Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dan Rittner

O que difere um bom Sq de HI-FI de entrada?

Recommended Posts

Pessoal venho pesquisando sobre um set pro meu carro. Moro nos EUA,e logo voltarei ao Brasil, logo o acesso a bons produtos pra mim é mais fácil e mais barato.

e pensando no set me bateu a dúvida em termos de qualidade e preço o que difere um bom SQ de Hi-Fi de entrada?

Por exemplo no meu caso estou pensando em Kit 3 vias (a definir ou a ser montado), HU Alpine CDX117, Sub 10' Polk (linha SR) ou Dayton, amp Boston Acoustics GT2200 pro sub ou Alpine PDX 1.1000 e pro stereo Alpine PDX 4x150. Isso já não seria um Hi-Fi de entrada?

Qual a "linha" que divide uma coisa da outra??? Qual o custo de uma coisa da outra?

Valeu gente!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi-Fi não é uma "linha" de produtos, ou seja, por produto é dificil definir o que é hi-fi ou nao... hi-fi é uma "filosofia", obviamente que possui uma "nota de corte" nao adianta ter qualquer equipamento e ter a filosofia de "buscar sempre a maior fidelidade em relação à musica como foi gravada/tocada". Basicamente é isso "hi-fi" a busca infinita por reproduzir nos minimos detalhes e o mais fielmente possivel a musica como foi gravada ou tocada ao vivo.

E como tudo é relativo, depende muito de um para outro.

Um excepcional SQ pode ter custado mto, e agradar a praticamente todos, mas nao necessariamente é um hi-fi, pois pode tocar mto bem tudo, mas ao mesmo tempo nao tem a fidelidade de reproduzir como foi gravado / tocado... e sinceramente, tocar bem pro pessoal do hi-fi pode ser a mais alta fidelidade sonora, mas pra outras pessoas QUE não buscam a fidelidade, é sim tocar bem, mesmo nao sendo o mais fiel possivel...

Sim, fui mto confuso na explicação, mas tentei ser o mais "sincero" possivel, sem ficar com frases prontas que é o que mais achamos por ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Completando, a diferença entre SQ e Hi-Fi está na paciência entre testes, instalação e regulagem. É claro que pode melhorar com equipamentos super-top, mas não é tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Hi-Fi não é uma "linha" de produtos, ou seja, por produto é dificil definir o que é hi-fi ou nao... hi-fi é uma "filosofia", obviamente que possui uma "nota de corte" nao adianta ter qualquer equipamento e ter a filosofia de "buscar sempre a maior fidelidade em relação à musica como foi gravada/tocada". Basicamente é isso "hi-fi" a busca infinita por reproduzir nos minimos detalhes e o mais fielmente possivel a musica como foi gravada ou tocada ao vivo.

E como tudo é relativo, depende muito de um para outro.

Um excepcional SQ pode ter custado mto, e agradar a praticamente todos, mas nao necessariamente é um hi-fi, pois pode tocar mto bem tudo, mas ao mesmo tempo nao tem a fidelidade de reproduzir como foi gravado / tocado... e sinceramente, tocar bem pro pessoal do hi-fi pode ser a mais alta fidelidade sonora, mas pra outras pessoas QUE não buscam a fidelidade, é sim tocar bem, mesmo nao sendo o mais fiel possivel...

Sim, fui mto confuso na explicação, mas tentei ser o mais "sincero" possivel, sem ficar com frases prontas que é o que mais achamos por ai...

:+1:legal:

Só tenho a acrescentar que na MINHA opinião, não existe hi-fi de entrada... ou reproduz fielmente ou o mais perto disso possível, ou tem bastante qualidade, mas não se enquadra no hi-fi...

Vejo muitos sets caríssimos, inclusive com equipamentos muito melhores doque determinados sets postados no subforum "hi-fi", mas as vezes o que distingue o SQ do hi-fi é um abusinho nos graves por exemplo... o que descaracteriza totalmente a proposta de ser fiel à gravação...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

O ouvido, conhecimento e opinião de quem o ouve, ah, o preconceito também.

