Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Ronyk9

Simulaçao Oversub 800, mudar f3?

Recommended Posts

Olá galera estou criando este topico pois não consegui editar o nome do topico antigo..

vou usar 2 oversub 18" em manifold, agora gostaria da opinião de vocês no grafico abaixo.

é o seguinte não tem problema o f3 ficar acima da frequencia que quero tocar que seria 55hz ou 63hz.

como faria para baixar o f3 abaixo dos 55hz? o f3 não é o ponto de menos 3db??

quando o som passase por aquela frequencia perderia 3db correto? é uma perda justificativa??

simulação no bassbox simulação no bassbox

manifoldover18.jpg

vlw galera

Editado por Ronyk9

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que só aumentando o volume da caixa para baixar o F3.

Compartilhar este post

Link para o post

sim, de principio pensei o mesmo, mais aumentando o volume abaixa o Fb e abaxa juntamente o f3 , sempre estando acima do Fb.

resumindo se estou com FB 50hz f3 60, eu altero a litragem vai para ex: FB 30HZ F3 50HZ, sendo estando acima o ponto f3 ¬¬"

soluções?

Compartilhar este post

Link para o post

sim, de principio pensei o mesmo, mais aumentando o volume abaixa o Fb e abaxa juntamente o f3 , sempre estando acima do Fb.

resumindo se estou com FB 50hz f3 60, eu altero a litragem vai para ex: FB 30HZ F3 50HZ, sendo estando acima o ponto f3 ¬¬"

soluções?

Mas se você já conseguiu baixar o F3 da caixa fica mais fácil, pois o Fb é bem mais tranquilo de ajustar. É só colocar mais um duto e/ou diminuir o comprimento dos dutos.

Por exemplo: se aumentando o volume da caixa você deixou a caixa com Fb em 30 Hz e o F3 em 50 Hz, agora você só precisa diminuir o comprimento dos dutos. Se os dutos tinham 27 cm de comprimento, você testa eles com 10 à 15 cm de comprimento. Ou coloca mais um duto. Com isso o Fb da caixa vai subir.

Vai tentando aí que você consegue. :legal:

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Tentou baixar a sintonia (sem mexer no volume da caixa)???

Compartilhar este post

Link para o post

Tentou baixar a sintonia (sem mexer no volume da caixa)???

já tentei sim blOom :[

Compartilhar este post

Link para o post

ja simulei varias veses tambem, e pra baixar mais só aumentando volume da caixa mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

esse grafico que vc postou é do deslocamento de cone do falante.. e não da resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

amigo eu sei, to postei esse do cone displacement por acaso, a informação do FS E DO F3 está ao lado ;]

Compartilhar este post

Link para o post

correto. seria o grafico em menor escala a esquerda.

Editado por NandoDH

Compartilhar este post

Link para o post

Vou desenterrar aqui aproveitando a carona do tópico, que apesar de antigo, acho que essa dúvida ocorre em muitos casos de simulação.

Estive analisando alguns projetos, principalmente em relação a Snake HPX2180 e Oversound SUB800, mesmo em caixas recomendadas pelos fabricantes, onde o F3 na maioria das vezes é bem superior ao Fb.

Notei também que estes fabricantes informam a resposta a +/- 6dbs.

Em pesquisas aqui nos artigos do autosom.net e em outros materiais, tinha a informação que o F3 seria o ponto de partida da resposta de uma caixa dutada.

Mas afinal, qual seria o valor correto de inicio de resposta da caixa, F3 ou F6 (como informam alguns fabricantes)?

Ou deveríamos utilizar como parâmetro para o corte hi-pass a menor frequência dentro do limite de deslocamento do falante?

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

O útil, de fato é o F3. 

Qualquer resposta que gire nos 3db é imperceptível ao ouvido humano, logo, "FLAT".

Mas fabricante é tudo sem noção. Tem quem indica resposta em F10 uhsahusuahusahsahu

Mano, -10db não existe! Mas, enfim... F3 é o ideal, especialmente quando se tem grande compromisso com qualidade (som profissional ou HIFI). Mas prum som de curtição sem mto compromisso, F6 é válido! 

Compartilhar este post

Link para o post

A finalidade é ter o som o mais FLAT possível!!

Aquela caixa Daniel que vc inclusive fez milagre com o processamento dela, faz o sub sofrer muito pra tocar em 50hz...

Por isso estou simulando uma nova caixa e pelo visto será dutada novamente.

Vou tentar deixar o F3 o mais baixo possível!!!

Obrigado man

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente estive tentando entrar me contato com a Snake mas não obtive êxito.

Queria questionar com eles a finalidade do projeto que era disponibilizado no site (agora nem o projeto tem mais).

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tinham um projeto com a caixa sintonizada em 29hz snme no site! Faixa útil nos 35hz se n me falha a memória!

Qdo chegar em casa dou uma catada

Compartilhar este post

Link para o post

Seria sobre uma caixa pra mg + ti.

Nas simulações o F3 está em 80Hz e acabei de fazer a caixa e realmente não toca nada abaixo disso...

De acordo com o projeto deveria tocar a partir de 49Hz -/+6dbs.

A única diferença é que ainda não coloquei revestimento interno

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...