Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
robertomaronezi

Fiorino com sistema de 3 vias

Recommended Posts

Olá pessoal resolvi abrir esse tópico pq nao achei nada nos outros que procurei então vamos lá...

Resolvi voltar ao trio de 3 vias pois o não aguento mais pancadão!!! Por um lado é legal pois impreciona aos leigos porem nós que somos de ouvido critico fica dificil passar mais que 6 meses com toc toc na orelha, Por este motivo decidi retornar e tentar ter um sub grave a mais no sistema e depois de ler todo topico vi que varias vezes fooram pedidos pelos usuarios e ainda não saiu o projeto desta para o sub1000 15 da protech...Então venho por meio deste post pedir ajuda aos crânios da manifold ( Wendel(que jah foi denomindao o pai da mani aki no forum) Diogenes (que ao meu ver é o veterano aki no forum com as mani) Sandro café ( que comn sua experiencia tanto nessas caixas e agora expert em fiorino ) e outros que podérem acrescentar algo nesse projeto....

A caixa terá que ter o duto vindo do meio do ``V´´ como o projetodo victor (vsa) o tamanho e a profundidade tambem não são muito problema pois vai ser colocada em uma fiorino e dificilmente vai ser desmontada, sua sintonia pode ser bem baixa pois vai ter 8mb 600 pra trabalhar acima dos 100hz, Serão 3 caixa totalizando 6 sub1000 Protech, de medio grave como jah disse 8 mb600, tenho preferencia por deixar os imãs para parte de fora da caixa pois alem de achar estéticamente mais bonitos terá uma refrigeração maior importante no meu caso pois os 6 será empurrados por uma sd25k

estou aberto a opiniões e criticas

grato

roberto maronezi

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando o tópico, apenas vamos esperar a opinião dos demais pra ver o que sai, eu já tenho algo em mente, projeto que passei pra um parceiro aqui do PR e tá bem satisfeito com o resultado. Ele queria gravão, e conseguiu, hehehe...

Apenas te dou o conselho de não se empolgar com projetos mirabolantes e caixas com falantes desalinhados pra não se arrepender depois. Tente fazer tudo da maneira mais simples possível.

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Entaum Sandro o projeto êh bem sim ficaria assim o arranjo...

De cada lado (tudo dentro do baú) uma fileira na vertical com 4 MB, aí sobraria um corredor entre as caixas aonde encaixaria a "boca" da caixa manifold poriso que tem que ser estilo vsa com o duto do começo do v pois as paredes frontais ficarão encostada na traseira das caixas dos mb .

Realmente ficaria desalinhafos os falantes de sub com os mb, teria alguma perca mesmo atuando em faixas diferentes??? Porém issu se resolveria fácil com uns ajustes no delay do cross naum é???

Compartilhar este post

Link para o post

Entaum Sandro o projeto êh bem sim ficaria assim o arranjo...

De cada lado (tudo dentro do baú) uma fileira na vertical com 4 MB, aí sobraria um corredor entre as caixas aonde encaixaria a "boca" da caixa manifold poriso que tem que ser estilo vsa com o duto do começo do v pois as paredes frontais ficarão encostada na traseira das caixas dos mb .

Realmente ficaria desalinhafos os falantes de sub com os mb, teria alguma perca mesmo atuando em faixas diferentes??? Porém issu se resolveria fácil com uns ajustes no delay do cross naum é???

Roberto, experimenta fazer a mani assim:

Pared_o_Serrano.jpg

Aqui deu muito certo em alguns paredões que não podemos ultrapassar a altura limite da garaagem do cliente!

Compartilhar este post

Link para o post

vsa eh uma boa, vai ter um ganho legal...

essa caixa acima é manifold?

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm, nao sabia

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post

Roberto, experimenta fazer a mani assim:

Aqui deu muito certo em alguns paredões que não podemos ultrapassar a altura limite da garaagem do cliente!

