Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Deivid E.

ST1k5 BAT 60AH + 95AH - Qual sub? R$ 700,00

Recommended Posts

- 1 Sub de 12":

12 * 2,54 = 30,48 cm (diâmetro)

30,48 / 2 = 15,24 cm (raio)

A = pi * r² = 3,1415 * 15,24² = 769,63 cm²

Para 3 subs de 12": 769,23 * 3 = 2188,91 cm²

- 1 sub de 15":

15 * 2,54 = 38,1 cm (diâmetro)

38,1 / 2 = 19,05 cm (raio)

A = pi * r² = 3,1415 * 19,05² = 1140,05 cm²

Para 2 subs de 15": 1140,05 * 2 = 2280,10 cm²

Ou seja, na teoria 2 subs de 15" tem um pouquinho mais de área de cone que 3 subs de 12". Mas vale lembrar que nem todos os subs tem exatamente aquele diâmetro da teoria, existem pequenas variações, de alguns milímetros.

E outra, depende também da potência dos subs a serem comparados, nesse caso os 3 subs de 12" tem, aproximadamente, 2188 cm² de área e suportam 1200w RMS (3*400), e os 2 de 15" tem, aproximadamente, 2280 cm² de área e 1100w RMS (2*550).

Resumindo, na prática, 3 Pioneer de 12" ou 2 Protech de 15" vão render praticamente a mesma coisa. Vai do gosto de cada um.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

/\ por isso q o fabricante declara a area exata de cone, pra não ficar apenas na teoria generica q não da pra ser sempre levada como base, somente naqueles casos quando não se tem os parametros, como a grande DD misteriosa.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz... Vc ja teve excursion?

Oloco... Caixa grande hein!!

ja tive sim amigo...e usava apena 1 de 15 numa caixa de 84L...eu curto subgrave...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho muito difícil um custo-benefício melhor que o dos protech. Em meu sistema, os Excursion 15" estão muito bons. Uso 79L cada câmara, não desce tãããããããããããão bem, já tive subs menores que desciam mais (em caixas absurdas de grande, claro) mas o protech não deixa a desejar, e o spl tá ótimo. Assim que o carro chegar da oficina, farei uns vídeos e posto em meu tópico (vide assinatura).

Quanto à área, é a área de CONE que conta, então como venho dizendo desde o início (apesar de que no primeiro post cometi o engano de somar os diâmetros ao invés da área, hehe), varia de falante p/ falante e de forma genérica são valores muito apróximados, então não dá p/ estabelecer '2x15" tem mais área que 3x12"' ou vice-versa.

Compartilhar este post

Link para o post

Eh galera, vou optar pelo protech mesmo, acho que os pioneer fariam melhor nas musicas eletrocas... Mas ai entra a questão da impedancia que nao vai casar certinho e a caixa que eh chata pra fazer, uma vez que vou optar pelo DIY...

Vlw a todos hein!!!!!!

Fico aguardando seu video ciso..

Já comecei as simulações no winISD...

Acho que vou de 84L ! Como o toreto falou...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...