Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
felipesom

Comecando o SQPL do BX - Som montado. Fotos pagina 2

Recommended Posts

Senhores,

 

hoje decidi comecar o som do BX. Inicialmente so iria fazer depois de restaurar o carro todo, mas como a grana ta meio curta, e vai demorar um pouco mais que eu esperava, decidi montar o som mesmo. Assim pelo menos vou curtindo o carango. Como ja tenho quase tudo, resolvi comecar a montar aos poucos.

 

O projeto:

Queria algo diferente de tudo que ja tive (ja usei de kit duas vias eclipse, alpine e ate 3 vias boston. subs eclipse, ....) e que fosse num preco legal. Nao queria utilizar modulos caros, kits, subs, ... queria montar algo agradavel e com otimo custo beneficio.

Chega de lenga lenga e vamos ao projeto em sim.

 

- Voz: e a unica incognita do projeto que sera decidida depois de audicoes. Mid Bass de 8" bravox premium dos antigos(esse ja tenho e com certeza vai no projeto). Quero de 8 para fugir do convencial. A porta sera tratada e selada com fibra por dentro. Creio que consigo uns 8/10 litros. Vou utilizar a area toda embaixo do quebravento. Segundo fabricante a selada seria de 11 litros. Acho que ficara legal.

Pra quem nao conhece: bravox W800

 

Para agudos e quem vem a duvida: se vou de TW, coaxial sobre o painel ou Full. Essa parte vou deixar pra depois que estiver tocando e fazer os devidos testes.

 

Aqui uma ideia de como vou fazer. As fotos sao do meu antigo voyage.

Pq2VJq0i.jpgPq2VLrdA.jpgaV35k6C0.jpg

 

- Subs: vou utilizar 3 NAR SW3 de 10, instalados em seladas de 17,2 litros. Segundo especialistas do forum, essa e a caixa! Fiz com camaras individuais. Caixa travadinha. MDF de 18. Acho que ficou legal.

 

- Amp: aqui esta o gargalo do sistema. Vou utilizar o roadstar 5.1. Para a minha proposta de um som bom e barato encaixa muita bem. Ja tinha ele, usei no voyage com kit boston 3 vias e funcionou muito legal. Vai ficar no assoalho juntamente com o capacitor. Nao terao crossovers pois vou utilizar os cortes pelo player.

 

- HU: alpine 7998 recem revisado pela AMB.

 

- Fiacao: ainda nao comprei, mas utilizei cabos e RCAs medianos, pela proposta que quero. Entao nada de RCA de 150/200 reais. Vao os de 50 mesmo, pq os de 15 tb ao rola! Ja tenho capacitor e uma batera de 70. Alternador sera trocado por um de 75, ja que a ideia nao e utilizar o som com o carro parado.

 

Andamento:

hoje comecei pela caixa. 3 camaras, 17,2l individuais. Seladinha, conforme dicas do forum. Nao tirei fotos do processo, mas amanha posto fotos da caixa ja prontinha (na madeira, o carpete sera depois)

 

Amanha vou comecar as portas. Espero terminar a vedacao e montagem do alto ate domingo, ja que estou indo para uma chacara e nao vai ter nada que fazer vou aproveitar o find para meter a mao na massa.

 

 

Acho que isso, a medida que for montando vou postando para voces.

Editado por felipesom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já q vai usar mids nas portas e parrudos, eu usaria fulls sobre o painel pra poder manter os mids tocando no máx até uns 300 400Hz e assim subir o palco.

 

Única coisa q achei F***

 

7998 e Roadstar 5.1??? :pirou:

 

Edit: Erro de gramática

Editado por Alex_84

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como falei o amp e o gargalo mesmo. futuramente troco

 

 

Está show a instalação da manta.