Compartilhar este post

Link para o post

hehe... esta é uma pergunta que surge de tempos em tempos, e já gerou posts quilométricos (e vez ou outra inflamados) aqui no Autoforum. Quando não havia a separação, a dúvida era maior ainda (e a coisa ficava entre 'geral' e 'qualidade'). Concordo com quase tudo que foi falado acima, mas adiciono algo: a questão dos compromissos. Alta fidelidade tem 'menos' compromissos não apenas com custos (como é comum associar), mas também com prazos para 'ficar pronto' (e normalmente nunca fica), tem mais experimentação/regulagem/afinação em cima do mesmo set, tem menores compromissos com estética ou praticidade... eu abri mão de postar no Hi-Fi quando entendi que meus sets, há um bom tempo, estavam mais preocupados com qualidade de áudio e praticidade do que com fidelidade absoluta. Um exemplo? Vendi um par de tweeters bem considerados (H1189 Seas), residenciais, pq. não quis encarar o trampo de montá-los no carro... ou o risco, sei lá. E peguei um par de tweeters igualmente bem considerados, mas mais simples (Morel Tempo, automotivos). Idem a questão de kickpanels... há uns 8 anos não uso um, e não sei se volto a usar (exceção feita se um dia comprar um Pug 307, pq aí é até sacanagem ter 'aquilo tudo de área lá' e não montar...kkkk...). Outra? Quantos do SQ acertam o carro por mais de um mês depois de montado??? Digo acertar não só ganhos, mas fases, cortes, alinhamento, EQ...

Não coloco Hi-Fi e SQ em 'patamares' diferentes, nem acho que um seja necessariamente a evolução em direção ao outro. São visões diferentes de como sonorizar um veículo, com graus de compromisso igualmente diferentes, mas buscando um objetivo razoavelmente próximo. Se vale a pena 'dividir os mundos', até hoje não descobri... sei que me sinto um pouco desconfortável de postar meus sistemas/dúvidas aqui no Hi-Fi, como fiz desde que entrei no forum em 2004, mas por outro lado vejo ainda uma grande dúvida dos foristas quanto ao 'forum correto'... e na dúvida, muitos como eu (que não sou novinho nem aqui e muito menos em áudio automotivo) acabam preferindo postar lá no SQ.

abs, e obrigado pela excelente pergunta (e excelentes respostas!!) :legal:

Editado por RiQuati

Compartilhar este post

Link para o post

eu só adicionaria que Hi Fi precisa de estudo, tempo e paciencia.

Estudo principalmente, entender como funcionam os auto falantes, os parametros, os tipos, alem de estudar o ambiente carro, que é muito complicado de lidar.

Compartilhar este post

Link para o post

Equipamentos de qualidade são equipamentos de qualidade. Servem pra SQ, Hi-Fi e etc.

Se vai ser Hi-Fi, depende de QUANTO você quer investir em TEMPO e DINHEIRO, porquê a janta não é de graça;

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ser um pouco preconceituoso aqui, me desculpem se ofender alguém.

Um bom SQ é feito pra quem quer ouvir MP3 bem.

Um bom hifi é pra quem quer ouvir música bem.

MP3 pra mim é hiphop, sertanejo, pop, pagode, banda cine, etc... o que estiver na moda. Ou seja, qq coisa que vc pode ouvir enquanto conversa com os amigos, com a namorada ou toma cerveja.

Música é diferente. Se eu vou ouvir música eu só faço isso. Eu procuro coisas diferentes que agradem ao ouvido, que te tragam uma experiência nova, uma sensação de estar lá, de "ver" o cantor fazendo um show apenas pra vc, ou somente encontrar um instrumento novo, ou um detalhe que normalmente passaria despercebido. Por exemplo, eu não necessariamente gosto de ouvir oque a Leslie Olsher canta, mas fico admirado com a voz dela e gosto quando um sistema consegue reproduzir ela bem...

