Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
# leonardo #

Polo central deslocado

Recommended Posts

Olá pessoal do fórum,

estou reformando alguns falantes antigo e destruidos que fui adiquirindo com conhecidos ultimamente, ou sucatas mesmo, por merrecas de 1 ou 2 reais o kg hehe

muitos estão oxidados, GAP sujo, por estarem realmente jogados na sucata, mas como hobby estou tentando reforma-los,

nisso estava lavando uns mais feios que adquiri, para começar o processo de limpeza da sujeira grossa do GAP, decapagem da pintura velha para fazer uma nova,

na lavagem da sujeira mais grossa, acabei percebendo que um falante de 12'' e outro de 15'' estão com o polo central do GAP encostado em uma lateral, ou seja, totalmente fora de centro, =/

que decepção, falantes relativamente potentes que eu não queria perder, não apresentam sinais de impacto, nem conjunto descolado ou algo similar,

alguém sabe o processo que pode ser útil para conseguir consertar estes conjuntos magnéticos?

O falante de 15''

http://img705.imageshack.us/i/img23401.jpg

o de 12''

http://img814.imageshack.us/i/img23101.jpg

Como podem ver, estão bem sujos e oxidados, são apenas esses dois que estão nessas condições, creio que com um certo trabalho podem voltar a tocar hehe

brinquedinhos

http://img220.imageshack.us/i/img23001w.jpg

Editado por # leonardo #

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que desmagnetizar, retirar o pino central, limpar a cola, colar no lugar, e só depois magnetizar de novo.

Tenho um aqui pra fazer isto, ainda tenho que ir atrás de quem faça a desmagnetização e magnetização.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que desmagnetizar, retirar o pino central, limpar a cola, colar no lugar, e só depois magnetizar de novo.

Tenho um aqui pra fazer isto, ainda tenho que ir atrás de quem faça a desmagnetização e magnetização.

Poxa, então nem me vale o custo de fazer isso =/

O pino central é torneado junto a arruela infeior? sendo a mesma peça ou é torneado um d ecada vez e depois unidos para evitar cavaco em excesso ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se funciona pra todo tipo de imã, mas uma vez um conhecido esquentou um imã de hd (natural) para tentar soltar o imã da peça e ele perder o efeito magnético. Mas para magnetizar normalmente precisa de máquina.

Compartilhar este post

Link para o post

Ferrite volta ao normal quando esfria. Neodímio não, só magnetizando de novo.

QUanto ao pino central, ele é colado na arruela inferior, não é usinado em peça única não, exceto quando o fabricante manda fazer... só que o custo multiplica.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante esse processo de perder o campo magnético quando esquentado, não sabia....

sera que não vale tentar? precisa de temperaturas muito altas?

e Kleber, então provavelmente o pino central descolou, não sei como mas enfim, problema vai ser colocar no lugar sem desmagnetizar, se for possível pasmafaute

Um amigo me deu uma idéia um tanto maluca, ele disse pra por em uma furadeira de bancada, vazar uma furação no pino central, fixar o conjunto magnético e atravessar um vergalhão pelo furo, e fazer uma força alavanca para colocar no lugar... :pirou:

mas como esta descolado vai ser em vão eu acho

Compartilhar este post

Link para o post

Essa idéia do Pad foi boa... vou botar meu cj no forno, parece que precisa de 85 graus pro ímã perder o magnetismo. Aí é trabalhar com cuidado pra não queimar a mão, pois tem que fazer tudo com ele quente.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora até eu fiquei curioso para ver se vai funcionar, por ser um imã de material diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

O conjunto é de ferrite de bário mesmo.

Por isto que dá pra meter no forno. Se fosse Neo, fodeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa idéia do Pad foi boa... vou botar meu cj no forno, parece que precisa de 85 graus pro ímã perder o magnetismo. Aí é trabalhar com cuidado pra não queimar a mão, pois tem que fazer tudo com ele quente.

Kleber, já fiz isso,e funcionou relativamente bem, apenas recomendo usar aquelas luvas grossas de couro, usadas em oficina com massarico pra nao queimar as mãos....

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia do aquecimento é ótima, vou testar aqui, aproveitar o feriadão...

uma pena que o de 15'' não entra no micro-ondas.. :vts

Mas Robson, vc conseguiu descolar o imã do anéis tranquilo? a cola meio que derrete com o calor ?

