Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
w.pegoraro

Qual a maneira correta de fazer o duto regua ou retangular?

Recommended Posts

seguinte ,to fazendo uma caixa de 40 litros para um par de wpu 450rms

mas nao sei a maneira correta de fazer os dutos regua ou retangular

postei uma foto para ver a diferença, se faço um ¨L¨ ou nao?

semttulo1nhf.jpg

abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem diversos artifícios pra alterar a sintonia de uma caixa, portanto as duas maneiras podem ser feitas, apenas não tem como simular isso. O ideal é testar com e sem essa ripa aí atraz do falante e ver qual a maneira q te agrada mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem diversos artifícios pra alterar a sintonia de uma caixa, portanto as duas maneiras podem ser feitas, apenas não tem como simular isso. O ideal é testar com e sem essa ripa aí atraz do falante e ver qual a maneira q te agrada mais.

obrigado amigo!!

mas existe algo do tipo, mais pancada com essa ripa, ou mais grave?

algo assim??

Compartilhar este post

Link para o post

na minha impressao quando usava com a ripa caiu mais a frenquencia foi oq senti.. o as frenquencias baixas tiverao um ganho daí aumentei a sintonia do duto em +10hz na epoca que usei tocava muito legal..

se fosse você eu usaria em L

que na minha opniao fica melhor no wpu (ja tive)

e direcionaria o AR tambem a minha caixa era assim... se tiver espaço tenta fazer a abertura desse duto em 5.5 cm

se tiver espaço tbm tenta colocar as caixas nesse projeto de pé pros dutos ficarem pra cima e os falantes ficarem mais proximos pois tera um ganho teorico de dB

por estarem mais proximos um do outro..

pequenos detalhes... ganhozin aki e ali realmente fazem a diferença no final!

abração! segue foto:

post-59668-018290900 1296528909_thumb.jpg

Editado por BobinaMestre

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. não é simplesmente "fazer" um "L".. aquilo aumenta o comprimento do duto, e temos cálculos pra prever tais modificações nas caixas! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara.. não é simplesmente "fazer" um "L".. aquilo aumenta o comprimento do duto, e temos cálculos pra prever tais modificações nas caixas! :legal:

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

sei que precisa de calculo ne...

so que estava achando que o cara ai saberia ou saberá calcular vamos ver oq ele responde

pq ele perguntou se usaria em L ou normal nao falou nada dos calculos e tal so dei minha opiniao e falei pra direcionar

vamos ver oq ele responde ai qualquer coisa ajudo ele a calcular aew esse duto :D

Compartilhar este post

Link para o post

sei que precisa de calculo ne...

so que estava achando que o cara ai saberia ou saberá calcular vamos ver oq ele responde

pq ele perguntou se usaria em L ou normal nao falou nada dos calculos e tal so dei minha opiniao e falei pra direcionar

vamos ver oq ele responde ai qualquer coisa ajudo ele a calcular aew esse duto :D

poise realmente nao sei calcular o duto, a caixa fiz com 40L , o duto vou fazer com 8 cm de largura, 33 de altura, e 12 de profundidade

eh como meu amigo usa na caixa dele, com o mesmo woofer

Compartilhar este post

Link para o post

poise realmente nao sei calcular o duto, a caixa fiz com 40L , o duto vou fazer com 8 cm de largura, 33 de altura, e 12 de profundidade

eh como meu amigo usa na caixa dele, com o mesmo woofer

ja ta feito a caixa com os 40L ? se sim, deixa essa duto como ta mesmo, sem L pq a profundidade do mesmo ja ta ok...

tenta fazer so o direcionamento do ar entao... beleza?

ow esses 40L sao liquidos? ou bruto ? to achando pouco, tendo base que se for bruto esse duto aew ocupa 1.5L e o falante 9L mais ou menos

agora se a caixa nao tiver pronta ainda diz pra mim que vou simular ela pra vc´ construir ai e fazer inveja a teu amigo q tem o mesmo woofer auhauhauhauha

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

ja ta feito a caixa com os 40L ? se sim, deixa essa duto como ta mesmo, sem L pq a profundidade do mesmo ja ta ok...

tenta fazer so o direcionamento do ar entao... beleza?

ow esses 40L sao liquidos? ou bruto ? to achando pouco, tendo base que se for bruto esse duto aew ocupa 1.5L e o falante 9L mais ou menos

agora se a caixa nao tiver pronta ainda diz pra mim que vou simular ela pra vc´ construir ai e fazer inveja a teu amigo q tem o mesmo woofer auhauhauhauha

abraço

amigo, os 40 litros sao liquidos, sem a espessura da madeira, levei em consideracao tambem o duto, diz a caixa com madeira de espessura 1.8mm, fiz com 40 litro, pra ter uma batida mais seca

estou certo disso?

