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Beto TunningWay®

Mercado: Menos quantidade e mais qualidade.

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50 MIL REAIS

Postado por Alexandre Cruvinel

 

strada.jpg

 

"Assisti no Jornal da Globo notícia de novo recorde na venda de veículos em nosso país. Já estamos conseguindo comprar, e muito! Cada vez mais. Mas falta aprendermos a comprar. Enquanto isso, os fabricantes nos oferecem carros defasados a preços indecentemente altos. Mas é a tal da lei de mercado, se tem quem compre...

 

Fiz uma listinha com carros próximos a R$ 50 mil, notem como ela é eclética. Tem carros bem antigos, outros de projeto mais recente. Alguns bem equipados até.

 

Volkswagen

Listei três carros, Polo, Crossfox e Kombi. O primeiro, na versão Sportline, me chamou a atenção, pois quando fiz uma relação de carros na faixa de R$ 40 mil, ele aparecia numa versão mais simples. Cinquenta mil reais em um hatch pequeno é salgado, ainda que o carro seja, segundo amigos que já andaram, muito bom.

 

O Crossfox é do time dos que pagam por plásticos e estepe pendurado do lado de fora. Sim, existe uma turma numerosa que paga mais por esses carros, a ponto de a Citroën ter pego o interessante C3 Picasso, piorado ele e remarcado o preço para cima. O Crossfox começa em R$ 48.600, na minha avaliação mais caro ainda do que o Fox.

 

Para fechar a listinha do fabricante alemão, a Kombi. R$ 47.670 na versão passageiros, e me abstenho de qualquer descrição do tal veículo, pois todos aqui sabem muito bem como é uma Kombi. Não sai da minha cabeça a imagem de alguns alemães dentro de uma sala em Wolfsburg dando gargalhadas ao olhar o preço da Kombi aqui no Brasil. A gente ri também, para não chorar.

 

Fiat

 

Primeiro veio o Siena Sporting, com versão Dualogic, a módicos R$ 48.980. Acho o Siena honesto, apesar da família Palio ter debutado em 1996 e termos acabado de entrar no ano de 2011, mas nas versões mais baratinhas, com ar-condicionado e direção assistida a 30 e poucos mil reais. A quase 50 mil reais me soa como brincadeira de mau gosto.

 

Mas parece que a receita deu certo, pois na esteira dele apareceu a Strada Sporting, essa com o potente E-torQ de 1,8 litro e custando a partir de R$ 46.270. Juro que ainda não entendi o Palio não ter mais a versão R e a Strada, com um eixo rígido lá na traseira, ter ganho essa versão com o motor de 132 cv.

 

Ford

O New Fiesta oferece uma relação custo-benefício das melhores da lista. É um Fiesta crescido, com bom espaço, projeto moderno e bem-acabado. Peguei uma carona com o Mahar em um desses, éramos quatro sujeitos pesados e mesmo assim o carro mostrava boa desenvoltura. Por R$ 49.900 não é nenhuma pechincha, mas perto dos outros passa a ser barato.

 

Chevrolet

 

Entre outros veículos nessa faixa de preço, oferece o Astra Hatch a R$ 48.022, com rodas aro 16 polegadas, ar-condicionado com comando digital e um motor 2-litros que produz 140 cv e promete bom desempenho. Não é novidade faz tempo, mas o desenho não envelheceu muito e está uma categoria acima dos menores, o que se traduz em mais espaço e melhor isolamento de ruídos.

 

Peugeot

 

207 Escapade a R$ 46.990, mais uma para o clube dos aventureiros. A SW é simpática, mas o resultado com os apliques plásticos não foi dos mais felizes. Vem oferecendo o 307 Presence a R$ 49.900, mas seu preço de tabela começa em R$ 52.900. Do porte do Astra, oferece as mesmas vantagens e um acabamento mais caprichado, mas motor 1,6-litro.

 

Renault

 

Aqui a maior disparidade, pois tem na gama o Sandero Stepway a R$ 45.690 e a SW Mégane Grand Tour a R$ 48.490. Ambos compartilham o mesmo motor, mas as semelhanças acabam aí. O primeiro é uma versão maquiada do carro que começa na casa dos R$ 30 mil, e que foi feito pensando em mercados ditos emergentes. Plásticos mais rudes, rodar mais ruidoso e apenas o kit essencial, ar-condicionado, direção assistida e vidros com acionamento elétrico. A favor o fato de ser um dos poucos aventureiros que ficou com o visual mais simpático do que a versão comum.

