Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme_Surdo

Trio Saveiro Cross - Band Pass 6ª ordem - fotos pg.4 agora Pronto!

Recommended Posts

Depois de pensar muito sobre o que iria montar na Saveiro, resolvi mudar totalmente o projeto, pois busco um som que impressione com poucos "RMS", e que tenha uma boa resposta! E em conversa com o Saulo, ele me deu uma ideia, de fazer uma Band Pass 6ª ordem, procurei muito sobre o assunto, e encontrei muito pouco sobre o assunto! Por fim procurei com o Usuário Souza Custons, que foi um dos que mais entrou no assunto, e passei a ideia para ele, e ficamos com o projeto definido:

Band Pass 6ª ordem

2 x Sub Protech Light 12' 4ohms

1 x Soundigital SD1500 2ohms

Caixa Cornetada

2 x Woofer Protech Trio 12' 4ohms

1 x Crossfire Cfa602 (600rms em 4ohms) retirado do projeto e entra: 1 x Soundigital SD1000 2ohms

e agora irei definir qual e quantos driver irei usar, e st, e estou entre o Crossover JFA 5 vias ou o Stetsom tb de 5 vias.

mas a princípio é isso.

Irei postando o andamento do projeto.

:legal:

Editado por Guilherme_Surdo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa

estamos ai :legal:

a band pass para os light terão ganho em relação a dutada de 3,6 dbs isso considerando o pico onde o falante tem maior spl na dutada

já nas outras frequencias onde se tem queda na dutada a diferença chega a quase 5 dbs [""]

para termos de comparação o ganho de referência em relação a zero db é 8 dbs

Editado por souza

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais eficiente usar um sub600 15" em uma band-pass 4 ordem não ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais eficiente usar um sub600 15" em uma band-pass 4 ordem não ?

pelo que entendi do guilherme e usar falante de diametro pequeno tipo 12" com pouca potencia aplicada tendo o maximo de desenpenho possivel

Compartilhar este post

Link para o post

tarefa dificil projetar uma bandpass pros SUB600, pelo menos pro 18" eu tentei de varios modos e nao consegui algo que agradace em simulação!

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que entendi do guilherme e usar falante de diametro pequeno tipo 12" com pouca potencia aplicada tendo o maximo de desenpenho possivel

Eu pensei pelo seguinte, um 15" em 4BP ocuparia menos espaço e creio que ficaria melhor no quesito tocar pra fora por esta ser sua finalidade.

Fora que com os lights seria necessário aplicar maior potencia. 780wrms contra os 600wrms do sub600.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei pelo seguinte, um 15" em 4BP ocuparia menos espaço e creio que ficaria melhor no quesito tocar pra fora por esta ser sua finalidade.

Fora que com os lights seria necessário aplicar maior potencia. 780wrms contra os 600wrms do sub600.

na comparação entre sub 600 em band pass 4 ordem caixa a qual não se adequa ao woofer ele rende menos que os light em band band pass 6 ordem e ocupando o mesmo espaço e ainda por cima aplicando mais potencia

se fosse na band pass 6 ordem teria sim um ganho maior de spl porem a caixa ficará maior também e outro fator que limita e o tamanho disponivel pre determinado de 190 litros no maximo de volume

Compartilhar este post

Link para o post

na comparação entre sub 600 em band pass 4 ordem caixa a qual não se adequa ao woofer ele rende menos que os light em band band pass 6 ordem e ocupando o mesmo espaço e ainda por cima aplicando mais potencia

se fosse na band pass 6 ordem teria sim um ganho maior de spl porem a caixa ficará maior também e outro fator que limita e o tamanho disponivel pre determinado de 190 litros no maximo de volume

:legal: :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é um sistema simples com menos RMS possível, com o melhor rendimento (dentro do possível), quero apenas testar a resposta de um sub mais leve, em uma caixa mais complexa, para ver o rendimento, com isso o custo é menor que sistemas maiores, requer menor alimentação e menos amplificadores, e com respostas equiparadas!

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar muito legal! Uma pena eu não poder ajudar mais o Guilherme, cada dia fica mais corrido aqui na distribuidora, mais estou na expectativa de ver isso ai, monta e faz video logo Guilherme hehe

Abraços !

Compartilhar este post

Link para o post

Ôpa vai ficar bom, e aê amigo Guilherme quanto tempo rapaz, ainda tá com o fiatinho?

Sobre o crossover pode pegar o JFA, corte de 24db, e cortes pré definidos, sendo mais fácil de fazer o "casamento" das frequências, enquanto o Stetsom não consegue-se saber aonde está o corte certo.

Sobre drivers e ST, eu colocaria 2 drivers TI, pra economizar ainda mais espaço, potência necessária, e ficaria diferente do básico que se vê, coloca 2 snakes SD145, ou 2 Selenium D220-TI, eu acho que já acompanha teu set

, ou até mesmo 1 driver TI de 2", eu usaria o ETD-7200, tava usando 2 deles no meu trio, e todo mundo ficou impressionado, aqui só rola D-405 + ST.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ôpa vai ficar bom, e aê amigo Guilherme quanto tempo rapaz, ainda tá com o fiatinho?

Sobre o crossover pode pegar o JFA, corte de 24db, e cortes pré definidos, sendo mais fácil de fazer o "casamento" das frequências, enquanto o Stetsom não consegue-se saber aonde está o corte certo.

