Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
LipeCSOUSA

Cabos de alimentação

Recommended Posts

Pessoal

Conto com a ajuda de voces:

Tenho 3 amplificadores que vou usar no meu trio em andamento:

Corzus HT1000 1200rms: 2 10pw3

Taramps TA2700 2700rms: 2 eros sds 818

H-Buster HB4300 600rms: 2 d305 , 2 st400

De acordo com a fórmula: I=P/U:

I(ta2700) = 2700/12,6 = 214

I(ht1000) = 1200/12,6 = 95

I(hb4300) = 600/12,6 = 47

Ficando as baterias atrás dos bancos dianteiros (150ah de bateria + 45ah do cofre + 100ah que irei comprar após 1 mes de som montado tocando) e os amplificadores atrás dos bancos de trás, creio que não será necessário mais do que 2 metros de fio. Sendo usado então entre 1~2m.

Porém de acordo com essa tabela que peguei aqui no fórum: http://www.autosom.net/artigos/tab2.htm

Terei que usar bitolas para a taramps, corzus e h-buster respectivamente de 33.60 , 13.30 e 6.00.

Será isso mesmo? Mesmo os amplificadores recomendando em seus manuais bitolas menores? E outra dúvida: o cabo que liga uma bateria na outra, tem que ser de que bitola?

Estou tão preocupado com os cabos pois já gastei muita grana equipamentos para o trio que não quero levar uma facada em cabos na equipadora daqui da minha cidade.

Desculpem qualquer pensamento errado. Conto com a ajuda dessa galera bem entendida daqui do fórum para entender essa questão.

Flw pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo segue a tabela, quanto custa teu carro? 20mil? 40 mil? 10mil?

vale a pena perder isso por causa de alguns reais? Se chegar na loja com estes modulos e falar que nao tem dinheiro pro modulo

vão dar risada de ti amigo, tibola de cabos e fios é sempre com sobras, existe perdas que podem comprometer o funcionando do teu som.

Sempre use maior que o recomendado, na duvida por a bitola maxima do borne do teu modulo. NUN esquece de fusivel, cabo do alternado vai fusivel nas duas pontas.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, então

Vou usar 35mm² pra taramps, 16mm² pra corzus e 6mm² pra h-buster.

O único problema de usar bitolas maiores, é só por ser mais caro mesmo?? Não tem realmente nenhum problema usar 35+ quando pede 21mm²?

E para ligar a bateria do cofre com a auxiliar de 150ah? De quanto, a bitola?

Só mais uma coisa, na questão de cabos residenciais:

A tabela mandou usar 33mm² para o amplificador de 2700. 33mm² para fios automotivos ou para fios residenciais?

Se for 33mm² para fios automotivos, qual bitola uso se for comprar residenciais??

Editado por LipeCSOUSA

Compartilhar este post

Link para o post

Então amigo, Até onde eu sei, o único problema de super dimensionar a fiação é o preço mesmo. Pode seguir essa tabela ou colocar a mais que é tranquilo.

Quanto a ligação da bateria auxiliar, poderia ser feita com um cabo de 35mm, afinal, melhor sobrar do que faltar não é mesmo?

Lembrando que deve-se usar fusivel antes de cada bateria. Se for Usar residencial, a bitola é 35mm.

Aconselho fazer uma busca no Forum, que há bastante coisa a respeito.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode usar 10, 16 e 35, e fica tranquilo que esses AMPs não puxam isso, já está super dimensionado, sem contar que essa potência não é aplicável (musical), alguns não chegam no declarado nem no PICO, se puxassem tudo isso teriam que trocar todos os fusíveis...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não colocaria 35mm no cabo da minha bateria até a auxiliar , por que ficaria um calombo no meio do meu carro, e meu alternador gera 60 amperes, meu cabo de 16mm é suficiente o meu som, a bateria do meu cofre é suficiente para meu sistema.

Para o seu caso veja se é viavel e se é possivel passar o cabo pelo carro sem ter que furar a lata e tal, sinão poe um fio de 16mm já é suficiente para a maioria dos alternadores e ponha uma chave liga e desliga para quando desligar o carro, desligar a bateria e não puxar energia da bateria do cofre.

Compartilhar este post

Link para o post

bota 35mm² pro TA2700, 21mm² pro corzus e 16mm pro hbuster

pronto, tudo bem dimensionado.

não vale apena economizar uns trocados mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

A tabela é baseada nos manuais americanos de competição. É EXTRA superdimensionada, coisa pra menos de 5% de queda de tensão em DC.

