Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dinas

Amplificador para substituir 1200D

Recommended Posts

O venom é muito sensivel ?

Na foto aí o que tá me incomodando (posso tá falando bobagem...) é que quase não se vê capacitores patolas .

é ao contrario, suponhamos que temos uma mesma HU com nivel maximo de 5V é um bom nivel né..

e a ligamos nessa HU uma AMP como os stetsom venom e vulcan .. quando vamos regular o som através do clip volume do player tb a um ponto em que ele não mande distorção ao amp. por exemplo se ele vai até o volume 50 regulamos pra que o amp. clip ao volume 35 do player, e pra isso vamos subindo o ganho até isso acontecer e depois retornamos um kadin !

bom no meu ponto de vista que testei por ultimo agora uma sd2500 e a st4k2.

a sd tem entradas bem sensiveis.. o ganho ficava no minimo ou no estourando em 10%... isso é alta senssibilidade.. ao menor toque no ganho já se tinha um estrondo na saida hahahaha

a 4k2 com o player em volume 35 nem dava sinal de vida hahahah ou seja o ganho mais paresse um trimpot de volume doque propriamente ganho.. sendo que ele existe ! mais é pouco, nada comparado a sd que eu tinha !

nota-se baixa sensibilidade pois era preciso elevar muito o mesmo assim como se fosse quase um volume !

eu fiz um teste uma vez e liguei a 4k2 direto nas saidas de audio de um DVD residencial HSAHAHSAH esse DVD tem um nivel até mais forte que muitas HU.. mais de 5V e deixei o ganho dela no minimo.. e liguei os Sub's, pra minha surpresa funcionou igualzinho a um volume hahahaha

se eu fizesse isso na SD mesmo ela com ganho no minimo ela praticamente já entregava 90% da potencia na saida ! eu simplesmente dava um estouro nos sub's... nunca me atrevi a fazer isso... se não era morte na certa pra falantes dependendo do estalo hahaha

então.. sd2500 ganho bastante sensivel. cross não preciso com ele cortando no talo ainda passava medios !! é preciso que o liga-se em saida sub da HU pra fazer os cortes atravéz dela !

stetsom = ganho pouco sensivel, minimo mesmo. porem o cross bem preciso, corta em cima doque marca.

e apesar do pouco ganho o som me pareceu mais fiel ao reproduzido pelo player sem ruidos e nenhum tipo de chiado de alta frequencia..

edit:

sobre o venom. achei mesmo que tem pouca capacitancia, mas em modulos mais recentes estão quase todos assim..

a fonte é mais evoluida e com baixo ripple, não nessessitando de muita filtragem na saida de tensão mais alta da fonte.. já que os cap. de entrada servem mais como filtro de ruidos, como por exemplo com o motor ligado...

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou gostando da discussao de ganho, mas ainda nao entendi qual a vantagem de se trbalhar com o ganho alto ou baixo nos amps.??? com ganho alto se manda mais distorçao ou ha essa chance??

Compartilhar este post

Link para o post

essa questão de ganho varia muito de amp pra amp. uns realmente amplificam muito o sinal de entrada outros bem menos como os stetsom,, porem não tem erro o esquema de regulagem é padrão pra todos, se vc tem set voltado pra SPL coloca lá uma musica do genero sobe o volume a 70 , 80% da capacidade do player e depois vai subindo o ganho até o amp clipar.. depois que ele clipou retornamos um pouco o ganho... não tem erro,.

a diferença que os amps com entrada muitos senssiveis vc eleva menos o ganho sobre o sinal da HU.

e amp com entrada digamos menos senssiveis ou seja praticamente resistivas vc vai elevando o ganho até o amp clipar.

se o cara tem uma HU com nivel fraco nos RCA e um amp. pouco senssivel, é bem capaz do ganho ir ao maximo, e ainda faltar potencia no sinal. e com certeza ao subir o volume na HU bem alem de 80% da capacidade vai estar enviando distorção ao amp.. que irá amplifica-la .. levando essa .. nos falantes ..