 

Já a Grand Tour é de segmento superior, tem um design ainda muito atraente e vem com um recheio mais interessante, com bolsas infláveis e freios ABS, além dos itens citados no Sandero. Sem contar o interior com revestimentos mais caprichados e o isolamento acústico muito mais eficiente. Uma das melhores compras dessa lista.

 

Não tenho os números em mãos, mas não erraria dizendo que os carros que colocaríamos no final da lista são os que vendem mais aqui no Brasil. A Grand Tour vende uma micharia. E o Astra também anda esquecido.

 

Recordes de quantidade já batemos algumas vezes, agora precisamos bater outro recorde, o de qualidade. Ainda temos um longo caminho pela frente."

 

AC

 

Fonte: http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/01/50-mil-reais.html#more

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Brasileiro ja faz tantas escolhas erradas

imagina se na hora de comprar carro ia ser diferente.

O pior não é comprar, e sim aceitar esse lixo que é oferecido.

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Não tem nem o que comentar...

Sempre achei e sempre falei que carro 0km no Brasil chega a ser rídiculo de tão caro... :banghead:banghead

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A Renault tá aprendendo com as outras montadoras aqui no Brasil, coloca uns plastiquinhos em volta dos páralamas e sobe o preço! Pelo menos ainda tem a Grand Tour que é um ótimo carro e tem uma manutenção barata.

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Não creio nessa teoria de que brasileiro não faça boas compras.

Brasileiros compram o que esta disponível no mercado e o que cabe no bolso de cada um, é assim em qq país.

A diferença é que em outros países, devido a legislações mais exigentes e com punições severas quando ha falta de qualidade, má fé, etc... os fabricantes disponibilizam produtos melhores.

Produtos de melhor qualidade ao alcance de todos geram uma evolução na cultura de compra.

Nosso mercado não é tão maduro quanto em outras economias, a diversidade de marcas vem crescendo dos anos 90 prá cá.20 anos se passaram, muitas marcas que vieram já foram embora, deixaram traumas nos consumidores que ficaram orfãos e muitas lendas urbanas surgiram para os outros consumidores.

Esses consumidores juraram não comprar mais um importado ou uma marca desconhecida, preferem ficar nas 4 enraizadas...

Culpa mais uma vez da legislação falha que permitiu vir quem quisesse, davam isenção de impostos, etc... mas quem amargou o prejuízo foram os bolsos dos consumidores e o restante dos contribuintes, afinal alguem deixou de ser beneficiado ou pagou mais imposto para que outro tivesse a isenção. E o governo garanto que não foi...

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Não creio nessa teoria de que brasileiro não faça boas compras.

Brasileiros compram o que esta disponível no mercado e o que cabe no bolso de cada um, é assim em qq país.

A diferença é que em outros países, devido a legislações mais exigentes e com punições severas quando ha falta de qualidade, má fé, etc... os fabricantes disponibilizam produtos melhores.

Produtos de melhor qualidade ao alcance de todos geram uma evolução na cultura de compra.

Nosso mercado não é tão maduro quanto em outras economias, a diversidade de marcas vem crescendo dos anos 90 prá cá.20 anos se passaram, muitas marcas que vieram já foram embora, deixaram traumas nos consumidores que ficaram orfãos e muitas lendas urbanas surgiram para os outros consumidores.

Esses consumidores juraram não comprar mais um importado ou uma marca desconhecida, preferem ficar nas 4 enraizadas...

Culpa mais uma vez da legislação falha que permitiu vir quem quisesse, davam isenção de impostos, etc... mas quem amargou o prejuízo foram os bolsos dos consumidores e o restante dos contribuintes, afinal alguem deixou de ser beneficiado ou pagou mais imposto para que outro tivesse a isenção. E o governo garanto que não foi...

Assino embaixo :legal:

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Não creio nessa teoria de que brasileiro não faça boas compras.

Brasileiros compram o que esta disponível no mercado e o que cabe no bolso de cada um, é assim em qq país.

A diferença é que em outros países, devido a legislações mais exigentes e com punições severas quando ha falta de qualidade, má fé, etc... os fabricantes disponibilizam produtos melhores.

Produtos de melhor qualidade ao alcance de todos geram uma evolução na cultura de compra.

Nosso mercado não é tão maduro quanto em outras economias, a diversidade de marcas vem crescendo dos anos 90 prá cá.20 anos se passaram, muitas marcas que vieram já foram embora, deixaram traumas nos consumidores que ficaram orfãos e muitas lendas urbanas surgiram para os outros consumidores.

