Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Somzeira

Duvida ligação 3 subs

Recommended Posts

Postado em

tava lendo aqui um artigo no autosom.net de ligação dos subs mas nao intendi bem, acho q lá era somente falantes de bobina simples

a duvida é a seguinte: caso eu ligue 3 subwoofer 4+4 em paralelo ou em serie qual seria a impendancia final?

e se fossem 2+2?

valeu moçada

Postado em

tenho uma duvida, caso os subs fossem de impedancia diferentes, por exemplo:

2 subs de 500 wrms cada e bobinas dupla de 2 ohms, ligados em serie somando 4 ohms cada sub

e ligados em paralelo os dois totalizando 2 ohms...

mas o terceiro sub seria de 1000 wrms e bobina dupla de 4 ohms ligado em paralelo somando 2 ohms

ligando tudo isso a 1 ohms...

a duvida é, quanto de potencia um modulo de 2000 wrms a 1 ohms mandaria p/ cada sub????

Obrigado!

Postado em

Cara, simplesmente você desenterrou um tópico.

Se já pesquisou e não encontrou nada a respeito.

Abra um novo tópico.

Mais do que um Cadeado, garanto que não ganha...

Afinal de contas, é uma boa pegunta, e não sei te responder hehehehe

Postado em

2 subs de 500 wrms cada e bobinas dupla de 2 ohms, ligados em serie somando 4 ohms cada sub

mas o terceiro sub seria de 1000 wrms e bobina dupla de 4 ohms ligado em paralelo somando 2 ohms

a duvida é, quanto de potencia um modulo de 2000 wrms a 1 ohms mandaria p/ cada sub????

Obrigado!

Em tese ele estaria mandando os mesmos 2000 para todo o sistema, mas é certeza que os subs responderiam de forma diferente, pois são potências diferentes e parâmetros diferentes.

Eu já fiz uma ligação de 3 subs bobina dupla de 2ohm, ligando dois em série e um em paralelo, pois o módulo na época era 2ohm... No final das contas fechou em 3ohm, mas o que foi ligado em paralelo fechando em 1ohm claramente recebia muito mais potência que os demais, pois rendia bem mais que os outros 2... Fiquei assim por umas 3 semanas e depois peguei um amp que fechava em 1ohm, aí fiz a ligação para fechar os subs em 1,33ohm e já era...

Postado em

Obrigado!

ficará 25% + 25% + 50% , 3 subs... vai ficar 500 pra cada sub e 1000 pro terceiro sub.

abss

Postado em

ficará 25% + 25% + 50% , 3 subs... vai ficar 500 pra cada sub e 1000 pro terceiro sub.

abss

Exato! Nao mudam apenas o parametro dos subs... a potencia que o amp envia varia de acordo com a impedancia!

Exemplo.. um amp que fornece:

1000w em 1 ohm

500w em 2ohms

250w em 4 ohms

125wrms em 8ohms

Se tu liga 1 sub com bobinas fechadas em 2 ohms, e mais 2 subs com bobinas fechadas em 4 ohms cada (totalizando 1 ohm final), vai ficar 50% da potencia do amp pro sub que fechou em 2 ohms.. e 50% da potencia pros outros 2 ohms, ou seja, dividindo pros dois!

Eh tudo aproximadamente proporcional! DIgo aproximadamente pq nunca vai 100% exato.. mas da pra ter uma boa nocao!

E se forem sonofletores de impedanicas e frequencias diferentes, cada um recebe sua impedancia!

Exemplo.. se no amp ficticio acima vc liga um sub de 2+2 fechando em 1 ohm, um par de woofers de 8 ohms fechando em 4 ohms e um drive ti de 8 ohms, o sub vai receber 1000wrms, os woofers vao dividir os 250wrms e o driver 125wrms!!!

Postado em

Exato! Nao mudam apenas o parametro dos subs... a potencia que o amp envia varia de acordo com a impedancia!

Exemplo.. um amp que fornece:

1000w em 1 ohm

500w em 2ohms

250w em 4 ohms

125wrms em 8ohms

Se tu liga 1 sub com bobinas fechadas em 2 ohms, e mais 2 subs com bobinas fechadas em 4 ohms cada (totalizando 1 ohm final), vai ficar 50% da potencia do amp pro sub que fechou em 2 ohms.. e 50% da potencia pros outros 2 ohms, ou seja, dividindo pros dois!

Eh tudo aproximadamente proporcional! DIgo aproximadamente pq nunca vai 100% exato.. mas da pra ter uma boa nocao!

E se forem sonofletores de impedanicas e frequencias diferentes, cada um recebe sua impedancia!

Exemplo.. se no amp ficticio acima vc liga um sub de 2+2 fechando em 1 ohm, um par de woofers de 8 ohms fechando em 4 ohms e um drive ti de 8 ohms, o sub vai receber 1000wrms, os woofers vao dividir os 250wrms e o driver 125wrms!!!

Mas no caso dele, todos os 2 subs fecham em 2ohm, a diferença é que o de 1000wrms é bob dupla de 4ohm e ligado em paralelo fecha em 2ohm...

Esta situação que vc citou aconteceu no meu caso, onde a impedância final fechou em torno de 3ohm, mas um sub esta com a impedância menor e consequentemente recebendo mais potência....

Postado em

abss

é estava pensando dessa forma tbm, mas não tinha certeza...

mas agora c/ a ajuda do pessoal deu uma clareada na mente, obrigado!

ah! os subs são meus 2 alpine type-r + 1 type-x q vou comprar, seria provisório até eu comprar o outro type-x.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...