um amp tipo SD qualquer HU com nivel baixo de tensão nos RCA vc ainda consegue uma boa regulagem pois as entradas dela são muito sensiveis a um sinal qualquer.

tanto q quando eu encostava o dedo em suas entradas auxiliares saia ruidos sendo amplificados na saida. mas não se preocupem que se o HU envia sinal limpo o mesmo será limpo e sem ruido na saida.

já o stetsom com menor senssibilidade ao encostar a mão nas entradas ( são apenas uma a outra serve como ponte pra ligar outro amp) não se tem nenhum ruido na saida mesmo subindo o ganho a mais de 70%... as filtragens internas tb e os operacionais são diferentes nessa etapa de entrada..

edit. erros [^]vou digitando meio rapido e nem vejo a po*** dos erros..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

me corrija se disser bosta kkkk

mas a capacitância do amp não estaria relacionada diretamente com seu fator de damping ?

Compartilhar este post

Link para o post

nunca me atentei a isso :huh: possivelmente relacionada a um headroom na fonte... o fator de amortecimento é algo muito impotante mesmo, até uma instalação mal feita , com cabos ruins resistivos que vão aos falantes implica no fator.. normalmente um amp. rende melhor sobre o controle do cone no dobro da impedancia... más nada que uma boa instalação não dê jeito, eu sempre usei fexando na impedancia minima do amp.

oque já li a respeito da capacitancia, estava mesmo relacionada ao ripple. nos sub's eu sempre uso cabos mais curto o possivel e de boa bitola e proprios pra audio.

Compartilhar este post

Link para o post

nunca me atentei a isso :huh: possivelmente relacionada a um headroom na fonte... o fator de amortecimento é algo muito impotante mesmo, até uma instalação mal feita , com cabos ruins resistivos que vão aos falantes implica no fator.. normalmente um amp. rende melhor sobre o controle do cone no dobro da impedancia... más nada que uma boa instalação não dê jeito, eu sempre usei fexando na impedancia minima do amp.

oque já li a respeito da capacitancia, estava mesmo relacionada ao ripple. nos sub's eu sempre uso cabos mais curto o possivel e de boa bitola e proprios pra audio.

mas isso de usar amps na impedancia mínima e bem instalados não se nota perda de controle de cone por conta de se estar utilizando um bom equipo .

O fator de amortecimento declarado nos amps simples/baratos já é bem duvidoso, e acho essa diminuição geral da capacitancia dos amps atuais está mais ligada ao custo deles , pois não acredito que os amps top (mesmo de projeto moderno) estejam sofrendo desse mal , que é a economia na quantidade de capacitores.

Os cabos pra sub eu uso no mínimo de 6mm² (eletrico residencial de boa qualidade hehehe) e bem curtos.

Compartilhar este post

Link para o post

os subs da DD não vem com terminais eles já vem com um cabo que fica ligado diretamente a cordoalha que é entrelaçada na aranha.. eles mesmo dizem que é pra eliminar riscos de mal contato e eliminar alguma resistencia a mais devido aos terminais em geral não serem de um metal bom condutor como o cobre. é um cabo bem flexivel porem parrudinho hahahaha realmente isso faz uma diferença ! se bem que é chato fazer emendas e ficar estanhando.. na epoca quando fui comprar esses cabos pra estender a ligação até o amp. o cara que me vendeu perguntou se era pra alimentar o amp hehehehehe, eu disse que não que era pro sub.. o cara ficou de surpreso !.. más não entende muito por isso o espanto dele.... normal. tb perguntou que sub era... nem estiquei muito assunto pois o cara nunca tinha ouvido falar em DD.. ainda não é muito comum ao menos por aqui.. oque predomina aqui mesmo são os pionner hehehe vende mais que gasolina no posto kk

Compartilhar este post

Link para o post

tenho outra duvida aqui galera quanto ao ganho.

queria saber se existe uma linearidade sobre o aumento do ganho e liberaçao de potencia nos amps. Por ex: faz de conta q estou com o ganho a 80% e ta dando clip entao temos uma potencia X liberada. Com o ganho voltado para 40% teremos a potencia na razao X/2 ???? Ou nao existe essa linearidade de liberaçao de potencia??

apenas pra saber.. abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Galera eu estou querendo comprar 2 Sub DD1515, eles sao bons, nao queimam muito nao? Eles sao melhores que Tornados? Qual o modulo q vcs me aconselharia para os DD1515 que nao seja muito caro? O Modulo Roadstar 1600d empurra os 2 DD1515 tranquilo?