Pra MP3 um set SQ de 2000 reais vai fazer muito mais sucesso do que um hifi de 10 mil reais (não que um SQ tenha um limite de R$2k ou um hifi precise custar R$10k). Enquanto um SQ vai tornar música de verdade em uma mistura despretenciosa, sem profundidade de detalhes e sensações. Fica muito simples pra ser admirada.

atte

Compartilhar este post

Link para o post

Diriam então que o set que estou montando, com paciência, regulagem e tal pode ser usado para HI-FI?

Compartilhar este post

Link para o post

Diriam então que o set que estou montando, com paciência, regulagem e tal pode ser usado para HI-FI?

Eu diria que não...

amplificadores digitais tem uma perda nos agudos... o ideal seriam os classe AB, de preferencia o mais transparente possivel. O grave eu nao sei como ficaria com esse sub, mas ele teria que ser como num ao vivo, ou seja, nada de exageros.

A Alpine apesar de ser otima eu não acho que entre num projeto hi fi... Os players mais "flat" são os nakamichi, drz e mcintosh, segundo reviews.

Mas é um otimo set... isso de hi-fi é complicado, é como eu falei, exige muito estudo, testes... eu não quero um hi fi pra mim não, muita dor de cabeça ahahaha da um bom SQ seu som cara, ta bem legal!

Compartilhar este post

Link para o post

É acho que também não é a minha praia.... Meu negócio é SQ/SQPL

Mas tava querendo entender melhor das difenrenças entre os sistemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ser um pouco preconceituoso aqui, me desculpem se ofender alguém.

Um bom SQ é feito pra quem quer ouvir MP3 bem.

Um bom hifi é pra quem quer ouvir música bem.

MP3 pra mim é hiphop, sertanejo, pop, pagode, banda cine, etc... o que estiver na moda. Ou seja, qq coisa que vc pode ouvir enquanto conversa com os amigos, com a namorada ou toma cerveja.

Música é diferente. Se eu vou ouvir música eu só faço isso. Eu procuro coisas diferentes que agradem ao ouvido, que te tragam uma experiência nova, uma sensação de estar lá, de "ver" o cantor fazendo um show apenas pra vc, ou somente encontrar um instrumento novo, ou um detalhe que normalmente passaria despercebido. Por exemplo, eu não necessariamente gosto de ouvir oque a Leslie Olsher canta, mas fico admirado com a voz dela e gosto quando um sistema consegue reproduzir ela bem...

Pra MP3 um set SQ de 2000 reais vai fazer muito mais sucesso do que um hifi de 10 mil reais (não que um SQ tenha um limite de R$2k ou um hifi precise custar R$10k). Enquanto um SQ vai tornar música de verdade em uma mistura despretenciosa, sem profundidade de detalhes e sensações. Fica muito simples pra ser admirada.

atte

Na boa, vc nao gosta de musica, vc gosta de provar que o seu sistema ou o sistema que voce está ouvindo é "hi-fi"... gostar de musica não é rotular em modinhas (sinceramente eu odeio todas as modinhas que voce comentou, como sertanejo hiphop e etc...) pra mim quem gosta de musica é aquele cara que estuda o que gosta, eu por exemplo, nunca fiquei escutando cdzinhos da barbara straisand (nao sei nem como escreve) ou cds de opera e bla bla bla pra testar o meu som... eu vou, coloco as musicas que eu gosto (rock e suas vertentes) e pronto, regulo pra ouvir ROCK, nao pra ouvir um sininho que um kra tocou na orquestra que só aparece naquele cd... isso pra mim é frustração de quem não gosta de se "misturar" num show.

Juro, não quero ofender ninguem, mas realmente não concordo com o que voce falou, porem respeito, afinal cada um é cada um =]

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... acho que na verdade vc não me entendeu.

