Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Bruno Malachini

RCA Canare (Melhor CxB)

Recommended Posts

Postado em

Galera, só uma pergunta:

o monster não seria suficiente pra um SQ simples, como me parece o dono do tópico deseja? Digo... essas marcas citadas em outras citadas, não são a níveis mais top de projetos? Em um projeto SQ básico, com equipos bons,"audivelmente" falando, um cabo da monster tipo 401 teria mesmo muita difereça em percepção auditiva do que um Sonus, canare, van de hull... etc?

EU9 to falando o que eu acho) não acredito que sinta diferença.... não sei

Como o Kleber disse, um audison 5.1 não custa o que digamos seria um SQ básico...

eu citei marcas, mas não modelos, existe aí uma gama grande de preços... desde cabos que sao até mais baratos que um monster 401 como por exemplo um audioquest alpha snake até marcas mais caras como nordost, transparent cables, MIT

O preço que ele cotou o sonus dá pra escolher praticamente qualquer marca aí, claro que em algumas, os modelos mais simples

até a nordost tem uma linha mais basica chamada wirewyzard

sobre se dá diferença auditiva, tem gente cética aqui que acha que cabo speaker nao faz diferença, eu já testei e vi, inclusive tem topico meu sobre isso. Sobre RCA é mais difundido que realmente cabo RCA tem diferença sim entre eles, também já testei vários e senti isso.

Postado em

tem muito mais marcas aí pra voce ver...

Chord, QED, Ecosse, Van Den Hull, Merlin, Atlas, Wireworld, Audioquest, Profigold, Nordost, Canare, Kimber e por aí vai...

Dan, poderia ser mais específico??

Não conheço algumas destas marcas e tão menos os modelos que seriam válidos para meu set.

Na sua opinião, qual seria o ideal, ou os ideais??

Grato, abraços.

Recebi nada não...

Reenviada!!

Galera, só uma pergunta:

o monster não seria suficiente pra um SQ simples, como me parece o dono do tópico deseja? Digo... essas marcas citadas em outras citadas, não são a níveis mais top de projetos? Em um projeto SQ básico, com equipos bons,"audivelmente" falando, um cabo da monster tipo 401 teria mesmo muita difereça em percepção auditiva do que um Sonus, canare, van de hull... etc?

EU9 to falando o que eu acho) não acredito que sinta diferença.... não sei

Não é que desejo um cabo simples, ao MEU ver, o monster (linha 400) seria um ótimo cabo, mas como o Kleber disse que não... veremos as opiniões que surgirão..

Acredito que os cabos façam SIM muita diferença... e esse é o principal motivo de eu estar querendo mudar o MTX Streetwires que tenho... não sinto profundidade e largura de palco, sendo que já apliquei algumas fórmulas para testar essas características..

Pelos equipos, o SQ não é tão "simples", merece coisas à altura.

Do que adiantaria tanto equipamento de qualidade ligado com arame farpado? Nadinha. Por isto que o investimento em cabos vale a pena aí.

:+1 Eu não acreditava nisto, mas depois do speacker Sonus...

Como o Kleber disse, um audison 5.1 não custa o que digamos seria um SQ básico...

eu citei marcas, mas não modelos, existe aí uma gama grande de preços... desde cabos que sao até mais baratos que um monster 401 como por exemplo um audioquest alpha snake até marcas mais caras como nordost, transparent cables, MIT

O preço que ele cotou o sonus dá pra escolher praticamente qualquer marca aí, claro que em algumas, os modelos mais simples

até a nordost tem uma linha mais basica chamada wirewyzard

sobre se dá diferença auditiva, tem gente cética aqui que acha que cabo speaker nao faz diferença, eu já testei e vi, inclusive tem topico meu sobre isso. Sobre RCA é mais difundido que realmente cabo RCA tem diferença sim entre eles, também já testei vários e senti isso.

Bom, já pedi para mais especificações... se puder me ajudar, serei grato.

Abraços.