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia do aquecimento é ótima, vou testar aqui, aproveitar o feriadão...

uma pena que o de 15'' não entra no micro-ondas.. :vts

Mas Robson, vc conseguiu descolar o imã do anéis tranquilo? a cola meio que derrete com o calor ?

Cara tu ta maluco de colocar no microondas? vai esplodir tudo,haiahau

Sobre o de 15" é facil se nao couber inteiro,tira ele da carcaça...

Saiu tranquilinhoo, coloquei uma espatula de metal e dei algumas pancadinhas e saiu facil, depois tirei a cola, dei uma lixada nas partes metalicas e já era, só limpar e alinhar o gap....

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu de um JL12w7 descolar o imam e prender a bobina... por sorte nao afetou em nada a bobina. O trabalho foi feito e estava tocando 100% igual ao outro nao mechido.

Nao precisou ser desmagnetizado para fazer o serviço... E ficou MUITO bom...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tu ta maluco de colocar no microondas? vai esplodir tudo,haiahau

Sobre o de 15" é facil se nao couber inteiro,tira ele da carcaça...

Saiu tranquilinhoo, coloquei uma espatula de metal e dei algumas pancadinhas e saiu facil, depois tirei a cola, dei uma lixada nas partes metalicas e já era, só limpar e alinhar o gap....

Cara, que interessante !

Mas Robson, depois na hora da remontagem, o disco de ferrite em temperatura ambiente possuia as mesmas características do campo magnético anterior?

Você conseguir montar o conjunto e alinhar o mesmo frio ou voltar a aquecer?

Eu acho que a pior parte vai ser conseguir alinhar tudo, como vc fez esse procedimento?

Grandes informação que estou aprendendo ... :rever1:[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu de um JL12w7 descolar o imam e prender a bobina... por sorte nao afetou em nada a bobina. O trabalho foi feito e estava tocando 100% igual ao outro nao mechido.

Você acompanhou o procedimento ?

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso, quem descola é a arruela superior. Essa dá pra alinhar numa boa, na base da porrada, mas dá.

Agora, o pino central é impossível! Ele solta de um lado e cola do outro, é fo**!

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso, quem descola é a arruela superior. Essa dá pra alinhar numa boa, na base da porrada, mas dá.

Agora, o pino central é impossível! Ele solta de um lado e cola do outro, é fo**!

com certeza, o pino central é complicado... mas fazendo o processo de aquecimento e resfriamento do ferrite, há alguma perca alta no fluxo magnético? ou é apenas um fenômeno físico?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal do fórum,

estou reformando alguns falantes antigo e destruidos que fui adiquirindo com conhecidos ultimamente, ou sucatas mesmo, por merrecas de 1 ou 2 reais o kg hehe

muitos estão oxidados, GAP sujo, por estarem realmente jogados na sucata, mas como hobby estou tentando reforma-los,

nisso estava lavando uns mais feios que adquiri, para começar o processo de limpeza da sujeira grossa do GAP, decapagem da pintura velha para fazer uma nova,

na lavagem da sujeira mais grossa, acabei percebendo que um falante de 12'' e outro de 15'' estão com o polo central do GAP encostado em uma lateral, ou seja, totalmente fora de centro, =/

que decepção, falantes relativamente potentes que eu não queria perder, não apresentam sinais de impacto, nem conjunto descolado ou algo similar,

alguém sabe o processo que pode ser útil para conseguir consertar estes conjuntos magnéticos?

O falante de 15''

http://img705.imageshack.us/i/img23401.jpg

o de 12''

http://img814.imageshack.us/i/img23101.jpg

Como podem ver, estão bem sujos e oxidados, são apenas esses dois que estão nessas condições, creio que com um certo trabalho podem voltar a tocar hehe

brinquedinhos

http://img220.imageshack.us/i/img23001w.jpg

Jeito tem, é um pouco arriscado, mas da certo, tenho um amigo que recondiciona falantes aki na minha cidade, e ja vi e ajudei ele a fazer isso varias vezes. me add no msn, que te dou umas dicas.

Editado por cebola

Compartilhar este post

Link para o post

Jeito tem, é um pouco arriscado, mas da certo, tenho um amigo que recondiciona falantes aki na minha cidade, e ja vi e ajudei ele a fazer isso varias vezes. me add no msn, que te dou umas dicas.

Poxa! que bom, adicionei vc no msn sim.

Assim que puder conseguir mais dados vou tentar e postar os resultados aqui []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...