Esses consumidores juraram não comprar mais um importado ou uma marca desconhecida, preferem ficar nas 4 enraizadas...

Culpa mais uma vez da legislação falha que permitiu vir quem quisesse, davam isenção de impostos, etc... mas quem amargou o prejuízo foram os bolsos dos consumidores e o restante dos contribuintes, afinal alguem deixou de ser beneficiado ou pagou mais imposto para que outro tivesse a isenção. E o governo garanto que não foi...

 

 

MEN-TI-RA

 

Até onde eu sei, não existe na europa nenhuma lei obrigando ABS, EBD, Air-bag de série nos carros.

 

# Na Europa, não há obrigatoriedade de itens de segurança, mas, atualmente, mais de 90% dos carros no continente saem com seis airbags, freios com ABS e EBD e controle de estabilidade – ou ESP.

fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/lancamentos-conteudo.vxlpub?hnid=44574

 

Só pra reforçar, http://www.noticiasautomotivas.com.br/controle-de-estabilidade-esp-sera-obrigatorio-na-europa-a-partir-de-2011/ somente neste ano é que virou item obrigatório e mesmo assim foi porque a maioria já aderia ao acessório.

 

População é muito mal informado na hora de comprar/cobrar SIM, isso é um fato! Outra prova disso é que a grande maioria da população não acha que a sua atitude de comprar ou não tal item possa mudar o mercado. E isso a gente consegue perceber em todos os mercados, não só de carros, pra tudo que é item a população compra muito mal e aceita mta mer** por crer na propaganda.

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MEN-TI-RA

 

Até onde eu sei, não existe na europa nenhuma lei obrigando ABS, EBD, Air-bag de série nos carros.

 

# Na Europa, não há obrigatoriedade de itens de segurança, mas, atualmente, mais de 90% dos carros no continente saem com seis airbags, freios com ABS e EBD e controle de estabilidade – ou ESP.

fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/lancamentos-conteudo.vxlpub?hnid=44574

 

Só pra reforçar, http://www.noticiasautomotivas.com.br/controle-de-estabilidade-esp-sera-obrigatorio-na-europa-a-partir-de-2011/ somente neste ano é que virou item obrigatório e mesmo assim foi porque a maioria já aderia ao acessório.

 

População é muito mal informado na hora de comprar/cobrar SIM, isso é um fato! Outra prova disso é que a grande maioria da população não acha que a sua atitude de comprar ou não tal item possa mudar o mercado. E isso a gente consegue perceber em todos os mercados, não só de carros, pra tudo que é item a população compra muito mal e aceita mta mer** por crer na propaganda.

 

 

Acho que vc não entendeu...

Em momento algum falei em legislação obrigando itens de segurança... falei em rigor na punição quando ocorre um acidente e descobrem posteriormente que foi por falha no projeto ou falha na produção, por consequência fazem produtos melhores.

Aqui tambem não precisaria de legislação obrigando ABS, air-bag, etc... se os fabricantes fosse punidos com rigor devido a rodas que saem com veículos em movimento, dedos decepados ao tentar baixar um banco, parabrisas que saltam devido a torção na correceria, etc... garanto que iriam melhorar muito seus produtos.

A desinformação da população que é enganada por propagandas tambem é falta de uma boa legislação, Hyundai-CAOA em outros países já estaria amargando boas punições, aqui no máximo é retirar a propaganda do ar...

O código de defesa do consumidor e os PROCONS melhoraram muito o mercado, mas estão longe do ideal ainda, pq sozinhos não fazem milagres.

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População é muito mal informado na hora de comprar/cobrar SIM, isso é um fato! Outra prova disso é que a grande maioria da população não acha que a sua atitude de comprar ou não tal item possa mudar o mercado. E isso a gente consegue perceber em todos os mercados, não só de carros, pra tudo que é item a população compra muito mal e aceita mta mer** por crer na propaganda.

:legal:

 

 

Acho que a maioria da população não se preocupa com o valor total pago e sim com o valor da prestação que pode pagar. :banghead

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Concordo em gênero, número e grau com o The W.

Somos dois então.

Infelizmente, o Brasil não possui maturidade cultural, social e econômica o suficiente para se equiparar à Europa.

Tais fatores aliado ao uso de carro como meio de mostrar para o vizinho quem é melhor faz o brasileiro fazer compras duvidosas (e algumas vezes desnecessárias).

