Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Sparcow

B.Buster 2400GL

Recommended Posts

Ganhei essa potência de um amigo e estou pensando em montar um sonzinho legal com ela. Moro do lado do Paraguai, então acho que vou pegar tudo por lá. O carro é um Kadett e tem um CD Player Pioneer (não lembro o modelo certo, é com OLED e USB, só não tem BT mas já conta com saída pra Sub) ligado em um par desses aqui. Eu tava pensando em montar um som legal pra ouvir dentro do carro e que também me permita abrir o porta-malas num churras com o pessoal, sem ensurdecer ninguém, só pra curtir. Tava afim de gastar uns 200~250 reais em equipamento no máximo, lembrando que eu mesmo vou buscar no PY. Lendo alguns tópicos vi que o Pioneer W309 talvez seria uma boa, vi nuns sites do Paraguai e tem uns Kicker e MTX nessa faixa de preço tbm. Qualquer coisa tá valendo, desde 1 sub+6x9 ou até uns drivers e STs.

Valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pioneer 309S4 + 6x9 pioneer, tá otimo já!!

e vc via gastar merreca.! :legal:

Era +- o que tava pensando mesmo, não deve chegar a 200R$ pegando lá. A ligação eu faço como? O Sub no bridge e um 6x9 em cada canal mesmo? Ou será que rola meter os 6x9 Pioneer numa caixa junto com o sub ligando os dois em paralelo em um canal da potência e os 6x9 que já tenho ligar em paralelo no outro canal?

Compartilhar este post

Link para o post

Sub na bridged e cada 69 num canal.

O sub te recomendo caixa de 50l duto de 4"x30cm. Os 69 numa seladinha feita no tampão ficaria mto bom também.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

não tem 400rms uma bridge desse módulo

aproveita pra colocar um sub da mtx de uns 250 rms!

e um kit duas vias tambem da mesma marca... n gasta 100 dólares e tem um set diferenciado

Compartilhar este post

Link para o post

Era +- o que tava pensando mesmo, não deve chegar a 200R$ pegando lá. A ligação eu faço como? O Sub no bridge e um 6x9 em cada canal mesmo? Ou será que rola meter os 6x9 Pioneer numa caixa junto com o sub ligando os dois em paralelo em um canal da potência e os 6x9 que já tenho ligar em paralelo no outro canal?

Se tem duvida com ligaçao te aconcelho a procura um pouco mais nos topicos do forum...tem bons topicos sobre isso que te orientarao perfeitamente...

assim voce pesca e ninguem te da o peixe!

vlw amigo..

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem duvida com ligaçao te aconcelho a procura um pouco mais nos topicos do forum...tem bons topicos sobre isso que te orientarao perfeitamente...

assim voce pesca e ninguem te da o peixe!

vlw amigo..

Então, to lendo faz um bom tempo já, na teoria eu já sei o básico do básico pra não torrar tudo por ter trocado os fios e tals, mas como nunca fui pra prática além de trocar os pares de 6x9 do carro, to perguntando pra tirar algumas dúvidas que acho que só quem tem experiencia mesmo pode me tirar. A dúvida do subwoofer mesmo é por conta da potência e qualidade do mesmo. A bridge do módulo deve render perto dos 200~250w a 4ohms, sendo que cada canal rende 75@4 e 100@2, aí já surgiu a primeira dúvida: seria melhor um sub de 400w (Pioneer) tocando com potência abaixo, um sub com a potência certa, uns 250w (MTX pelo que andei vendo) ou um sub um pouco abaixo tocando no limite (Kikcer Comp 12" 150w)? Apenas os 6x9 dariam conta dos médios e agudos mesmo quando precisasse de um som pra fora, mesmo sendo sem exageros? Rende mais ligar dois pares de 6x9 a 2ohms, um par em cada canal, ou apenas um par ligando cada falante em um canal? São as dúvidas que acho que só quem já tem prática no negócio pode responder, já que eu não tenho como comprar 3 subs e mais uns pares de falantes pra sair testando. Bem que eu gostaria de poder brincar com isso, mas por enquanto não rola, hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto aos 6x9, se ligar um par em cada canal a 02 ohms vc consegue 100W/canal, já um 6x9/canal só 75W.

Apenas 6x9's vão dar conta do recado, caso coloque um bom 6x9 tipo selenium, pioneer, pois eu tinha um par da Bbuster é era muito fraco de médios.

Poderia também colocar um corneta em paralelo com um 6x9 e um ST em paralelo com o outro 6x9 por canal, renderia mais, porém iria haver uma desproporção entre grave/médios/agudos, iria sobrar muito médios/agudos.

Agora uma dica de regulagem, nos canais em que vc instalar os 69 selecione a chave Xover do módulo para HPF, pra cortar o grave deles e eles trabalharem com mais qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto aos 6x9, se ligar um par em cada canal a 02 ohms vc consegue 100W/canal, já um 6x9/canal só 75W.

Apenas 6x9's vão dar conta do recado, caso coloque um bom 6x9 tipo selenium, pioneer, pois eu tinha um par da Bbuster é era muito fraco de médios.

Poderia também colocar um corneta em paralelo com um 6x9 e um ST em paralelo com o outro 6x9 por canal, renderia mais, porém iria haver uma desproporção entre grave/médios/agudos, iria sobrar muito médios/agudos.

Agora uma dica de regulagem, nos canais em que vc instalar os 69 selecione a chave Xover do módulo para HPF, pra cortar o grave deles e eles trabalharem com mais qualidade.

Opa, valeu amigo!

