Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Beto TunningWay®

Petrobras oficializa campeonato de marcas

Recommended Posts

Petrobras oficializa campeonato de marcas

 

EDUARDO LOPES

 

Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

 

Em 14/03/11 as 17:37

 

 

 

 

O campeonato nacional de marcas estava ausente no Brasil desde 1994. Agora, com o suporte principal da Petrobras, a competição está de volta. Com o nome de Copa Petrobras de Marcas e com o patrocínio da Pirelli, a modalidade tenta sobreviver ao seu alto custo e à desconfiança das montadoras, ainda restritas a três nomes: Chevrolet Astra, Ford Focus e Honda Civic. Cada temporada custará a equipe algo em torno de R$ 500 mil.

 

Além dos dois patrocinadores, a competição conta ainda com o apoio da Fremax, da Ecopads, da Pioneer e da Motec. Todas as marcas terão direito a exposição nos carros, que correrão sob as lentes da Rede TV, emissora com exclusividade na transmissão das corridas em televisão aberta. Ainda há negociação para a TV fechada.

 

Com a competição, a Petrobras garante mais uma modalidade entre seus patrocinados dentro do automobilismo que, segundo o gerente de patrocínios da empresa, Claudio Thompson, é a prioridade entre os apoios no esporte. “Queremos estar presentes em pelo menos uma competição de cada categoria. Já temos kart, rali... Agora teremos o retorno do turismo no Brasil”, afirmou.

 

Apesar de a empresa ainda não ter finalizado a estratégia de publicidade que utilizará na Copa Petrobras de Marcas, algumas diretrizes já foram anunciadas no evento que oficializou o retorno do campeonato. A gasolina usada será a mesma que é utilizada nos postos convencionais, trocando um conceito usualmente utilizado. Neste caso, a ideia será dizer que o combustível vai “da rua para as pistas”, e não o contrário.

 

A intenção é usar o apelo da competição, que usa marcas acessíveis ao grande público, no caso o Focus, o Civic e o Astra. Esse é também o apelo que a organização da competição, sob o comando da Vicar, tenta dar ao espectador. “Queremos chamar o público para as corridas, com atrações para mulheres e crianças, nos autódromos. Todos atraídos por aquela sensação de que pode comprar, já na segunda-feira, o carro que viu nas pistas”, afirmou Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar.

 

As montadoras, no entanto, parecem não compartilhar de tamanha empolgação. Apesar do uso de sua imagem, o patrocínio não está garantido. Ele poderá ser feito para alguns pilotos, que terão a marca estampada no capô do veículo. A própria organização do evento promete blindar a Chevrolet, a Ford e Honda, a fim de “evitar problemas extras para elas”. Para isso, a organização escolherá por conta própria quem utilizará determinado carro, buscando sempre o equilíbrio entre os três modelos usados.

 

O primeiro ano é considerado pelos envolvidos o mais difícil. A esperança é que aos poucos as empresas tenham maior segurança na competição e, dessa maneira, mais empresas se juntem a Petrobras e a Pirelli, e mais montadoras ponham seus modelos de automóveis nas pistas."

 

http://www.maquinadoesporte.com.br/i/noticias/patrocinio/19/19720/Petrobras-oficializa-campeonato-de-marcas/index.php

 

Minha empolgação com a nova categoría terminou quando descobri que os carros só terão a bolha dos modelos comercializados, toda a parte mecânica será a mesma para todos os carros... <_<

 

 

 

Dados técnicos

 

O campeonato reunirá os modelos Honda Civic, Chevrolet Astra e Ford Focus, preparados para competição, que usarão pneus slick Pirelli e transmissão sequencial de seis marchas. Com isso, prevalecerá a competitividade com custos operacionais baixos para equipes e pilotos. Os carros serão preparados a partir dos modelos de fábrica, respeitando todas as normas FIA, notadamente nos aspectos de segurança. Os apêndices aerodinâmicos serão fabricados em materiais compósitos.

 

Freios especiais de competição e a caixa de transmissão serão ingleses, das marcas AP e Xtrac, respectivamente, os mais usados nas principais categorias de turismo do mundo atualmente, como BTCC, WTCC e TC2000. Ainda a exemplo destas, a organização colocará a disposição dos concorrentes motores de 4 cilindros, com cerca de 280cv, preparados e equalizados por empresas independentes e renomadas como Cosworth e Berta S/A, alimentados com gasolina Petrobras Pódium e lubrificante LUBRAX. As rodas serão italianas de cubo rápido da marca OZ e os carros contarão também com macacos pneumáticos.