Eu disse que eu gosto de escutar mais de qualquer música do que um SQ normal consegue entregar. Metal por exemplo, a grande maioria dos SQ não consegue reproduzir decentemente. Um SQ vai tocar de tudo muito bem para a maioria das pessoas e apenas alguns tipos de música que vão se beneficiar de um sistema hifi (o que não vai se beneficiar é basicamente o que eu citei acima).

Só pra deixar claro, o que toca em 95% do tempo no meu carro é samba (raiz e de carnaval, pela percursão), bossa nova, rock, jazz, blues e um pouco de mpb. Os outros 5% é quando a noiva está junto aí agente escuta pop/hiphop (e, pasmem, eu gosto de escutar tb, mas sem pretensões). Ou seja, ouço muita coisa diferente, afinal, eu gosto de música boa, não apenas de rock ou outro estilo (por exemplo, pra mim, o maior músico de todos os tempos foi o Michael Jackson, é pop sim, e daí, o cara era genial em tantas áreas da música e dos shows que eu sou fã incontestável). Se vc acha isso coisa de gente frustada eu acho o seu ponto de vista, de quem gosta de uma coisa apenas e o resto é ruim, bem limitado.

Compartilhar este post

Link para o post

Nãooo, nao quis dizer que voce só gosta de ouvir um tipo de musica, ou que eu só escuto rock (95% do meu tempo no carro é rock) mas tbm sou fissurado por MJ por exemplo... billi jean é uma das musicas que eu mais escuto, tanto que uso para analisar um set no carro... pois tem medio-graves maravilhosos e agudos que são muito agradaveis de se escutar em um set de responsa... juro, não gosto e nao sou de ficar categorizando musicas, mas é que eu vejo a grande maioria escutando as vezes coisas que não gostam, só pra "mostrar" o som do carro pros outros, isso que eu quis dizer, entendeu?

Num dos encontros... que tinha o carro do roblito, royo e etc... poxa, nao cosegui escutar UM rock (mto mais dificil de ser bem reproduzido doq uma musiquinha mais light), só consegui escutar operas e musicas de demonstração... e pra mim isso nao ajuda... afinal nao vou ficar ouvindo isso no meu carro no dia a dia, entende? nao adianta testar um sistema só com musicas que vc nao escuta... isso que quis dizer e que "repudio"...

Não quis ser ofensivo nem te julgar, se o fiz, desculpe...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que no final agente se entendeu. Compreendo o que vc diz.

Mas assim, eu gosto realmente de ouvir detalhes e músicas que me tragam algo novo até por conhecimento tb. Não pra me mostrar ou qq coisa assim. Se as pessoas tem curiosidade de ouvir o que o hifi pode mostrar aí sim vc pode pegar uma música que não é de todo dia pra mostrar algum detalhe ou alguma característica e só mesmo.

Agora com relação aos encontros, campeonatos. Meu eu fui ver o que último que teve aqui em Curitiba e pode perguntar pro Balam ou o Arisa que estavam por lá, não aguento mais ouvir Spanish Harlem...

Chega realmente a passar essa impressão de que é mais interessante pro audiófilo ouvir o cd de teste do campeonato do que ouvir um cd de verdade (oq atualmente pra mim seria Junior Wells). Mas eu acredito que é mais para mostrar a fidelidade do sistema e tentar evitar os confrontos de gostos. Afinal, no campeonato td mundo está ali querendo comparar os carros e todos gostam de música, mas como o gosto de todo mundo é diferente o jeito é por todo mundo pra ouvir o cdzinho de teste.

Compartilhar este post

Link para o post

Tópicozinho que tá rendendo hein!!!

Bom, me atreverei a dar minha opinião!!!

EU, por exemplo, sou bastante eclético, e isto é de "lua"... hoje por exemplo acordei com vontade de escutar Guns... quando estou trabalhando no som do carro, prefiro samba, pagode, pra animar...