To com o módulo aqui na minha frente e andei olhando bem ele e pelo que eu pude constatar:

As entradas são todas RCA, sendo que os canais separados pro sub são o 3/4, nesse caso deixo a chave em LPF e retirando a placa de proteção posso ajustar a frequência de corte, nesse caso, qual valor bom pra deixar o corte do LPF e do HPF? O gain eu deixo zerado, no máximo, ou vou ajustando com o som ligado até conseguir um resultado satisfatório pelo teste do "cheiro"?

Também tem uma chave do lado da X-Over escrito BASS nos canais 3/4 e TREBLE nos canais 1/2, e os valores selecionáveis 0, 6 e 12 dB, nesse caso qual a melhor opção?

Ah, sei que pode ser uma pergunta meio idiota, mas pq ligar um 6x9 em cada canal e em paralelo com uma corneta e um ST e não os dois 6x9 em um canal e a corneta+ST em outro?

Desculpa pelo monte de perguntas meio bestas, mas realmente é a primeira vez que me arrisco nesse "mundo". Sempre curti carro com sonzão e tals, espero que esse projetinho seja o primeiro de muitos! =D

EDIT

Agora que to na casa dos meus pais (moro fora durante a semana por causa da faculdade) peguei a caixa do CD Player pra conferir o modelo, é exatamente esse aqui:

http://www.pioneer-latin.com/pr/produtos/dehp5150ub-194.html

Ele tem 3 pares de saída RCA, um par dedicado pra SUB, nesse caso é mais susse usar o LPF do CD-Player mesmo?

Editado por Sparcow

Compartilhar este post

Link para o post

LPF: escolha entre 80hz, 100hz ou 150hz. Aí vai do seu gosto mesmo, eu uso 150hz.

HPF: para os 6x9 entre 80hz e 200hz, no caso das cornetas e St não influencia muito pois os capacitores que vai colocar fará o corte de forma passiva.

Gain: deixe zerado, depois coloque o volume do player a uns 70~80% do máx, então vá no módulo e aumente o gain até vc perceber que o som distorceu (fique sem qualidade) então volte um pouquinho. Isto é, deixar no máximo com qualidade.

Nada de teste do cheiro, aliás é a primeira vez que vejo isto.

Quanto aos 6x9 é porque há sons das músicas que não são emitidos nos dois canais, mas alguns em e outros no outro canal (direito e esquerdo). Então se ligar os dois 6x9 em um unico canal vc perderá parte da música. Claro que no caso da corneta e St isso vai ocorrer, por ser um de cada, mas se colocar 2 cornetas e 2 ST vai virar uma gritaria só hehehehe.

Imagem Stereo (dois canais)

O Corte no player é mais preciso, e dá mais qualidade, mas talvez quantidade de frequências de corte pra vc escolher talvez sejam menores. Não reparei nos valores do módulo, mas provavelmente seja de "X"hz à "Y"hz, já no player vão ter opções fixas como: 50hz, 80hz, 125hz e etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi :D

Acho que as maiores dúvidas eram essas mesmo, muito obrigado pela ajuda!

Ah, e o tal "teste do cheiro" eu vi num outro fórum em que pesquisei sobre som automotivo, o cara falava pra ir aumentando o gain até sentir um cheiro de queimado, aí deveria reduzir um pouco e boa.

Compartilhar este post

Link para o post

eu vi num outro fórum em que pesquisei sobre som automotivo, o cara falava pra ir aumentando o gain até sentir um cheiro de queimado, aí deveria reduzir um pouco e boa.

só se for o ganho de uma churrasqueira né?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, vai entender...

Pelo que vi o cd player que tenho manda 4v no RCA, então é só encontrar esse valor no ajuste de Gain e boa, acho que não terei grandes problemas aqui...

Andei lendo os artigos sobre cabos e acho que praticamente toda teoria de que preciso para começar o básico eu já tenho, e dentro de uma semana (espero) estou indo ao PY e já devo buscar os falantes e começar a montar. Talvez apareça coisa nova até lá, to vendo se arranjo uns outros subs com uns colegas, assim economizo nisso e posso pegar um kit de voz melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

apoiado.... esses bbuster só regula assim.

indoor-grill-delonghi-healthy-grill-thumb.jpg

quase não esquenta.... vai tocar um sub de 250w? compra ele q vc economiza com o grill, é sério

Compartilhar este post

Link para o post

apoiado.... esses bbuster só regula assim.

indoor-grill-delonghi-healthy-grill-thumb.jpg

quase não esquenta.... vai tocar um sub de 250w? compra ele q vc economiza com o grill, é sério

Sério que ela esquenta tanto assim? Será que vou precisar botar algum cooler pra dar conta dela?

Compartilhar este post

Link para o post

Módulo esquentar é normal. Ele só não pode esquentar ao ponto de ativar a proteção térmica, caso não ative tá tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

A parte da churrasqueira eu me referi a quem falou que aumentar o ganho até sentir cheiro de queimado, não sobre o amplificador esquentar.

MAS falando dele, ele não esquenta tanto assim não, esquenta normal igual qualquer AB, já deixei tocando umas 5 horas sem parar, ceva na mente mode ON, e não entrou em proteção por causa de super aquecimento ou algo do gênero. E aliás, é um bom aplificador.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah bom, fico mais tranquilo assim. Logo que peguei o módulo fui pesquisar opiniões na net e no Mercado Livre tinha muita gente elogiando, tinha uns sets até que impressionavam, tipo cara tocando 2x12"+2 corneta+2ST só com esse módulo, mas tinha bastante gente reclamando que esquentava bastante, mas deve ser por "sobrecarga" ou o povo andou ligando com impedância abaixo do que ele suporta...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...