Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

I2afael

Como trocar Reparo Driver D210ti

Recommended Posts

Postado em

Buenas,

Estou com um Driver D210Ti queimado, por culpa do velho barrero obvio.

Preciso trocar o reparo, na dúvida de como trocar descobri que preciso utilizar um tal Ferro-Fluido.

após conversar com alguns companheiros do fórum por msn, resolvi ligar para a assistência da selenium a qual me confirmou a utilização do mesmo. E pra minha surpresa informou que o reparo já vem com uma espuma para a limpeza + o ferro fluido.

como sou leigo e metido eu mesmo vou fazer a troca, vou deixar algumas fotos do driver.

e assim que chegar o reparo faço um mini D.I.Y de como trocar o reparo, pois me parece ser algo bem simples.

acho que pode ajudar o pessoal leigo, assim como eu.

pra quem tiver curiosidade, segue álbum com fotos do driver aberto:

http://img821.imageshack.us/g/dsc00733nq.jpg/

uma duvida, aonde vai o ferro fluido?

encaixo o reparo e aplico por cima? como nesta foto:

dsc00733nq.jpg

ou retiro o reparo e aplico por baixo? como nesta foto:

dsc00734dp.jpg

obrigado!

Postado em

cara quanto vc pago no reparo

eu to com um amigo querendo vende um desse pra min por 20real so que esta com o reparo queimado n sei se vai compença(logico que sim) mais tenho minhas duvida

Postado em

cara quanto vc pago no reparo

eu to com um amigo querendo vende um desse pra min por 20real so que esta com o reparo queimado n sei se vai compença(logico que sim) mais tenho minhas duvida

Original c/ frete via pac R$ 67,50

qual a utilidade do reparo queimado pra vc?

Postado em

É rafael nossa migua sempre nos acabando, queimei 2 D250x e um St400 esses dias :(

Nem faço ideia qnto vou gastar so de reparo.

Postado em (editado)

a busca por resposta continua.

revirando a audiolist e mais alguns foruns aprendi que o ferrofluido é usado para dissipar o calor (obvio) entre a bobina e o conjunto magnético.

achei algumas images:

drive.jpg

speakerSchematicSmall090210.png

vi também que o ferrofluido vem em uma bisnaga, geralmente de 4ml. é isso mesmo?

a duvida continua, aonde aplico o ferrofluido?

pelo o que vejo, deve ser aplicado na parte de baixo do reparo, que ficaria em contato com o driver, correto? (como na segunda imagem do primeiro post)

Editado por I2afael
Postado em

Obrigado Leonam,

só pra confirmar, é aonde esta marcado na imagem abaixo?

dsc00734edit.jpg

Isso mesmo brother. Veio uma espécie de lenço pra limpar o fluido antigo ?

Postado em

Amigo tem algum engano ai, pois 210Ti nunca veio com ferrofluido, por custar bem caro esse líquido.

Eu uso sem problemas em tudo quanto é driver, e evita bastante o aquecimento/queima.

Mas driver selenium que venha com ferrofluido, só os titânio que custam mais de R$400,. Inclusive se tu compra um reparo novo e original desses,vem uma seringa com umas gotas dentro..

Os mais baratos nem pensar

Valeu!

Postado em (editado)

Isso mesmo brother. Veio uma espécie de lenço pra limpar o fluido antigo ?

Obrigado Leonam,

já comprei o reparo mais ainda não chegou pra mim, deve chegar nesta semana.

segundo a assistência da selenium vem junto sim.

Amigo tem algum engano ai, pois 210Ti nunca veio com ferrofluido, por custar bem caro esse líquido.

Eu uso sem problemas em tudo quanto é driver, e evita bastante o aquecimento/queima.

Mas driver selenium que venha com ferrofluido, só os titânio que custam mais de R$400,. Inclusive se tu compra um reparo novo e original desses,vem uma seringa com umas gotas dentro..

Valeu!

bom, eu falei com a assistência técnica da selenium por telefone e informaram que o reparo vem com o ferro fluido e tem que ser utilizado na troca do reparo.

nas pesquisas que fiz vi que realmente é bem caro esse liquido, algo em torno de 2 mil obamas o litro.

Editado por I2afael
Postado em

rapz to com o fernandofezao, axo q o ferrofluido so vem em driver grande viu

axo q o cara da assistencia te passou inf errada

mas vamo esperar pra ver qndo xegar agora to curioso

Postado em

até pode ser que a info esteja errada.

liguei neste telefone: (51) 3479-4000

é o que esta no site da selenium na área de atendimento ao cliente. pasmafaute

comprei de uma loja pela net, via pac.

e pelo o que me consta até agora, não foi enviado.

vai demora um pouco.

Postado em

Podias ter ligado pra autorizada da Selenium ali em Floripa, saia mais barato a ligação.

E acho que poraqui tu comprava mais barato este reparo do que ter comprado pela net.

Postado em

Podias ter ligado pra autorizada da Selenium ali em Floripa, saia mais barato a ligação.

