Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

fencsantos

Projeto Som de Qualidade para Ka modelo antigo

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá amigos estou a um tempo estudando fazer um upgrade no som de um Ford Ka modelo antigo que tem aqui em casa.

Já li algumas coisas aqui no fórum que de certo modo já foram muito uteis.

Penso em um projeto para som mais interno, não quero sair disparando alarmes de carros, busco qualidade na reprodução das músicas. O genero que mais escuto seria rock, pop e eletronica.

Penso em usar

1 par de Coaxial Bravox HI-END CX50B 5" 120WRMS atrás

1 Kit 2 vias Selenium 52V2A 5" 100WRMS (só não sei se coloco nas portas ou uso pezinho)

Ponto de grande dúvida pra mim, qual subwoofer e como?

Pelo que já pesquisei estaria entre esses, mas aceito ideias e não gostaria de um grave não muito seco:

NAR Subwoofer 10SW2 180WRMS 10" 4 Ohms

Selenium 10SW11A Subwoofer BASS 10" 200WRMS 4 Ohms

Bravox Subwoofer Premium IIe Export PSW10D4 10" 180WRMS

ou

Bravox Subwoofer Premium IIe Export PSW10 10" 180WRMS

Como o porta malas do Ka é muito pequeno pensei em usar uma caixa lateral selada de fibra, a Leosond tem uma para o Ka com cerca de 30 litros, mas realmente fica bom? Ou é melhor uma caixa selada "comum".

Quanto ao Amplificador aceito e muito dicas de bons aparelhos. De preferencia não muito caros perto de 300-350 reais, mas pode passar disso, quero algo que resolve e não seja absurdamente caro.

Algumas escolhas se deram por motivos de falta de espaço no Ka.

Por fim:

Tenho um CD-player H-Buster HBD 7300 instalado e penso em manter para economizar um pouco.

Caixa selada de fibra da Leosond é bom?

Os pezinhos da Leosond funcionam bem?

Obrigado e boas festas.

Obs; Também pensei em um subwoofer Keybass Black Panther, mas aqui em Goiânia não sei onde achar (mandei um e-mail para a Keybass e não tive resposta) e na internet não achei em lojas confiáveis.

Editado por fencsantos
Postado em (editado)

a melhor alternativa seria o nar.

amp, um fosgate 4.6 toca tranquilo kit + sub.

nao usa coaxial + kit, usa soh o kit. com essa grana tu compra um kit melhor.

esse selenium eh ruinzin, usa um bravos bravox cs50d (se nao me engano eh esse modelo).

Editado por cjainf
Postado em (editado)

a melhor alternativa seria o nar.

amp, um fosgate 4.6 toca tranquilo kit + sub.

nao usa coaxial + kit, usa soh o kit. com essa grana tu compra um kit melhor.

esse selenium eh ruinzin, usa um bravos bravox cs50d (se nao me engano eh esse modelo).

Obrigado pela resposta.

Esqueci de colocar um Kit 2 Bravox como opção. A bravox tem esse mesmo o CS50 D que parece muito bom e o CS50 B.

Um bom Kit 2 vias + subwoofer num carro como o Ka o som fica bom então?

Não sei se pesquisei errado, mas não achei desse amp da Rockford Fosgate novo para vender na internet. Seria Rockford Fosgate 4600x?

Editado por fencsantos
Postado em

amigo, uma opção é fazer uma caixa estilo assoalho, assim você perde um pouco de volume na parte inferior do porta-malas, mas mantém boa capacidade de carga...

dá uma olhada nestes tópicos

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143707

http://autoforum.com.br/index.php?showforum=70

no celta do meu irmão fiz isso, inclusive vou fazer um upgrade (provavelmente trocarei o amplificador, vai entrar um ep4 + um fosgate p400.2 + JL 10W1 v2.4)... se quiser te passo o amplificador pioneer gm 6400 e o subwoofer pioneer slim de 10 polegadas... me manda uma mp!!

Postado em (editado)

kit 2 vias arc audio ddd 6009 R$499,00

amplificador fosgate 4.6 R$450,00

subwoofer arc xxd12 R$490,00

6 metros cabos 21mm shok R$132,00

porta fusivel shok R$50,00

valor total R$ 1,621,00

som com muita qualidade e bom preço, ultilize pezinhos para os medios, use um caixa de fibra bem grossa para não vibrar muito, mas de preferencia para de mdf.

todos itens tenho em estoque, sendo o amplificador usado mas td revisado no zé fosgate com garantia de 3 meses contra defeitos.

Editado por cebolaudioart
Postado em

Muito obrigado pelas respostas de todos.

LeandroVeterinario achei bem legal essa idéia da caixa no assoalho e com o subwoofer apontado para cima. Essa caixa tinha quantos litros? Mas o seu irmão usava o porta-malas? Tinha algum grade que colocava quando precisava usar o porta malas.

------------------------------

Vou pegar o subwoofer da NAR que parece ser ideal para esse projeto.

Também vou usar a idéia de deixar só o Kit 2 Vias e gastar mais em um Kit bom.

Estou pensando nos seguintes kits:

Bravox CS50 D ou NAR VR50.01 5" Com Tweeter NEO + Xover PRO ou Helix B52C

O Helix teria menos potência RMS e o NAR parece ser muito bom.

Qual seria melhor?

Sobre o amplificador

O que vocês acham do Audiobank KA-4100 e do MXR X4-K5 para tocar o Kit + o Sub NAR?

Obrigado e bom natal.