Sobre drivers e ST, eu colocaria 2 drivers TI, pra economizar ainda mais espaço, potência necessária, e ficaria diferente do básico que se vê, coloca 2 snakes SD145, ou 2 Selenium D220-TI, eu acho que já acompanha teu set

, ou até mesmo 1 driver TI de 2", eu usaria o ETD-7200, tava usando 2 deles no meu trio, e todo mundo ficou impressionado, aqui só rola D-405 + ST.

Abraços

E ae blz? O Fitote ainda tá comigo, num vendo fácil não!hehehe

Cara quanto ao Cross JFA sei que é top d+, só que nesse sistema que estou fazendo, estou visando custo x benefício, com rendimento, e onde irei precisar mesmo do corte de 24db, é para os Light, e driver estou praticamente certo de ir no Bomber DB200, indicado pelo Sandro Café como o melhor na categoria visando Custo x Benefício, mas ainda irei definir, e os TI qualquer coisa que faça fora um pouco, é reparo novo!

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar muito legal! Uma pena eu não poder ajudar mais o Guilherme, cada dia fica mais corrido aqui na distribuidora, mais estou na expectativa de ver isso ai, monta e faz video logo Guilherme hehe

Abraços !

Já é enrolado por natureza! [¨]

Zueira, sempre que pode, ajuda, mas pode deixar que ficando pronto posto aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

E ae blz? O Fitote ainda tá comigo, num vendo fácil não!hehehe

Cara quanto ao Cross JFA sei que é top d+, só que nesse sistema que estou fazendo, estou visando custo x benefício, com rendimento, e onde irei precisar mesmo do corte de 24db, é para os Light, e driver estou praticamente certo de ir no Bomber DB200, indicado pelo Sandro Café como o melhor na categoria visando Custo x Benefício, mas ainda irei definir, e os TI qualquer coisa que faça fora um pouco, é reparo novo!

Hum, que bom que ainda não o vendeu.

Se for visando CxB fica com o stetsom mesmo, como fará o corte de 24db no light? Não conheço esse bomber, mais vc vai pegar 2 ou 4 deles? Se for usar TI acaba saindo mais em conta, pq vc economiza em ST, e em modúlo, pense nesse lado tb. E eles não são tão frágeis assim, fazendo corte correto, não tem como queimar assim não. Ah não ser que vc queira usar um som pra racha, aí sim né, mais nem assim é tão fácil, tendo corte correto.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando o projeto.

bem interessante.

eu uso um d210ti com divisor passivo de 3ª ordem, e acho bem seguro.

já exagerei algumas vezes e não tive problema. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando, irei utilizar:

4 Driver Bomber DB200 8 Ohms

2 ST Hinor 5hi150 8 Ohms

ligados num SD400.1d

Compartilhar este post

Link para o post

HELP AKI!

Qual cross ficará melhor:

- Stetsom STX84

- JFA 4 vias

Vantagem do Stetsom em relação ao JFA é que no caso dos Soundigital, o Subsonico é direto, não tem como deixar em flat, ai no Stetsom tem como deixar o Subsonico em flat, já no JFA fica o sistema fica com 2 Subsonico!

e ai???

já deixei praticamente fechado a compra de 1 Bateria New Max AGM 120 Amp. E mais para frente coloco mais uma se necessário!

Compartilhar este post

Link para o post

HELP AKI!

- Stetsom STX84

- JFA 4 vias

já deixei praticamente fechado a compra de 1 Bateria New Max AGM 120 Amp. E mais para frente coloco mais uma se necessário!

Já tem esses crossovers ou vai comprar???

Bateria AGM é o que há, nessa parte tá perfeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando, irei utilizar:

4 Driver Bomber DB200 8 Ohms

2 ST Hinor 5hi150 8 Ohms

ligados num SD400.1d

Eu tô usando esses Bomber dB200 aqui, e vou te falar, não precisa melhor viu !!! Aguentam o tranco os bixim... Olhando por fora ninguem dá nada pra eles, hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

HELP AKI!

- Stetsom STX84

- JFA 4 vias

Vantagem do Stetsom em relação ao JFA é que no caso dos Soundigital, o Subsonico é direto, não tem como deixar em flat, ai é só deixar flat no Stetsom, já no JFA fica com 2 Subsonico!

e ai???

Iria de JFA mesmo custando um pouco mais que a STX, pois a mesma possue cortes mais eficientes de 4°ordem 24db/8°, enquanto a Stetsom é de 2° ordem 12db/8°, sem falar que o subsônico da STX só vai até 40Hz, enquanto da JFA pode ir até 70hz, sendo bem útel em um sistema do tipo trio.

Acompanhando, sistema bem interessante!

Abraço

Wandick Wagnner

Editado por _TrIo_Pancadão_

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tô usando esses Bomber dB200 aqui, e vou te falar, não precisa melhor viu !!! Aguentam o tranco os bixim... Olhando por fora ninguem dá nada pra eles, hehehe...

Comprei pq vc comentou comigo desse driver, mas são bem feios hein! kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Já tem esses crossovers ou vai comprar???

Bateria AGM é o que há, nessa parte tá perfeito...

Ainda num comprei o crossover não!

E vc sumiu do MSN, num responde e-mail!!! pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Iria de JFA mesmo custando um pouco mais que a STX, pois a mesma possue cortes mais eficientes de 4°ordem 24db/8°, enquanto a Stetsom é de 2° ordem 12db/8°, sem falar que o subsônico da STX só vai até 40Hz, enquanto da JFA pode ir até 70hz, sendo bem útel em um sistema do tipo trio.

Acompanhando, sistema bem interessante!

Abraço

Wandick Wagnner

vlw pela ajuda!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...