Bom, o caso é que minha formação musical não foi das melhores... em casa todos escutam apenas modinhas, com a excessão de meu avô, que é só sertanejo raiz.. ehehehhehe

Quando vejo algumas citações de músicas aqui no forum, corro atrás para escutar e acabo aderindo a uns 20%, digo aderir mesmo... gravando em cds para ouvir no dia-a-dia, como por exemplo Norah Jones, Eagles, entre outros, os quais não conhecia antes...

Quando vou vazer alguma demonstração de áudio à alguém, principalmente para pessoas que não são familiarizadas com bons sistemas (125% dos meus amigos hehehe), é fato que coloco músicas deste tipo que citei, maaass preciso colocar as modinhas também, para que o mesmo possa distinguir o meu sistema de outros que ele já ouviu ou está acostumado..

Essa de ouvir apenas CDs de testes é, acredito eu, mais comum quando se vai demonstrar o sistema, pelo fato de que geralmente as "modinhas" são gravadas em MP3 e perdem muitos detalhes!!

Quando fui postar meu sistema aqui no forum, fiquei nesta dúvida já citada a cima, de postar no SQ ou no Hifi, mas sinceramente?? Creio que ainda não detenho os conhecimentos necessário para dizer que meu sistema é um hifi, mas estou lendo bastante para aprender e quem sabe um dia...

Cada um tem uma opinião e age de modo diferente, mas acredito que todos tentamos nos aperfeiçoar..

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal venho pesquisando sobre um set pro meu carro. Moro nos EUA,e logo voltarei ao Brasil, logo o acesso a bons produtos pra mim é mais fácil e mais barato.

e pensando no set me bateu a dúvida em termos de qualidade e preço o que difere um bom SQ de Hi-Fi de entrada?

Qual a "linha" que divide uma coisa da outra??? Qual o custo de uma coisa da outra?

Valeu gente!

Dan Rittner se entendi direito a sua dúvida...

Voce quer saber o qual é a diferença entre Hi Fi e SQ ?

*Hi Fi é um sistema que som que visa apenas a fidelidade da gravação da música.

Ou seja, ouvir som num sistema Hi Fi, você irá ouvir + do que num sistema SQ.

*SQ é um sistema de som que visa por qualidade de som, ou seja livre de distorções e assemelhados.

Num sistema de som SQ você pode chegar próximo ao sistema Hi Fi.

**A diferença entre eles para mim é o valor, tendo em vista que montar um Hi Fi, o investimento é bem maior, $$$, Tempo, Mão de Obra Qualificada, etc...

***Observações: Voce pode ter um Alto Falante Hi Fi, mas se voce não instalar corretamente, o resultado não será Hi Fi !!!

> Dicas <

Estando nos EUA, onde se tem acesso aos produtos top's, eu se fosse você:

> Compraria a Fonte de Sinal que + se encaixa no seu gosto.

> Compraria um Amp 4 Canais Excelente.

> Compraria 1 Par de Cada Item Listado Abaixo:

- Tweeter 3/4''

- Tweeter 1''

- Mid 3''

- Mid 5''

- Mid 6''

- Sub 10'', 12'' ou 15'' depende do seu gosto de Grave.

*Porque comprar esse monte de mid e tweeter ???

Por que assim, você terá som para montar qualquer set em qualquer carro !!! :vts

Naturalmente quem gosta de som em carro, gosta de som Residencial, então se os Falantes comprados forem de alto nível ou Hi Fi, por que não aproveitá-los no futuro e montar um Set Residencial ?

Boa Sorte

Editado por gustavorl

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu gosto e gosto muito de musica, não vivo sem!

Desde de muito cedo por influência do meu pai ouço rock and roll (De The Who a Sepultura), gosto muito de hip-hop de verdade (Run DMC, Beastie Boys, Public Enemy...), e de uns 5 anos pra cá venho ouvindo bastante soul e funk (James Brown, US3, Kool and the Gang, Blue Brothers).