Aguardo Obg..

Compartilhar este post

Link para o post

tenho outra duvida aqui galera quanto ao ganho.

queria saber se existe uma linearidade sobre o aumento do ganho e liberaçao de potencia nos amps. Por ex: faz de conta q estou com o ganho a 80% e ta dando clip entao temos uma potencia X liberada. Com o ganho voltado para 40% teremos a potencia na razao X/2 ???? Ou nao existe essa linearidade de liberaçao de potencia??

apenas pra saber.. abraços

primeira coisa a saber é se o cabeção que fabricou o amp usou no ganho um potenciometro linear ou log. Já vi tanto com linear quanto com log.

Já sei...vai aparecer alguém pra dizer que tudo que se refere a audio tem de usar potenciometro log ......concordo desde que seja pra controle de volume , e controle de ganho não é volume.

Deixa a galera que entende mais falar sobre.....

Mas uma coisa que reparei é que os classe D na maioria não tem a mesma linearidade do que os classe AB

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Galera eu estou querendo comprar 2 Sub DD1515, eles sao bons, nao queimam muito nao? Eles sao melhores que Tornados? Qual o modulo q vcs me aconselharia para os DD1515 que nao seja muito caro? O Modulo Roadstar 1600d empurra os 2 DD1515 tranquilo?

Aguardo Obg..

mais vc quer um SPL ou trio ? spl som mais interno de PM fexado.. muito grave ! trio = som pra fora... usa woofers ao invés de sub .

os DD pra spl são bons nada de anormal mais fazem um certo estrago. eu recomendaria um sd3000 ou ST3k7 e nunca deixar clipar ! com a caixa certa e sem barberagens tocam muito !

os tornado é pra trio.. som pra fora.. nada de subgraves ! porem espanca qualquer sub com PM aberto logico ele foi feito pra isso.

edit erros.. q burro dá zero pra ele !

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

victor henrique o ganho muda d+ de marca pra marca.. é como eu disse uns mais senssiveis outros menos, até tem uma certa linearidade...

más vai muito da HU tb como eu disse.. ( bom eu alem de montar o meu set e pra alguns amigos e depois de ter concertado 6 duzia de amps.. estou falando oque notei nas diferenças hahahah) .. uma HU com um bom nivel de tensão em um amp com boa senssibilidade no ganho dispensa o uso dele... seria como se vc tivesse um bom sinal de entrada já e ainda quizesse jogar mais ganho sem nessessidade alguma... se vc regulo se set e a HU foi a 75% do volume depois disso teu ganho se fixou em 15% por exemplo... depois disso o amp clipa correto. se vc jogar 7,5% do ganho ela não clipa mais.. porem vc vai subir ainda mais o volume na HU.. e correr o grande risco de mandar um sinal pre-amplificado com distorção já !

geralmente os players tem melhor nivel do que os aparelhos de DVD automotivos...

agora se vc tem um amp que o ganho foi preciso se fixar em 80% por ex. e seu HU está tb a 75% do volume maximo.. isso indica uma baixa senssibilidade na entrada RCA do amp. más não quer dizer que vc vai mandar sinal distorcido aos falantes.. então nem sempre um ganho deve ficar no minimo, isso depende da HU e da senssibilidade de entrada dos modulos... o risco de distorção existe se vc regulou o set com a HU em volume maximo e pouco ganho no amp. ou HU em volume medio e ganho da amp no maximo !...

