Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Sandro_kkk

Caixa do manual, ou maior ? Vale a pena ?

Recommended Posts

Olá.

Faz tempo que estou recolhendo informações sobre uma caixa boa para meus 2 e2k 12" (modelo antigo) de 700w. Aqui no fórum tem alguns relatos, mas não pude concluir se é realmente o que quero.

O carro é um Gol bola, o amplificador será um Stetsom 3k7, era para ser um 2k5 mas o vendedor não tinha e foi esse mesmo.

Quero obter subgrave mesmo, o som é interno, se sair é melhor, mas sem abrir a mala.

Ocorre que sempre lí que para o e2k render subgraves, precisa-se de uns 55L para cada sub. Eu simulei, simulei e cheguei na caixa que já posto abaixo, mas antes gostaria de dizer que fiz um comparativo com a caixa sugerida pela Bravox e não notei MUITA diferença entre elas.

Pretendo construi-la assim: (meio tosco, fiz no Corel em escala)

De lado: (em vermelho é o duto)

boxgz.th.jpg

De frente:

box2r.th.jpg

Vista superior, apenas da base menor... Os dutos vão ficar bem próximos do sub. Mas vou mante-los assim pois se precisar adicionar mais um, cabe certinho no outro lado.

box3l.th.jpg

Gostaria que após analisarem os gráficos, opinassem qual das duas vale mais a pena.

Segue então:

Em preto a caixa é a que projetei, os dados são:

alegnzss023.jpg

Ela tem 60L brutos. Com sub e duto, cai pra pouco menos de 53L, mais algum reforço

Em vermelho, a caixa sugerida pela Bravox, porém com duto de 43cm para baixar mais a sintonia, recomendam 40cm... Os dados:

alegnzss024.jpg

Essa tem 47L brutos.

Os gráficos:

figura1v.th.jpg

figura2l.th.jpg

figura3h.th.jpg

figura4.th.jpg

figura5h.th.jpg

figura6.th.jpg

figura7f.th.jpg

figura8x.th.jpg

figura9l.th.jpg

Vale lembrar que fiz esta simulação usando apenas um sub como referência. Como as câmaras são separadas acho que não terei diferença nos gráficos postados, talvez no SPL, sei lá.

Será que consigo melhorar essa resposta ? Simulei caixa maiores, mais dutos, dutos maiores, mas a mais plana com tamanho razoável que consegui foi essa.

Bom, é isso. Espero que possam me ajudar, e agradeço desde já aos que puderem.

Editado por Sandro_kkk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma dica, na hora de simular não coloca a potência nominal do sub, coloca a potência que você vai usar no dia-a-dia, no caso um 3K7, então simula a caixa com uns 3000Wrms, e não com 1400Wrms, MUDA MUITO.Além disso, tenta baixar a velocidade do ar do duto, 36m/s é muito, tenta baixar lá pelos 20m/s no máximo...

Editado por Lucas Rossi

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, realmente vacilei em colocar a pôtencia nominal...

Está em 33m/s a velocidade. Segundo o programa, aceitável ainda...

Simulei rapidamente aqui as duas caixas com 1500w aplicados e o deslocamento do cone, e a velocidade do ar aumentaram bastante.

Numa rápida mexida, o que fez os valores melhorarem foi colocar 2 dutos de 4" x 60cm e aumentar o VB para 60L. A caixa ficaria grande de mais, e com essa config. ficaria com a sintonia em 35Hz e F3 em 31hz. Além dum pico de 3db em 45Hz.

Essa caixa ficaria inviável pra mim, 70 e poucos litros pra um e2k é muito, não ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ééé...

Se eu for depender de uma boa resposta pelo BassBox vou ficar sem grave...

Tentei de tudo quanto é jeito e não vai, quando acerta a velocidade no duto e a excursão, lasca com a sintonia e vice-versa... Mas isso tudo aplicando o dobro da potência do sub, pois aplicando a nomimal, fica até razoável como podem ver pelos gráficos acima...

E agora ?

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ver se entendi... o vermelho = fabrica.. e o preto = sua caixa?

Bom, conseguiu uma resposta mais flat.. ideal pra SQ / SQPL! Descendo beem mais tb! Porém prum SQ mais exigente, 30ms é mt barulho no duto! Tenta aumentar o diametro!

E quanto ao falante, na sua caixa, pelo menos 10mm de x-max ele deve ter pra tocar bem apartir de ~30hz. Se tiver menos de 10mm x-max nem use essa caixa.. vai aquecer a bobina!

No mais, está no caminho certo! Só tentar rever esse duto e trabalhar com volumes maiores tb!

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa ver se entendi... o vermelho = fabrica.. e o preto = sua caixa?

Bom, conseguiu uma resposta mais flat.. ideal pra SQ / SQPL! Descendo beem mais tb! Porém prum SQ mais exigente, 30ms é mt barulho no duto! Tenta aumentar o diametro!

E quanto ao falante, na sua caixa, pelo menos 10mm de x-max ele deve ter pra tocar bem apartir de ~30hz. Se tiver menos de 10mm x-max nem use essa caixa.. vai aquecer a bobina!

No mais, está no caminho certo! Só tentar rever esse duto e trabalhar com volumes maiores tb!

É, em preto é a caixa que simulei. (escrevi branco pois era branco no gráfico, ficou preto no .jpg, vou editar lá.

A resposta está boa sim, mas como o Lucas Rossi observou, a potência aplicada está errada. Vai ser o 3k7 para 2 e2k, pelo menos uns 1400w pra cada... Nestas condições veja como fica:

alegnzss026.th.jpg

alegnzss027.th.jpg

=\

EDIT: O sub tem 11mm de x-max.

Editado por Sandro_kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Se o sub tem 11mm de x-max, ele ultrapassa facin com 1.400wrms! Ou seja, nem sonhe! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não tenta se basear somente na teoria (BassBox), tenta ouvir os e2k tocando, procure alguém que tenha... e2k é fo** acertar a caixa, mas acertando fica SHOW!

Tem um user aqui do forum que tá usando 2 e2k 12" num stetsom 2k5, pelos videos parece bem forte, tá descendo legal!Procura ele, talvez ele consiga te ajudar pois já tem alguma experiência com os subs :legal:

http://www.youtube.com/watch?v=Trmjuu--0U8

Compartilhar este post

Link para o post

Bom.. sempre que o sub trabalha acima da x-max ele está aquecendo prematuramente a bobina o que pode levar à queima em médio prazo. Eu confio nisso!

Compartilhar este post

Link para o post

Vish, esses videos do youtube eu já vi todos...

Então, esse video ai me serviu como referência também, pois o cara tinha uma caixa de 43l para cada sub, e depois mudou para 55l com duto retangular. Parece que ficou bom, dificil dizer pelo video, já que a câmera geralmente não capta algumas frequências e a excursão do sub.

Ontem simulei mais umas caixas, mas como eu disse, não vai...

Para diminui a velocidade no duto e o deslocamento do cone, devo aumentar o diâmetro, e/ou o número de dutos. Mas fazendo isso a sintonia sobe muito e foge totalmente do projeto, que é fazer render sub-graves. O delay também aumenta.

Sei lá. A caixa do manual também dá esse problema... Isso tudo pela potência aplicada, se fosse os 700w nominais do sub ficaria bom, segundo o programa.

Não conheço ninguém que tenha esses subs para dar uma olhada, ajudaria um pouco.

Obrigado pela ajuda ae, se alguém tiver algum coméntario não deixe de faze-lo.

EDIT: O sub do user do video é do modelo novo, os pretos "aramados", o meu é o prata.

Editado por Sandro_kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...