Outro fato é o desleixo com a manutenção: querendo ou não, carros com "tecnologia avançada" normalmente trazem benefícios (consumo/potência/nível de ruído/conforto/etc.), mas em contrapartida, na maioria das vezes exige cuidados especiais - quando isso não é feito, o carro acaba virando um "mico", não em razão do projeto em si, mas em razão do comportamento do consumidor.

Ademais, o mercado é cheio de preconceitos em relação à algumas marcas e produtos. Quando digo preconceito, quero me referir ao sentido etimológico da palavra mesmo: conceito mal formado sobre determinado objeto em análise devido à falta de contato com o objeto ou ao contato superficial. :legal:

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Concordo em muitas partes com o que vocÊs falaram...

 

Porém acho engraçado...

 

O brasil não tem maturidade cultural etc etc, para se euqiparar a Europa em questão de padrão de qualidade de produstos...

 

Porém para exigir as coisas pode se equivaler a eles???

 

Um exemplo disso é a CONTROLAR, pois os índices des emissão máximo dos carros aqui no Brasil, são os mesmos que são exigidos na Europa, estrnaho não???

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Minha opinião é a seguinte: Não é que brasileiro não saiba comprar.. a mer** é uma coisa chamada Tabela FIPE! A po*** da especulação dos mecanicos! Vc compra um Megane, paga seus 50.000,00 0Km e compra um Palio ELX 1.0 e paga 32.000,00... dois anos depois o Palio vale 30.000,00 e o Megane 22.000,00... Muita gente prefere comprar os carros de plástico pra não perder tanto dinheiro na revenda e isso é Fato! Sempre ouvi minha vida toda as pessoas falando que se deve comprar um Gol pq não perde dinheiro e é isso que brasileiro faz, mesmo perdendo dinheiro pagando 40% do valor do carro com juros do financiamento.

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Só vou repetir o que um vendedor da GM me falou: "Brasileiro tem raiva de carro, se gostasse não comprava o que tem à venda aqui".

O pior é que os chineses já sacaram como são os brasileiros. A Chery, por exemplo, começou a vender o Cielo por 39 mil. Hoje, é a partir de 48 mil!

O pessoal comenta da Europa... não precisa ir tão longe, basta ver a vizinha Argentina. Lá, além dos mesmos carros custarem mais barato do que aqui, ainda têm acabamento melhor e com mais itens de série.

Editado por Charrua_rs

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Concordo em muitas partes com o que vocÊs falaram...

 

Porém acho engraçado...

 

O brasil não tem maturidade cultural etc etc, para se euqiparar a Europa em questão de padrão de qualidade de produstos...

 

Porém para exigir as coisas pode se equivaler a eles???

 

Um exemplo disso é a CONTROLAR, pois os índices des emissão máximo dos carros aqui no Brasil, são os mesmos que são exigidos na Europa, estrnaho não???

Talvez eu seja um dos mais revoltados em relação a esse tipo de política. Porém, a questão é muito mais complicada do que a priori parece ser.

Muitas das medidas administrativas tomadas para controlar o uso de veículos automotores (digo em relação a todos os aspectos: poluição; nível de ruído; velocidade máxima) são tomadas com embasamento político. No mais, não é raro de se ver medidas tomadas com base em padrões europeus quando nossa realidade é totalmente diferente. Não há como implantar medidas idênticas em contextos sociais distintos sem que surja efeitos colaterias: e quando isso efetivamente acontece, o resultado "pode" (não necessariamente deve) ser desastroso.

Existem muitos interesses políticos (e talvez mais ainda financeiros) por trás de algumas medidas. Quem sou eu para propor uma política realmente eficiente nesse sentido: é complexo demais para mim e para meu nível de conhecimento.

 

Mas não vejo com bons olhos todas as medidas tomadas pelo governo brasileiro. Creio que em muitas vezes ele busca se equiparar aos padrões europeus ao exigir as condutas dos administrados, mas esquece que muitas vezes esses vivem uma realidade totalmente diferente do velho continente: isso sem levar em conta que nos países de 1º mundo as contraprestações estatais são mais efetivas, o que parece justificar as exigências administrativas mais rígidas.

 

No Brasil há uma excesso de "padrões de condutas" estabelecidos pela legislação e muitas vezes não cumpridos, que, em vez de gerar segurança para a população, acaba por gerar um excesso de violação que alimenta a sensação de impunidade. Consequência? As medidas acabam contrariando o fim pela qual elas foram criadas. Isso vale para as opções políticas adotadas pelo País como um todo.