já sobre a lineridade de um amp com baixa sens.... se ele está a 80% clipando de leve, coisa normal até, e vc baixa pra 40%,, ele vai cair quase na mesma proporção a potencia na saida.. e para de clipar. por que vc criou uma resistencia ao sinal de entrada ou abaixo o ganho mesmo que minimo que existia, outro motido por não lipar é a HU se ela está enviando sinal limpo... de forma alguma vai haver distorção.

bom é mais ou menos assim.. :legal:

edit:

como o rick disse os AB tem maior linearidade mesmo ! são amp's mais simples, trabalham com o sinal de audio 100% analógico . não que isso influa em regulagens.. pois varia muito de amp pra amp.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

mais vc quer um SPL ou trio ? spl som mais interno de PM fexado.. muito grave ! trio = som pra fora... usa woofers ao invés de sub .

os DD pra spl são bons nada de anormal mais fazem um certo estrago. eu recomendaria um sd3000 ou ST3k7 e nunca deixar clipar ! com a caixa certa e sem barberagens tocam muito !

os tornado é pra trio.. som pra fora.. nada de subgraves ! porem espanca qualquer sub com PM aberto logico ele foi feito pra isso.

Eu queria montar um que seria bom quanto pra fora e pra dentro!

nada especifico entend, tipow eu to com 2 pioneer 308, ele bate mais pra dentro, mas o cara regulou aqui q ele ta batendo bem pra fora tb, claro q nao atinge longa distancia...

mas to querendo um mais ou menos desse tipo, o DD ele pra fora nao vale nada nada? ou da pra abrir o fundo tb de vez enquando pra dar uma zuada?

abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria montar um que seria bom quanto pra fora e pra dentro!

nada especifico entend, tipow eu to com 2 pioneer 308, ele bate mais pra dentro, mas o cara regulou aqui q ele ta batendo bem pra fora tb, claro q nao atinge longa distancia...

mas to querendo um mais ou menos desse tipo, o DD ele pra fora nao vale nada nada? ou da pra abrir o fundo tb de vez enquando pra dar uma zuada?

abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post

é o seguinte.. tocar pra fora toca ! porem em caixa a 40/ 42 Hz toca até bem ´!

e pra dentro vc perde nos subgraves ! não fica seco de forma alguma mais não desce forte.

e outra tocando com eles pra fora não te permite nenhuma barberagem ! deixar clipar ou excesso de excursão ou coisa do tipo ...

são feito pra tocar pra dentro com um bom subgrave e SPL forte.. na casa dos 40HZ..

vc pode monta-los e tb colocar um mini trio nas portas... com 2 kit 2 vias + tw selenium 1tw1... e deixar o PM fexado ! somente portas abertas.

vai anivar muito churras.. hahahaha

eu testei em 40Hz e depois em 36hz mais ou menos.. eu e forma alguma não abria PM nem deixava clipar sacou.. montei mais voltado a subgrave com maior intensidade . pois antes oque tocava pra fora não rendia pra dentro hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

E um módulo pra ficar perto da potencia do rs1200d o V900 não serve? pq pra nao pular de "1200"rms pra 1500, sobra módulo demais...não? E implica em maior consumo de bateria (falando de ser aplicado a +- 800 a 1000rms de subwoofers, p.ex: 2x 400rms ou até 2x 500rms).

Não sei s entenderam oq eu queria dizer, se o v900 daria conta tranquilamente dependendo dos sub's assim como o 1200d eo 1k5, aí nao precisaria tbem aumentar a fonte de alimentação já q nao consome tanto qto os dois.

Obs: nunca escutei um set com v900, só queria saber se é uma alternativa viável tbem ou nao.

Compartilhar este post

Link para o post

E um módulo pra ficar perto da potencia do rs1200d o V900 não serve? pq pra nao pular de "1200"rms pra 1500, sobra módulo demais...não? E implica em maior consumo de bateria (falando de ser aplicado a +- 800 a 1000rms de subwoofers, p.ex: 2x 400rms ou até 2x 500rms).