Tinha um voyage,,,, e fiz caixas nas portas com Mid bass arlen aluminium (linear stage) tocava muito em conjunto com tw do Kit e o mid ch4 da Bravox.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando ... Pelo jeito será um projetinho caprichado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando terminar o som, vende o carro. <_< []'sCrawling Chaos

 

Kakakakakaka!!! Acho que dessa vez nao Fred! Claro, se tiver uma proposta boa... quem sabe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipe, só pra dar uma idéia: tive a versão 6" (w600) do woofer e pelo manual, era projetado para IB (sem caixa)... cheguei a montar em pezinhos de 3 litros e não rendeu nada, voltei pro tampão do Verona e fez misérias... tto que dispensei o sub, não só desce bem como faz isso com pouca potência aplicada. Pode ser que vc. consiga um rendimento melhor dele em free-air e com um baffle animal na porta (nos BX é baba conseguir, há espaço e fixação na chapa).

 

Não posso dizer do w800 pq. nao cheguei a usar, mas o w600 é um dos falantes que arrependo de não ter guardado. Um desdes com um mid legal (ch4, ou full) e, se preciso, um tw, faz um 3 vias bem bacana.

 

abs, e boa sorte no projeto! Gostei da seleção e da proposta!! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipe, só pra dar uma idéia: tive a versão 6" (w600) do woofer e pelo manual, era projetado para IB (sem caixa)... cheguei a montar em pezinhos de 3 litros e não rendeu nada, voltei pro tampão do Verona e fez misérias... tto que dispensei o sub, não só desce bem como faz isso com pouca potência aplicada. Pode ser que vc. consiga um rendimento melhor dele em free-air e com um baffle animal na porta (nos BX é baba conseguir, há espaço e fixação na chapa).Não posso dizer do w800 pq. nao cheguei a usar, mas o w600 é um dos falantes que arrependo de não ter guardado. Um desdes com um mid legal (ch4, ou full) e, se preciso, um tw, faz um 3 vias bem bacana.abs, e boa sorte no projeto! Gostei da seleção e da proposta!! :legal:

 

Fala Doutor. Tudo certo? Pelo manual o w800 pede 11 litros na selada. Ontem terminei as portas ( a tarde posto as fotos pois esqueci o cabo). Ficou bem legal. Nao ficou igual ao do voyage, pois nao consegui passar a chapa reta na linha do quebra-vento. Tive que contornar a maquina do vidro. Fiz uma projecao e creio que tenha conseguido uns 8 litros. Vou por para tocar e ver como fica. Qualquer coisa ponho plumante dentro para diminuir os picos.

 

A ideia e usar ele + um full. O w800 ate uns 400hz e o full dai pra cima! Fim de semana que vem (se a minha mao melhoras dos cortes e furos que a porta fez!!!) vou tentar passar os cabos e tentar colocar pra tocar.

 

A tarde fotos da porta e da caixa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Doutor. Tudo certo? Pelo manual o w800 pede 11 litros na selada. Ontem terminei as portas ( a tarde posto as fotos pois esqueci o cabo). Ficou bem legal. Nao ficou igual ao do voyage, pois nao consegui passar a chapa reta na linha do quebra-vento. Tive que contornar a maquina do vidro. Fiz uma projecao e creio que tenha conseguido uns 8 litros. Vou por para tocar e ver como fica. Qualquer coisa ponho plumante dentro para diminuir os picos.

 

A ideia e usar ele + um full. O w800 ate uns 400hz e o full dai pra cima! Fim de semana que vem (se a minha mao melhoras dos cortes e furos que a porta fez!!!) vou tentar passar os cabos e tentar colocar pra tocar.

 

A tarde fotos da porta e da caixa

 

Legal, já sabe q full vai usar? Vai fzr os cortes pelo 7998 mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre os fulls, tenho um par de 2" que ouvi e gostei. Sao genericos, mas tocaram muito bem de 400 pra cima. timbre otimo. tenho tb um par de CH4 e dois pares de TW: um boston e um bravox NEO 25. Vou primeiro testar tudo que tenho. Se nao agradar parto para outras coisas.

 

Os cortes podem ser feitos assim: pelo 7998 so posso cortar o TW/Full no minimo em 1000khz se nao me engano ou em 250khz. Isso usando em 3 way ou normal respectivamente. Pelo amp posso cortar variavel ate no max de 400khz HI-PASS. Os valores ficam perto do que tenho em mente, mas so terei certeza mesmo depois que por pra tocar.

 

Abaixo, fotinhas da porta para terem uma ideia de como ficou. Aquele buraco superior, quadradinho, tambem foi selado. A porta ta toda seladinha com MDF e manta por dentro e por fora. Vamos ver como se comportará!

