Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rui

RTA Tabajara

Recommended Posts

Bom pessoal,

Chegou a M-Audio (foi bem rapido desta vez)...

Paguei US$ 128.00 e passou direto, ou seja, não foi tributado, então ficou algo em torno de R$ 200.00 (não sei ao certo pois ainda não chegou o cartão)...

E como criança não aguenta ficar sem brincar com o brinquedo novo, corri e comprei o ECM, que foi mais R$ 220.00. Portanto custo total do RTA "Tabajara" :rolleyes: foi de mais ou menos R$ 425.00...Acho que fiz boas compras..

Agora eu precisava de uma forcinha. O True RTA que eu baixei é tipo versão demo, ou seja não fuciona todas as opções. Ai eu tinha baixado também o Visual Analyser 10.0.5 só que não me dei muito bem com ele...Daí tem esse que o Edgar me sugeriu, que na verdade ainda não tive tempo de testar...

Queria saber se alguem tem mais sugestões de programas para eu usar (devidamente "liberados" - se é que me entendem)?

E mais uma coisinha, é normal ter que usar o ganho do mic bem alto (quase clipando) para se obter as leituras?

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que alguem me arrumava uns links com os programas?

Obrigado,

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando.. esse assunto muito me interessa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não só o link, mas também um tópico bem debatido aqui:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=109256&st=0

Obrigado Luciano...

Numa pesquisa que fiz a um tempo atras eu ja tinha visto este topico, so que acho que nao tinha entrado nos links...

Consegui baixar o RoomEq, e acho que encontrei o que procurava...Ele ja tem um arquivo com uma "calibracao generica" pro ECM8000...

Se alguem tiver mais alguma sugestao...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... desenterrando o tópico...

E aí Rui, como funcionou o tal RTA? To querendo um, mas beeeeem baratinho!

Qual software vc achou melhor?!

Obrigado e um abraço,

Lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um aparelho desse:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/522285-REG/MXL_MIC_MATE_USB_Mic_Mate.html

E um Microfone BEHRINGER ECM8000

http://www.thomann.de/de/behringer_ecm_8000.htm

E estou usando o True RTA Pro com todos os niveis liberados... quem quiser, é só baixar aqui!

Funciona perfeitamente!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei um aparelho desse:

http://www.bhphotovideo.com/c/product/522285-REG/MXL_MIC_MATE_USB_Mic_Mate.html

E um Microfone BEHRINGER ECM8000

http://www.thomann.de/de/behringer_ecm_8000.htm

E estou usando o True RTA Pro com todos os niveis liberados... quem quiser, é só baixar aqui!

Funciona perfeitamente!

Abraços

Poxa, se soubesse que vc ia pedir, pedia junto com vc.

Fui ver, aqui no BR o mic custa 330,00. Impraticável. O le-Son tá saindo por 89,00, mas já não é mais o mesmo microfone. Não rola mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, foi um colega meu q trouxe na mala... saiu baratinho!

Compartilhar este post

Link para o post

Foi 160 reais, mas eu dei 200 pro cara.. pro cafezinho! :P

Pior que tb não sei de ninguém q vai por esses dias... no meio de 2012 eu vou! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Hummmm... achei que estivesse mais barato...

Se rolar de pagar em 3x, acabo pegando aqui no BR mesmo. Quero ver se estou com isto na mão até o término da minha salinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Achou caro 160 reais o mic mate MXL + microfone EMC? putz!!

Tudo novo.. achei baratinho pq é coisa boa!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... desenterrando o tópico...

E aí Rui, como funcionou o tal RTA? To querendo um, mas beeeeem baratinho!

Qual software vc achou melhor?!

Obrigado e um abraço,

Lucas

Fala aí Lucas, blz?

Cara, vou te falar que eu comprei a Maudio e o ECM e estão parados aqui... Eu tentei fazer algumas leituras com o trueRTA e este EQroom no meu home mas não acertei fazer... Devo estar fazendo algo de errado, coisa de cabaço mesmo!!! [^]

Eu tinha separado esta semana pra fazer isso funcionar, porque já quase finalizei a instalação do carro e tava querendo usa-lo no meu set. Ia até criar um topico com algumas pequenas duvidas que eu tenho, mas aí tive que trabalhar em dose dupla (peão é phod@!!!)... Agora só semana que vem que vou poder mexer com isso...

Vou tentar ir no encontro de 5ª que vem, e se eu for vou levar Maudio + ECM + note e ver o que consigo por lá...

Assim que eu conseguir alguma coisa eu posto aqui...

Kleber,

Eu sei que vc tá meio longe daqui de SP, mas comprei o meu na Santa Efigenia por R$ 220,00, mas foi a vista!

[]s

Rui

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Legal as informações Edgrau e Rui...

eu estava pensando em utilizar algum mic já USB, talvez da Samson... mas...

como calibrar o RTA? tem que arrumar umss caixas de referencia e calibrar?! ou tem alguma "formula mágica" ou "arquivinho de configuração" mágico perdido ae pela net para calibrar o bicho?!