Não sei s entenderam oq eu queria dizer, se o v900 daria conta tranquilamente dependendo dos sub's assim como o 1200d eo 1k5, aí nao precisaria tbem aumentar a fonte de alimentação já q nao consome tanto qto os dois.

Obs: nunca escutei um set com v900, só queria saber se é uma alternativa viável tbem ou nao.

O V900 tem sido bem comentado por aqui nesse ultimos dias , eu nunca ouvir tocar , mass por uma questão de potencia nominal , ja se percebe que o modulo é mais fraco ou não, por o V900 ser produzido por uma marca com ja um certo prestigio ele não deve render muito abaixo dos 750rms ,

porem bem alimentado . A questão de consumo esta ligado diretamente a isto , tem a lei do auto forum que a cada 1000rms=100Ah de alimentação :legal: ou seja quanto mais forte o modulo maior sera a quantidade de energia que ele precisaria

Compartilhar este post

Link para o post

é o seguinte.. tocar pra fora toca ! porem em caixa a 40/ 42 Hz toca até bem ´!

e pra dentro vc perde nos subgraves ! não fica seco de forma alguma mais não desce forte.

e outra tocando com eles pra fora não te permite nenhuma barberagem ! deixar clipar ou excesso de excursão ou coisa do tipo ...

são feito pra tocar pra dentro com um bom subgrave e SPL forte.. na casa dos 40HZ..

vc pode monta-los e tb colocar um mini trio nas portas... com 2 kit 2 vias + tw selenium 1tw1... e deixar o PM fexado ! somente portas abertas.

vai anivar muito churras.. hahahaha

eu testei em 40Hz e depois em 36hz mais ou menos.. eu e forma alguma não abria PM nem deixava clipar sacou.. montei mais voltado a subgrave com maior intensidade . pois antes oque tocava pra fora não rendia pra dentro hahaha

Hum.. Vc aconselha eu por qual desses medio grave 10pw3 Selenium, 8pw3, Snake ou eros?

Essa corneta TI D220 ela fala bem mais q a d250x, quanto em altura e qualidade?

Eu ja tenho 2 Modulos, 1 power two w outro 1600d... Eu poderia por tb:

4 D220TI

2 DD1515

2 10pw3 ou qual vc indicar

O 1600 pros Subs

E o power two pros medios e agudos

fica bom? Esse DD1515 é bom mesmo, vale a pena por ele no lugar dos pioner? num queima muito nao? Estao dizendo q o DD1512 é melhor. Porq os 1515 estao queimando muito?verdade? abraçoss

Aguardo

Obg

Compartilhar este post

Link para o post

fica bom? Esse DD1515 é bom mesmo, vale a pena por ele no lugar dos pioner? num queima muito nao? Estao dizendo q o DD1512 é melhor. Porq os 1515 estao queimando muito?verdade? abraçoss

mano isso que vc quer montar é um trio ! um subão misto seria um oversound sub800 (woofer com gravão pesado forte nos 40/45 Hz)

sobre os drivers num saco nada hahahaha meu negocio é SPL ! hahah

sei que se vc montasse 2 over de 15" caixa com 150 litros brutos ! e nos medios apenas um par de 8pw3.. mais 2 ST200 e + 2 corneta (essa corneta não sei qual é melhor)

ficaria muito bom.

outra coisa esse modulo Power two é uma bosta hehe ! o P. one é melhor e mais potente que ele. já foram feitos testes.. e tb alguns usuarios que tiveram a infelicidade de comprar esse modulo falam mal dele. ele não rende nem metade doque fala !

o 1600D mesmo q fosse 2 1515 é pouco !

pra 2 over 15" tb ! até toca mais dá dó... vai forçar muito o modulo. ainda tem o fator da impedancia.. o modulo opera em 1 ohm a 2 ohm tocando 2 woofer fexando em 2 ohm o modulo joga aí serca de 900W muito pouco !

vende ele e compra uma sd1500 ou sd 1000 em 2 ou 4 ohm a depender do falante pra grave que vai usar !