E acho que poraqui tu comprava mais barato este reparo do que ter comprado pela net.

não pago a ligação.

a autorizada da selenium aqui de Floripa já fez algumas cagadas pra amigos meus.

fui em ALGUMAS lojas aqui de Floripa e o preço da troca do reparo ficou em torno de R$ 100,00 (paguei R$ 67,50 no reparo c/ frete)

e NINGUÉM soube me dizer alguma coisa sobre ferro fluido, nem sabiam que existia isso.

não confio em NENHUMA loja daqui, e quando falo Floripa me refiro a ilha e continente (grande Florianópolis).

pra conseguir um fusível ANL de 100ah, passei MUITO trabalho, MUITO mesmo.

confio no forum, prefiro vir aqui e pesquisar e aprender a fazer da forma certa do que cair na mão dos estaladores daqui.

Postado em

Chegou a ligar lá na loja rafael?

no numero que você me passou eu não liguei, pois já tinha comprado o reparo e tive a resposta aqui no fórum.

mas o tel ta guardado, assim que precisa eu entro em contato com o pessoal de lá :legal:

Postado em

Valeu!

Já troquei uns 4 reparos de 210Ti e nenhum deles veio co ferrofluido. Só se começaram a vir agora, pq até 3 meses atraz não vinha.

é isso ai pessoal!

vocês tem razão, e a ASSISTÊNCIA TÉCNICA da selenium me passou informação errada.

o reparo NÃO vem com ferro fluido, acabou de chegar. fotos:

dsc00761ce.jpg

Uploaded with ImageShack.us

dsc00762h.jpg

dsc00764uh.jpg

hoje no final da tarde faço a troca.

veio um "mini" manual de como efetuar a troca, e o entreferro tem que ser "limpo" com uma fita crepe.

Postado em (editado)

Pessoal, desculpe desenterrar o tópico. Achei melhor que abrir outro com mesmo problema.

Depois de uma "arroiada" no som, um dos drivers TI do meu som ficou parecendo um pato roco.

Resolvi abrí-lo e percebi que o reparo estava todo detonado.

O que gostaria de saber é se o reparo novo, original, vem junto com a bobina ou não. A dúvida é pq achei no ML o mesmo reparo em dois valores diferentes. Um diz "sem anel" e é mais barato, (link). O outro é completo (link) e é mais caro.

Qual dos 2 eu devo comprar?

O driver é novo, tem uns 4 meses de uso, mas acho que não tem garantia pra isso ou mesmo que tenha, comprei na leosound, não vale a pena mandar, devo gastar o mesmo valor e demoraria mais.

Na leosound ele completo tá por 69,00 + 34,00 de frete pac (um absurdo de frete), aqui na cidade ainda não pesquisei.

Edit pra colocar umas fotos:

dsc01897j.th.jpg dsc01896i.th.jpg dsc01895qj.th.jpg dsc01894g.th.jpg dsc01893b.th.jpg dsc01892b.th.jpg

Eu até tentei descolar o anel metálico rígido da peça plástica, mas não sai não.

Conto com a ajuda de vcs. Obrigado.

Rodrigo

Editado por RodrigoRRMA
Postado em

Cara, pelas fotos parece que a bobina ta inteira, já que ta fudido o reparo mesmo tenta descolar a bobina dai, se conseguir descolar e deixa-la intacta tu pode comprar aquela membrana só (do link mais barato).

Já deu uma pesquisada na sua cidade ver se nao tem o reparo completo original ?

Postado em

Cara, pelas fotos parece que a bobina ta inteira, já que ta fudido o reparo mesmo tenta descolar a bobina dai, se conseguir descolar e deixa-la intacta tu pode comprar aquela membrana só (do link mais barato).

Já deu uma pesquisada na sua cidade ver se nao tem o reparo completo original ?

Me parece que a membrana fica entre 2 anéis metálicos rígidos, que são bem colados. Eu até tentei descolar eles mas não consegui.

Amanhã vou sondar por aqui o preço do reparo completo.

Aqui deve chegar próximo dos 100 conto!

Postado em (editado)

cara que eu saiba tbm, o ferro-fluido so vai em drivers grandes mesmo tipo 405 408 305, para melhorar a dissipação de calor em altas potencias, melhorando assim a resistencia do drive e evitar a queima do mesmo!

O Fluido é quase sempre usado em Drivers FENOLICOS, pois prejudicam a sensibilidade e vibração rapida dos diafragmas dos drivers TI em Altas frequencias acima de 13~15Khz fazendo o drive render menos "agudo" se não me engano!!!! melhor pro seu driver Ti eh toca limpinho sem ferro-fluido! Me corrijam se eu estiver errado ai!!

e pra trocar o reparo colocando o fluido (que so vem nos fenolicos e 405 ou d mesmo porte), é so colocar o ferro-fluido dentro do gap do drive, ele se espalha sozinho devido ao campo magnetico gerado no drive, so jogar la dentro e bota o reparo em cima, e ja era!!

abraçoe!!

Editado por belancia

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...