O manual do amplificador traz medidas mais realistas. Não precisa seguir aquela tabela, ela é uma referência pra quem quer se adequar às normas de competições, mas na vida real é gasto à toa.

Só vale a pena investir pesado em bitolas maiores quando há possibilidade de upgrade no set, aumentando a potência. Assim você não precisa mexer nos cabos.

De outra forma, siga a recomendação do fabricante. Pra um cabo desses sequer ficar MORNO, o consumo tem que ser muito maior do que o consumo do amplificador... tocando música é coisa de 4x o consumo.

Pra chegar a ponto de incendiar o carro então... mais fácil o incêncio iniciar no amplificador, bornes ou porta-fusível, que num cabo desses.

Compartilhar este post

Link para o post

bota 35mm² pro TA2700, 21mm² pro corzus e 16mm pro hbuster

pronto, tudo bem dimensionado.

não vale apena economizar uns trocados mesmo.

:+1

:rever1:

edit:

compre os cabos em uma lojas de ferragens, materiais de construção, materiais elétricos e etc.

pra você ter uma base, aqui eu paguei 14 reais o metro do cabo de 35mm, residencial flexivel.

Editado por I2afael

Compartilhar este post

Link para o post

Pode crer, 35 21 e 16.

Valeu mesmo ae a opinião de todos.

Tirou fácil as dúvidas.

Essas bitolas(35, 21 e 16) são as de cabos para som automotivos (pompéia, techsound, ...) ou de cabos residenciais flexíveis?

Ou estou enganando e um residencial de 35mm² passa corrente do mesmo jeito que um tech-sound de 35mm²?

Flw povo entendido!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode crer, 35 21 e 16.

Valeu mesmo ae a opinião de todos.

Tirou fácil as dúvidas.

Essas bitolas(35, 21 e 16) são as de cabos para som automotivos (pompéia, techsound, ...) ou de cabos residenciais flexíveis?

Ou estou enganando e um residencial de 35mm² passa corrente do mesmo jeito que um tech-sound de 35mm²?

Flw povo entendido!

Passa sim, se os dois realmente tiverem os 35mm. A bitola é a mesma tanto para automotivo quanto para residencial. Ou pelo menos deveria ser. Acontece que algumas empresas não cumprem o que prometem e as vezes um cabo de 21mm tem na verdade 16mm. Pode pesquisar aqui mesmo que você acha alguns tópicos a respeito disso.

Não sei se mudou, mas era isso que acontecia.

Agora o user que diz ter pago R$14 no metro do 35mm residencial, tá meio caro... Na net acha TECHSOUND por R$19 ou pouco mais. Pelo que sei, essa marca não mente nas medidas.

Editado por Gti

Compartilhar este post

Link para o post

A tabela é baseada nos manuais americanos de competição. É EXTRA superdimensionada, coisa pra menos de 5% de queda de tensão em DC.

O manual do amplificador traz medidas mais realistas. Não precisa seguir aquela tabela, ela é uma referência pra quem quer se adequar às normas de competições, mas na vida real é gasto à toa.

Só vale a pena investir pesado em bitolas maiores quando há possibilidade de upgrade no set, aumentando a potência. Assim você não precisa mexer nos cabos.

De outra forma, siga a recomendação do fabricante. Pra um cabo desses sequer ficar MORNO, o consumo tem que ser muito maior do que o consumo do amplificador... tocando música é coisa de 4x o consumo.

Pra chegar a ponto de incendiar o carro então... mais fácil o incêncio iniciar no amplificador, bornes ou porta-fusível, que num cabo desses.

Siga esse conselho e não mate mosca com bomba atômica, além de não gastar dinheiro onde não precisa.

Não existe 21mm (flexível classe 4 750V) "residencial", de 16 vai pra 25, 16mm SOBRA, 10mm SOBRA, 35mm SOBRA, vai "jogar dinheiro fora".

Compartilhar este post

Link para o post

cara qnt mais melhor uso 50mm no meu taramps 2k

manda ver eh coisa de uns 3~5reais a mais do 30mm pro 50mm

abras

Compartilhar este post

Link para o post

Isso aí, coloca um 95, fica facinho pra passar, depois vc estrangula ele no conector, PERFEITO...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...