 

Acho que fugi um pouco do assunto. :banghead

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Só vou repetir o que um vendedor da GM me falou: "Brasileiro tem raiva de carro, se gostasse não comprava o que tem à venda aqui".

O pior é que os chineses já sacaram como são os brasileiros. A Chery, por exemplo, começou a vender o Cielo por 39 mil. Hoje, é a partir de 48 mil!

O pessoal comenta da Europa... não precisa ir tão longe, basta ver a vizinha Argentina. Lá, além dos mesmos carros custarem mais barato do que aqui, ainda têm acabamento melhor e com mais itens de série.

Eu particularmente não acho que o Brasil seria "tudo de ruim". Não estou dizendo que você afirmou isso, mas é corrente ver comentários do tipo em "blog´s" e coisas do tipo.

A questão dos valores de carro no Brasil pode ser jusitificada por diversos fatores que fogem ao meu plano de cognição. Teria de ser analisado fatores econômicos, sociais, mercadológicos, tributários, dentre muitos outros. Nota-se (por uma análise superficial) uma maior preocupação social nas políticas públicas brasileiras: isso tem um custo. Não quero entrar no mérito se são positivas ou negativas (isso geraria uma discussão sem fim), e arcar com tais custos é um dos "efeitos colaterais" de viver em um estado democrático. A Argentina também possui graves problemas e também tem muito caminho pela frente. Os contextos não são totalmente idênticos - talvez isso justifique um pouco a discrepância de valores.

Confesso que mesmo com os problemas brasileiros, mesmo não conhecendo a Argentina pessoalmente, pelo pouco que leio a respeito, parece-me melhor viver aqui (opinião puramente pessoal).

No mercado automotivo eu concordo que eles estão na nossa frente, mas não sei até que ponto isso é bom para o país como um todo e/ou reflete a superioridade dos "hermanos".

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A questão da Argentina é que para veículos a política tarifária é a mesma, isso decorre do acordo feito no Mercosul. Em tese, os preços deveriam ser o mesmo que o praticado aqui.

Agora, você levou a discussão para outro ponto. Concordo em parte com o que você disse. Mas em termos de mercado automotivo, estão melhor do que nós. Tanto no preço quanto nos lançamentos de produtos. Só para citar um exemplo, lá já tem o GM Cruze desde o meio do ano. E aqui?

O Brasil não é um desgraça total, como pregam alguns. Mas nunca foi tão caro viver aqui.

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Cara vc ta na faixa de carro de classe baixa..

 

Eu ja vejo que a classe media ta com carros melhores com preços mais baixos!!

 

3 anos atras compramos uma CRV por 114k hoje em dia com 120k vc compra uma FORD Edge cheio de mimimi totalmente superior.. E muitos outros carros BM superiores

 

Me recordo dos preços na epoca, Santa Fé 129k, Rav4 125k, Vera Cruz 160k..

Hoje em dia é piada esses preços, acho que tem qualidade no mercado sim e muita gente comprando..

 

Carros que eram sonhos 10 anos atras, hoje é realidade vide volvo, mercedes, bmw...

 

Hilux Sw4 nem parece ser carro de 160k, trabalho no ceasa e pode acredita que tem umas 5 dessas por esquina..

Editado por Caiox

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Mas em termos de mercado automotivo, estão melhor do que nós. Tanto no preço quanto nos lançamentos de produtos. Só para citar um exemplo, lá já tem o GM Cruze desde o meio do ano. E aqui?

O Brasil não é um desgraça total, como pregam alguns. Mas nunca foi tão caro viver aqui.

Está sendo cada vez mais caro viver aqui por causa dos rumos que a política social está tomando. E no final, a classe média que pago o preço. Não que isso seja completamente ruim ou bom, mas é fato. As coisas tem melhorado para a classe mais baixa, pode ter certeza: fazendo uma análise global, o poder de compra do brasileiro "pobre" melhorou sim. Exemplo está aí, o mercado automotivo super aquecido.

Até o próprio aquecimento do mercado pode ser um fator justificante dos altos preços por aqui praticados - mas jamais diria que é o único.

A Argentina tem carros melhores do que aqui? Até acredito que sim, mas não diria que o mercado deles está tão aquecido quanto o nosso.

No mais, em relação a GM, vejo um descuido desta com o mercado brasileiro. Acho que a própria GM tem uma parcela de responsabilidade nisso.