Postado em

calma lá... calma lá hehehe

que cabos RCA dão diferença, eu sei que dão... o que eu quis dizer é que... o monster da linha 400 não é ruim... é um cabo que já foi mto utilizado pelo pessoal daqui e foi bem falado... eu me referi a estes cabos mais conhecidos (não por mim, mas por mtos de vocês com projetos mais tops) em função do preço deles, se comparado com o monster citado e em relação a determinados tipos de equipamentos.... falo isso pq.. vc podem até rir de mim... mas a primeira vez que comprei um cabo melhorzinho, foi um stinger hyper... substitui-o por um par cabos xing ling meeesssmo... sonoramente, não senti diferença alguma... pelo menos com eqips q tenho... então foi aí o "x" de eu ter levantado essas questão... se realmente vale o investimentto, em se falando de sonoridade, com equips digadmos medianos, de cabos mais top em relação, neste caso, ao monster 401 (por exemplo) que encontramos a $30,00 nos EUA...

eu não sou cético, mas só vou achar (falando de mim e não generalizando) que existe essa diferença perceptível, somente quando eu escutar (podemos continuar usando o exemplo do monster) um monster 401 e depois trocarem por um mais top (marca/preço) e perceber... não que eu discorde ou duvide de vcs... mas ultimamente sou daqueles "só acredito vendo" hehehe

ps.: falei muito do monster por causa da relação custo beneficio e por ele ter sido citado e discordado em respostas anteriores... tomei-o como exemplo para comparação :legal:

Postado em

a maioria dos cabos eu também não conheço, os cabos que eu tenho vontade de testar, eu compro e comparo, se nao gosto, eu vendo. Infelizmente aqui muito poucas pessoas tem cabos que fogem à regra e isso não implica que o cabo fique bom no seu sistema. Por exemplo, tem gente que adora belden como falante, no meu set ficou ruim, pode ficar bom em um outro set...

Um cabo que eu achei muito bom por ser bem neutro, foi o Merlin Mozart, eu pretendo testar agora o Chord Crimson Plus.

Porém sao RCAs residenciais, a flexibilidade não é ponto forte dele.

de custo benefício, acho muito bom pra um set patamar acima do basico

JLM - não disse que voce é cético em relação a isso, mas tem muitos users aqui que sao. e pra potencializar as diferenças, é necessário que o set esteja bem regulado, caso contrário será mais dificil de perceber. Já percebi diferença de foco, altura de palco, largura de palco, profundidade de palco, timbre, etc.

Postado em

triatletadan,

Eu concordo q o cabo faz diferença. E concordo também q faz mais diferença c/ o set regulado. Eu só acho q essa percepção não é p/ qq um.

Qd vc diz ceticismo, parece q as pessoas duvidam dos testes feitos q comprovam o q vc diz. Não é o caso, pelo menos da minha parte. Esse ultimo comparativo q vc fez, só foi bom e bem feito pq vc e quem estava c/ vc tinham conhecimento e experiência para perceber detalhes. E isso não é qq um q tem.

Abs

Postado em

triatletadan,

Eu concordo q o cabo faz diferença. E concordo também q faz mais diferença c/ o set regulado. Eu só acho q essa percepção não é p/ qq um.

Qd vc diz ceticismo, parece q as pessoas duvidam dos testes feitos q comprovam o q vc diz. Não é o caso, pelo menos da minha parte. Esse ultimo comparativo q vc fez, só foi bom e bem feito pq vc e quem estava c/ vc tinham conhecimento e experiência para perceber detalhes. E isso não é qq um q tem.

Abs

Isto é verdade, mas por outro lado, que é o que ocorre comigo, o seguinte:

Veja bem, quando ouvimos por um longo período o mesmo set, nossos ouvidos, juntamente com nosso cérebro, se "acostumam", ou seja gravam detalhes (ou a falta deles), fazendo com que as mudanças possam ser percebidas com maior distinção.

Para ilustrar "minha teoria", faça um teste: entre em seu carro e configure o EQ do seu player da forma mais agradável a seus ouvidos (no MEU caso, geralmente é com os médios na faixa dos 3khz em -3db, graves um pouco acentuados e agudos lá em cima...).

Tente ouvir uma só música por umas três vezes seguidas, sem alterações de volume ou interferências externas...

Pois bem, depois de aproximadamente 20 minutos, pause a música e configure o EQ em Flat, ou seja, todas as faixas em 0db...

