPL?

Aguardo e agredeço muito a força da galera ai hein. Acho que pelo geito ja vo manda bala na caixa amanha mesmo...Agardo respostas..

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

35hz = subgrave puro

40hz = subgrave aliado ao SPL

45hz = porta malas aberto porém toca pra dentro também! (+SPL ainda)

45hz+ = porta malas aberto

Compartilhar este post

Link para o post

fala galera blz?

aproveitando o topico gostaria de tirar uma dúvida estou montando um novo set na mala no meu celtinha 2 portas com 2 w309 como eu vou ter um filho mes q vem calculei a caixa já com o carrinho dentro do pm deu 64 litros o total no caso seria 32 litros pra cada sub, eu curto bastante spl, gostaria também q o grave fosse ouvido de longe tb com o pm fechado, será q vai ficar bom?

ouvi dizer q quanto menor a litragem maior o spl...eu procurei no forum sobre isso mais não consegui encontrar nda q pudesse me ajudar...=/

alguem tem alguma dica ai para o meu caso??

ps.: vou alimentalo com um modulo de teoricos 1000wrms deve mandar uns 900wrms para os 2...

alguem poderia me ajudar tb...rsrsrs

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok Valeu lucas, brigadão...

Agora a ultima pergunta para eu deixar minha caixa na frequencia de uns 43hz qual o tamanho que tenho que deixar o duto? Alguem poderia calcular pra mim no Winisd? Por favor...

Aguardo e agredeço galera pela força que tao dando vlw mesmo...

Att

Alex.

Compartilhar este post

Link para o post

43hz = 20cm

Valeu Lucas Brigadão...

A uma outra coisinha eu tava querendo fazer o seguinte na minha caixa por dentro depois de colada e aparafuzada e depois de cortar os bucaros para para os subs, colocar silicone em todos os cantos da caixa para vedar bem a junção das madeiras, será que fica bom ou não precisa? Isso é uma duvida minha porque nao entendo muito nem sei se pode.. Fica bom ou nao?

E por fora eu queria forrar ela com uma camada de espuma fininha e depois napa fica bom ou coloco só a napa?

Valeu galera. Brigadao pela ajuda..

Att

Alex.

Editado por alexbb2008

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa colocar forração nenhuma por dentro, só a madeira mesmo, pra vedar a caixa a galera usa cola de madeira e serragem,massa de calafetar, "vedacalha" também funciona ...

Por fora pra dar o acabamento, pode usar qualquer coisa... O máis fácil de fazer é carpet, só passar cola e aplicar o carpet porém suja muito, eu particularmente prefiro deixar na madeira e passar alguma tinta, bate pedra por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa colocar forração nenhuma por dentro, só a madeira mesmo, pra vedar a caixa a galera usa cola de madeira e serragem,massa de calafetar, "vedacalha" também funciona ...

Por fora pra dar o acabamento, pode usar qualquer coisa... O máis fácil de fazer é carpet, só passar cola e aplicar o carpet porém suja muito, eu particularmente prefiro deixar na madeira e passar alguma tinta, bate pedra por exemplo.

Lucas se não for pedir muito poderia fazer um outro favor pra mim por favor, talvez vou fazer a caixa com 50l pra cada sub, calcula pra mim no programa ai pra essa outra caixa aqui ficar com 43hz qual tamando do duto?

As medidas são esta;

40 Altura

90 Largura

32 Base menor

40 Base Maior

1 Duto de 4" para cada sub..

Isso tudo vai dar 101 litros...

Qual o tamanho do duto para a caixa ficar com 43hz, obrigado desde ja lucas... vlw Sei que sou chato :D

Editado por alexbb2008

Compartilhar este post

Link para o post

Qual o tamanho do sub para a caixa ficar com 43hz, obrigado desde ja lucas... vlw Sei que sou chato :D

O tamanho do DUTO (e não sub como você pediu), deve ser de 18,4cm pra ficar sintonizada a 43Hz.

Claro, forem 2 dutos de 4".

Editado por Fiapo

Compartilhar este post

Link para o post

O tamanho do DUTO (e não sub como você pediu), deve ser de 18,4cm pra ficar sintonizada a 43Hz.

Claro, forem 2 dutos de 4".

Meu querido e grande fiapo, realmente me enganei mais ja arrumei haha brigadão pela força meu amigo... Acho que por inquanto é só ufaa!!! Sei que sou chato mais é que não quero me arrepender...

Aproveitando o topico, deixa eu perguntar, a madeira que eu vo fazer é mdf 18mm so tem um porem ela é pintada de branc dos 2 lados nao é mdf cru tem alguma coisa a ver? Muda em alguma coisa?

Vlw galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...