Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

jlm

Caixa para Fosgate DVC RFP 1212

Recommended Posts

Postado em (editado)

Pessoal,

alguém q tenha e entenda daqueles programas de simulçaõ de caixa, poderia simular para mim 2 subs fosgate dvc rfp 1212, conforme especificações abaixo?

Gostaria que fosse simulado em selada e dutada tb... quero um grave forte e que desça bem... se puderem ajudar, agradeço.

valeww

Editado (18/09/2011)

To com 2 desses... 1 achado, pq estão mtooo novos... 1 peguei de um amigo (zeradooo - trouxe do canadá há mtos anos e tá simplesmente novo) e outro achei no ebay (esse da foto)... tb mtoo novoo (só me resta ver se funciona mesmo hahaha - mas deve funcionar sim)... dificil achar esses subs, nos preços que paguei e nesse estado... originais e novos.

Agora preciso decidir que tipo de caixa fazer e litragem (se igual ao manual ou outra)... quero uma que desça bemm... pq força esse sub tem...

O que to usando hj é numa dutada de 45 lts +-, que tava o W6... mas não tá mto legal... quero grave mais macio um pouco...

Fosgate DVC 1212

Fosgate DVC 1212 2

Fosgate DVC 1212 3

parametrosfosgatedvc121.jpg

Editado por jlm
Postado em

certo... mas a recomendada é a melhor opção?

Olha,

já tive um 2412. Pelo que me lembre, os parâmetros eram muito parecidos. A RF recomendava na selada 35L e na dutada 45L.

Abç.

Postado em

Não sei se é a melhor opção, mas é o que a RF recomendava para o 2412.

Gostava muito desse sub, pena que furtaram quando levaram o meu carro.

Eles aguentam bastante potência!

Postado em

eu comprei um e to negociando outro... eu tive os 1412 e achava mto bons... e sempre tive vontade de ter os JL W6 e os dvc 1212... porém, os fosgates são mto dificeis de encontrar... como já conheci os JL, agora quero ver qual é dos fosgate... eu curtia essa linha antiga deles

Postado em

blz...

valew pelas opiniões...

essa dutada, nessa litrage, como ficaria o duto (retangular no caso)? Pergunto pq quero ver um local que só monte ela pra mim... não to afim de fazer em loja de som e sim marcenaria (estofador)...

Postado em

gostaria que alguém simulasse pra mim uma caixa melhor, que o sub descesse mais...

testei ele numa dutada de 45lts (a mesma que tava o JL) e tá com grave mto seco... sinto que não desce... falta grave em frequencias mais baixas... já deixei o player cortado em 40 e até 31,hz e não faz diferença... alguem simula uma melhor aí pra mim... tanto dutada como selada?

Senão, já to me arrependendo de ter trocado no JL hehe... o grave do JL, por enquanto, utilizando os mesmo s equipos e caixa, é muito mais macioo

Postado em

gostaria que alguém simulasse pra mim uma caixa melhor, que o sub descesse mais...

testei ele numa dutada de 45lts (a mesma que tava o JL) e tá com grave mto seco... sinto que não desce... falta grave em frequencias mais baixas... já deixei o player cortado em 40 e até 31,hz e não faz diferença... alguem simula uma melhor aí pra mim... tanto dutada como selada?

Senão, já to me arrependendo de ter trocado no JL hehe... o grave do JL, por enquanto, utilizando os mesmo s equipos e caixa, é muito mais macioo

o abreu ja não falou dos 2 pés cubicos?

Postado em

Sim. Mas nessa litragem do msnual q conseguirri o melhor desempenho? 57 litros q ele descera mflhor? Como ficaris em uma csixa msior? Essas minhas duvidas, soh q ndo sei simular

Postado em

Sim. Mas nessa litragem do msnual q conseguirri o melhor desempenho? 57 litros q ele descera mflhor? Como ficaris em uma csixa msior? Essas minhas duvidas, soh q ndo sei simular

è só baixar o winisd, abrir, clicar em "New" na barra de cima, clicar em New de novo, do lado da seta pra baixo, colocar os parametros qeu eles pedem e salvar. Dai faz o mesmo esquema só que ao inves de inserir tudo denovo, voce seleciona na lsita que ja vai ter o nome do seu projeto, e ele vai te dar duas opções, Dutada e selada.

