Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
nagual

DUVIDA sobre resposta de frequência de falantes e filtros de corte

Recommended Posts

Ola galera, tenho aqui algumas duvidas basicas sobre o funcionamento de filtros, e respostas dos altofalantes, que quem entende de eletronica vai saber com certeza.

Eu estava querendo regular melhor o som o meu carro, e comecei por testar a respotas do kit 2 vias.

Eh um Kit Selenium (modelo de entrada) que segundo o fabricante, a resposta vai de 90 - 22 hz. Eu liguei um computador na AUX do som e usei o software TONE GENERATOR para emitir algumas ondas senoidais puras. Comecei por 90hz, pude ouvir ok, porem o que me intrigou foi que frequencias de 80, 70, 60, ateh 50hz eu pude ouvir tambem. O que isso quer dizer?

Segunda duvida quanto ao funcinamento do filtro de corte. Eu tenho um amp HERTZ EP4, que possui filtro.

Quando estava realizando o teste acima, eu deixei o filtro no passa tudo. Depois minha intencao era deixar no passa altas 90hz+, uma vez que pretendo seguir a recomendacao do fabricante. Uma vez que o botaozinho do filtro eh bem pequeno, e nao tem muitos numeros nele, resolvi testar tambem com o som. Mas para minha surprese ele tambem nao parece funcionar... Ou seja, conforme eu fui subindo eu ainda podia ouvir a frequencia fixa de 90hz. Ela foi se atenuando, e soh se extinguiu completamente quando o filtro ja estava no numero 200+... Isso eh normal??

O mesmo vale para o filtro de passa baixas do sub (jl audio 8pol).. Se eu deixo o filtro no minimo (40hz) ele ainda esta tocando frequencias acima de 40hz.

Isso eh normal, ressonancia... Ou o amp eh ruim, ou seus filtros estao quebrados (amp novinho em folha).

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eles tocam mesmo, porém atenuados. Para isso serve o slope de um crossover. 6dB, 12dB, 18dB, 24dB, 48dB por 8ª. Cada um representa a energia que sera tocada uma oitava acima/abaixo do ponto de corte. Por exemplo, se a memória não me falha, um de 6dB representa um corte de 50% da potência, um de 48dB 99,XYZ% além do ponto de corte.

Acho que deu pra entender (as vezes eu não sou bom para explicar). Naturalmente eles tocam. Quando maior o slope, menos tocam além do ponto de corte.

Compartilhar este post

Link para o post

entendi, nesse meu amp nao tem esse controle do slope.. Mas bom saber que eh eh assim mesmo, acho que um corte subido ateh nao seria bom

Compartilhar este post

Link para o post

Nao se preocupe muito com o slope, para grande parte das aplicações 12dBº8ª está bom. É bem mais importante achar um ponto que de equilíbio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...