Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Gti

Finalizando o projeto - Dúvidas em relação a ...

Recommended Posts

Fala pessoal...

Finalmente estou terminando de montar meu som, já tenho tudo, falta apenas algumas coisinhas como porta-fusíveis e uns terminais para ligar na bateria e aterramento, e também fazer a caixa. O terminais irei comprar ainda hoje pela net e a caixa pretendo mandar fazer ainda esta semana.

A dúvida que tenho é sobre como dimensionar os fusíveis do sistema. Confesso que já pesquisei muito, mas na maioria dos casos o pessoal usa a bateria auxiliar ligada de forma independente da do cofre. No meu carro eu vou ligar a duas em paralelo e mantê-las ligadas constantemente já que não ouvirei o som com o carro desligado.

Meu set será:

Pioneer P1Y

Bravox CS60D

Fosgate R300-4

2 x Bravox E2K

Stetsom 3k7

2 x Monster XLN 201

Cabos AR 12awg para o 2way

Cabos 8mm para os subs

A alimentação e cabeamento será assim:

Moura 75Ah no cofre.

Moura 150Ah na mala.

Cabos de 35mm ligando as duas.

Comprei estes terminais aqui para usar na bateria auxiliar:

http://www.somcuritiba.com.br/loja/promo%C3%83%E2%80%A1%C3%83%C6%92o-gold-plated-terminal-bateria-p-149.html

Desta forma, vou ligar os dois amplificadores direto na bateria auxiliar sem o uso de fusíveis. O fosgate já tem proteção, o 3k7 eu acho que somente proteção digital.

Cabos de 35mm para o 3k7

Cabos de 16mm para o Fosgate.

Vou usar dois porta-fusíveis no cabo de 35mm que liga a duas baterias, escolhi este por permitir a ligação dos cabos sem o uso de terminais ou alongadores, e por ser ANL também:

http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_39&products_id=4680

Finalmente, qual o valor do fusível que deverei usar ? Eu poderia comprar alguns para testar e trocar por uma maior caso queime, mas custa R$10,00 cada e não quero queimar dinheiro assim, literalmente.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc deve somar o consumo de corrente dos amplificadores trabalhando juntos. Não vou te garantir que vá encontrar fusiveis de tal valor, que certamente será alto, mas pode optar pelo uso de disjuntores.

Apesar do amplificador ter qualquer tipo te proteção, ainda te aconselho colocar um fusivel entre o mesmo e a bateria auxiliar.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Vc deve somar o consumo de corrente dos amplificadores trabalhando juntos. Não vou te garantir que vá encontrar fusiveis de tal valor, que certamente será alto, mas pode optar pelo uso de disjuntores.

Apesar do amplificador ter qualquer tipo te proteção, ainda te aconselho colocar um fusivel entre o mesmo e a bateria auxiliar.

abraço!

Valeu pela resposta cara, mas não pretendo usar fusível no 3k7 não, vou arriscar. O cabo vai ter menos de de 60cm e sem risco de curto, o problema seria se houvesse um internamente no amplificador, dai é fogo !

Mas sobre calcular o consumo dos amplificadores, o fosgate tem fusível de 50A o 3k7 menciona no manual consumo de 160A musical e

até 370A com bass.

O fusível maior que encontrei foi de 300A.

Surgem as dúvidas:

Não é muito não ?

Devo usar 300A nos dois porta-fusiveis ?

E no caso de um curto, ele iria queimar antes do cabo ?

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é usar um disjuntor em cada borne de cada bateria! :legal:

Uma sugestão que o Wendell me deu é que.. se for usar um disjuntor estilo "siemens" (aquele branquinho), tu bota um disjuntor cm ~50% da corrente de cada bateria!

Ex.: NUma bateria de 150ah tu põe um disjuntor de 60~70A!

Mas isso é usando disjuntores residenciais! Os automotivos são dimensionados corretamente!