Agora, vou te dar uma dica melhor ainda. No programa mesmo ja tem o seu sub é só ir procurando na lsita que voce acha. Não vou postar aqui o grafico por que melhor do que dar de mão beijada é ensinar a fazer, ok?

Boa sorte.

Postado em

Valew pela dica cara...... Vou baixar esse programa e tentar aprender sim.... Assim que eu tiver algum resultado, vou posta aqui pra trocar uma idéia com o pessoal... pq não sei interpretar muito bem esses gráficos... vou ver se aprendo

Postado em

Então, o que eu sei é assim:

La no grafico tem no eixo X os Hertz e no Y os dBs.

O ideial é cruzar a linha dos -3dbs o quanto antes. Não é legal ter nada acima disso, mas eu acredito que até 1db tudo bem (vendo o grafico eu acredito que voce entedera melhor).

No programa voce pode ir alterando o volume e vendo a resposta. Com 120L de caixa dutada, voce tem uma resposta bem plana e sem nada a cima de 0db (o que é o recomendavel). mMas como disse, se tiver até 1db acima do 0, tudo bem.

O que voce tem que se atentar tambem é o Group Delay. eu lembro de que algum citou que até 20ms não é percepitvel o delay do som, ou seja, se voce quer descer até os 30hz, em 30hz a curva não pode passar pelos 20ms. Ai pra ver isso certinho, voce vai alterando o volume da caixa. E ve o que voec acha melhor entre Volume da caixa e Group delay.

Postado em

scult: é muuiito dificil vc simplesmente em alguns dias de brincadeira num soft dizer que ele nao presta, afinal com certeza quem projetou sabe muito mais que eu...

mas nos meus testes, inputando dados, fazendo projecoes, todas as caixas geradas dariam pelo menos o dobro de litragem que pede o manual.

Por exemplo a caixa pro clario PXW1052, ele informa uma caixa ideal de 31.4litros (os numeros que vou passar sempre serao para selada ok!), sendo que o manual recomenda como SQ uma caixa de 14.5litros (15 litros propriamente dito...).

Fiz algumas projecoes entao pro 12w1 jl (pois os dados que eu coloquei do clarion, poderiam estar com algum erro meu, entao utilizei o JL pq ja esta na memoria do programa original), a caixa SELADA pediu 163 litros ! Mesmo que fosse metade disso, ainda seria absurdamente grande! Para um sub apenas é absurdo!

(baixei do www.baixaki.com.br e segundo consta é a versao mais atualizada)

teria algum outro programa pra gente tirar a prova?

Postado em (editado)

o programa busca sempre a resposta mais plana possivel. Esas é a caixa ideial (caixa ideial = caixa que0 nao existem, lembro me de um professor falar que condições ideias quase sempre não existem).

Agora, o que voce pode fazer é pegar esse valor que eles recomendam no manual e colocar no programa pra ver como fica. Ja fez isso? De inicio a caixa ideial pro sub do topico é de mais de 115 litros. Mas colocando os 2 pés cubicos falado no manual, a diferença de uma para outra é MUITO PEQUENA.

Por isso tambem que eu falei da parte de interpretar os graficos... Tinha até um artigo ou post do bloom explicando o que ra cada coisa.... F3, FS, Fb. da um procurada nisso.

Editado por ScuLt
Postado em

scult, concordo plenamento contigo.

Mas no meu caso (estou comprando o clarion pxw1052) a diferenca que o programa nos mostra é bem relevante (de 15l para 31.4litros indicados), pois na caixa maior fica mais plana, menos picuda, e com maior amplitude... De qqr forma, o programa diz que o sub vai descer muito pouco e na pratica nao vemos isso.

Como pro clarion tive que colocar os dados, parti prum sub referencia (12w1) pra verificar se eu nao tinha feito cagada na hora de inputar os dados.

Colocando os dados dados como OTIMO (ideal) e calculando entao para um valor mais realista (de 163 litros para digamos 29 litros - ainda assim uma caixa MUITO grande, diria que o ideal pros JL seria algo na base dos 25, correto?), a diferenca de valores era grotesca, o JL iria descer pelo menos na metade do PXW (claro que comparei subs diferentes, tamanhos diferentes, mas ha casos inclusive no forum de qm esta usando esse clarion e disse q ficou muito parecido ou ate melhor que os JL de mesmo tamanhoe potencia).