e a questao do duto, vc acha de eu deixar sem o L entao

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, os 40 litros sao liquidos, sem a espessura da madeira, levei em consideracao tambem o duto, diz a caixa com madeira de espessura 1.8mm, fiz com 40 litro, pra ter uma batida mais seca

estou certo disso?

e a questao do duto, vc acha de eu deixar sem o L entao

abraço

deixa sem o L entao..

se o desejo eh ter uma batida mais seca vai conseguir...

ta bom aew.. o comprimento do duto

dps manda foto pra gente abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

deixa sem o L entao..

se o desejo eh ter uma batida mais seca vai conseguir...

ta bom aew.. o comprimento do duto

dps manda foto pra gente abraço!

obrigado ai parcero

vc tirou todas as minhas duvidas

hj instalei uma bateria de 200ah, e coloquei os cabos de 21mm, hj de noite instalo os modulos, e depois posto fotos pra vcs verem como ficou ok

abraçooo

Compartilhar este post

Link para o post

euvi por aqui caixa com DUTO com ese L mais ''aberto'', dis reder mais mas n numca testei !

duto.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

euvi por aqui caixa com DUTO com ese L mais ''aberto'', dis reder mais mas n numca testei !

duto.jpg

com certeza rende spider... alem de fazer o efeito do L essa abertura faz o direcionamento do ar pegar as duas curvas do fundo da caixa e empurrar o ar bonito..

muito legal...

Ps: eh usado em algum projeto da eros nao me recordo qual...

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achava que, o L ou curva ali só serve pra acertar a sintonia do duto.. Não que iria tocar mais ou menos..

Editado por ImOrrIvEL

Compartilhar este post

Link para o post

com certeza rende spider... alem de fazer o efeito do L essa abertura faz o direcionamento do ar pegar as duas curvas do fundo da caixa e empurrar o ar bonito..

muito legal...

Ps: eh usado em algum projeto da eros nao me recordo qual...

abraço!

quem recomenda caixas assim é a ultravox

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achava que, o L ou curva ali só serve pra acertar a sintonia do duto..

é bem isso mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu achava que, o L ou curva ali só serve pra acertar a sintonia do duto.. Não que iria tocar mais ou menos..

teoricamente sim so seve pra acertar a sintonia

mais te digo com toda certeza ja tive varias caixas assim e faz diferença sim podem dizer q nao e etc

mais pode crer que faz...

quer ver faz uma uma com e sem com a mesma sintonia....

eu to precisando de uma ajuda ai pra fazer minha manifold quando alguem resolver mim ajudar

vou sacrificar a minha dutada e colocar ela com o L e sem o L e postar o video pra galera

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

um cara na minha cidade usava uma caixa assim nos tornados dele e toca muuuuuuuuuito:

com 2 dutos em L mais ou menos isso:

33893514.jpg

e cara na boa sinto diferença sim entre a dutadinha normal quadradinha e a dutada em L com direcionamento do ar

alguem mais experiente q entenda mesmo doq esteja falando chegue aki pra 'matar a cobra e mostrar o pau'

pq de ouvido eu sinto melhorias... ate mais

Editado por BobinaMestre

Compartilhar este post

Link para o post

esse "direcionamento" que voce diz, nada mais é do que uma artimanha para diminuir as ondas estacionarias dentro da caixa, e sim realmente faz diferenca.

Compartilhar este post

Link para o post

galera alguém entendido aí pode por um desenho de uma cx dessa aí com essa abertura aí tipo L com as medidas marcadas to querendo montar uma mas nunca fiz com esse tipo de duto (régua) abraço vou tocar 2 12" 800 rms 40 litros pra tocar pancadao e intermédios abç

Compartilhar este post

Link para o post

galera alguém entendido aí pode por um desenho de uma cx dessa aí com essa abertura aí tipo L com as medidas marcadas to querendo montar uma mas nunca fiz com esse tipo de duto (régua) abraço vou tocar 2 12" 800 rms 40 litros pra tocar pancadao e intermédios abç

Pra fazer pra vc tem, só que o cara vai te cobrar.

Agora o fórum tem esses e outros tópicos que podem te ajudar a fazer você mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

isso é bem simples pq esse L altera o comprimento do duto e tambem deve funciona como um ressonador/difusor, sei la o nome q deram pra isso mas aqui conheço como ressonador, é igual quando vc faz um ressonador em duto redondo com isso aumenta o spl, fluxo de ar e varias outras coisas. o ressonador faz diferença no som.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...