Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
joaoasm

Alinhamento de fase em divisor de frequência

Recommended Posts

Ja procurei por todos os lados e não encontrei.

Estou projetando um divisor de frequencia de 3 vias (woofer, médio, e tweeter), da seguinte forma:

Woofer Corte em 100Hz (filtro subsônico)e em 800Hz

Médio Corte em 800Hz e em 5000Hz

Tweeter Corte em 5000Hz e em 20000hz (filtro ultrasônico)

Todos os filtros LR de 2ª ordem.

Porém, como regulo as fases de cada faixa do divissor de frequencia?

Não acho isto em lugar algum

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

Cara isso é um bixo de 5 cabeças.... :vts

Tentei entender isso usando as teorias das aulas de circuito elétricos em C.A, mas não resolveu.

Compartilhar este post

Link para o post

Ja procurei por todos os lados e não encontrei.

Estou projetando um divisor de frequencia de 3 vias (woofer, médio, e tweeter), da seguinte forma:

Woofer Corte em 100Hz (filtro subsônico)e em 800Hz

Médio Corte em 800Hz e em 5000Hz

Tweeter Corte em 5000Hz e em 20000hz (filtro ultrasônico)

Todos os filtros LR de 2ª ordem.

Porém, como regulo as fases de cada faixa do divissor de frequencia?

Não acho isto em lugar algum

meu lider,,,, qual o problema que vc está tendo com seu aparelho nesse momento? por que vc quer ajustar fase? onde será aplicado esse prjeto?

Compartilhar este post

Link para o post

Ajuste de fase? Isto não existe.

Alguns crossovers permitem INVERTER a fase. Se você está projetando, inverter fase com op-amp é mais fácil que formar um filtro com op-amp.

Ajuste variável de fase para todas as frequências não existe. Existe ajuste de fase para subwoofers, mas ele atua sintonizado, não é full range.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera.

Vejam estre trecho:

" No entanto em contrapartida os sinais elétricos nas saidas do divisor de 2a ordem encontram-se em contrafase, com 180o de diferença, provocando um ponto de amplitude nula na frequência de corte. Esta característica é contornada por muitos projetistas através da inversão elétrica dos sinais na entrada do divisor, invertendo a ligação do"tweeter" ou do "woofer". No entanto esta medida, se resolve este problema, cria outro, pois ter-se-á um pico de 3 dB na frequência de corte acompanhado de um deslocamento de fase de 180º no restante das banda passante de graves e agudos."

Fonte: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=17

Pois bem, se isto ja acontece com um divisor de 2 vias 12dbª, e o de 4 vias que quero montar? Como ficam as fases? Como achar o que inverter nesta ou naquela banda do filtro?

Compreenderam melhor minha dúvida?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera.

Vejam estre trecho:

" No entanto em contrapartida os sinais elétricos nas saidas do divisor de 2a ordem encontram-se em contrafase, com 180o de diferença, provocando um ponto de amplitude nula na frequência de corte. Esta característica é contornada por muitos projetistas através da inversão elétrica dos sinais na entrada do divisor, invertendo a ligação do"tweeter" ou do "woofer". No entanto esta medida, se resolve este problema, cria outro, pois ter-se-á um pico de 3 dB na frequência de corte acompanhado de um deslocamento de fase de 180º no restante das banda passante de graves e agudos."

Fonte: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=17

Pois bem, se isto ja acontece com um divisor de 2 vias 12dbª, e o de 4 vias que quero montar? Como ficam as fases? Como achar o que inverter nesta ou naquela banda do filtro?

Compreenderam melhor minha dúvida?

Num crossover de 3 vias (A, B, C), a via B vai estar em contrafase com a A e a C. Logo, inverte-se a C.

Num crossover de 4 vias, a via B vai estaar em contrafase com A e C, e a D vai estar em contrafase com a D.

LOGO, em TESE, estas seriam as inversões.

Em tese. Na prática a coisa pode ser diferente, especialmente quando os falantes não estão físicamente alinhados.

Compartilhar este post

Link para o post

Num crossover de 3 vias (A, B, C), a via B vai estar em contrafase com a A e a C. Logo, inverte-se a C.

Num crossover de 4 vias, a via B vai estaar em contrafase com A e C, e a D vai estar em contrafase com a D.

LOGO, em TESE, estas seriam as inversões.

Em tese. Na prática a coisa pode ser diferente, especialmente quando os falantes não estão físicamente alinhados.

Não entendi bem:

Ex 1 - ( cross 3 vias) Se B esta Em contrafase com A e C, não inverteria B ao invés de C para ficarem os três iguais?

Ex 2 - ( cross 4 vias) "Se (...) e a D vai estar em contrafase com a D." -"D" vai estar em contrafase com ela mesma?

Editado por joaoasm

Compartilhar este post

Link para o post

joao de uma examinada nesse esquema..

http://img526.imageshack.us/f/crossover3viasativo.jpg/

tb esse pDF.

http://www.studior.com.br/xp212.pdf

dê uma fuçada pela audiolist.org deve ter algo a respeito.

edit.

o site de onde retirei esse esquema a uns meses atraz,, continha varias informações.. sobre varios tipos de cross,, ativos passivos teoria e na pratica etc.. só não me recordo qual site hahahah

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

Toda essa teoria é para divisores passivos?

Como que sei qto a fase foi deslocada e como que sei (no 3way) que o B que está em contra-fase?

No caso seriam +180 ou -180?