Enfim, como eu disse no inicio do post, acho dificil desmerecer o software, queria um outro soft pra poder testar melhor..

Segue uma pagina que ensina como usar o programa (esta em outra versao mas da pra pegar os conceitos por essa pagina mesmo).

http://www.arthurhenriques.hpg.ig.com.br/wisd/index.html

Postado em

alias se me permite abusar da boa vontade...

poderia me dizer quais frequencias seriam as desejaveis para um sub de 10?

e

Ate qual valor " -dB" é audivel ou sensivel?

pq vejo posts de gente falando em 20 hz, 35 hz.... e a caixa tida como a melhor possivel pelo programa daria -3db 47.5hz e pico de 238 hz sendo que a curva fica quase reta a partir de 99hz (99hz = -0.21db e 238hz=0db), com QTC em 0.71

Se eu fizer pela litragem da clarion, os dados seriam:

QTC:0.88

49hz = -3db

70hz= 0db

89hz= pico em 0.54db

Postado em

Cara, eu não sei se sou a melhor pessoa pra te dizer sobre isso mas vamos lá.

20hz, 35hz voec sente, não ouve. Num sub como um jl w1, que é leve e tem como "caracteristica" ser mais flat é normal que essas frequencias tenham um SPL menor. O Fs do sub é até onde ele pode descer. Mas ai temos tambem a freqquencia da caixa (FB) e o ganho da cabine do carro. É tudo muito relativo. O que voce tem que pensar é que as vezes a caixa do manual pode ser uma caixa com algum pico em determinada frequencia para que seja mais musical. Mesmo com o sub sintonizando (ponto do -3db) em 45hz, a baixo disso voce vai tocar tambem, visto que voce tem que levar em consideração o ganho da cabine do carro. Lembro de ja ter lido carros com ganho de 6dbs na cabine. ou seja, é muita coisa.

Outra coisa a se levar em consideração é que voce NUNCA vai colocar um sub pra tocar tanto...

Eu por exemplo, acredito que um sub que consiga ir até 63hz ja esta otimo. ou seja, o ideial é ver se até esses 63hz o pico é muito grande (no meu caso, por exemplo) e tentar atenua-lo com um corte LP mais brusco ou menos brusco.

Agora, subwoofer tal tocar como sub tal é MUITO RELATIVO. pode ser que se pareça em timbre ou SPL. mas tambem o ouvido da pessoa pode nao ser tão "afinado" a ponto de perceber diferenças.

quanto a outros softs, eu sei que existe o bassbox, mas esse eu nunca consegui mexer. Por enquanto, pelo o que eu tenho testado, os resultados do bassbox tem tudo para serem bons na pratica. Mas ainda nao tive a oportunidade de testar de modo correto.

Postado em

ahauahuauha...... to tentando mexer n esse programinha, mas nem com as explicações to me acertando hehehe não to entendendo nd

Postado em

o programa nao eh dificil mas definitivamente nao eh preciso, estou usando o bassbox pra brincar, embora mais realistico, tem um problema horroroso que sao os graficos dele, nao dizem nada, nesse aspectoo winsid ganha de lavada...

nao tem muito segredo nao, é ficar fucando q vc descobre... minha dica sobre o winsid é USE A VERSAO SIMPLES, a pro tem bug d+.

mesmo assim, td q eu tentei no winsid da medicoes piradas...

ainda na busca de um bom soft pra projetar

Postado em

definitivamente... não consegui entender o programinha... desisti... vou mandar fazer a caixa em loja mesmo...

Aproveito para dizer que o punch DVC 1212 é um put** sub... pau a pau com o JL W6... tá numa caixa dutada de 45 lts ainda (não ideal pra ele) e desce bem, com grves macios tb... porém, com mais força que o JL... recomendadíssimo esse fosgate old school...

acho que já um parecer de uma outra marca (mas em old schools) que faz frente aos JL... que, pra quem quiser procurar sub antigo, pode ir nesse fosgate q não vai se arrepender... que não é "somente" JL que existe de tão bom.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...