Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto de Almeida

[Curiosidade] Alinhamento Vertical!

Recommended Posts

Estava conversando com meu Amigo (e user do fórum) Jurandir, via MSN, e ele me mostrou esse vídeo desse sistema de Alinhamento Vertical!

http://www.youtube.com/watch?v=1f8CaUJowE4&feature=player_embedded

Ele achou esse vídeo nesse tópico aqui de um fórum de áudio Profissional (não sei se é um fórum conceituado nem nada disso OK?): http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=7960

PS: Mais informações sobre o sistema, só ler o tópico, OK?

Bom, vendo isso, eu pensei comigo mesmo... Esse tipo de sistema é Bacana... usa Pouco espaço e tem um rendimento ÓTIMO! (já vi sisteminhas desses funcionando, Umas caixinhas caseiras montadas verticalmente)

E esse sistema em especifico, é MUITO "MONTÁVEL" em uma Pick-Up do Tipo S10! Tocaria de TUDO, e tocaria BEM! No caso do vídeo, foi usado 2 MTL-2 com SDS18 na caixas! Mas diz que vai mudar para W-Horn! (essas caixas não são viáveis pra carro, eu sei)

Resumindo... pq será que os caras só pensam em RMS e não se pensa mais em Eficiência?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

belissimo tópico guto!

ESTÉTICAMENTE falando, se a guia de onda estivesse no CENTRO da caixa com um woofer de cada lado, teria alguma diferença no rendimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Como é simplismente um alinhamento Vertical, acredito que não viu ... ficaria mais bonito aliás!

Outro adendo legal é que a Corneta usada, é nomeada como Guia de Onda ... mas eu não considero como sendo uma não rsrsrs... o modelo usado nesse setup do vídeo, é o LJM-920, e no audio list os caras dizem que essa corneta tem as MESMAS perdas de um Corneta convencional! sei lá... complicado rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Como é simplismente um alinhamento Vertical, acredito que não viu ... ficaria mais bonito aliás!

Outro adendo legal é que a Corneta usada, é nomeada como Guia de Onda ... mas eu não considero como sendo uma não rsrsrs... o modelo usado nesse setup do vídeo, é o LJM-920, e no audio list os caras dizem que essa corneta tem as MESMAS perdas de um Corneta convencional! sei lá... complicado rsrsrs

BEM complicado realmente,

observando em comparação com a 5015 realmente da pra perceber que a 920 é BEM mais simples.

920:

920.jpg920_a.jpg

5015:

5015.jpg5015_a.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é !

Bom... quando o assunto é mais complexo os nego nem entra no tópico uhauahuaha Ow Fórum que UM DIA Foi bom viu rsrsrs!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa 920 é só um expansor normal com cara de guia de ondas! Se seis lembrarem do vídeo da bomber sobre o guia de ondas, vão lembrar q ele tem um certo "atraso" nas partes mais externas em relação à central, pra fazer ocm que o som chegue o mais "simultaneamente possível" na parte externa!

Já o lance do arranjo vertical, se tiver a distancia menor que 1/4 do comprimento de onda (SNME), evita o comb filter, deixando o sistema ainda mais interessante!

Creio que com um bom processamento, esse sistema teria um bom rendimento "tendendo" a line array.. lógico que não seria uma line propriamente dita, mas dá pra ter menos perdas que num sistema comum (sem o arranjo vertical).

Compartilhar este post

Link para o post

seria viavel a utilização de um esquema desses utilizando apenas "uma caixa" em som automotivo?

Compartilhar este post

Link para o post

mas ae cai na Básico denovo Mano! Uma caixa só é a mesma coisa que "1" caixa só rsrsrs!

O lance que quis mostrar nesse tópico, é que dá pra fazer diferente pow... e ficar melhor... Imagina que LOKO seu som tocando pra P0RRA com 8 de 6" rsrsrs irado!

Imagino que um set bacana seria igualzinho esse ae do vídeo! Mas usaria Band-Pass!