Valeu!!!

Editado por LucasMatheus

Compartilhar este post

Link para o post

Legal as informações Edgrau e Rui...

eu estava pensando em utilizar algum mic já USB, talvez da Samson... mas...

como calibrar o RTA? tem que arrumar umss caixas de referencia e calibrar?! ou tem alguma "formula mágica" ou "arquivinho de configuração" mágico perdido ae pela net para calibrar o bicho?!

Valeu!!!

A forma como é feito eu não sei, mas sei que precisa de um outro mic calibrado para calibrar o seu...

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber,

Eu sei que vc tá meio longe daqui de SP, mas comprei o meu na Santa Efigenia por R$ 220,00, mas foi a vista!

Opa, bem melhor! Se rolar de ir em SP pelos próximos meses, aproveito pra trazer.

O ECM8000 e as cápsulas panasonic já são cadastradas no TrueRTA, então não precisa calibrar o microfone.

GERALMENTE a entrada tem resposta plana, mas quem quer máxima precisão pode calibrar o pré + entrada, usando um loop, ligando o pré entre a entrada e o line-out. Assim você pega a curva de resposta.

Só o ECM + true RTA dão resultado ótimo, se o pré de microfone for bom. No meu caso, vou usar minha Behringer 502 como pré, então só preciso do microfone mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

...pode calibrar o pré + entrada, usando um loop, ligando o pré entre a entrada e o line-out. Assim você pega a curva de resposta.

Como que eu faço isso Kleber? Vc poderia me explicar

Só o ECM + true RTA dão resultado ótimo, se o pré de microfone for bom. No meu caso, vou usar minha Behringer 502 como pré, então só preciso do microfone mesmo.

Acredito que Minha M-Audio tb seje boa, não? Se eu espetar ela no note e o ECM nela, basta eu usar o trueRTA, selecionando este mic la´nas configurações, e aí é só correr pro abraço? Simples assim?

Obrigado,

[]s

Rui

Compartilhar este post

Link para o post

eu uso um mic da denon de calibraçao do receiver denon, usa capsula panasonic...

rui, assim: todo mic usando capsula panasonic necessita um circuito simples q funciona como um pre-amplificador equalizador pra evitar distorção do mic em frequencias mais baixas e em volumes q passem de 88db(se não me engano é esse nivel dedecibeis). a própria panasonic fornece o desenho do circuito e a lista de componentes a serem usados.

alguns circuitos permitem captar até 50khz, outros permitem até 20, outros até 30.

pelo que eu entendi o kleber disse pra testar a saida e a entrada pra ter certeza de que está saindo e entrando toda gama de frequencias, fazendo um loop na placa de som, ao menos eu fiz esse teste na minha. outro teste que executei foi efetuando o loop passando pelo amp testando senoide em algumas frequencias e ruido rosa com o rta pra ver possiveis limitações do amp...

mais tarde complemento mais se ver que será necessário, ou qualquer coisa, mpme....

Compartilhar este post

Link para o post

Show o tópico... agora a dúvida que me bateu é: M-Audio ou MXL USB Mic Mate ???? Em conjunto com um emc8000......

Compartilhar este post

Link para o post

MXL = Solução simples e mais barata para o RTA. Funcional. Serve apenas para captação de aúdio.

M-Audio = Solução um pouco mais cara. Funcional. Não tão simples (precisa de 2 cabos, o USB e o do Microfone). Porêm vc estará comprando uma placa de audio que serve para muitas outras coisas alêm do RTA. Tem boa qualidade de reprodução de audio, 2 entradas de microfone com alimentação phanton, entrada e saída coaxial digital, outras entradas e saídas.. etc etc etc...

Abs

Show o tópico... agora a dúvida que me bateu é: M-Audio ou MXL USB Mic Mate ???? Em conjunto com um emc8000......

Compartilhar este post

Link para o post

ECM8000 deve usar as mesmas cápsulas panasonic, pelo que eu ouvi falar, usam.

Opa meio atrasada a resposta mas derrepente ainda sirva pra algo..

é a mesma capsula sim wm61 ou 60 se não me engano, a diferença é que a mesma tem aquelas modificações das trilhas(originalmente 2 e com modificação posterior para 3) alem de outros componentes para aguentar a alimentação do Panthon e nao clipar....

Tem na antiga audiolist o projeto de modificação, e tinha tbm o projeto de pré para ela, o autor era Nabucco alguma coisa...

Uma RTA tabajara bem barato e funcional,pra pouco SPL é este leson, junto com uma dessas placas 5.1 USB que tem por ai(aquelas mais complexas nao aquelas simples de 30 mangos..), usei uma por um tempo e era relativamente funcional...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, acompanhando. Fiz um teste com o true rta free com um microfone ligado diretamente no notebook (na entrada pra mic. mesmo) interessante, deu pra avaliar algumas coisas do som, mesmo que nao precisamente. Alguem poderia me passar o Tru rta completo hehehhehe ou outro programa parecido mais completo? grato

att.

Ebert

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...