Irá perceber que o som ficou estranho aos seus ouvidos, parece outro set, etc... OK isto é normal, claro, mas é apenas para perceber que seus ouvidos possuem a percepção, basta treiná-los mais, para que seu cérebro capte as informações mais definidamente, digamos assim.

Fechar os olhos enquanto ouço a música para tentar encontrar os instrumentos e o vocal, também me ajuda a perceber melhor os detalhes...

Óbvio que para algumas pessoas, a percepção é infinitamente maior, mas pode ser uma questão de atenção, assim como pode ser uma questão de falha na audição, ou seja, diversos fatores influenciam, inclusive o horário que está escutando, pois a tarde, após um dia cheio, seus ouvidos já estão cansados e a percepção dos detalhes já não é a mesma em relação ao mesmo ouvido, pela manhã, após uma boa noite de sono...

Abraços.

Postado em

Pessoal, é o seguinte, como todos que acompanharam este tópico sabem, estou em busca de cabeamento RCA melhor.

Estive rodando o forum em busca de mais informações e em um tópico encontrei a indicação do site www.ezaki.com.br, no qual entrei, dei uma olhada e já entrei em contato com um dos vendedores, que solicitou um e-mail com as especificações dos cabos que desejo, para passar orçamento.

Por isso venho até aqui, por não conhecer os cabos canare, peço, encarecidamente, a ajuda de vocês, com os modelos mais tops para que eu faça meus cabos RCAs.

Postei no tópico em questão e o Beraldo respondeu: "Tem que procurar o GS-6 ou L-4E6S" (para RCA).

E uma dúvida, que ainda persiste.

Os cabos Canare, são realmente bons, ou estaria em vantagem com os Audison Sonus???

Abraços e aguardo os melhores modelos.

Postado em

bruno, dá uma olhada na EZAKI já que tá em sampa, os CANARE são excelentes e tem ótimo custo-beneficio....

uso o xln401 no carro do meu irmão e fiquei bastante satisfeito... não é um sonus, mas pelo preço... e está longe de ser arame farpado.

pensou nos knuconceptz top?

Postado em

Isto é verdade, mas por outro lado, que é o que ocorre comigo, o seguinte:

Veja bem, quando ouvimos por um longo período o mesmo set, nossos ouvidos, juntamente com nosso cérebro, se "acostumam", ou seja gravam detalhes (ou a falta deles), fazendo com que as mudanças possam ser percebidas com maior distinção.

Para ilustrar "minha teoria", faça um teste: entre em seu carro e configure o EQ do seu player da forma mais agradável a seus ouvidos (no MEU caso, geralmente é com os médios na faixa dos 3khz em -3db, graves um pouco acentuados e agudos lá em cima...).

Tente ouvir uma só música por umas três vezes seguidas, sem alterações de volume ou interferências externas...

Pois bem, depois de aproximadamente 20 minutos, pause a música e configure o EQ em Flat, ou seja, todas as faixas em 0db...

Irá perceber que o som ficou estranho aos seus ouvidos, parece outro set, etc... OK isto é normal, claro, mas é apenas para perceber que seus ouvidos possuem a percepção, basta treiná-los mais, para que seu cérebro capte as informações mais definidamente, digamos assim.

Fechar os olhos enquanto ouço a música para tentar encontrar os instrumentos e o vocal, também me ajuda a perceber melhor os detalhes...

Óbvio que para algumas pessoas, a percepção é infinitamente maior, mas pode ser uma questão de atenção, assim como pode ser uma questão de falha na audição, ou seja, diversos fatores influenciam, inclusive o horário que está escutando, pois a tarde, após um dia cheio, seus ouvidos já estão cansados e a percepção dos detalhes já não é a mesma em relação ao mesmo ouvido, pela manhã, após uma boa noite de sono...

Abraços.

Isso pode ter sim interferencia dos ouvidos, mas também pode representar uma falha de reprodução do sistema, ou seja, seu ouvido é quem está certo, e o sistema em flat está reproduzindo com falta ou excesso naquela determinada frequencia

concordo que a percepção muda conforme vai passando o tempo, dia/noite, etc... tanto é que estou testando novamente os kits que testei, uma semana cada, com mais calma pra definir com mais propriedade qual kit ficará no meu carro.