 

E ainda existe outro fator, como comentei em um POST nesse tópico: brasileiro (no geral) é muito resistente à mudanças. Não se adaptar tão bem com algumas novidades e tecnologia. Fazem mal uso de alguns produtos e criticam os fabricantes. Talvez isso sirva como um desestímulo para as grandes empresas trazerem novidade para cá.

 

O lado bom é que as coisas estão lentamente mudando, e isso se deve à abertura do mercado para novas marcas.

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Não tem jeito comparar mercado de carros aqui no Brasil com o da Europa ou qualquer outro país do mundo.

Somente para simplificar.

Caro aqui é caro? Cada país tem o seu preço, não tem jeito de manter o preço igual em todo o mundo.

Como por exemplo você não compra um garrafa de água de 500ml na europa por 1 real, la vc paga 5 euros.

Aqui vc não vai comprar uma bmw por 20 mil euros.

 

Viajem total mas, é o que penso.

Editado por manogoi

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Não tem jeito comparar mercado de carros aqui no Brasil com o da Europa ou qualquer outro país do mundo.

Somente para simplificar.

Caro aqui é caro? Cada país tem o seu preço, não tem jeito de manter o preço igual em todo o mundo.

Como por exemplo você não compra um garrafa de água de 500ml na europa por 1 real, la vc paga 5 euros.

Aqui vc não vai comprar uma bmw por 20 mil euros.

 

Viajem total mas, é o que penso.

E lhe garanto que água é muito mais essencial do que carro.

Concordo contigo que as comparações não são tão simples como o pessoal normalmente pensa ser. Pegam o preço do carro no outro país, aplicação o tributos de importação e chegam ao preço que deveria aqui ser praticado. Não é tão simples assim.

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Está sendo cada vez mais caro viver aqui por causa dos rumos que a política social está tomando. E no final, a classe média que pago o preço. Não que isso seja completamente ruim ou bom, mas é fato. As coisas tem melhorado para a classe mais baixa, pode ter certeza: fazendo uma análise global, o poder de compra do brasileiro "pobre" melhorou sim. Exemplo está aí, o mercado automotivo super aquecido.

Até o próprio aquecimento do mercado pode ser um fator justificante dos altos preços por aqui praticados - mas jamais diria que é o único.

A Argentina tem carros melhores do que aqui? Até acredito que sim, mas não diria que o mercado deles está tão aquecido quanto o nosso.

No mais, em relação a GM, vejo um descuido desta com o mercado brasileiro. Acho que a própria GM tem uma parcela de responsabilidade nisso.

 

E ainda existe outro fator, como comentei em um POST nesse tópico: brasileiro (no geral) é muito resistente à mudanças. Não se adaptar tão bem com algumas novidades e tecnologia. Fazem mal uso de alguns produtos e criticam os fabricantes. Talvez isso sirva como um desestímulo para as grandes empresas trazerem novidade para cá.

 

O lado bom é que as coisas estão lentamente mudando, e isso se deve à abertura do mercado para novas marcas.

 

Bom, no ano passado morei na argentina por conta de um curso. Concordo, sem dúvidas, que há diferenças entre o Brasil e lá. O mercado de automóveis na Argentina não é tão "aquecido" como o nosso, a pesar de que mudou muito lá nos últimos 15 anos. Mas mesmo assim o consumidor, em termos de automóvel, é mais exigente. Não se compara ao Europeu ou ao Americano, mas é mais do que o brasileiro.

Só discordo que o poder aquisitivo do brasileiro aumentou. Na verdade, diminuiu. O que aconteceu foi uma ampliação do crédito, o que dá a impressão artificial de aumento do poder aquisitivo. Mas isso é uma discussão longa e cheia de idealismos.

O que penso é que os carros deveriam custar pelo menos 25% a menos e virem mais completos, como air-bags, freio abs, ar-cond e câmbio automático.

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Não tem jeito comparar mercado de carros aqui no Brasil com o da Europa ou qualquer outro país do mundo.

Somente para simplificar.

Caro aqui é caro? Cada país tem o seu preço, não tem jeito de manter o preço igual em todo o mundo.

Como por exemplo você não compra um garrafa de água de 500ml na europa por 1 real, la vc paga 5 euros.

Aqui vc não vai comprar uma bmw por 20 mil euros.

 

Viajem total mas, é o que penso.

 

eu pagava 19 centavos em 1,5 litros de agua mineral. Fico de cara quando vejo preco de agua nos mercados do brasil..........

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