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha, obvio que uma caixa só é uma caixa só.

mais ai entra na questão espaço!

talvez umas 2 ou 3 no maximo, tenho muita vontade de fazer algo parecido com isso ae um dia.

projeto de baixo custo, baixa potência, baixa alimentação e alta eficiência :legal:

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

A oneal esta EXATAMENTE com um line desse...

f03n.jpg

Uploaded with ImageShack.us

300 Wrms

2 Alto Falantes de 6”

Controle de Volume

Turbo Ventilada

Conectores XLR Macho e Fêmea In/Out Duplos (Stéreo)

Circuito Clip Limiter Inteligente (CLP)

Sistema Auto Ramp de Acionamento (ARP)

Sistema de Ventilação Inteligente (ICS)

Proteção Térmica Eletrônica (ETP)

Proteção Contra Curto (SCP)

Entrada Balanceada (BI)

Dimensões (Alt.xLarg.xProf.) 210x620x365 mm

Peso: 23,5 Kg

Compartilhar este post

Link para o post

Mas comprar pronto n tem graça, além de absurdo de caro fica mt "certinho"... bom é tu arriscar fazer memso! rsr

Guto ta fissurado na BP né? rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

No caso das caixas ali de cima, os falantes estão próximos por conta da resposta nos médios. Ninguém com um mínimo de inteligência vai cortar os drivers igual nego corta em trio automotivo num PA, pq o preju depois do evento é GRANDE. Tem que cortar alto pra ter driver pra muito tempo e baixa distorção.

Quanto aos guias de onda, acho que o Renan já explicou BEM.

Não tem muito segredo. O segredo está em tirar o máximo desempenho possível sem comprometer a resposta, aí é coisa pra engenheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

topico interessante..

o unico "Problema" é que toda vez que for colocar o som pra curtir.. vai ter que descer as caixas no chão, tipo as mtl do video!

Rende mais do que deixar emcima da caçamba, ou nao?

Compartilhar este post

Link para o post

topico interessante..

o unico "Problema" é que toda vez que for colocar o som pra curtir.. vai ter que descer as caixas no chão, tipo as mtl do video!

Rende mais do que deixar emcima da caçamba, ou nao?

COM CERTEZA no chão é melhor ... Mas dá pra se virar com ela em cima do carro ... Afinal, trio profissional num é no chão né!

Compartilhar este post

Link para o post

curti esse arranjo

acho qe vou montar um assim, só que com sub800!

Compartilhar este post

Link para o post

essas caixas o cara descartou (ele disse no tópico) preferiu as 6" ... Eu particularmente não Curto muito essas cornetas Muito Longas e Fechadas!

Compartilhar este post

Link para o post

Entoa, é mais por questao estetica msmo, fazer uma corneta menor, pra 4 de 10" ou 12" , que pegue bem de 150hz pra cima ja ta otimo!

4 18"

4 10" ou 12"

2 Ti 2"

***tinha pensado em fazer 4 modulos com 2woofer de 8" + 1 Drive Ti 1" ou fenolico + st , como o Kleber fez uma pra ele, e postou ae!

mas acho qe com 4 de 10" ou 12", vai dar uma pegada mais forte.

Editado por Miranda

Compartilhar este post

Link para o post

sei lá... acho que seu set vai acabar sendo o "normal" que todo mundo faz mesmo! (não estou dizendo que seja ruim)

Compartilhar este post

Link para o post

Num Chora Miranda POW o-o-

Nem precisa ser uma PUUUTA CAIXA, não existe muito segredo... a principio, nem precisa levar muito a sério esse lance de "COMB FILTER" pois como já disse e muito NÃO concordam tem vezes que o acoplamento é Muito bom! é um ERRO que faz bem rsrsrs

Eu to querendo achar um esquema igual achei um tempo atrás, de falantes de 5"... os caras nas lojas de eletrônica estavam vendendo caixa fechada de Mid-Bass de 5" com 10 dentro, por coisa de 100 reais! Mô Esquemão da China! Vou dar umas andadas pelas lojas que conheço por aqui =)!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...