E com o tempo voce vai aprendendo a ter a percepção da resposta que o som te dá e como fazer para alterá-lo, por exemplo:

- se os agudos estao sibilantes, normalmente é por que está com uma queda nesta faixa de frequencia, isso é notável com algumas vogais do vocal. o "a" rima com pá, o som "s" costuma emendar na palavra seguinte. Isso muitas vezes as pessoas fazem pra melhorar o foco da imagem, porém perdem no timbre. a faixa de frequencia normalmente usada pra isso é 1khz a 1.3khz

- se o vocal está anasalado, é por que tá com uma queda na faixa de 400 a 800hz, dando um up nestas faixas, isso some

- na faixa entre 800 a 1,2khz se voce dá um up nesta frequencia, normalmente, perde um pouco de foco, mas melhora o timbre, mas tem que tomar cuidado que dependendo voce pode estar alterando a profundidade de palco, a voz pode ficar pronunciada demais e perder a sensação de profundidade.

Pode ser que isso nao aconteça pra alguns sets, mas acho que pra grande maioria deverá funcionar

Bom sei que posso estar me dando mal caso algum competidor use isso contra mim em algum campeonato quando competir comigo na mesma categoria, mas é um conhecimento que ganhei ao longo desse tempo que passei regulando o meu carro. rsss

Postado em

Pessoal, é o seguinte, como todos que acompanharam este tópico sabem, estou em busca de cabeamento RCA melhor.

Estive rodando o forum em busca de mais informações e em um tópico encontrei a indicação do site www.ezaki.com.br, no qual entrei, dei uma olhada e já entrei em contato com um dos vendedores, que solicitou um e-mail com as especificações dos cabos que desejo, para passar orçamento.

Por isso venho até aqui, por não conhecer os cabos canare, peço, encarecidamente, a ajuda de vocês, com os modelos mais tops para que eu faça meus cabos RCAs.

Postei no tópico em questão e o Beraldo respondeu: "Tem que procurar o GS-6 ou L-4E6S" (para RCA).

E uma dúvida, que ainda persiste.

Os cabos Canare, são realmente bons, ou estaria em vantagem com os Audison Sonus???

Abraços e aguardo os melhores modelos.

Bem, andei lendo mais por ai e solicitei cotação na Ezaki.com.br com o vendedor Elson, dos seguintes equipamentos:

Cabos >

Speaker Cable - star quad (4S8)

Speaker Cable - star quad (4S11)

Guitar / Keyboard / instrument Cable (GS-6)

Star Quad Microphone cable (L-4E6S)

Conectores >

75 ohm RCA Crimp Plug (RCAP-C Series)

Agora, estou pensando em pegar apenas 10 metros do melhor custo benefício, para fazer um teste, ou de repente, 10 metros de um e mais 10 metros de outro para testar...

Se tudo correr bem, teremos um review wm breve..

Alguma sugestão?

Abraços.

Postado em

Olá Bruno, blz?

Ó, não manjo quase nada, muito menos de cabos, então não vou dar pitaco... só vou te falar o que eu vi (coloquei fotos deles no meu tópico - clique)

Inclusive, se vc quiser o monster 6 canais linha 306 emprestado, pra fazer teste, posso enviar pra vc (e depois me devolve... hehehehe).

Os conectores, comprei os Nakamichi no ebay... também consegui uma loja americana que me mandava os F-09 da Canare, mas vou testar os Naka primeiro.. se vc quiser o contato, me manda MP.

Eu comprei o GS-6 e o L-4E6S para testar, como por enquanto vou usar apenas um amp embaixo do banco, vou fazer um par de cada e ver qual é que é! Ah, claro, vai faltar aprender ouvir agora! kkkkkkk

Abraço,

Lucas

Postado em (editado)

Olá Bruno, blz?

Ó, não manjo quase nada, muito menos de cabos, então não vou dar pitaco... só vou te falar o que eu vi (coloquei fotos deles no meu tópico - clique)

Inclusive, se vc quiser o monster 6 canais linha 306 emprestado, pra fazer teste, posso enviar pra vc (e depois me devolve... hehehehe).