 

Fonte:

 

http://www.marcasepilotos.com.br/2011_03_17_02.html

 

Novamente perde-se uma grande oportunidade de ver as fabricantes brigando entre sí pra valer na pista e de quebra aproveitando pra desenvolver tecnologias que possam ser aproveitadas nos carros de produção... pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo jeito será uma 2ª divisão da stock.Nada haver com o antigo Marcas e pilotos.Aquilo sim podia ser chamado de competição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A parte onde "os motores serao os mesmos" cagou no pau...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Novamente perde-se uma grande oportunidade de ver as fabricantes brigando entre sí pra valer na pista e de quebra aproveitando pra desenvolver tecnologias que possam ser aproveitadas nos carros de produção... pasmafaute

 

 

Os americanos que tinham o lema "ganha corrida no domingo, vende na segunda"... na época dos Muscle cars, competindo em corridas como Daytona... Dodges, Mustangs ...camaros.....

 

Não entendo essa de querer "igualar" tudo... daqui uns dias os jogos de futebol serão dois times para o Brasil todo, só trocam as camisas para poder gerar "isonomia".... o mundo não é uma isonomia ca*****...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria deveras interessante ver astra vs focus vs civic todos stock..... Claro que focus provavelmente levaria a maioria, mas seria interessante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria deveras interessante ver astra vs focus vs civic todos stock..... Claro que focus provavelmente levaria a maioria, mas seria interessante!

 

Mas aí que tá o pulo do gato. Não precisava nem ser original, mas ter no regulamento regras que limitassem as alterações.

 

Tipo, motor pode ter até tantos cv, e pode se alterar por exemplo, comando, trabalhar cabeçote, escape, admissão, mapeamento da injeção.

 

Aí suspensão, pode fazer o acerto que quiser, desde que seja fixa. O que obriga a trabalhar o acerto de outras formas durante a corrida.

 

Freios, fluído dot 5 e pastilhas mais eficientes.

 

Rodas, define a medida por exemplo entre 15" e 17" que são as medidas mais utilizadas nos originais. Pneus, o que achar melhor, desde que sejam pneus que estejam disponíveis no mercado.

 

E por aí vai.

 

E claro, os ítes de segurança, roll Cage, chave geral, sistema de extintor, banco concha com cinto de 5 pontos etc...

 

Aí sim daría gosto de ver os pegas! E sería bem mais viável para mais pilotos entrarem nas categorías.

 

O lance da diferença entre os modelos que é o bacana! Antigamente tinha Fiat com motor 1.3 correndo com Passat AP 1.8, correndo com Fusca 1.6, Contra Chevete 1.4, e todo mundo ia meio junto no bolo!

 

Era muito bacana de se ver, cheguei a ver algumas corridas já na decada de 80, com muitos Gol, Voyage, Escort, etc mandando ver nas pistas, coisa linda!

 

Marcas%2B92f.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tinha que limitar cilindrada e alguns itens mas cada um com seu motor...focus duratec, honda vtec...ia estimular a venda dos modelos...agora se não tem nada a ver com o da concessionaria, fica sem graça...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tinha que limitar cilindrada e alguns itens mas cada um com seu motor...focus duratec, honda vtec...ia estimular a venda dos modelos...agora se não tem nada a ver com o da concessionaria, fica sem graça...

Eu nem colocaria fé no motor R18 vtec novo da honda, o motor eh uma verdadeira Mer**... Agora, se usassem o K20tao, a historia seria outra :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualmente a Fórmula Truck faz um pega legal entre as marcas (Mercedes, Scania, Volvo, Iveco, VW e Ford). Antes as equipes eram independentes, mas depois que a mercedes entrou na brincadeira e montou a sua equipe a coisa melhorou bastante,atualmente todas as marcas tem um representante "oficial" na fórmula truck e os pegas estão cada vez melhor.

 

 

O campeonato de marcas e pilotos no RS tb é divertido...

 

 

 

andrekotoman300x199.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

campeonatoregionalfotod.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

dud1932.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

img4c9573fb2f752.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

img4972.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

img5076t.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

marcaszt.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

marcasgrid.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que é sim Beto depois vou dar uma procurada..

Antes eu acompanhava O marcas e pilotos no Speed channel.. é pega do começo ao fim, cada carro com o seu motor de fabrica ai sim era legal..

Outra categoria que acho que esta meio esquecida é o rally nacional já assisti varias etapas (pela tv) e esse ano quero ver se vou ver ao vivo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, realmente foi triste essa parte de motores iguais! Deveria deixar a marca trabalhar com o que oferece nas ruas. Se fizesse sucesso, quem sabe no meio do ano não pintaria por aqui uma Powershift pro Focus, pra compensar o vergonhoso AT4 dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...