os 1515 queima ? sim.. se vc abusar de headroom ( potencia serca de 50% a 150% a mais aplicada sobre o falante em meio termo) e distorção juntos ...

aplicou boa potencia suportam em torno de 1500W rms cada sub.. em sinal sem clip. e com modulo bem alimentado pra garantir um sinal o mais fiel possivel na saida do amp.

pro q vc quer o 1515 não serve ! vai de selenium 15" stret bass.. toca misto.. e o 1600D toca d boa eles. caixa 140 litros brutos.

edit> falto inf.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post

Link para o post

mano isso que vc quer montar é um trio ! um subão misto seria um oversound sub800 (woofer com gravão pesado forte nos 40/45 Hz)

sobre os drivers num saco nada hahahaha meu negocio é SPL ! hahah

sei que se vc montasse 2 over de 15" caixa com 150 litros brutos ! e nos medios apenas um par de 8pw3.. mais 2 ST200 e + 2 corneta (essa corneta não sei qual é melhor)

ficaria muito bom.

outra coisa esse modulo Power two é uma bosta hehe ! o P. one é melhor e mais potente que ele. já foram feitos testes.. e tb alguns usuarios que tiveram a infelicidade de comprar esse modulo falam mal dele. ele não rende nem metade doque fala !

o 1600D mesmo q fosse 2 1515 é pouco !

pra 2 over 15" tb ! até toca mais dá dó... vai forçar muito o modulo. ainda tem o fator da impedancia.. o modulo opera em 1 ohm a 2 ohm tocando 2 woofer fexando em 2 ohm o modulo joga aí serca de 900W muito pouco !

vende ele e compra uma sd1500 ou sd 1000 em 2 ou 4 ohm a depender do falante pra grave que vai usar !

os 1515 queima ? sim.. se vc abusar de headroom ( potencia serca de 50% a 150% a mais aplicada sobre o falante em meio termo) e distorção juntos ...

aplicou boa potencia suportam em torno de 1500W rms cada sub.. em sinal sem clip. e com modulo bem alimentado pra garantir um sinal o mais fiel possivel na saida do amp.

pro q vc quer o 1515 não serve ! vai de selenium 15" stret bass.. toca misto.. e o 1600D toca d boa eles. caixa 140 litros brutos.

edit> falto inf.

E o Sd 1500 toca os DD1515 S4 tranquilo, sem queda e sem empurrar forçando? Vou analizar esse negocio do modulo...

O 1600 era provisorio porq ja tenho ele, aii eu ia pegar os DD1515 S4 ja pra quando eu trocar o modulo por 1 Sd1500 ou 200 ou 1k5 ficasse bom...oque vc acha?

Estou querendo deichar o som assim..

4 d250x

2 st-200

2 DD1515 "S4"

1 power One já q é mlhor q o power two

1 1600d q ja tenho, ele é provisorio uns 3 meses

1 mega capacitor Ssl 3.5

1 Bateria Heliar 100 amp.

Vc acha q assim fica bom?

Como faço as caixas para os 2 DD1515 ?

comente aii

abraçoss

Obg por me explicar direito

Compartilhar este post

Link para o post

Retorno para o tópico.

Troquei o amplificador 1200D por um stetsom 1k5H 2ohms.

Meu sub 2+2, e estava em paralelo fechando 1ohm. Coloquei em série 4ohms.

Portanto o ampli está mandando 810rms a 12V.

De cara, o som melhorou muito. O sub que eu estava pensando em trocar, vou esperar. Deu outra vida para ele.

Grave muito mais macio, quase encorpado, lógico na limitação do Sub e de um ampli classe D.

Outra coisa, o grave ficou muito mais forte, isso devido a enviar menos distorção. Eu tinha que fazer uma regulagem bem conservadora no 1200d.

Valeu cada centavo.

Compartilhar este post

Link para o post

os amps nacionais vem melhorando muito a cada ano man.. muitos que antes só usavam roadstar e boster, estão hoje trocando pelos nacionais ! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...