Os conectores, comprei os Nakamichi no ebay... também consegui uma loja americana que me mandava os F-09 da Canare, mas vou testar os Naka primeiro.. se vc quiser o contato, me manda MP.

Eu comprei o GS-6 e o L-4E6S para testar, como por enquanto vou usar apenas um amp embaixo do banco, vou fazer um par de cada e ver qual é que é! Ah, claro, vai faltar aprender ouvir agora! kkkkkkk

Abraço,

Lucas

Caraca.. comprou cabo pra caramba hein... kkkkkkkkkk

Não estou com tanta grana assim, mas vou ver o que consigo fazer...

Quanto ao Monster, gostaria sim, mas não sei se compensa o envio, pelo simples fato de que EU também não disponho de grande stúcia (lembrei do chapolin agora hehehehe) auditiva... logo, um review meu não seria de extrema fidelidade.

Prefiro esperar os canares para ver o que consigo e mais pra frente, quem sabe uma viagem até limeira?? hasudhusahudhad mas fica tranquilo que tenho muitos parentes por ai, não irei te encomodar muito tempo... hehehehehe

Mas muito obrigado pela disponibilidade.. :rever1:

Ah, esse conector é para crimpar e necessita ferramentas proprietárias da Canare... acho que para nós seria o F-09 ou F-10. Só que não achei no site da Canare.

Abraço,

Lucas

Uiiaaa.. eu não sabia dessa... bom, agora vai funcionar como um teste de idoniedade para o vendedor, vamos ver se ele citará esta informação no e-mail de resposta [^] .

Espero que amanhã já receba a resposta para ver como irei fazer...

Estou bem duro por esses tempos, e com a contribuição do IPVA, isso se acentuou um bocado.. hehehe

Vou ver se encontro conectores bons e com bom preço para substituir os canare... estava pensando nos naka ou nos monster... veremos.

Valeu pelo toque e vamo que vamo... to acompanhando seu tópico também.. hehe

Abraços.

Edit: Portuga BRABO!!

Editado por Bruno Malachini
Postado em

Esses conectores Nakamichi são fakes. GERAL já comentou isso aqui, e lá fora, há anos. Acredite quem quiser. Se fosse verdade, pelo simples fato de carregar o peso do nome, já era para custar lá fora uns U$10,00 no mínimo cada conector.

Não precisa ser "O" cabo hi-fi, mas acho que nem para sq leve ou de entrada, deve-se usar cabo mediano. Porque upgrade é algo inevitável para quem entra nesse "mundo" som automotivo. E cabeamento "é o mais difícil" para "Upar" depois. Tem que desmontar quase o carro inteiro novamente. Cabo speaker então...

Por mais que, uma hora é o cabeamento que será o gargalo. Daí senta e chora.

Postado em (editado)

Esses conectores Nakamichi são fakes. GERAL já comentou isso aqui, e lá fora, há anos. Acredite quem quiser. Se fosse verdade, pelo simples fato de carregar o peso do nome, já era para custar lá fora uns U$10,00 no mínimo cada conector.

Não precisa ser "O" cabo hi-fi, mas acho que nem para sq leve ou de entrada, deve-se usar cabo mediano. Porque upgrade é algo inevitável para quem entra nesse "mundo" som automotivo. E cabeamento "é o mais difícil" para "Upar" depois. Tem que desmontar quase o carro inteiro novamente. Cabo speaker então...

Por mais que, uma hora é o cabeamento que será o gargalo. Daí senta e chora.

Bom, não duvido não... mas é só efetuar uma busca nos classificados como "conectores nakamichi" que verá users vendendo!!!

Cairam em algum golpe de marketing?? Deve ser!!!

Bom, o vendedor da Ezaki ainda não respondeu meu e-mail, estou no aguardo para ver se pego ou não os Canare...

Minha idéia é pegar 10 metros do GS-6 e mais 10 metros dos L4, fazer os conectores e testá-los tanto nos mids, quanto nos tweeteres, para ver qual ficará melhor em cada situação, comparando-os também com meu Streetwires e com alguns outros cabos que tentarei conseguir..