Compartilhar este post

Link para o post

joao, em filtros passivos, um capacitor ou indutor atrasa ou "adianta" o sinal em 90 graus, por isso não é interessante esse tipo de filtro para baixas frequencias, já o filtro passivo de 2a ordem inverte o sinal, ou seja, atrasa em 180 graus

o filtro passivo de 4a ordem (24dB/8a) atrasa o sinal em 360 graus, ou dito de outra forma, mantem a fase com a entrada, sendo o mais indicado para baixas frequencias; como a construção é complicada, mais vale usar um filtro ativo, com amp-op p.ex.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Toda essa teoria é para divisores passivos?

Como que sei qto a fase foi deslocada e como que sei (no 3way) que o B que está em contra-fase?

No caso seriam +180 ou -180?

fisicamente, a grandeza comprimento elétrico é modular, ou seja, +180 graus = -180 graus = 180 graus

contra-fase não é um termo técnico, acredito que seja o mesmo que oposição de fase, que é 180 graus

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É não sei exatamente qual o termo para se usar na oposição de fase, deve ser isso mesmo.

Qdo disse + ou - 180 quiz diser em adiantar 180° ou atrasar 180°.

Eu sei que a teoria é a mesma que usamos na correção de fator de potência, só que me enrrolo um pouco pois o altofalante tbm tem um bobina, ai não sei como aplicar esssa teoria.

Compartilhar este post

Link para o post

É não sei exatamente qual o termo para se usar na oposição de fase, deve ser isso mesmo.

Eu sei que a teoria é a mesma que usamos na correção de fator de potência, só que me enrrolo um pouco pois o altofalante tbm tem um bobina, ai não sei como aplicar esssa teoria.

é exatamente isso, de forma diferente heheh

o caso da correção do fator de potencia é meramente um artificio que contrapoe o consumo (aparente) doméstico e industrial, predominantemente indutivo e evita que as distribuidoras de energia elétrica tenham perda na medição e, portanto, na cobrança; daí se instala aqueles bancos capacitivos nos postes, p.ex.

na aplicação da teoria em alto-falantes, simplifica-se os mesmos como um circuito RLC paralelo em série com um circuito RL série, onde vc já deve imaginar, a matemática é pesadíssima em números complexos (procure pelo paper "Medição dos parâmetros Thiele-Small de alto-falantes" do Homero Sette

já para filtros dá pra simplificar de forma mais "agradável" através de fasores ou mesmo números complexos, p.ex. em termos de tensão em relação à corrente

capacitor C |_ -90 ou capacitor C - j * pi/2

observe que para frequencias altas (como as próximas dos 20kHz), esse atraso pode restar insignificante na parte audível, por isso o uso de capacitor como filtro passa-alta de drivers é recomendado

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, a "correção" nem adianta nem atrasa. O que ele faz é inverter apenas, por isto não existe +180 ou -180.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi bem:

Ex 1 - ( cross 3 vias) Se B esta Em contrafase com A e C, não inverteria B ao invés de C para ficarem os três iguais?

Ex 2 - ( cross 4 vias) "Se (...) e a D vai estar em contrafase com a D." -"D" vai estar em contrafase com ela mesma?

Ops, troquei as letras.

Bem, o fato é que entre A e B você tem um problema de fase. Então você inverte um deles e fica sem problemas. Quando você coloca um C aí na brincadeira, ele não vai ter problemas de fase porquê B já está invertido, MAS se entrar o D, aí é preciso invertê-lo para não criar problemas com C.

Simplificando bastante, é isto!

Compartilhar este post

Link para o post

é exatamente isso, de forma diferente heheh

o caso da correção do fator de potencia é meramente um artificio que contrapoe o consumo (aparente) doméstico e industrial, predominantemente indutivo e evita que as distribuidoras de energia elétrica tenham perda na medição e, portanto, na cobrança; daí se instala aqueles bancos capacitivos nos postes, p.ex.

na aplicação da teoria em alto-falantes, simplifica-se os mesmos como um circuito RLC paralelo em série com um circuito RL série, onde vc já deve imaginar, a matemática é pesadíssima em números complexos (procure pelo paper "Medição dos parâmetros Thiele-Small de alto-falantes" do Homero Sette

já para filtros dá pra simplificar de forma mais "agradável" através de fasores ou mesmo números complexos, p.ex. em termos de tensão em relação à corrente

capacitor C |_ -90 ou capacitor C - j * pi/2

observe que para frequencias altas (como as próximas dos 20kHz), esse atraso pode restar insignificante na parte audível, por isso o uso de capacitor como filtro passa-alta de drivers é recomendado

abs

Sei que a correção é para rede elétrica mas é a mesma teoria, vc tem que usar de caps e indutores para deixar a fase o mais próximo de 0 que é resistiva.

O que me complico é pq não sei como aplicar nas formulas os valores da bobiina do falante.

Não sei, pode ser algo simples mas que pareçe que tenho algo que não me deixa aprender. :pirou:

Ops, troquei as letras.

Bem, o fato é que entre A e B você tem um problema de fase. Então você inverte um deles e fica sem problemas. Quando você coloca um C aí na brincadeira, ele não vai ter problemas de fase porquê B já está invertido, MAS se entrar o D, aí é preciso invertê-lo para não criar problemas com C.

Simplificando bastante, é isto!

Mas Kleber, falando em 3 vias, no caso B estaria com problema e por isso invertemos a polaridade de ligação?

Só que pelo que sei, cada range de divisor mexe na fase de modo diferente. EX: 2ªordem tem a fase em 180°, já em 3ª a fase está em 360° e assim por diante.

Isso que não me entra na "jaca", qdo que cada falante vai estar com problemas de fase devido a seu divisor e ao sistema (2 vias, 3 vias...) que está montando.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...