 

24_Apr_0001.jpg24_Apr_0003.jpg

 

Aqui para terem uma ideia de volume. Vai do cima a baixo. Toda ela

Alguem chutaria um volume?

 

porta_arte.jpg

Editado por felipesom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Época de ouro da Bravox hein!? Essa porta vai tocar MUITO!

Acompanhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Época de ouro da Bravox hein!? Essa porta vai tocar MUITO!Acompanhando.

 

Pois é. Essa linha assim como a endurance roxinha sao as melhores!!!! Como o carro e antigo, nada melhor que coisas de epoca! Espero que toque mesmo! heheheheheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguns ups de hoje:

 

Som: caixa para 3 subs de 10 que fiquei devendo a foto. 3 camaras seladinhas de 19 litros brutos. Aproveitei e pintei a mala por dentro de branco ja que tava feia demais.

 

Motor: descobri o que estava fazendo o carro embolar e ficar impossivel de acertar. Carburas com difusores diferentes. Essa semana vou ajustar tudo e deixar redondo. De quebra pintei o cofre do motor de branco ja que estava feio demais e coloquei uns conduites para esconder os fios! nao ficou como eu quero, mas quebra o galho ate eu mandar para funilaria total!

 

Pintura: um pequeno banho e uma cerinha!!!

 

Fotos? Tem algumas! heheheh

 

30_Apr_0001.jpg30_Apr_0005.jpg30_Apr_0006.jpg30_Apr_0007.jpg

Editado por felipesom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Felipão! O Boxerzinho tá alinhado hein! Uma grande vantagem é o estepe na frente como no uno, ficando com o porta-malas livre pra trabalhar. A caixa e as portas estão ficando show. Continuo acompanhando.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Sergio, pois é, sem estepe fica bem mais facil ja que a mala do gol nao e la grandes coisas! A caixa achei que ficou legal, seladinha, vou ver se dou mais uma mao de cola com serragem para garantir.

 

Essa semana vou ver se faco o molde do piso em papelao para poder comecar a faze-lo. Pelo que vi nao vai ser muito facil nao! heheheheheh. Tem uns detalhes complicados.

 

Abraco e valeu pelos elogios

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bela iniciativa... fugindo das modinhas

 

acompanhando e aprendendo!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando uma atualizada: projeto parado ainda. Esperando entrar um din din para poder fazer o cabeamento. Esse find devo terminar a mala, fazendo o piso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que faz muita diferença em fazer essa caixa com uma camara unica pra todos os subs?

Tá ficando bacana o seu trampo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai como anda o projeto?

Se possivel poste umas fotos e diga o que tá achando dos subs nessa caixa de 19 selada

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Projeto meio parado. Fiquei enrolado com outras coisas e deixei os carangos meio de lado.

Nesse meio tempo, pensei em mandar terminar em uma loja, mas voltei ao velho e DIY, apesar das dificuldades.

 

Estou pretendendo finalizar a mala nesse find. Falta somente o piso (que não é bem simples por sinal) e mandar o carpete em tudo. Vamos ver se vai dar certo.

 

Quero ver se coloco para falar e testar se vou de TW ou Full e qual o posicionamento para poder pensar no painel e forros de porta.

 

Se tudo der certo, termino a mala nesse find e semana que vem parto para o cabeamento.

Editado por felipesom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Felipão, tranquilo?

 

Tô em falta contigo irmão! Não mandei as fotos dos cabeçotes porque ainda não terminei o serviço. Essa semans te mando as fotos por e-mail. Se for rolar o mutirão, tenta aparecer pra gente trocar umas idéias e eu poder ver o BXzão. Te mando as fotos mais tarde.

 

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

firmeza sergio! quando vai ser esse multirao? quero aparecer sim. ja tem algo definido? abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

firmeza sergio! quando vai ser esse multirao? quero aparecer sim. ja tem algo definido? abraco

 

O Fred e o Dudu é que estavam vendo isso aí. Deve rolar depois do Fred voltar de BH. Dá uma olhada no tópico do Dudu e no tópico do Fred no DIY. :legal:

 

Sérgio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...