Abraços.

Edit: Comprei, rescentemente para um amigo, Audison First de 2 canais. Verei com ele se estão disponíveis ainda, para eu colocar no teste.

Editado por Bruno Malachini
Postado em (editado)

Que o conector Nakamichi é fake, todo mundo sabe... mas, a pergunta é: É ruim?!

Achei de excelente construção... e não é pq não tem "marca" que não merece ser ao menos testado né (ainda mais 16 conectores por 35 doleta)... já li aqui no forum mesmo que apesar de serem fake, são muuito bem construidos. E para dar um UP, aqui em minha cidade tem muita fabrica de bijuteria e tenho vários amigos que trabalham com banho de ouro... vou mandar dar mais um banho e aumentar a cobertura de ouro do bicho.

Do mais, trocar um conector é fácil, então... Não custa testar!

Quanto aos cabos, comprei de um cara em Israel:

1 box with L-4E6S (20m) and GS-6 (10m) ($90 incl. shipping)

1 box with 4S8(15m) and 4S6(10m) and 4S11(2m) ($80 incl. shipping)

Ficou exatos 300 reias tudo com frete e chegou em menos de 20 dias... os conectores F09 ele tinha - 12 conectores - por 49 doleta com o frete.

Se alguém quiser o contato... só enviar MP.

Editado por LucasMatheus
Postado em

O China aqui perto de casa também vende nike fake por 150. Dura ? Sim, capaz de durar um ano . Tempo em que muita gente troca de tênis. E qual a vantagem de usar tênis falso ? Que compre então um modelo mais barato e não encha o bucho do chinês safado !

Qual a vantagem de usar um Rolex falso.... cada um é cada um.

E para quem comprou equipo de Israel, cuidado com que compra, pois vários fakes estão vindo por lá agora. Muita gente tomou balão no DIYMA comprando Dyn e Morel que veio direto por lá. Alguns receberam fake e outros nem receberam. Cosmeticamente é perfeito. Só nota quem conhece ou compara a sonoridade.

Postado em

Interessante saber que coisas "ruins" estão vindo de Israel.

Quanto aos cabos, acho que não falsificaram AINDA...

Já decidiu qual cabo vai Bruno!?

Bom, estou decidido a testar os Canares, mas o orçamento que solicitei na Ezaki ta difícil... até hoje não saiu...

Vamos ver..

Abraços.

Postado em

Bom, com a dificuldade toda da Ezaki em me passar o orçamento por e-mail, liguei lá e o vendedor me disse que está em falta na ezaki, por isso não me passou. Disse que a chegada dos cabos está prevista para MAIO :blink: :blink: Gostaria de saber: Se EU não ligasse atrás, ele esperaria até maio para me responder o e-mail??? Foi isso que senti, mas enfim!!!

Ele me indicou outra loja, disse que poderia haver: OCT cabos (.com.br).

Entrei em contato por telefone e falei com o Maurício, muito atencioso por sinal.

Ontem mesmo já me passou o retorno do e-mail que mandei com a cotação, informando-me os preços de cada cabo e com disponibilidade imediata. :legal:

Ponto positivo para a OCT cabos :rever1:

Agora preciso de opiniões sobre o melhor cabo RCA com as seguintes opções:

Cabos >

Speaker Cable - star quad (4S8)

Speaker Cable - star quad (4S11)

Guitar / Keyboard / instrument Cable (GS-6)

Star Quad Microphone cable (L-4E6S)

Conectores >

F séries, modelos F-09 e F-10

Apenas uma ressalva: Os conectores sairam um tanto quanto caros e meio que fora do meu apertadíssimo orçamento.

Alguma sugestão de bom conector RCA??

Aguardo ansioso, pois tenho 7 dias na validade da proposta.

Abraços.

Postado em

Bom, como penso em Custo x Benefício, acho válido dizer que o L4E6S é de longe o mais em conta dentre as opções citadas (cerca de R$11,00). A metade do valor do GS-6, entre eles o 4S8 e acima de todos o 4S11.

Cada conector F-09 sai em torno de R$35,00.

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...