Ainda bem que tem esses paredoes "baixinhos", mesmo assim essas garagens são avantajadas

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, seria uma boa opção 3 caixas dessas empilhadas:

Untitled-2_10.jpg

O problema é onde enfiar os falantes de 12", pois se for pra usar caixas fora do mesmo plano é melhor nem usar, pois o cancelamento é inevitável e não existe processador que corrija. Fica um som meio "Surround", kkkkkkkkkk... o-o-[^]

Compartilhar este post

Link para o post

Untitled-2_10.jpg

O problema é onde enfiar os falantes de 12", pois se for pra usar caixas fora do mesmo plano é melhor nem usar, pois o cancelamento é inevitável e não existe processador que corrija. Fica um som meio "Surround", kkkkkkkkkk... o-o-[^]

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa terá que ter o duto vindo do meio do ``V´´ como o projetodo victor (vsa)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Já comentei sobre isso, mas vou citar novamnte!

VSA = uma caixa manifold que a Eletro Voice resolveu patentear. Eles criaram essa sigla por qualquer motivo específico e venderam trocentas caixas dessa ao longo do tempo. NIsso um tal de Victor (pelo nível de "gaiatice deve ser nordestino também! galera aqui eh perversa! kkkkkk) resolveu inventar que... VSA = Victor Sistemas Acusticos!

Seria a mesma coisa que... JBL = João Bass Light... JVC = Junior Voice Coil... MTX = Mateus Tocando X-bass.... tem nada a ver! kkkkkkkkkkkkkkk

essa caixa acima é manifold?

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm, nao sabia

é manifold sim! Na verdade, manifold é o PRINCIPIO onde vc junta duas cargas com uma soh finalidade! Se tu bota cinco falantes em um cano vira manifold! Se tu bota 10 falanets, com canos pegando da boca dele e saindo num emsmo buraco, eh manifold!

Agora, o projeto q o Diogenes citou eh o mesmo principio da T18 ou MTL-1.. que nada mais é do que meia-VSA ou meia-Manifold (como a maioria aqui conhece). A unica diferença eh q os dutos da T18 saem láá no fundo, onde termina a caixa.. daí o grave da parte da frente passa pela de trás antes de ser propagado! (falei de forma bem 'popular' pra entender melhor)

Quanto aos MGs, eu faria um projeto tipo... graevs lá no fundo.. e médio grave preso na 'porta' do furgão.. ao abrir as portas, ficaria uma caixa de MG de caad lado!!!

Compartilhar este post

Link para o post

é manifold sim!

acho q vc nao entendeu-me bem, mas tá valendo

Compartilhar este post

Link para o post

Untitled-2_10.jpg

Nossa Sandro ... Viajei tanto com esse projeto ficara ruim desta forma queu falei???

Essa caixa é pro sub1000 ???? Não esta com a sintonia alta pra 3 vias ???

Qual o projeto que passai pro seu amigo????

Diógenes essa Manifold caberia só 3 de 15 e não acompanharia os 8 mb e se colocar os 6 de 15 malemá caberia um 4 mb aí perderia atak

Bloom!!!!

Vc me encheu de esperança agora!!! Vc escutou algum som desse forma com os graves atras da linha do mb??? Vc acha que essa caixa é a melhor opção pra esse caso??? Vc entendeu o queu vou tentar fazer??? Colocar a boca da vsa no vão que vai sobra entre as caixas de mb foi o único jeito que imaginei de caber um bom sistema na fiorino...

Compartilhar este post

Link para o post

acho q vc nao entendeu-me bem, mas tá valendo

tendi bem sim man! Aquela caixa é sim manifold! =) Assim como a VSA!

Bloom!!!!

Vc me encheu de esperança agora!!! Vc escutou algum som desse forma com os graves atras da linha do mb??? Vc acha que essa caixa é a melhor opção pra esse caso??? Vc entendeu o queu vou tentar fazer??? Colocar a boca da vsa no vão que vai sobra entre as caixas de mb foi o único jeito que imaginei de caber um bom sistema na fiorino...

Cara.. dada a velocidade de propagação do som no ar.. 99% das pessoas não vai perceber o atraso de tempo nesse caso! E caso mesmo assim ainda queira algo TOP, pode botar um 2496 da behringer.. que ele corrige o atraso de tempo! Um som desse porte merece!