Postado em

dsc0061727072009.jpg

dscn0709z.jpg

No focus usava a litragem recomendada- 12,1 litros

no Celta uso a litragem minima - 9,1 litros (ou 9,9 não lembro)

com o JL 10W1 vou invadir o espaço do estepe, por cima mesmo... a caixa vai ter que ser puxada por inteiro...

e, neste caso, melhor usar subs menos profundos... e sempre com grade, pro meu uso não rola sem... hoje mesmo levei uma bike no celtinha, meu irmão viaja direto com o carro cheio de tralhas... heheheh

leandro

Postado em

Muito obrigado pelas respostas de todos.

LeandroVeterinario achei bem legal essa idéia da caixa no assoalho e com o subwoofer apontado para cima. Essa caixa tinha quantos litros? Mas o seu irmão usava o porta-malas? Tinha algum grade que colocava quando precisava usar o porta malas.

------------------------------

Vou pegar o subwoofer da NAR que parece ser ideal para esse projeto.

Também vou usar a idéia de deixar só o Kit 2 Vias e gastar mais em um Kit bom.

Estou pensando nos seguintes kits:

Bravox CS50 D ou NAR VR50.01 5" Com Tweeter NEO + Xover PRO ou Helix B52C

O Helix teria menos potência RMS e o NAR parece ser muito bom.

Qual seria melhor?

só posso falar do bravox, o mid achava bem razoável, tweeter bem irritante e cansativo... o crossover é bem fraquinho... tive no focus o CS57D, dependendo do preço vale a pena pra um SQ de entrada. Os outros não conheço... mas, veja se acha um Hertz DSK, é um kit na faixa de preço do Bravox e é bem sincero - o mid toca bem e forte, o tweeter é bem agradável - alguns relatam que o tweeter chega a ser mais agradável que o da linha ESK da própria HERTZ!!!

Sobre o amplificador

O que vocês acham do Audiobank KA-4100 e do MXR X4-K5 para tocar o Kit + o Sub NAR?

Também nunca ouvi, mas esses amplificadores normais de 4 canais, mosfet, classe A-B funcionam a contendo num sistema simples e despretencioso... bem reguladinho, com cabos bacanas e alimentando subs leves e kits mais simples eles funcionam bem... olhe na faixa de preço amplificadores de outras marcas, e mesmo usados aqui no forum, fora que o ka é pequenino, essa formula funciona muito bem

Obrigado e bom natal.

Postado em (editado)

Muito obrigado pela ajuda LeandroVeterinario.

Penso em fechar o projeto nesses dias e partir para pesquisar preços. A idéia é ter esse novo som nesse Ka até a segunda quinzena de janeiro.

Depois vou trocar o cd-player por um melhor.

Editado por fencsantos
Postado em

vi em uma site de um vendedor da Helix que o subwoofer DB 10 pode ser usado em uma caixa de 18 litros.

Esse sub seria uma compra melhor que o NAR? A diferença de preço não é grande entre eles.

Muito obrigado e boas festas.

Postado em

vi em uma site de um vendedor da Helix que o subwoofer DB 10 pode ser usado em uma caixa de 18 litros.

Esse sub seria uma compra melhor que o NAR? A diferença de preço não é grande entre eles.

Muito obrigado e boas festas.

Eu ainda iria de NAR, o sub deles é muito gostoso, mesmo...

Postado em (editado)

Olá amigos,

Resolvi abrir um pouco mais o bolso e estou pensando em pegar um 2 vias Helix da série Esprit ou mesmo tentar importar algo dos EUA.

No caso de importar pegar algum kit da MTX, Infinity ou Polk.

Vi em sites dos EUA produtos da Eclipse com bons preços alguém conhece?

Também vi subwoofer da MTX, Boston Acustic com preço interessantes. Sobre a Boston os subwoofer da série G3 alguém conhece?

Alguém conhece os amplificadores da Power Acoustik?

Abraços.

Editado por fencsantos
Postado em (editado)

Olá amigos,

Tive alguns problemas e esse projeto ficou meio parado. Após conversas com um amigo que importou alguns itens de informatica dos EUA acabei desistindo. O motivo é que o risco de pagar valores altos de taxas de importam é grandes. Pode ser um ótimo negocio ou ser um grande prejuizo dependendo de como for "pego na receita".

Obrigado pelas dicas passadas.

Infelizmente aqui em Goiânia não tem revenda oficial de algumas marcas, aí penso em ir em Brasília (já vou lá com certa freqüência mesmo) para ver algo. Como já comentei resolvi gastar um pouco mais nesse projeto e montar um bom.

Como pensava em gastar uns 2mil em equipamentos de fora, agora penso em gastar em equipamentos encontrados aqui mesmo.

Nesse cenário uns +/- 800 para o kit, +/- 800 para o amp +/- 400 no sub deve dar para montar um set bom.

Nessa faixa o que indicam?

Pensei em: Helix P235 + Hertz ES250 + Clarion APX4361 só pra citar um exemplo.

Ou arriscar num Kit Arc alguém tem?

O Hybrid Imageni vi que não vem com crossover o que acham dele.

Não vou copiar esse projeto de som e design desse Ka

Até pq seria algo caro, rs. Mas penso em usar o Kit nas portas de modo semelhante ao do video, aí acho que tanto faz kit de 6" ou de 5" o espaço original é para falante 5x7.

Abraço

Abraço

Editado por fencsantos
Postado em

Ainda vai tocar o projeto?

Ja decidiu o Sub?

Tenho um N.A.R 10sw2 zeraado pra vender aqui, comprei pra usar mas acabei pegando um Image Dynamics se tiver interesse manda MP que te passo o valor :legal:

Ps: tenho fotos dele no meu topico na galeria de projetos se quiser dar uma olhada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...