Compartilhar este post

Link para o post

bom liga direto igual eu

esses dias atrais foi so um pipoco que deu queimo os 2 fuzil do amp e o do radio [^]

so nao pego fogo de dó

fikei com raiva que ate tirei o radio do carro e ate hoje ta sem

Compartilhar este post

Link para o post

bom liga direto igual eu

esses dias atrais foi so um pipoco que deu queimo os 2 fuzil do amp e o do radio [^]

so nao pego fogo de dó

fikei com raiva que ate tirei o radio do carro e ate hoje ta sem

Tem que cuida com essas coisas.. se a polícia te pega uzando "Fuzil" no carro.. é Xadrez manolo! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é usar um disjuntor em cada borne de cada bateria! :legal:

Uma sugestão que o Wendell me deu é que.. se for usar um disjuntor estilo "siemens" (aquele branquinho), tu bota um disjuntor cm ~50% da corrente de cada bateria!

Ex.: NUma bateria de 150ah tu põe um disjuntor de 60~70A!

Mas isso é usando disjuntores residenciais! Os automotivos são dimensionados corretamente!

Bloom, no caso então de eu usar Disjuntores automotivos como http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_61&products_id=1195 esse por exemplo

Esse que coloquei o Link é de 100A quer dizer q devo por ele numa bateria de 100A? E o de 150A pra bat de 150A? Isso significa o dimensionamento correto?

Compartilhar este post

Link para o post

Sem proteções eu NÃO recomendo!

Certa feita eu tava numa velocidade média (60~80) num viaduto, quando um motoqueiro subiu o viaduto e cruzou as faixas.. freei pra não atropelar.. nisso ouvi um baque na mala depois um estalo... o carro PAROU tudo! Parou LITERALMENTE, nem o alerta ligou! Do nada começou a subir fumaça na mala... encostei o carro, abri o capô.. desliguei o disjuntor mas a fumaça não parava, pois a bateria da mala era direto, sem proteção!

Minha sorte que é a caixa ainda não era presa.. consegui empurrar ela com força e puxei o borne da bateria com todas as minhas forças. Foi o que salvou... pq o fio (35mm) já tava FERVENDO de quente.. era questão de segundos pra subir a labareda!

No meu caso, a fonte (X-force) fechou curto e como era ligada direto na bateria, começou a incendiar por dentro! MUUUITO susto.. até hoje, qualquer fedor de queimado no carro, mesmo que seja algo "de fora", já me arrepio TODO!

Compartilhar este post

Link para o post

Bloom, no caso então de eu usar Disjuntores automotivos como http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=21_61&products_id=1195 esse por exemplo

Esse que coloquei o Link é de 100A quer dizer q devo por ele numa bateria de 100A? E o de 150A pra bat de 150A? Isso significa o dimensionamento correto?

Exato! Esse é pra usar com o valor aprox da bateria! Ex.: Tem deles de 140A.. serve tranquilo pra bat de 150ah!

Já os residenciais, tu usa ele na METADE do valor da bateria!

Os que falo são esses aqui:

4568_S_disjuntor%20siemens%20unipolar.JPG

Pq num caso de um curto, antes do fio queimar ele desarma! E inclusive, se tu for fazer alguma manutenção no som, é mais prático! Só desligar ele e pronto!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente sem proteção não dá...

Eu até ia optar por disjuntor mas acabei indo de porta-fusível mesmo. Já encomendei eles e mais algumas coisinhas que faltavam...

Os fusíveis mesmo já até falei com o Jander, mas confesso que não estou seguro quanto a isso.

300A não é muito não ?

A bateria do cofre é de 75A e a auxiliar 150A. Sei que existem algumas coisas a considerar como a corrente de pico da bateria, mas não entendo muito disso (motivo de abrir o tópico).

Posso colocar então um fusível de 300A em cada bateria sem medo ?

Olhando o cabo e o filamento do fusível é meio difícil imaginar que o cabo queime antes dele, mas como não entendo muito bem, não custa perguntar né ?

No mais, obrigado a todos.

Compartilhar este post

Link para o post

É... Acho que vou de disjuntor mesmo, a loja que comprei (um prêmio para quem advinhar qual) me ligou dizendo que não tem o porta-fusível.

então vou fazer como o BloOm disse, usar metade do valor das baterias, nesse caso 80A.

Uma última dúvida, o cabo de 35mm cabe no conector do disjuntor ou vocês usam algum tipo de conector ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...