Acho que o sistema tem que ser configurado e equalizado para o seu gosto musical. Do que me adianta um sistema que toque fielmente ópera, se jamais vou ouvir esse tipo de música?

E no caso de estar ouvindo hip-hop, é parte do estilo e da cultura do hip hop graves acentuados e exagerados, ou seja acredito que nesse caso alta fidelidade seja reproduzir com esse tipo de graves. Mesma coisa quando se ouve funk (pelo amor de Deus, não confunda com esse lixo carioca que toca aí no Brasil), o baixo tem que ser muito acentuado.

No fim das contas, gosta é que bem bunda cada um tem a sua. A forma que eu regulo meu som pode não agradar vc, mas agrada a mim e é isso que importa.

Compartilhar este post

Link para o post

Dan, esta questão de estilos e adequação do set é interessante. Creio (opinião bem pessoal minha, não sei se tá certa) que um set BOM (fiel e com qualidade, que reproduz a música conforme foi gravada e que possui detalhamento suficiente) toca bem praticamente qualquer estilo. Sério mesmo. Eu ouço umas coisas meio bizarras (do pop/rock mais trivial a coisas como CAN, Nektar, Cabaret Voltaire e House of Love até Jazz Fusion, Al Di Meola, passando por música argentina, MPB, passo por um Segovia, Mangoré e chego lá na Ute Lemper e no Yo Yo Ma). Imagina um sistema que tenha a obrigação de tocar bem tudo isso...kkkk... e não é coisa que eu ouço uma vez pra regular não, é coisa que eu ouço no dia-a-dia! Eu gosto, é som que me faz viajar, que me emociona... Povo que anda comigo de carona olha meio torto, mas é minha trilha sonora... tem alguma equalização diferente pra cada gravação, é verdade. Eu ainda tenho de aprender a guardar as EQs no 9887 (snme tem como guardar mais de uma customizada), mas o sistema em sí é o mesmo, pra 'Los Visconti' e pra Ute Lemper. E o mesmo pra distorção do Cabaret Voltaire e pro Metheny, pras sutilezas do Meola. EQ, nível do sub, vão mudar, não tem jeito... mas os falantes, amps e etc continuam os mesmos. Se o gravezão cabuloso tá lá na gravação do Run DMC (que eu gosto!!), na do PE, tem de estar no seu carro também. E se o solo de guitarra do Who fica bacana no som de casa, inteligível e claro, tem de ficar assim no seu carro, da mesma forma. Sq ou Hi-Fi.

Compartilhar este post

Link para o post

Subs de 15 num vale apena pra SQ!

Vc perde muito a dinamica do som...

E um sub muito pesado!

Melhor usar 2x10" se quiser um SPL maior!

Agora a ideia é boa, se tiver condiçoes faz um limpa na madisound!

Tem muito falante bom lá!

ScanSpeak 18w, Dayton RS180, Seas Excel W18, Vifa NE180

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Quem disse?

Pessoal tem muita coisa pré-definida, sem mesmo testar ou conhecer todo tipo de equipamento.

Existem subs de 15" e até de 18" que podem ser usados em um sistema top de linha, inclusive automotivo.

Claro que é muito mais simples usar um sub de 10" ou 12", por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem muito mito que vai passando de geração em geração.

Sub de 15" é exemplo... garanto que a maioria dos subs de 8" são piores que os bons subs de 15".

Compartilhar este post

Link para o post

Vi há algum tempo um sistema top nos EUA em que era usado um sub Focal de 18" p/ os graves, então não se pode MESMO generalizar e dizer que só subs pequenos server p/ SQ / HI-FI.

Outro exemplo, alguém se lembra da incrível BMW do Earl Zausmer, com speakers B&W, amps Milbert e 2 subs de 15 nos pés do motorista/passageiro?!

No mais, parabéns pelo tópico, discussão sadia e proveitosa.

Editado por evepainkiller

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...