Tendi o que tu quer fazer sim.. mas eu faria como falei! Bota a caixa que o diógenes mostrou on fundo da van.. e nas portas faria seladinhas pros MGs (ou ate dutadinhas). Reforça as dobradiças e pronto.. ao abrir o som, saem as caixas dos MGs de dentro da van.. e os graves já estão lá no fundo!

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim seladinhas?? Ou dutadinha?? Tenho em mente fazer caixa tipo pancadão mesmo caixa com uns 45 litros cada e com um grande pra dar bastante presão será que o lançarão vai fazer sumir os subs????

Montar os mb na porta ??? Hum não sei naum heim acho que ficaria muito pesado pra elas.... Imagine 4mb nas portas... Será que naum da pra fazer algo ali tudo dentro do baú mesmo??? Os drivers tambem em cima do baú vão ser 3 405 na horizontal que acha???

Compartilhar este post

Link para o post

Pra quem gosta dessas coisas, hehehe:

OgAAAHyueMSXreuvyOSOh0c_6kTv-m-b_mM2EhEEu-L8KvcP3Ow7ZifvIe47qlQShNwd_7S64ZCIi8mMwZ0wXKZ0ic8Am1T1UGcSw89rp0oU05tD_aqYmZjvuuwP.jpg

Robertinho, como te falei, eu tenho em mente algo pra sua Fiota, mas ainda precisamos trocar umas idéias, peço pra que me cobre apenas o resultado sem questionar o "porquê" do projeto, hehehe... Se eu postar aqui, muita gente vai botar defeito.

Editado por Sandro Café

Compartilhar este post

Link para o post

Opa entro em contato com vc sandrão, mais ca entre nos heim!!! Que fiorino horrível esse aí da foto meu deus muito feia e aquela caixa de corneta lá horrível rssss

Compartilhar este post

Link para o post

Untitled-2_10.jpg

cara.. na minha cabeça nao entra que uma caixa dessa toque subão! Nao sei o protech 1000, mas o SUB600, numa caixa com 30litros a mais que essa.. eu já achava um tanto ''firme'' a batida.

Sandro, nao me entenda mal.. nao to duvidando do seu projeto. ACho que vc tem muita propriedade pra falar e indicar o projeto, afinal, vc entende muito do assunto. To dizendo pra mim, na minha cabeça. EU gostaria muito de ver isso tocando;.

Compartilhar este post

Link para o post

O tipo de ciaxa q falei eh esse q sandro postou.. porem essa ta malfeita mesmo! kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Essa caixa q postei não é projeto meu não, hehehe, é a tal VSA da Snake, não tem nada à ver com Protech, rsrsrs

E essa Fiorino aí eu só coloquei de exemplo do que "não fazer", hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a ideia da caixa de médios "fechando" na ponta é interessante! Não bloqueiaria os graves!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa caixa q postei não é projeto meu não, hehehe, é a tal VSA da Snake, não tem nada à ver com Protech, rsrsrs

E essa Fiorino aí eu só coloquei de exemplo do que "não fazer", hehehe...

ahh.. entao ta explicado aushaushaus

e essas caixas VSA que a Snake e Over usam, sao bem secas, pancada na oreia :P

Compartilhar este post

Link para o post

ahh.. entao ta explicado aushaushaus

e essas caixas VSA que a Snake e Over usam, sao bem secas, pancada na oreia :P

Mas acho q dá pra tentar algo inspirado nelas, tipo, alterar sintonia, volume e tals, pra isso eu precisaria de algumas medidas detalhadas do baú da fiorino

Compartilhar este post

Link para o post

Alterando volume x sintonia.. ae eu acho que fica perfeito. Só que eu imagino essa caixa um pouco mais comprida, tipo, com a profundidade maior, tem uma boa area de duto e um duto com um comprimento legal.

Compartilhar este post

Link para o post

a caixa que preciso é exatamente essa porem com i minimo possivel de largura e pode colocar uma boa porofundidade quer as dimenções da fiorino ??? vou tirar todas as medidas e te passo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...